terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mudanças na feira de Gostoso são para melhor; agora chegou a vez de controlar o trânsito maluco de motos



De Emanuel Neri
E as mudanças feitas na feira pela nova administração da cidade levantaram grande polêmica em São Miguel do Gostoso. Você é contra ou a favor? As alterações na feira desafogaram a avenida dos Arrecifes, principal via local, e rua dos Dourados, segunda maior via da cidade.
Mas parte da população não gostou. Geralmente estas opiniões contrárias à mudança vieram daqueles que são sempre do contra. Qualquer mudança que seja feita na cidade é um ponto de discórdia – parece até que foi decretado o fim do mundo.
Tem gente que critica por criticar. Faz muito tempo que a população reclamava da localização antiga da feira (foto). A prefeita Fátima Dantas foi eleita prometendo mudanças na feira. E fez estas alterações. Mesmo assim, para alguns,ficou pior do que antes.
É claro que a feira não está ainda uma maravilha. Falta acondicionar melhor com gelo peixes e carnes. Falta também organizar a feira por segmentos de produtos. Ter lugar certo para frutas, cereais, verduras etc. Mas isso pode ser feito mais adiante.
Foi positiva, sim, a iniciativa da nova prefeita em mudar parte do local da feira. Os detalhes vêm depois. A Prefeitura tenta liberar verba do governo federal para fazer mais melhoramentos na feira, entre os quais espaço adequado para peixes e carnes.
São Miguel do Gostoso precisa entender que a cidade está crescendo e que precisa haver mais regras e disciplina no seu dia a dia. Organizar melhor a feira é uma obrigação da nova administração. Ninguém aguentava mais aquele “mafuá” de antes.
Da mesma forma, também faz parte deste processo de arrumação o controle do trânsito da cidade, em especial o de motos. É cada vez maior o número de motos que trafegam na cidade em altíssima velocidade. Já houve atropelamentos e acidentes.
Muitos motoqueiros já se acidentaram. Mas o mais grave é o risco que a população corre. No último sábado, durante o desfile da Banda da Ribeira pela cidade, alguns motoqueiros dirigiam em alta velocidade – algumas motos com luzes apagadas.
Em alguns momentos, motos e carros atravessavam a banda acelerando – quem não quisesse ser atropelado que saísse da frente. A coordenação da banda chegou a ameaçar parar de tocar, por entender que músicos e população corriam riscos.
Motos e carros só pararam de atravessar perigosamente a banda quando a polícia pôs viaturas para controlar o tráfego. Neste campo, São Miguel do Gostoso parece uma terra sem lei. Prefeitura e Polícia precisam urgentemente pôr ordem no trânsito.
No caso das motos, o mais grave é o “batismo” feito para que estes veículos fiquem mais barulhentos. Neste caso, o cano de escape é retirado da moto, o que aumenta muitíssimo o ruído do motor. Além do incômodo do barulho, trata-se de crime grave.
As leis de trânsito proíbem que haja alterações em veículos automotivos para que eles fiquem mais barulhentos – e isso vale para carros e motos. A pena para este tipo de crime é grave e pode resultar em prisão do motoqueiro e apreensão da moto.
Outra coisa. Pelo menos 80% dos motoqueiros de São Miguel do Gostoso não estão habilitados para dirigir motos. Outra infração grave. Sem carteira de habilitação, o motoqueiro pode ser preso e sua moto igualmente apreendida. A polícia precisa agir.
Tem mais um agravante no caso de motos. Agora os motoqueiros resolveram fazer “cavalo de pau” em cima das dunas ou em vias públicas. Quem esteve na praia do Tourinhos nos últimos dois domingos, presenciou estas arriscadas manobras de motos.
No caso do Tourinhos, as manobras são feitas na estrada que dá acesso àpraia. Além do risco de descontrole das moto, que pode provocar graves acidentes, os “cavalos de pau” destes malucos jogam poeira sobre barracas de alimentos que funcionam ali.
Quer mais uma prova da irresponsabilidade destes motoqueiros? Basta ver a velocidade com que eles passam nas lambadas que existem na cidade. Além disso, empinam a moto para trás – alto risco para o motoqueiro e quem está por perto.
Chegou a hora de parar com esta irresponsabilidade. A Prefeitura e a Polícia precisam botar ordem na cidade. Quem quiser manter suas motos “batizadas”, sem canos de escape, e dirigindo periogosamente, que arque com suas consequências.  
E as consequências para esta irresponsabilidade são prisão dos motoqueiros e  apreensão de motos. Se houver lesão a terceiros, a pena é muito mais pesada.

16 comentários:

  1. Melhorou com certeza a prova está as vistas bem organizada diferentemente de onde era realizada, acho que encontraram o lugar ideal.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que tem comerciantes que não gostaram da mudança da feira, será que eles acham que foram prejudicados, olha a feira não prejudica o comércio de nimguém, assim já tinha feito com os comercios que ficam bem distantes, como se observa na feira agente compra o mínimo e o grosso todos procuram os supermercados, acho que existe mesmo é olho grande, pessoas querendo cada vez mais e não veem que na feira muitos conseguem ganhar o seu ganha pão e depois irem comprar no comércio deles.

    ResponderExcluir
  3. gostei,bastante da mudança da feira..bem organizada..a cidade ja esta muito mais limpa..nao votei em fafá,mas estou batendo palmas pra ela.pela organizaçao,q ela esta impono na cidade..parabéns fafá....a senhora esta fazendo o q prometeu..valeu fafá,

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Que bom que a feira foi para lá. Nas Arrecifes, Dourados e Ostra é impossivel ter feira pois acaba com o transito da cidade e se torna um transtorno para todos. Dia de feira já nâo é mais aquele caos.
    Joalisson.

    ResponderExcluir
  5. Só gostava de saber se alguém tem coragem de criticar a nova Perfeita de SMG. Só tomou posse à 22 dias e está a fazer um trabalho extraordinário. Por amor de Deus deixem de criticar.
    Agora tem 2 assuntos urgentes; as motos, e o som. Mas estou convencido que dentro de pouco tempo se vai resolver.
    Jorge Figueiredo

    ResponderExcluir
  6. Agora a população espera que as providências sejam tomadas a respeito de principalmente menores de idade em motos em alta velocidade nas ruas da nossa cidade, como também, o som alto em certos horários impróprios prejudicando o sossego da população e o transito na praia que também seja combatido.

    ResponderExcluir
  7. Menores em motos e som alto é caso de policia, as pessoas precisam saber que menores em motos podem causar um acidente e matar um ou mais inocentes, então devemos procurar os pais e alertá-los do perigo que deixam seus filhos praticarem. Som alto é problema de saúde pública e vamos sentir os efeitos do som quando ficarmos velhos e surdos ou com problemas neurológicos. Vejam que tudo está ligado a saúde e a vida. Lixo tem que ser recolhido e não jogado na rua ou em terrenos dos vizinhos, também caso de saúde. Boa sorte Prefeita, você ficará na história de nossa cidade e seus descendentes terão orgulho de você. Deus te dê muita saúde e força.
    Ana Clara

    ResponderExcluir
  8. Falta padronizar as barracas, e fazer uma grande fogueira com aqueles paus e panos velho que cobrem as barracas. acabando com a poluição visual da feira

    ResponderExcluir
  9. PRA MIM FOI UMA BOA IDÉIA...
    ESCUTEI UM COMERCIANTE RECLAMANDO QUE PREJUDICOU SEU COMERCIO, AGORA ELE DIZ ISSO, QUANDO ERA NA CAMPANHA CONDENAVA FAFA E AGORA QUE QUER O POVO VA COMPRAR NA SUA LOJA QUE TEM PREÇOS ABSURDOS, VAI PRA LÁ PARDAL SOFRE UM POUQUINHO PQ AGORA É NÓS DENOVO!

    ResponderExcluir
  10. parabens pela feira ficou muito bem instalada gostei muito tem mais espaço e foi onde está vai dá certo mas existe um problema muito grave que a policia já devia ter resolvido pois sao autoridades é o caso das motos dirigidas por menores que estao fazendo a propria lei o ponto de encontro é na casa do senhor Saú eu nao entendo como um comerciante de grande porte deixa que se reunam varios adolescentes em sua calçada para fazerem uma baderna e saírem pelas ruas com motos com canos barulhentos infernizando os moradores de sao miguel é preciso que haja um basta nessa moçada e mostrar que quem manda é a lei se todos fossem parados na rua pela policia e ouvesse uma blitiz isso já seria resolvido e se fosse proibido o uso desses canos que fazem barulho tudo seria melhor o que falta é interesse das autoridades .

    ResponderExcluir
  11. o grupo Venancio está reclamando da mudança da feira porque se revelou pardal no ultimo instante pois estava esperando quem dava mais e dançou agora quer prejudicar Fafa´com comentarios absurdos é bom eles lembrarem que o irmao dele Gilson Ja está de volta e quer mendigar emprego na educaçao acho bom ele ficar só no desejo porque Fafa sabe que ele foi contra e agora quer um emprego de professor acho bom cair fora pois o emprego é dos que apoiaram maria de fatima nem a filha de nenem nem ceiçinha modesto devem lhe ajudar pois o gilson é um pardal é bom ele pedir emprego a Renato.

    ResponderExcluir
  12. parabens emanuel pelo blog essa é uma forma de colocarmos nossas reclamaçoes e elogios sobre a nossa cidade. a soluçao para os menores é procurar os pais pois foram eles que compraram motos pra seus filhos só esqueceram de pedirem para eles terem responsabilidade o que eu entendo é que muitos pais acham bonito os filhos dirigirem antes dos 18 anos mas esquecem que quando houver qualquer acidente o culpado será os pais porem acham que por terem dinheiro podem mais que a lei está na hora de Sao Miguel do Gostoso mudar essa historia para nao haver morte no transito

    ResponderExcluir
  13. A senhora Fatima Dantas está de parabens pela simplicidade e simpatia que recebe os funcionarios e cidadãs Gostosenses fico feliz em ter uma prefeita simples e educada bem diferente da gestao passada que por muitas vezes era ausente e muito orgulhoso só faltava pisar em quem nao conhecia PARABENS.......FATIMA DANTAS VOCE É DEZ! boa sorte e que Deus te ilumune.

    ResponderExcluir
  14. Ninguem consegue agradar a todo mundo não é? se melhora,ao tirar a feira da rua dos dourados,reclamam porque atrapalhou alguma coisa na rua lirios do mar.fáfá vai botar essas bancas onde pelo amor de deus?????daqui a pouco,vão querer que fáfá fique na feira abanando aquela ruma de VAREJEIRAS que ficam nas carnes e nos peixes,eu prefiro comer feijao puro.a feira está ótima. as MOSCAS estáo fazendo o papel delas,os donos das bancas é que tem que tomar providencias.feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  15. ficou muito bom a feira no novo local..
    parabéns fafa

    ResponderExcluir
  16. Parabens fafa, a feira ficou ótima, mas espaço, agora só falta personalizar que isso eu sei que vc já vai faser, falta só a verba, estamos confiando em voce que smg possa melhorar em muita coisa, principal a educaçao e a sauda, :D

    ResponderExcluir