sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Moeda "Gostoso" fortalece a economia de São Miguel do Gostoso e está 'bombando' na mídia de todo o país



De Emanuel Neri
E a moeda Gostoso, lançada pelo Banco Solidário de São Miguel do Gostoso, ganhou o Brasil – ou ganhou a mídia de todo o país. A notícia, dada em primeira mão aqui  noBalacobaco, desperta curiosidades e é destaque em importantes veículos de comunicação do país.
Ontem foi a vez de UOL, maior portal de internet do país, divulgar o Gostoso com destaque. “Cidade do RN lança o dinheiro ‘Gostoso’ para bombar economia local”. Foi o suficiente para que a notícia invadisse as redes sociais, com muito destaque no Facebook e Twitter.
A notícia já tinha sido divulgada pelo Diário de Pernambuco, pelo Portal G1 e jornais de Natal. “Cidade potiguar lança moeda ‘Gostosa’ para estimular economia”, diz o jornal de Recife. A notícia “pipocou”  ainda em jornais de todo o país e até em rádios, como  Nova Brasil FM, de São Paulo.
A moeda “Gostoso” faz parte da rede de bancos da economia solidária, que é subordinada à Secretaria Nacional da Economia Solidária, criada durante o governo Lula. Seu objetivo é estimular a economia de pequenas cidades. Mais de 80 cidades criaram suas moedas.
O “Gostoso” está circulando há um mês. Há mais de mil “Gostosos” utilizados atualmente para compras em São Miguel do Gostoso. A moeda também foi destaque do Novo Jornal, de Natal, no  domingo, em reportaem especial sobre o turismo de São Miguel do Gostoso.
Vários estabelecimentos de São Miguel do Gostoso já aceitam a moeda. Mas, com o êxito de mídia do “Gostoso”, nos últimos dias aumentou a procura de turistas que compram a moeda, para guardá-la como souvenir. As pousadas também já estão vendendo o “Gostoso”.
A sede do banco Solidário de Gostoso é no distrito da Tabúa – é que a Associação de Mulheres, Jovens e Produtores da Tabúa é responsável pela moeda. Mas o banco vem agora em fevereiro para a sede do município, em  São Miguel do Gostoso.
Vale a pena trocar reais por “Gostosos” –cada real vale um “Gostoso”.
Já há forte procura pela moeda. Supermercados, farmácias e pousadas já aceitam a moeda.  Como o “Gostoso” só circula na cidade, isso fortalece a economia local. Quem tem “Gostoso” é obrigado a usá-lo somente no comércio local.
O êxito do “Gostoso” mostra que uma boa idéia pode alcançar grande êxito. João Eudes, da Associação da Tabúa, é responsável pela venda da moeda na cidade – ele também recolhe os “Gostosos” que estão no comércio. E assim a moeda vai girando.
A idéia de lançar o “Gostoso” partiu da Associação da Tabúa e de um grupo de petistas da cidade, entre eles Hildemar Peixoto e o vereador Jubenick Pereira. O Banco Solidário também faz pequenos empréstimos para trabalhadores e agricultores do município.
Mais de mil “Gostosos” já estão circulando em São Miguel do Gostoso. Se você quiser, pode também adquirí-los no comércio local – basta pedir para trocar reais por “Gostosos”.  Assim os “Gostosos” vão trocando de bolsos e andando de mão em mão.
Se todos engrossarem esta corrente, o “Gostoso” vai se fortalecer muito. E quem vai ganhar com isso é a economia da cidade. É importante que todo o comércio, restaurantes e pousadas passem a aceitar esta simpática moeda.
Vejam, abaixo, links de notícias da mídia sobre o “Gostoso”, inclusive a primeira notícia divulgada sobre a nova moeda, dada pelo noBalacobaco.




2 comentários:

  1. Caro Emanuel, ainda hoje (02.02.13) estamos esperando a visita da TV Record para fazer matéria sobre o Banco Solidário e a moeda Gostoso. A jornalista informou que foi um pedido de pauta da central nacional deles. A matéria será preparada para edição nacional!
    Em muito, essa repercussão se deve à divulgação neste blog e à credibilidade do seu trabalho jornalístico. Muito obrigado!
    O principal objetivo da Moeda local (o Gostoso) é proporcionar que o dinheiro que a gente ganha aqui circule o máximo aqui mesmo na economia local. Isso ajuda a gerar mais dinheiro, mais emprego, mais qualificação aqui. Gera um ciclo virtuoso capaz de dinamizar a economia e distribuir mais a renda a nível local. Portanto, o Banco Solidário é um BEM de todos/as de Gostoso! Uma outra economia é viável, um outro mundo é possível!

    ResponderExcluir
  2. oi, sou estudante de economia e gostaria de saber como faço p buscar mais informações, bem como uma visita ao banco solidário, seria possível?

    ResponderExcluir