quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Escola Federal de Educação Profissional vai ser instalada em Touros e atenderá alunos de Gostoso



De Emanuel Neri
Esta é uma excelente notícia para a região de Touros e São Miguel do Gostoso. Até 2016, um Instituto Federal de Educação Profissional será instalado em Touros para atender à demanda de profissionais em toda a chamada região do Mato Grande.
Atualmente já existe uma escola deste tipo – conhecida por IFRN – em João Câmara. Mas a região do Mato Grande vai ganhar uma segunda escola, que é a de Touros – e aí fica muito mais fácil para atender os estudantes de São Miguel do Gostoso.
Quem deu esta informação, com exclusividade para o noBalacobaco, foi a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), que já encaminhou o pedido da IFRN-Touros para o Ministério da Educação. Fátima já trouxe várias outras escolas deste tipo para o RN.
Só para vocês terem uma idéia, durante mais de 100 anos o Rio Grande do Norte tinha apenas duas escolas técnicas federais – a de Natal e a de Mossoró. Atualmente são 19 escolas deste tipo, localizadas nas principais cidades do Estado.
Todo este impulso de criação de escolas profissionalizantes ocorreu no governo Lula e agora está sendo expandido no período Dilma. Antes de Lula, havia apenas 147 escolas profissionalizantes em todo o Brasil – hoje já são quase 400 escolas.
No caso do Rio Grande do Norte, serão construídas brevemente mais duas escolas–   Parelhas e Lajes – com o número de escolas deste tipo no Estado passando para 21. Mais cinco escolas já tem seus projetos encaminhados por Fátima Bezerra, incluindo  o IFRN de Touros.
Proporcionalmente, o Rio Grande do Norte já é o Estado melhor contemplado por estas escolas no Brasil. Fátima Bezerra já comunicou aos prefeitos Fátima Dantas (São Miguel do Gostoso) e Nei Leite (Touros) a vinda desta nova escola para a região.
As Escolas Federais de Ensino Profissional (na foto, formação de técnicos) são consideradas modelo em todo o país. Antes de começarem a funcionar, o Ministério da Educação pesquisa as demandas profissionais de cada região. Só aí definirá a grade curricular de cada escola.
Segundo Fátima Bezerra, é quase certo que uma das maiores demandas do IFRN de Touros será a formação de técnicos para energia eólica , devido aos inúmeros parques eólicos instalados na região. O IFRN de João Câmara já tem esta formação.
Mas uma outra área profissional que a IFRN-Touros focará, segundo Fátima Bezerra, será a formação na área gerencial de hotelaria e especialistas em turismo. São Miguel do Gostoso demandará muitos destes técnicos para o seu crescente polo turístico.
Touros fica a pouco mais de 20km de São Miguel do Gostoso. Então será bem mais fácil estudantes de São Miguel do Gostoso se deslocarem para aquela cidade. Já João Câmara fica a cerca de 60km, o que dificulta a ida de alunos para estudarem lá.
Segundo Fátima Bezerra, o IFRN-Touros será incluído na Fase 4 do Plano de Educação Profissional do Brasil, que será anunciado no próximo ano pela presidenta Dilma. Este tipo de ensino profissionalizante tem sido apontado como fundamental para o Brasil.
O Brasil precisa de muitos técnicos para suprir a necessidade de seu crescimento econômico. Neste sentido, as Escolas Federais Profissionalizantes preparam mão-de-obra para atender às necessidades específicas do perfil econômico de cada Estado.
É para se festejar, então, a informação de que um Instituto Federal de Educação Profissional vai ser instalado em Touros, atendendo também a todas as demandas de formação de mão de obra da região, em especial a de São Miguel do Gostoso.

2 comentários:

  1. hedemar qi congiu issu. esse sim vai se meu prefeito

    ResponderExcluir
  2. Grande mérito do governo Lula/Dilma e da nossa Deputada Fátima Bezerra. São conquistas públicas, coletivas, como essa que fazem a gente acreditar que ainda vale a pena estar na Política. Pensem em quantas famílias pobres, quantos jovens nossos vão ter a oportunidade de melhorar suas condições de vida com uma qualificação profissional federal, reconhecida em todo o Brasil...! É isso aí... Gostoso vai ser FEDERAL!!!

    ResponderExcluir