quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Comando da policia vem a São Miguel do Gostoso e entrega à prefeita veículo para reforçar policiamento



Por Emanuel Neri
Uma notícia mais do que importante para a segurança pública de São Miguel do Gostoso. Na próxima sexta-feira (4/1), o comando da Polícia Militar e Polícia Civil do Rio Grande do Norte vem à cidade para um evento com a prefeita Fátima Dantas.
O encontro, na Câmara Municipal, a partir das 10hs, contará com a presença do secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, e o comandante da Polícia Militar do Estado, Francisco Canindé de Araújo. Vereadores e lidereanças locais participam do encontro.
Os dois mais importantes nomes da segurança pública do RN vêm entregar à nova prefeita uma caminhonete tipo Ranger, zero KM, para reforçar a estrutura policial de São Miguel do Gostoso. Outros comandantes da polícia também estarão presentes.
A melhoria do policiamento da cidade é fruto dos contatos que estão sendo mantidos com a estrutura de segurança pública do RN pela prefeita Fátima Dantas e o Comitê de Segurança. Várias reuniões foram realizadas em Natal e São Miguel do Gostoso.
O objetivo deste esforço é enfrentar a onda de insegurança pública que estava ocorrendo na cidade. Nos últimos meses, várias pousadas e residências da cidade foram arrombadas. A população e os pousadeiros estavam temerosos com a situação.
Além dos contatos com o alto comando das policias civil e militar do RN, também foi feita uma ponte com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele recebeu dossiê elaborado pelo setor turístico sobre os riscos que esta situação gerava na cidade.
O contato com o ministro da Justiça foi feito por intermédio da deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN). Além do ministro, a deputada também se reuniu com Regina Miki, que dirige a Secretária Nacional de Segurança Pública do governo  federal.
No encontro com Fátima Bezerra, Regina Miki falou com o secretário de Segurança do RN, Aldair da Rocha, para saber das providências que tinham sido tomadas pelo Estado para enfrentar a onda de insegurança pública em São Miguel do Gostoso.
A deputada Fátima Bezerra falou em nome da prefeita Fátima Dantas. Na semana seguinte, um representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública esteve em São Miguel do Gostoso para fazer levantamento sobre o esquema de segurança local.
Este representante da Secretaria Nacional de Segurança incluiu em seu relatório, enviado a Brasília, que São Miguel do Gostoso dispõe de pouquíssimos equipamentos de segurança pública. Faltam, por exemplo, bombeiros e delegacia da policia civil.
O governo federal tem um programa de segurança pública chamado “Brasil Seguro”. Há a possibilidade de este programa ser implantado em São Miguel do Gostoso. Em cidades onde foi implantado, o “Brasil Seguro” reduziu sensivelmente a delinquência.
Nos últimos dias, também houve reforço policial na cidade pela Polícia Militar. Viaturas e policiais passaram a fazer rondas na cidade e nas praias, principalmente à noite. Um dos focos de ação foi a Praia da Xepa, onde suspeitos foram revistadas.
É muito importante o que a nova administração da cidade e o Comitê de Segurança – formado por pousadeiros e líderes da comunidade – estão fazendo pela segurança pública de São Miguel do Gostoso. Sem isso, a segurança fugiria do controle e haveria enormes riscos.
Por isso, é importante que tais ações contem com o apoio de toda a comunidade. Se a onda de delinquência continuasse, o turismo de São Miguel do Gostoso –maior fonte de renda e emprego da cidade – correria risco de naufragar e gerar crise econômica.
Continue colaborando para fazer de São Miguel do Gostoso uma cidade segura (na foto acima, carro policial no pórtico da entrada da cidade).
Nos links abaixo, posts anteriores do noBalacobaco sobre a questão da segurança pública em São Miguel do Gostoso:

16 comentários:

  1. Para reforçar o policiamento não é preciso só carro não, é preciso um maior efeitivo de policiais em nosso Município, e que esses policiais tenham as devidas atenções do poder Público Municipal, porque se não for assim nada se resolve, agora vamos esperar, vamos acreditar que a segurança do nosso povo venha a acontecer, porque falar é muito fácil, o difícil é as coisas acontecerem como se prometem, esperamos que tudo melhore, porque a administração passada esqueceu do seu Município.

    ResponderExcluir
  2. Esta faltando além de transporte, mais homens fardados que queiram trabalhar em nossa cidade, pois muitos desses policiais que tem aqui, só querem saber de passear de acrro e "ARROCHAR" as meninas daqui, e fazem isso aos olhos do povo - (belo exemplo) - São Miguel do Gostoso, a muito deixou de ser nossa cidade tranquila, e a tendencia, se não houverem rápidas providencias, é isso virar um ZONA - Só sei que inquanto não houver segurança devemos fazer a nossa, se um BANDIDO, LADRÃO entrar na minha residencia, e eu estiver lá, AZAR o dele, eu mato ele, enterro no quintal e ninguem nem vai saber - Não se deve ter compaixão por bandido, você lhe dá uma oportunidade de fugir, ele volta e te assalta ou mata...

    Mas seria bem melhor que as autoridades responsavéis fizessem o seu trabalho para que não precisassemos tomar esse tipo de atitude.

    ResponderExcluir
  3. Anonimo, gosto muito de voce, pessoas como voce é que engrandece o municipiio, quero dizer os município. Espero encontra voce lá amanhão, e com seu apoio para que façamos algo, não vamos esperar e sim fazer, não vamos só falar vamos fazer e a nova administração está fazendo e a que passou tambem. Reflita meu amigo

    ResponderExcluir
  4. O que eu acho que mais precisa é a população ajudar e entregar por via anônima ou mesmo na delegacia os marginais. Muita gente sabe muita coisa e é hora de delatar esses vagabundos que só querem acabar com a nossa cidade. Se eu souber de algo vou entregar seja quem for.
    Joana

    ResponderExcluir
  5. E a policia vai ajudar a combater o som na cidade? Que tal sabermos realmente quando devemos chamar essa policia que está nova na cidade. Achei interessante o que saiu na Tribuna do Norte e acho que podemos fazer aqui em Gostoso também.

    Nas redes sociais uma iniciativa criativa: fotografar os carros que estão com os chatos paredões de som (inclusive colocando a placa do veículo) e postar no Twitter e instagram. Uma forma de ridicularizar o já ridículo dono do paredão de som.

    É isso aí, não é só aqui em Gostoso que abominamos a falta de respeito, é em todo Rio Grande do Norte. A camêra do meu celular é bem potente. Vamos lá?
    Zelda

    ResponderExcluir
  6. Gente, quanto houver essas reuniões na camara dos vereadores, avisem a senhora presidente da camara, para procurar saber o que vai falar, pois em momento algum fez referencia a participação ao comitê Gestor de Segurança,afirmando que a prefeita tinha conseguido o carro para a cidade dentro de tão pouco tempo, ou seja, 3 dias de mandato, passe de mágica

    ResponderExcluir
  7. Muito legal ver as coisas acontendo em Gostoso, parabens prefeita Maria de Fatima, sei que sua administração so vai melhor.

    ResponderExcluir
  8. Parabens é para continuar a luta

    ResponderExcluir
  9. A iniciativa de trazer mais uma viatura para a cidade é muito boa. Estamos agora na Operação Verão, e vemos polícia nas ruas direto fazendo patrulhamentos em nossa cidade, viaturas da cidade de touros também tem ajudado durante a noite nesse patrulhamento nos dando mais segurança, mas até quando será assim? Hoje temos tres viaturas pertencentes a São Miguel, mas não temos policiais suficientes para nossa cidade, temos que trazer mais policiais para encher essas viaturas para rodar todas ao mesmo tempo na cidade. Fiquei sabendo que o efetivo de policiais que trabalham na cidade diminuiu de 10 para 7 homens. Temos que urgentemente nos mobilizar para aumentar o efetivo na cidade. Quanto mais policiais melhor... Vamos lá pessoal, vamos nos juntar e fazer aqui um exemplo para outras cidades. Conto com vocês...

    ResponderExcluir
  10. peça ao senhor enmanuel neri que tanto se preocupa com a segurança da nossa cidade que fale com Fafa para que seja feito um trabalho de segurança em sao miguel precisamos de mais policiais pra poder combater essa bandidagem pois a coisa está séria e nao dá pra continuar assim pois isso afasta o turista e nao é bom pra os donos de pousada nem para a populaçao conto com voce enmanuel um forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Aumentar o quadro de policiais em nossa cidade é fundamental, porque hoje temos muito poucos, só carro não resolve e muito menos quando não são traçados, agora para isso o Governo Municipal tem que ajudar e muito com todas as despesas, porque se não tudo vai continuar como está hoje, em outras cidades do Estado onde se tem uma segurança melhor, com grande número de policias destacados, existe grande uma grande contrapartida do Município para arcar com as despesas dos policiais, e se o poder Público do nosso Município fizer vistas grossas com as despesas acho que é preciso nem mais agente se preocupar com esse assunto, agora vamos esperar para ver o que vai acontecer, e quem sabe a segurança da nossa cidade melhore, vamos torcer.

    ResponderExcluir
  12. É muito difícil termos um pelotão de policiais com destaque aqui em Gostoso, primeiro o número de policiais destados para aqui é muito pouco, segundo será quer o Governo Municipal atenda as necessidades desses policiais, se for um pequeno número vamos ver e se for uma quantidade maior, aí fica difícil com certeza de segurar o pessoal e terceiro vai começar o entra e sai, a polícia prende e os políticos tiram, isso tem se tornado muito rotineiro aqui em nossa cidade, e não é só na nossa cidade não são em quase todas do nosso país, agora eu pergunto, quando um cidadão é preso que os padrinhos políticos vão lá e o soltam, será que esses políticos não estão faltando com respeito e consideração ao restante da população?.

    ResponderExcluir
  13. Se for para a melhoria futura da segurança dos moradores e turistas de são miguel do gostoso perfeito, mas se for duas viaturas para apenas dois pm ficar desfilando um atras do outro como temho visto aí não dá né verdade.

    ResponderExcluir
  14. Poder contar com duas viaturas é muito bom mas se for para apenas dois dois pm andar igual ao número 11 um atrás do outro como tenho visto então para mim não vale a pena.

    ResponderExcluir
  15. Ter mais viatura na cidade é ótimo, mais tem um lado ruim como toda história no mundo, já tem muitas meninas inaugurando os bancos da nova viatura, kkkkkkkk, no dia da entrega tinha cidadão querendo saber qual das periguetes iam inaugurar o carrão trassado. Isso é uma vergonha para a nossa cidade e muitos fazem de conta que não ver.

    ResponderExcluir