terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Agricultores e pescadores de São Miguel do Gostoso podem conseguir empréstimos para enfrentar a seca



De Emanuel Neri
Se você é agricultor ou pescador de São Miguel do Gostoso e estiver enfrentando problemas financeiros por causa da seca, pode se beneficiar de empréstimos do governo federal, no valor de até R$ 12 mil, com até dez anos para pagar a dívida, sendo três anos de carência, e 1% de juro.
As propostas para este empréstimo podem ser feitas na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, que funciona no prédio da Emater. Importante: o prazo para a obtenção destes empréstimos será até a próxima sexta-feira, dia 1 de fevereiro. Então é bom correr para obter este emprestimo.
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso e a Secretaria de Agricultura e Pesca montaram um mutirão para atender os interessados por estes empréstimos. Embora o alvo principal seja o pequeno agricultor, que mais sofre com a seca, o pescador também pode se beneficiar.
Não se sabe ainda se o governo federal vai prorrogar o prazo para estes empréstimos. Na dúvida, é melhor ir atrás antes que termine o prazo, na sexta-feira. Como já começou a chover no semi-árido nordestino, é possível que o governo não prorrogue mais este prazo.
Embora esteja no litoral, São Miguel do Gostoso está localizado na região do semi-árido nordestino, fortemente atingido pela seca que atinge o Nordeste desde o ano passado. Esta seca é considerada uma das piores dos últimos 50 anos.
Não faz muito tempo, sempre que havia seca no Nordeste (foto), era comum haver invasões de flagelados famintos a cidades. Nos últimos anos, com os programas sociais do governo federal, criados especialmente no governo Lula, estas invasões acabaram.
Embora esta seja uma das maiores secas já enfrentadas pelo Nordeste, não se tem conhecimento de invasões a cidades e saques ao comércio. O Bolsa Família amenizou muito este problema. Os empréstimos são mais um reforço para o enfrentamento da seca.
Há uma exigência para que agricultores e pescadores possam se beneficiar destes empréstimos. Eles precisam estar inseridos por lei na categoria da agricultura familiar. Isso evita que a agricultura de maior porte se beneficie dos empréstimos.
Não há necessidade de avalista para obter estes empréstimos. Basta apenas garantias produtivas de agricultores e pescadores. O pagamento do empréstimo pode ser feito em sete parcelas anuais, depois dos três anos de carência. As condições são ótimas.
O juro de 1% aplicado neste empréstimo é baixíssimo – os juros de mercado são infinitamente maiores que este. Além disso, aquele devedor que conseguir antecipar seu pagamento terá desconto de 40% em cada parcela paga adiantada.
Então está aí a dica. Procure seus sindicatos de trabalhadores na agricultura e providencie seu pedido para obter estes empréstimos. Não tenha dúvida que este dinheiro pode ajudar muito agricultores e pescadores a enfrentarem a seca.
Vá à Prefeitura de São Miguel do Gostoso ou à Secretaria de Agricultura e Pesca e se cadastre para obter este empréstimo.O telefone da Prefeitura é (84)-32634181.

3 comentários:

  1. Obrigado Emanuel pela abordagem do tema da estiagem/semi-árido e pela chamada aos agricultores e pescadores para o mutirão de projetos de crédito da Secretaria de Agricultura e Pesca.
    Importante destacar a Parceria que está viabilizando esse mutirão: a determinação da nossa prefeita Fafá, logo em seus primeiros dias de governo; o grande apoio da EMATER; a participação do SINTRAF; o suporte técnico da TECHNE e a orientação e o acolhimento do Banco do Nordeste.
    A todos/as, muito obrigado!

    Hildemar Peixoto
    Sec. de Agricultura e Pesca de São Miguel do Gostoso

    ResponderExcluir
  2. Olha Emanoel as invasões não acabaram, até mesmo aqui no nosso Município no momento está acontecendo invasões, pois no distrito do Reduto existe invasores acampados em terrenos, esperando só a hora de invadirem uma outra propriedade, e isso acontece em todos o nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Emanuel Neri comenta. O leitor acima está confundindo duas questões absolutamente distintas. Uma coisa era a invasão de flagelados famintos que invadiam cidades e faziam saques no comércio durante o período de secas. Este problema - e é a isso que o texto em questão se referia - de alguma forma acabou, graças aos problemas sociais (Bolsa Fampilia, entre eles) do governo federal. A outra questão, que o leitor se refere de forma equivocada, são invasões di Movimento dos Sem Terra, o MST, que sempre existiu no país. Este movimento é formado por trabalhadores que buscam terras para transforamr em assentamentos agrícolas. Aqui mesmo em São Miguel do Gostoso existem vários assentamentos do MST, o que não tem absolutamente nada a ver com invasões e saques que ocorriam antes no Nordeste, em períodos de seca prolongada.

    ResponderExcluir