sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

São Miguel do Gostoso é foco na TV Globo; Jornal de Natal fala de plano federal para segurança da cidade



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso volta a ter grande destaque na mídia. Nesta sexta-feira (28/12), o Jornal Hoje, da Rede Globo, deu destaque, em rede nacional, para a prática do kit e windsurf na cidade “onde o vento faz a curva” (veja link abaixo).
Notícias como esta dão visibilidade ao turismo da cidade. São Miguel do Gostoso já faz parte, definitivamente, dos mais importantes roteiros turísticos do Brasil, atraindo turistas não só do país como de várias partes do mundo. Isso é muito positivo para a economia local.
Mas notícia talvez até mais importante do que a reportagem da TV Globo foi uma informação publicada, na quinta-feira (27/12), no “Novo Jornal”, de Natal, sobre  ações do governo federal para enfrentar a onda de insegurança púbica na cidade.
“Insegurança em Gostoso pode virar questão nacional”, diz chamada na primeira página do jornal. Na página interna, o jornal dá mais detalhes sobre o assunto.
“A falta de segurança em São Miguel do Gostoso pode virar assunto de segurança nacional”, diz o jornal. Segundo o Novo Jornal, Regina Miki, secretária Nacional de Segurança Pública, quer incluir a cidade no programa nacional “Brasil Seguro”.
O noBalacobaco já tinha dado esta informação, esta semana. Mas o tema ganha mais destaque quando divulgado por um veículo de grande circulação, como o Novo Jornal. A cidade, diz ojornal, pode receber reforços da Força de Segurança Nacional.
Este assunto foi tratado há duas semanas entre a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e a secretária Regina Miki. No mesmo momento, Miki telefonou para o secretário de Segurança do RN, Aldair Rocha, para incluir a cidade no programa “Brasil Seguro”.
Na última quarta-feira (26/12), o Comitê de Segurança de São Miguel do Gostoso foi informado pelo comando da Polícia Militar que um representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública tinha vindo a cidade para analisar a segurança local.
O tenente Jean Lima, que comanda o pelotão da PM na região de Touros, informou que o representante da Secretaria Nacional de Segurança queria saber se a cidade dispõe de delegacia, Corpo de Bombeiros e outros equipamentos de segurança.
Como a cidade não dispõe de nenhum destes serviços – aqui há apenas um pequeno destacamento da polícia militar -, a Secretaria Nacional de Segurança deve criar  meios para que São Miguel do Gostoso conte com melhores serviços de segurança.
O pedido da deputada Fátima a Regina Miki foi respaldado por um dossiê sobre a onda de insegurança pública em São Miguel do Gostoso, com a ocorrência de furtos em pousadas e residências. Estas ocorrências ameaçam o futuro do turismo local.
A Polícia Militar do RN também está empenhada em reforçar a segurança da cidade. Já neste final de semana o número de policiais será aumentado, graças ao apoio de empreendedores locais. Mais policiais vão policiar a cidade, durante o dia e a noite.
Também neste final de semana começa a “Operação Verão”, reforço policial que atinge praias e cidades mais visitadas por turistas no período do verão. Haverá bloqueios em pontos estratégicos, como é o caso do pórtico de entrada da cidade.
Revista da Gol
Voltando à divulgação de São Miguel do Gostoso na mídia. A última edição da revista da Gol, distribuída nos aviões desta empresa aérea, traz reportagem de sete páginas sobre o turismo da cidade, em especial sobre a prática de kit e windsurfe nas praias.
“Ao Sabor do Vento” – é o título da reportagem da revista da Gol. “A praia de São Miguel do Gostoso atrai cada vez mais turistas brasileiros e estrangeiros em busca das condições perfeitas para praticar kit e windsurfe”.
A reportagem tem depoimentos de pousadeiros e de responsáveis por clubes de velejadores, além de farta publicação de fotos das praias onde se pratica kit e windsurfe.
Abaixo, link para a reportagem da TV Globo e post do noBalacobaco informando sobre medidas da Secretaria Nacional de Segurança Pública para São Miguel do Gostoso. 

4 comentários:

  1. Aqui mando o meu apelo. Conseguimos que nossa cidade chegasse à midia nacional e estar sendo falada mundo afora, mas se nada for feito contra a violencia que assola São Miguel do Gostoso perderemos trabalho que vem sendo feito há anos e não consiguiremos recuperar tão cêdo. Quero dizer que sou aposentada e não tenho comércio nem pousada mas me preocupo com a vida dos Gostosenses e com o seu futuro. Precisamos lutar e amar nossa cidade. Soube que houve vários arrombamentos no que chamam bairro dos italianos atrás do posto de gasolina. Alguém viu alguma coisa? Algum suspeito? Nos ajudem!!! É o meu apelo. Ajude Gostoso à ser seguro!!!! Obrigado à todos e tenho orgulho de ter nascido aqui.
    Jacinta

    ResponderExcluir
  2. bom dia.ver Gostoso na tv e uma benção..a gora só nos resta lembrá que somos refém de uma unica.atração ( o vento )temos que resgatá a Historia de nossa terra. mostrá nossa cultura, nosso gentilico de viver.isto e turismo.ok

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez arrombamento em São Miguel do Gostoso e agora no bairro atrás do posto,quando vão parar?e quando vão descobrir os culpados?.
    Hoje a noite vi um carrão da policia patrulhando,espero que descubram os bandidos e que tenha um patrulhamento melhor na praia da Xepa, muuuita gente suspeita por lá,,,vamos acordar gente
    Luiz Haroldo

    ResponderExcluir
  4. É só querer se infiltrar na Praia da Xepa que vai descubrir muita coisa. Já faz muito que não deixo meus filhor irem lá. A barra lá é pesada.
    Jonas

    ResponderExcluir