domingo, 2 de dezembro de 2012

Prefeitura de São Miguel do Gostoso faz vista grossa para trânsito na praia; alto risco de atropelamentos



Por Emanuel Neri
E o mandato do prefeito Miguel Teixeira está chegando ao fim, falta menos de um mês, e ele não moveu uma palhinha sequer para enfrentar um dos maiores problemas da cidade: o trânsito de veículos na orla urbana de São Miguel do Gostoso.
Neste domingo (2/12), o trânsito correu solto na praia. Havia veículos particulares, motos e bugues de guarderias de kit e widsurf trafegando perigosamente pela beira da praia, sempre passando muito perto de pessoas que estavam na orla. Há ainda veículos de turismo (foto) para outras praias.
O perigo é enorme. A qualquer momento, um veículo deste –muitos trafegam em alta velocidade e com motoristas embriagados – podem trucidar crianças ou pessoas que estão na praia. Mas infelizmente a Prefeitura não tem sensibilidade para enxergar isso.
A Câmara Municipal da cidade já aprovou legislação proibindo o trânsito na orla urbana. Caberia à Prefeitura fechar os acessos às praias, fiscalizar os carros que insistirem em trafegar por ali e sinalizar bem a área, proibindo definitivamente o trânsito na praia.
Uma família local doou um terreno para que houvesse o desvio do tráfego. Os veículos seriam desviados na Ponta do Santo Cristo, percorreriam a cidade pelas vias centrais e voltariam à praia, depois do bairro do Maceió, já na estrada que leva ao Reduto.
Bastava também à Prefeitura providenciar uma pequena estrada por onde escoaria este tráfego. Mas nada disso foi feito. O descaso da Prefeitura é total com esta questão. É como se ela não se preocupasse com o risco que as pessoas correm de serem atropeladas.
O Idema, órgão estadual de defesa do meio ambiente, também pediu a proibição, bem como o Ibama e a Secretaria de Patrimônio da União. Faz tempo também que a população pede esta proibição, mas só a Prefeitura não entendeu ainda este recado.
As famílias de São Miguel do Gostoso, pelo menos as que têm consciência do risco que há com a permanência do tráfego na praia, já se manifestaram contra o trânsito na orla urbana. Os turistas também reclamam muito, por temerem ser atropelados nas praias.
Além do risco para a população e turistas, há outro dano gigantesco causado pelo trânsito na orla urbana. Trata-se dos inúmeros ninhos de tartarugas marinhas que estão nas dunas ao longo da orla da cidade. O trânsito destrói irresponsavelmente estes ninhos.
O prejuízo para a natureza é gigantesco. Por mais que os voluntários da cidade tratem destes ninhos, e das tartarugas quando nascem, o trânsito na praia ameaça dizimar esta espécie. Além das tartarugas, há outros prejuízos para a fauna e a flora local.
Nas praias de São Miguel do Gostoso era muito comum a presença de um pequeno caranguejo, chamado de “Grossá” pela população. Havia milhares destes pequenos caranguejos nas praias. Hoje praticamente você não vê mais nem sinal deles.
Quem é nativo, lembra muito bem dos “grossás”, correndo alegremente pelas praias.
Mas os “grossás” foram destruídos sob as rodas dos veículos que teimam em trafegar pela orla marítima. O mesmo aconteceu com outras espécies. A fauna nativa – principalmente a ramagem conhecida por “salsa” – também está sendo destruída pelas rodas dos carros.
É normal que este crime ambiental ocorra em São Miguel do Gostoso? E o outro crime, que é o risco de um atropelamento de pessoas a qualquer momento? Só que o atual prefeito deixou passar a oportunidade de fazer uma boa ação e cravar uma boa marca no seu governo.
Já que Miguel Teixeira vai deixar o governo sem mover uma palha contra o trânsito na praia, resta à prefeita eleita, Fátima Dantas, incluir a medida entre as prioridades de seu governo. A proibição do trânsito na praia é exigência da população.
Proibir imediatamente este trânsito é uma obrigação da prefeita eleita.

20 comentários:

  1. Bonitao de óculos escuro vidro fechado ar condicionado, andando de mãos dadas a uma bela ou fera dentro de um pedaço de lata tecnológica , completamente errado num pedaço de ainda paraíso cheio de vida sol crianças tranquilidade e vontade de esquecer o urbano, eis que surge o felizao de óculos bonito destruindo qualquer tentativa de nascimento de vida marinha...

    Parabéns pelo carro novo!

    ResponderExcluir
  2. O transito pela praia esta intenso, tanto de dia quanto de noite .
    A falta de educaçao è constante .
    Cada um pensa sò no seu proprio hòspede, proprio filho,proprio carro,proprio passeio, proprio domingo, proprio cliente, proprios habitos .... e perde o respeito pela nossa comunidade.
    Quando isso irà acabar ?
    Quando se tomarà uma atitude seria em relaçao à isso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe quando cacau só quando a contecer algo grave
      com alguem ou pessoas ai sim eles vão agir.

      Excluir
  3. O PREFEITO NÃO FEZ NADA A REISPEITO DURANTE TODO O SEU MANDATO E NÃO FARÁ ATÉ A SUA SAÍDA, A ESPERANÇA E O NOVO PREFEITO JUNTO COM A POLICIA MILITAR E O GOVERNO DO ESTADO...

    ResponderExcluir
  4. Isso é velho Emanuel! nas prais de Gostoso,esses turistas mal educados, as dunas estão ficando lindas na praia do Maceio, em frente a pousada Só Alegria e Ponteiros, coisa linda de se ver, não vamos deixar destruir essa magia da natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é isso mesmo mas o capitalismo fala mas alto!se não agir rapido babau ja era

      Excluir
  5. Quem tem um carro 4x4 é você! belo exemplo

    ResponderExcluir
  6. É lamentável que não se tenha encontrado uma solução para uma questão, aparentemente, tão simples. Creio que, diante da omissão do poder público, a iniciativa privada deveria se mobilizar e tomar medidas pelo menos quanto a sinalização, a despeito de esta ser uma obrigação da gestão municipal. E a esta, que sejam feitas cobranças como a que o Emanuel faz aqui no blog, quanto a fiscalização e punição dos infratores. Este link leva a um breve texto esclarecedor sobre a questão de competência para fiscalizar. http://www.estradas.com.br/sosestradas/articulistas/marcelo/autoridade_transito.asp São Miguel do Gostoso é uma linda cidade e pode se destacar mais ainda através de cuidados que outros lugares não tem a preocupação de tomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acho mais interessante é que quem mais trafega na praia são os próprios turistas, cade as informações passadas pelos pousadeiros a respeito disto?? Cara concordo plenamente que realmente não haja trafego de veículos na praia, pois é muito inconveniente está na praia sem poder relaxar.. mas cara todos somos responsáveis por isso, vamos para de crucificar os outros...

      Excluir
  7. Interessante, tantas críticas à gestão de Miguel mas o povo (com ajuda escancarada deste blog) elegeu a candidata escolhida por ele para dar continuidade à sua forma de governar.

    ResponderExcluir
  8. O povo elegeu Fafá porque ela sempre foi uma pessoa bôa e atenciosa com o povo, desde quando o ex-Prefeito seu marido governou esse Município, e não por essa administração desastrosa que temos hoje, do trabalho e compromisso, e para ela chegar não foi nada fácil não, e só chegou porque Paulo veio com o seu grupo e o PT também apoiou, unidos fizeram um grupo forte mas quase que perdem as eleições, para um partido recém nascido em nosso país e que teve candidato aqui em nosso Município, e quase que derrotava todos, e se Paulo tivesse se unido a oposição não tinha pra ninguém, porque hoje vivemos em uma cidade que a oposição sempre será forte, e só precisa de mais alguns detalhes para um dia se eleger, o povo já demostrou que querem mudança, e no futuro bem próximo com certeza chegarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, ou amiga, Paulo quando veio pro lado de CÀ, so veio com no minimo 20% de votos dele, o resto ficou com Renato, voto de PROTESTO, que salvou a candidata, todos sabem...

      Excluir
  9. Nossa amiga Cacau não morreu por pouco. Estão esperando uma morte, quem sabe de uma criança inocente aí os 'tupiniquins' vão achar que esta triste morte foi obra do destino ou que o infeliz estava no lugar errado 'praia' na hora errada.
    Belinha

    ResponderExcluir
  10. Só podemos julgar uma administração quando vivenciarmos ela, acredito nas mudança que Fafá ira realizar, Emanuel obrigado por você disponibilizar este espaço para que o povo possa dar sua opinião, olha infelizmente Gostoso esta se enfiando num posso sem fim, e se o povo não tomar uma decisão e já em quanto é tempo, iremos mudar todos daqui a procura de um lugar que se possa viver, aqui esta virando a terra do tudo pode, e isso espanta que sabe o que não pode e não o faz em respeito aos outros, e não gosta de ver muita gente fazendo isso prejudicando toda uma cultura, toda uma historia de um povo, é construção sobre construção, é gente construindo casa dentro de lagoa se você quiser tenho as fotos comigo, é gente derrubando nosso histórico coqueiral para construir suas fortalezas de cimento, é gente espantando gente com violência, barulho de moto, som de carro, assalto, roubo, arrombamento morte, é gente cobrando mais caro por que e turista, é gente vendendo o próprio corpo, é gente querendo fazer o bem sendo oprimido por gente que quer fazer o mal, é gente colocando culpa na policia pois é mais fácil, e a ação social que você colabora? hum? Me fala uma senhor empresário, hum? Quase ninguém se importa com gente aqui em Gostoso, na verdade só se vê e o dinheiro que essa gente pode dar, mas isso vai acabar sabe por quê? Por que não é assim que se abraça o progresso, não é assim que se trata o povo nativo povo de Gostoso, que hoje vive nas fortalezas de sua pobreza, oprimidos pelos efeitos do tal progresso, progresso esse que ira transformar Gostoso na pipa do futuro, uma Gostoso sem lei, sem cultura, sem natureza, sem verde, sem meio ambiente, sem paz, ajuda a gente com seu conhecimento, ajuda aqueles que acreditam que isso pode mudar, chama um meio de comunicação um jornal uma tv pra que o Brasil veja o que realmente esta acontecendo aqui, como uma cultura um povo esta sendo esmagado pelo tal progresso, idema, IBAMA, tamar, ministério publico, policia, secretaria de segurança, prefeitura, isso tudo já não resolve mais, mas como poucos ainda tenho em mim que pessoas com do seu porte e seu conhecimento podem se unir e salvar São Miguel do Gostoso!

    ResponderExcluir
  11. Fafá ganhou pq ela tem carisma, mais se fosse para eleger ela por causa de Miguel Teixeira , isso nunca aconteceria, pois aqui em nossa cidade esse HOMEM sempre foi MAL vindo aqui ninguém gosta dele......... está n a hora de pegar o beco cara Fafá quase perde por causa do seu apoio!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somente carismas não resolvem os problemas de uma cidade, caro amigo, é peciso muito mas muito mais, infelizmente ela faz parte do grupo de senhor Miguel, é grupo.

      Excluir
  12. sinto falta dos grossás que ficavam na orla eu até conseguia pegar hoje eles sumiram assustado com o barulho dos motores e sao atropelados quando saem para a areia que pena que nossa praia nao é mas a mesma.

    ResponderExcluir
  13. Só não perdeu porque teve o apoio de Paulo Roberto e outras lideranças, porque se fosse pelo atual Prefeito, ela teria perdido.

    ResponderExcluir
  14. falem o que quizer, mas o povo feza escolha certa, certa não correta, pois elegeram fafá para prefeita. Si por acaso tivesse mais um candidato ou candidata, poderia ser que nós tivessimosanalizado e votado em outra pessoa, mas com esta chapa de um bando de louco, que até hoje enganam seus corriligionários, esses ai não tem capacidade de gerir a sua própria vida. Gostos escolheu certo Fafá contamos com voce. e o outro lado alem de ver a banda passar estão si denegrindo cada vez mais, meus companheiros a violencia esta grande e muito atenuante em nosso municipio, parem com isso de ficarem instigando a sociedade de mentirem, de inventarem. Todos somos pais , tios, avós, e voces tambem são, tem família e tudo mais, si aquietem e vão lutar para daqui dois anos ou quatro ou oito ou nunaca mais.










    ResponderExcluir
  15. Está fazendo vista grossa não é só para a segurança não, são em quase todas as áreas, a nossa cidade está esquecida pelo poder Público Municipal, agora em andanças nos grandes centros, digo outras cidades, representantes da atual administração dizem que aqui no nosso Município não falta nada, mas quando as pessoas chegam aqui verem uma realidade muito diferente.

    ResponderExcluir