domingo, 9 de dezembro de 2012

Pipa tem charme, estrutura e bom modelo turístico. Excluindo seus problemas, é exemplo a ser seguido



Por Emanuel Neri
Tudo bem, você pode até dizer que Pipa é muvucada, barulhenta, que já deu o que tinha que dar. Mas Pipa tem também seu lado charmoso e de bom gosto. E o turismo ali alcançou escala de profissionalismo que poucas cidades do seu porte conseguiram.
A pouco mais de 70 km de Natal, Pipa está cada vez mais antenada com o turismo. São centenas de hotéis e pousadas, muitos de extremo bom gosto, restaurantes de boa qualidade por todos os lados e serviços de primeira para quem visita esta praia. São muitos os sinais de que a cidade se preparou para o turismo.
Você chega a Pipa por uma rua principal e vai descendo em direção ao mar. De um lado e do outro desta rua, há uma quantidade impressionante de pousadas, lojas e restaurantes. Tudo está muito bem cuidado e organizado para agradar e satisfazer o turista.
Nota-se, já no primeiro olhar, que Pipa se organizou para o turismo sem perder a simplicidade de uma cidadezinha de beira de praia. Há placas de sinalização em todas as direções. Quase tudo o que você quer encontra nas ruas de Pipa.
Da rua principal de Pipa, saem ruas mais estreitas, quase becos, subindo em direção às dunas. O cuidado com estas ruelas -onde se misturam casas de moradores com bares, restaurantes e lojas - é impressionante.  Nada parece estar fora do lugar.
Quase toda a cidade é calçada com paralelepípedo. Não há asfalto – o que é um sinal de bom gosto com a beleza das ruas. Algumas destas ruas têm o calçamento colorido (foto acima).
Pertencente ao município de Tibau do Sul, Pipa recebe um tratamento especial da Prefeitura para o seu turismo. Na rua/estrada que leva à praia, há uma sinalização adequada. Também há orientação sobre normas de preservação da natureza.
É claro que Pipa também tem seus problemas. A cidade cresceu muito e há uma certa expansão urbana desordenada, principalmente mais na periferia. Preocupam as drogas, a prostituição e a violência. Mas há sinais de que isso está sendo combatido.
Se, à noite, há charme sobrando em Pipa, durante o dia a coisa complica um pouco. Há mais movimento, provocado por trânsito e ônibus que levam turistas à cidade. As praias ficam muito cheias, principalmente a que existe no final da rua principal.
Pipa também tem problemas com som alto. Nos bares e boates que ficam na rua mais próximas da praia já se percebe o abuso com som. Aqui e acolá passa um carro com caixas de som mais alto. Mas é um problema que a cidade tenta combater.
A Prefeitura de Pipa criou uma Lei do Silêncio. Som mais alto de bares só pode funcionar até determinada hora. Percebe-se também que há muito cuidado com a segurança. Tanto Pipa como Tibau do Sul, a sedo município, são bem policiadas.
Pipa já foi uma praia semelhante a São Miguel do Gostoso, alguns anos atrás. Era pequena, charmosa e com atrativos turísticos por todos os lados. A diferença é que Pipa, até por estar no mercado turístico há mais tempo, se profissionalizou melhor.
É oportuno que São Miguel do Gostoso siga o exemplo de Pipa no que diz respeito à infra-estrutura turística e o respeito à natureza. Mas é importante que tenha o cuidado de excluir falhas, como crescimento desordenado, drogas e prostituição.
São Miguel do Gostoso tem um perfil diferente do de Pipa. Na primeira, o perfil turístico é mais esportivo, com a prática de kit e windsurfe, além de longas praias convidativas para longas caminhadas. Pipa está mais voltada para o turismo de lazer.
Mas, em turismo, tudo isso vai desembocar no mesmo lugar. O turista quer ser bem tratado, ter segurança e bons serviços para atendê-lo. Pipa já faz isso. São Miguel do Gostoso, com todo o seu potencial turístico, está a caminho. Mas é preciso avançar.
Chegou a hora de o turismo de São Miguel do Gostoso e a Prefeitura local seguirem o modelo do turismo de Pipa e da Prefeitura de Tibau do Sul, implantando mais profissionalismo na atividade turística. Se isso ocorrer, haverá um salto de qualidade.
São Miguel do Gostoso tem condições de se transformar em um polo turístico tão importante e atrativo como ocorre hoje em Pipa.

9 comentários:

  1. Gostei muito dessa materia Emanuel

    Pipa é maravilhoso, seria muito que nossa cidade seguisse os exemplos positivo de Pipa
    Já penssou algum dia a Globo vir gravar uma novela aqui em nossa praia, nossa cidade Gostoso.
    Ou aproveitasse já que estão em Pipa vinhesse filmar aqui também.

    ResponderExcluir
  2. Espero muito que S.M. do Gostoso não se transforme uma Pipa da vida.
    s.M. do Gostoso é visto como uma cidade boa para descansar e não para barulho.
    Conheço Pipa e acho um lugar maravilhoso porém, é para quem está mais afim de movimentação, muvuca!!!!
    Só peço a Deus que a cidade nem chegue perto do que Pipa está!

    ResponderExcluir
  3. "excluindo os problemas" qualquer lugar é ótimo, inclusive Pipa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo...excluir os problemas seria ótimo em qualquer lugar, mas como faze-lo?

      Excluir

  4. Sei que não tem nada ver com o título da material, mas é um absurdo!!! Fiquei sabendo que os funcionários do PETI-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, ainda não receberam os seus pagamentos dos meses de Outubro e Novembro. Isso é vergonhoso. (Trabalho e Compromisso com seu povo e funcionários)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se informar, o recursos desse tipo de pagamento e de verba federal o município só repassa, veja se o governo federal repassou essa verba. O Povo Para não saber o que diz, se informe.

      Excluir
  5. Mentira sua os recursos foram repassados a todos os Municípios, se ainda falta pagar desses meses anteriores existe alguma coisa errada, o povo deve ter formação e não puxar a saco de alguns políticos como existe aqui em Gostoso.

    ResponderExcluir
  6. São Miguel do Gostoso, só precisa de um governante que se preocupe com a cidade e com os nativos, é fato que o turismo é muito importante para a economia dos pousadeiros,e de alguns nativos, mas não adianta se espelhar em PIPA, que por sinal não é um bom exemplo coisa nenhuma. Foi preparada para receber os turistas e onde estão os moradores nativos de PIPA? acredito que como os daqui se afastaram, venderam suas terras para os "TURISTAS" se apossaram e transformaram o vilarejo em uma cidade TURÍSTICA com muitos,muitos problemas SIM, não adianta tapar os olhos

    ResponderExcluir
  7. É verdade que muitos venderam suas terras para os turista, mas foi olho grande e terra que não valia nada fi vendido por 10 vez mais para eles. Minha família foi uma delas. Foi é olho grande do nosso povo e muita gente ficava rindo deles. Quem foi o errado então?
    Jucéia

    ResponderExcluir