terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Onda de insegurança pública volta a preocupar moradores e turismo de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Depois de um período mais tranquilo, a segurança pública voltou a preocupar a população e o segmento de turismo de São Miguel do Gostoso. Nas últimas semanas, uma série de roubos a casas e pousadas tem assustado muito a cidade.
Está acontecendo na cidade aquilo que ocorre em todo o centro que se desenvolve. O aumento da criminalidade é como se fosse proporcional ao crescimento da cidade. No caso de São Miguel do Gostoso, a presença de turistas também atrai criminosos. Isso é comum em áreas de demandas turísticas, mas precisa ser combatido.
Nos últimos dias, estas ocorrências de violência têm aumentado. O caso mais grave ocorreu no dia 26 de novembro, quando o combate a um roubo ocorrido na cidade acabou na morte de um outro suspeito, em Lagoa do Sal, distrito de Touros.
O fato começou com o roubo a um morador de São Miguel do Gostoso. Este morador pegou uma terceira pessoa e saiu em busca do ladrão. Quando os dois grupos se encontraram, houve tiroteio e morreu o rapaz que acompanhava a vitima do roubo.
O assassino foi preso em sua casa, em São Miguel do Gostoso. Segundo a polícia, havia dinheiro e outros objetos que tinham sido roubados antes. O rapaz que morreu estava armado. A polícia investiga seu envolvimento em outras atividades criminosas.
Faz tempo que a comunidade de São Miguel do Gostoso vem se organizando para enfrentar esta onda de crimes. A AEGostoso, que reúne os empreendedores locais, criou uma comissão para discutir, com outros órgãos, alternativas para enfrentar a insegurança pública.
Houve reuniões com as autoridades estaduais de segurança pública e os empresários locais ajudaram a recuperar uma viatura policial que estava parada. Mas o problema crônico é a falta de policiamento e a incapacidade da policia local de investigar crimes.
Segundo o sargento responsável pelo policiamento, existem em média dois soldados para policiar a cidade, diariamente. Havia nove policiais no destacamento local, mas dois estão de licença médica. Com as folgas, sobram poucos para vigiar as ruas.
Além de amedrontar a população local, a onda de crimes na cidade é uma grande ameaça ao turismo local. Se isso não for combatido a tempo, o promissor turismo de São Miguel do Gostoso corre o risco de entrar em colapso e trazer a miséria para a cidade.
Imaginem agora São Miguel do Gostoso sem turismo. Se isso ocorresse, deixariam de ser gerados milhares de empregos e a economia enfrentaria grande crise. Por este motivo, é urgente a adoção de medidas para combater com eficiência a insegurança na cidade.
Na última semana, a comissão de segurança se reuniu com o responsável pelo policiamento. Decidiu-se procurar novamente as autoridades estaduais de Segurança para pedir ajuda. Também deve ser recuperado mais um veículo do policiamento, que etá quebrado.
A prefeita eleita, Fátima Dantas, diz que a segurança pública é uma de suas prioridades. Embora a segurança seja de responsabilidade do governo estadual, Fátima promete ampliar esforços para a cidade poder oferecer mais segurança pra moradores e turistas.
Uma das idéias de Fátima é criar uma espécie de patrulhamento motorizado. Vigilantes percorreriam os pontos mais movimentados da cidade, de moto, especialmente à noite, para inibir e conter a onda de criminalidade. Outras idéias podem ser adotadas.
Uma delas é a instalação de câmeras pela cidade, registrando atividades suspeitas e ocorrências. No futuro, as imagens destas câmeras poderiam ser interligadas com as câmeras que já existem em pousadas e residências. Mas este é um projeto mais caro.
Qualquer que seja a iniciativa da nova prefeita, o problema com a segurança da cidade só será resolvido quando todos – população, comerciantes, pousadeiros e donos de bares e restaurantes – se unirem para enfrentarem, juntos, este terrível problema.
Este blog já afirmou, em outros posts, que a questão da insegurança é um monstro que precisa ser combatido com eficiência, por toda a comunidade. Se isso não for feito, o monstro cresce e engole a todos – e aí o futuro estará definitivamente comprometido.
Chegou a hora de toda a cidade se organizar para enfrentar o monstro da insegurança pública. Entre nesta luta.

31 comentários:

  1. Muito Bem... Emanuel Neri, falou Muito bem sobre o assunto é isso mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ao prefeito e vise, porque tanto abandono ao um paraíso? várias obras inacabadas, insegurança e varias outras reclamações, principalmente em relação a saúde. será mesmo que a nova prefeita que nessa administração é vise vai reverte essa situação? pense bem! final de semana passado estive em são miguel e não vi nada de paraíso, oque vi foi italianos drogados gritando vários palavrões pela rua, esse será o novo turismo? oque realmente não presenciei foi um viatura policial! parabéns aos empresários, porque se não foce a iniciativa destes isso estaria muito pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quis dizer "Prefeito e viCe"?

      Excluir
    2. ela quis dizer é vise mesmo, víse?

      Excluir
  3. Todos os anos meus parentes de Goiás vinham passar as férias aqui. Como estou preocupada com a violencia sem solução pedi à eles para não virem este ano, quem sabe a violencia melhora um dia e eles possam voltar.
    Valdirene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdirene, o termo não é " a violência melhora um dia", nimguem em sã consciência quer que a violencia melhore e sim "acabe", ok. não leve a mal eu tambem erro muito. abraços de um anonimo

      Excluir
  4. Podem ficar por lá mesmo, não vão fazer falta nenhuma, só a você, aqui já está muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é mal educada e devia saber que nós mulheres sofremos muito mais com a violência
      Valdirene

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. como moradora há 15 anos de Sao miguel estou assustada com tanto roubo todos os dias uma casa é arrombada nessa cidade e o pior é que a policia nao consegue pegar esses ladroes porque durante a noite esses policiais dormem e os ladroes passam a noite acordado só roubando assim nao dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amogo falta mais policiais na cidade porque os poucos que tem, não tem condições de passar 24 horas sem sequer parar para tomar banho. Vamos lutar po mais policiais.

      Excluir
    2. os ladrões estão roubando em plena luz do dia prezada amiga!!!está um absurdo que agora nem os empreendedores que estavam querendo investir aqui já não virão mais pois a empresária que estava aqui neste fim de semana os representando foi roubada e não quer ver esta cidade nem pintada de ouro,que triste fim tivemos morremos na praia.

      Valdivia


      Excluir
  7. Emanuel Neri comenta. Depois de publicada a reportagem acima, os casos de roubo e arrombamentos se intensificaram em São Miguel do Gostoso. Várias pousadas foram vítimas desta onda de criminalidade - os clinetes, quase sempre, ficam sem dinheiro e objetos de valor. Há furtos também em residências e casas comerciais. A situação é muito séria. O pior é que não se vê a menor preocupação da Prefeitura em tomar alguma aitutude, junto a autoridades policiais, para enfrentar este sério problema. São Miguel do Gostoso está entregue às moscas. Somente alguns pousadeiros e donos de restautrantes tentam tomar algumas medidas. Mas, sem ajuda da Prefeitura e das asutoridades policiais, fica difícil combater os ladrões.Já que o prefeito não dá a mínima importância para esta questão, resta à comunidade se organizar para combater este terrível mal, que pode levar à ruína o promisso turismo de São Miguel do Gostoso.Com a palavra, a prefeita eleita. O que ela tem feito para se juntar aos que estão tendo prejuízos - seja donos de pousadas ou moradores da cidade - com esta criminalidade sem controle que tomou conta da cidade?

    ResponderExcluir
  8. Ontem estava por perto quando ouvi que uma pousada no Maceió havia tido um arrastão e uma das vitimas era uma empresária de fora que havia vindo investir na cidade. Estou com muito medo e não deixo minhas filhas adolecentes sairem sózinhas e já fiz orçamento para gradear minha casa toda inclusive as portas com o tal pega ladrão igualzinha minha casa em Natal. Minha irmã já foi assaltada e está com crise nervosa e não sai mais de casa. Emanuel, pelo que tenho lido acho que Gostoso deve ser uma das cidades mais violentas do nosso estado. Vou à Natal uma vez por semana e o povo comenta 'lá é muito violento né' Que pena, parece que Gostoso morreu na praia e nem chegou a ser a tal 'nova Pipa' que tantos falaram. A cidade pede socorro. Uma irmã minha que saiu de Gostoso e foi trabalhar em São Paulo há 11 anos atrás queria voltar e meu irmão riu e disse que Gostoso estava igual à São Paulo. Que pena Gostoso agora sair na midia nacional não como um paraíso mas sim como uma cidade violenta. Obrigada Emanuel pelo espaço que vc me deu aqui para desabafar. Um abraço
    Maria S. Neves

    ResponderExcluir
  9. Está um absurdo a segurança da nossa cidade, e o povo não tem nenhuma reposta do poder Público Municipal através da pessoa do sr. Prefeito Miguel Teixeira, hoje em Gostoso é só alguém saber que você está com algum dinheiro, no outro dia você é assaltado, e não é só roubo a residências não minha gente, os cabras de péia esses vagabundos estão metendo a faca mesmo, para matar as pessoas, a que ponto nosso ponto está chegando, não temos mais tranquilidade, as pessoas bôas da nossa terra tem até medo de sair durante a noite, e será possível que as autoridades deste Município, digo melhor o poder Público Municipal não tome as providências, chegamos a um final de ano, onde as famílias muitas vezes querem sair ir a um restaurante se divertirem um pouco, mas já temem em sair porque verem a hora quando chegar em casa não encontrar nada, Gostoso hoje é uma das cidades do litoral Norte, mais visitas, pela grande quantidade de turistas que aqui chegam, mas com esses acontecimentos dessa onda de roubos e agressões, a nossa cidade vai perder muito com isso, caso não se tomem as providências, acorda senhor Prefeito, o povo está pedindo arrego, estamos entregues as moscas, pior aos ladrões que a cada dia que passa assaltam muitos mais, eita "Trabalho e Compromisso" sem futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso amigo. É tão facil roubar, assaltar em Gostoso que cabra da péia nenhum vai desistir daqui. Sair e deixar a casa sózinha nem pensar, amigos meus que tem que trabalhar estão pedindo para parentes passar o dia nas casas para não voltar e encontrar a casa sem nada. Está ruim viver aqui.
      Evandro

      Excluir
  10. Olhem só a vergonha que conseguimos chegar.

    »S.O.S...
    São Miguel corre o risco de perder seu charmoso complemento: Gostoso. Paraíso que atrai turistas do mundo inteiro, principalmente pelos ventos favoráveis à prática de kitesurfe, por exemplo, vem sofrendo ação de bandidos, misteriosamente.

    »...Para Gostoso
    Em menos de dois meses, foram registrador cerca de doze arrombamentos em apartamentos e chalés de pousadas, sem deixar vestígios. O alvo são os pertences de turistas. Levam dinheiro, máquinas fotográficas, filmadoras, notebooks, passaportes, etc. Empresários estiveram ontem em Natal para solicitar providências à Segurança Pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JÁ PASSOU DA HORA DA GENTE COMEÇAR A GRITAR POR SOCORRO PARA NOSSA CIDADE.cOMO NUMA COMUNIDADE DE 5 MIL HABITANTES NÃO SE ENCONTRAM OS CULPADOS????,ESTÁ NA HORA DE REAGIR GENTE,ISTO NÃO É cOPACABANA E É MUITO MAIS FACIL ACABAR COM A VIOLENCIA QUANDO SE TEM VONTADE POLÍTICA,,,,URGENTE SOCORRO PARA SÃO MIGUEL DO GOSTOSO ANTES DE SUCUMBIR O MATAREM ALGUÉM...MUITO MUITO TRISTE ISTO!!!!


      jOSICLEIA

      Excluir
  11. OS EMPRESARIOS DESSA CIDADE SO QUEREM GANHAR DINHEIRO...PORQUE NAO INVESTEM EM SEGURANÇA..... MONITORAMENTO.... PORQUE NAO GERAM EMPREGO CONTRATANDO SEGURANÇAS ..PESSOAS DA NOSSA CIDADE...... ESTÃO PAGANDO O PREÇO...

    ResponderExcluir
  12. É preciso que a nova Prefeita eleita não deixe a nossa cidade e Município como está no abandono, que apartir do dia primeiro de Janeiro ela procure ampliar o quadro de policiais destacados em nosso Município colocando esses homens na rua, não só durante o dia mas principalmente durante as noites, e para isso é preciso o apóio do poder Público Municipal aos policiais, como tembém que a semnhora Prefeita conserte esse calçamento da nossa cidade, é vergonhoso o abandono em que se encontra, s saúde está um colapso, só alguns dias tem médicos na maioria não tem, falta medicamentos para distribuição aos atendimentos da nossa população, nas ruas o lixo a cada dia que se passa aumenta muito mais, e são muito os fatores que precisam ser revistos em nossa cidade, pois o atual governo do Trabalho e Compromisso, deixou muito a desejar.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Emanuel, essa materia falou a realidade e a verdade da situação de nosso municipio e que só será resolvida com todos trabalhando em conjunto e unidos com um unico objetivo, que é o bem de Gostoso. Não devemos procurar culpados e sim soluçoes para solucionar esses ocorridos.

    ResponderExcluir
  14. Nós mulheres estamos com medo de estupro, porque quem rouba facilmente estupra e mata.Eu que não fico mais sózinha em casa. Como ficarão nossas filhas nesse inferno que virou esta cidade? As pesssoas falam em andar armado na rua e eu só acho que vai piorar a situação isso aqui pode vira um bangi bangi.
    Ana do Balaio

    ResponderExcluir
  15. Acho que as mulheres tem medo de denunciar os estupros e o medo já se espalhou em Gostoso.
    Edney Silva

    ResponderExcluir
  16. Realmente essa situação está comprometendo em muito o turismo da nossa cidade. O que tenho a dizer é que o gado só procura o pasto bom, e Gostoso esta sendo um pasto ideal pra essa cambada de marginal que tá vindo se juntar com os que aqui já tem.Os turistas estão indignados tenho tido contato com alguns e é por uma boca só que estão com medo e não pretendem retornar a Gostoso. Nós nativos estammos sendo vítimas também, pois esses marginais não fazem destinção alguma o que querem e tomar o que é dos outros. Que as autoridades acordem.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o Edney e o Anônimo acima. Marginal não livra nem a mãe então achar que eles só atacam turista é um erro e depois que essa cambada de marginal safado se acomodar aqui isso vai virar um inferno. Quanto aos estupros Deus nosso Senhor que guarde nossas familias.
    Estou com vergonha da minha cidade.
    João J. Lima

    ResponderExcluir
  18. Pra marginal eu tenho é bala já que as providências não são tomadas pelas autoridades, se um dia errarem o caminho e forem no meu rancho, nego se arrepende, desaparece do mapa, não vou livrar a cara ninguém, mas quando o primeiro caso acontecer, tenho certeza que muitos irão pensar antes de invadirem novas residencias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prefeita em comemoração a sua diplomacia, fez uma passeata na cidade, ao toque da musica de Roberto Carlos " ESSE CARA SOU EU" somente não entendi quem é o cara?
      A diplomacia foi pra ela ou ele?

      Excluir
    2. Amigos, Galinhos no RN o prefeito assumiu, porém ele perdeu o mandado dois meses após a posse, isso foi fato.

      Excluir
  19. Mas aqui a história é diferente, em Galinhos ele só perdeu o mandato, porque deu material ao povo e foi comprovado pois constava a sua assinatura, e aqui só existe o desespero da oposição, porque ficou devendo muito a certas pessoas, e pelo menos que dá alguma esperança.

    ResponderExcluir
  20. Amigos de Gostoso, vejo qão grandes são as preocupações do senhores com relação a segurança do município. É triste dizer, mas, não vai melhorar em nada, não vai mudar em nada, caso não haja empenho principalmente por parte dos empresários da cidade em fortalecer os meios de segurança.

    Botem na cabeça de vocês, que para aumentar o efetivo policial da cidade, só pagando, e isso todos já demonstraram que não querem e não tem nenhum interesse de mudar isso. Cobram dos policiais que investiguem, façam e aconteçam, mas na verdade querem que seus desejos de reaver seus bens ou seus interesses particulares sejam prontamente atendidos.

    Já presenciei em festas que se paga a quantia de R$ 600,00 por uma simples galinha mal cozida, mas ninguém quer dar R$ 100,00 para trazer um policial para fazer um serviço extra na cidade. Nenhum policial vai sair de sua casa para trabalhar " por amor", ou seja, de graça em lugar nenhum, quanto mais numa cidade de pessoas arrogantes que na maioria das vezes os trata com desprezo e indiferança pelo simples fato de estarem desempenhando uma função que como se diz no popular " PERTO INCOMODA, LONGE FAZ FALTA".

    Imaginem que com R$ 600,00 poderíamos trazer seis ( 6 ) policiais para aumentar, ou pelo menos, dar uma melhor sensação de segurança, não é verdade? O efetivo policial da cidade é pequeno. O que dois policiais por dia podem fazer numa cidade deste tamanho? Vamos agir, cair em campo, em vez de ficarmos apenas nos escondendo atraz de palavras...

    ResponderExcluir
  21. Essa falta de segurança vai continuar na próxima administração, isso todos podem esperar, primeiro porque o poder Público Municipal não quer ter despesas com o quadro de policiais de nossa cidade, e hoje como nós sabemos se não tiver uma contrapartida e boa da Prefeitura fica difícil de organizar a segurança do nosso Município, vamos esperar, mas tudo indica que vai ficar como antes no quartel de abrantes.

    ResponderExcluir