sábado, 22 de dezembro de 2012

Ministério da Justiça promete medidas para combater a onda de insegurança em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Tem novidade sobre as ações para controlar a onda de insegurança pública em São Miguel do Gostoso. Na última semana, este tema bateu à porta do Ministério da Justiça, que promete uma série de medidas para dar tranquilidade a moradores e turistas da cidade.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) se reuniu, em Brasília, com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, responsável por políticas adotadas para reforçar a segurança pública nos Estados. A Secretaria de Segurança Pública é subordinada ao Ministério Justiça. 
Fátima Bezerra (foto acima) entregou à secretária de Segurança dossiê elaborado pelo Comitê de Segurança de São Miguel do Gostoso.  Após ler o dossiê, Regina Miki ligou para o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, para saber as providências que já tinham sido adotadas adotadas no combate à insegurança pública local.
Além de prometer ações específicas para São Miguel do Gostoso, a secretária nacional de Segurança se colocou à disposição das autoridades policiais do Rio Grande do Norte para reforçar o esquema de segurança na cidade. Quer adotar medidas para o Estado.
Uma das propostas de Regina Miki é incluir o Rio Grande do Norte, em especial a faixa litorânea do Estado, no programa Brasil Seguro, que já atua em alguns Estados.
O Programa Brasil Seguro foi implantado este ano em Alagoas, onde eram preocupantes os índices de criminalidade. Este programa é executado com políticas públicas e ações da Força de Segurança Nacional, que é do governo federal.
A exemplo de Alagoas, o Rio Grande do Norte também vive sérios problemas de segurança. Há focos de insegurança pública em várias regiões, agravados com o descaso das autoridades estaduais com uma política efetiva de segurança pública.
Por onde passa, o Brasil Seguro tem contribuído para reduzir índices de criminalidade. Mas Fátima Bezerra acredita que a mobilização da sociedade, como acontece em São Miguel do Gostoso, é fundamental para enfrentar esta questão.
“Para que estas iniciativas prosperem, é imprescindível manter acesa a chama da mobilização social e política.Esta mobilização tem que envolver sociedade civil, poder público e aqueles/as que venham a somar nesta luta por uma segurança pública cidadã”, diz Fátima.
Além da ação de Fátima Bezerra junto ao Ministério da Justiça, há muitas outras iniciativas adotadas para controlar a onda de insegurança em São Miguel do Gostoso. As polícias militar e civil do Estado adotaram medidas para enfrentar esta situação.
Além da troca do comando do policiamento local, haverá reforços de policiais e de ações de investigação para que sejam descobertos os focos da onda se furtos e arrombamentos que vinham ocorrendo em pousadas e residências da cidade.
O Comitê de Segurança de São Miguel do Gostoso tem discutido ações para integrar o sistema de segurança – de câmeras e vigilantes – que já existem em pousadas e residências. A prefeita eleita, Fátima Dantas, também está envolvida neste debate.
A polícia pediu à prefeita eleita que transfira a delegacia para uma casa na rua central da cidade, onde terá mais visibilidade sobre a segurança local. Outras medidas estão sendo adotadas para que São Miguel do Gostoso seja mais seguro.
O importante é que a cidade – e ai incluindo a nova administração municipal, o Comitê Segurança e a comunidade local – se mantenham em permanente alerta e constante mobilização para que São Miguel do Gostoso volte a ser o paraíso de antes.

9 comentários:

  1. São MIGUEL DO GOSTOSO.E CONHECIDA COMO A CIDADE DOS COMITÊS, A CIDADE DAS ASSOCIAÇÕES, A CIDADE DOS CONSELHOS. A PREFEITA ELEITA ESTÁ EQUIVOCADA, A QUI EM GOSTOSO JÁ EXISTE O CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO.A SENHORA FAFÁ SÓ A PRESENTOU PROPOSTAS A ONDE ELA NÃO TEM O PODER DE RESOLVER O PROBLEMA..EX: SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE DO ESTADO. GOSTOSO ESTÁ PRECISANDO MESMO E QUE O MINISTÉRIO PUBLICO TOME PROVIDENCIAS EM RELAÇÃO AO NEPOTISMO DA FUTURA ADMINISTRAÇÃO. EX: SOBRINHAS, CUNHADAS ETC...

    ResponderExcluir
  2. Vemos no Brasil a fora a onda de insegurança que toma conta das cidades, fato esse que não se prende mais as grandes cidades. Temos também exemplos de cidades em que moradores, empresários e autoridades se uniram para enfrentar o crime, e deu certo.cabe as Autoridades fazerem seu papel, mas também cabe ao cidadão fazer sua parte e colaborar, deixar de ficar apenas nas esquinas comentando a desgraça dos outros e ser participativo mesmo que anonimamente, mas denunciar. A nossa cidade tá pra se tornar a maior potência turística do RN, e todos ganham com isso, ganha o empresário, ganha o funcionário que tem seu emprego garantido, ganha o barbeiro, ganha a cabeleireira, o açougueiro, o mecânico,o dono do mercadinho, etc, etc...Já é hora de dar um basta nessa cambada de vagabundo que só quer tomar o que os outros conseguem com suor e trabalho.
    Anchieta PM

    ResponderExcluir
  3. Muita gente que é assaltada, acada por não denunciar por medo. Eu até compreendo, mas... assim os ladroes nunca serão pegos. DENUNCIE E FAÇA O SEU PAPEL!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a tod@s, essa noticia acima é ótima, tem que ser feito assim, a sociedade organizada a procura de um bem, e esse bem é comum a todos, tem que ter comitê, conselho,fórum etc e etc, sim é um meio que a sociedade si organiza e procura o que é bom para todos, essas representações exitem e são representadas por moradores, empresário, poder público de toas esferas, ai sim si discute e chegamos a um concensso, parabens ao comitê de segurança, que até hoje não teve participação do poder público executivo e legislativo, mas creio que agora deva ter (até por que na gestão passada bem presente, os representantes do poder público só eram fachadas pois infelizmente o gestor é um burocráta, centralizador), mas tudo bem. parabens para todos que fazem a nova administração. sim para lembra ao revoltado acima, existe um conselho sim, mas nunca foi ativado e de 97 para 2013 são 16 anos e como tods sabem ja não existe mais. Parabens prefeita pela sua explanação, e pela apresentação da nossa secretária de turismo (depois eu mi identifico)

    ResponderExcluir
  5. E seu Anchieta vc tá certo, vale acrescentar que parece que a reunião com o comando da Polícia militar, a mudança do sargento Sidney,a reunião com autoridades e empresarios não adiantou em nada, ontem aconteceu outro arrombamento na casa de um morador de nome Rafael, e quando procuraram a polícia, vc acredita emanuel que só tinha UM(01) PM de serviço? coitado, uma adorinha só não faz verão,e mais uma vez os lá de cima só sabem é fazer promessas, sabe por que fazem isso? Não estão preocupados com a segurança dos outros pois eles tem a deles. usam o próprio estado para isso, e viatura do BOPE e tudo na casa deles.Se não houver um aumento do efetivo de PM e implantar um trabalho intensivo de policiamento, a Polícia civil cumprir o seu papel, lamentavelmente vai ser de mal a pior.
    Carlos Lamarques

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Sr. Anchieta. Todos somos responsáveis também com a segurança do nosso municipio. Parabéns aos que estão filmando pessoas e situações suspeitas e as bocas de fumo também. Vai ficar ruim para os usuários de drogas sendo filmados indo comprar seu vicio. É só um aviso que São Miguel do Gostoso não é mais aquele 'paraíso' para viciados e ladrões porque tem muita gente de olho e os contraventores pagarão pelos seus crimes. Ninguém mais vai ficar impune. Nós da população do bem vamos vencer!!
    João Souza

    ResponderExcluir
  7. Tá bom de trazer as forças armadas americanas, ou povinho para creditar em promessas.

    ResponderExcluir
  8. É isso aí João, acabou o 'paraíso' dos marginais e ladrões safados. Vamos denunciar!!!!!
    Zequinha

    ResponderExcluir