domingo, 16 de dezembro de 2012

Corinthians ganha bi-campeonato mundial de futebol no Japão; vitória da superação e da raça corintiana



Por Emanuel Neri
E aquilo que poucos acreditavam – a não ser a fiel Nação Corintiana – acabou acontecendo. O glorioso Corinthians foi Campeão Mundial na manhã deste domingo (16/12), vencendo o poderoso Chelsea, da Inglaterra, por um a zero.
Mais do que o apertado resultado do jogo, o que valeu mesmo foi a superação corintiana. Time sem grandes estrelas, mas com um esquema tático e disciplinar impressionante – e foi com isso que ganhou os principais títulos de futebol que disputou, nos últimos anos.
Foi campeão de São Paulo, do Brasileiro, da Libertadores da América – e finalmente bi-campeão do mundo, em jogo disputado em Tóquio, no Japão.
O Corinthians é time de massa – mais de 50% dos torcedores paulistanos torcem por ele; o resto torce pelos demais clubes. É também, junto com o Flamengo, o time de maior torcida do Brasil – segundo o DataFolha, 17% da torcida brasileira é corintiana.
Este também é o time da Gaviões da Fiel, maior torcida organizada de São Paulo – que tem até escola de samba -, de São Jorge, o santo guerreiro e protetor corintiano, do gavião, símbolo do time, e do “bando de loucos”, como é chamada sua torcida.
O Corinthians é também um time que vai da classe A à classe Z, mas com maior predominância nas camadas populares da sociedade. É também o time do ex-presidente Lula, corintiano disposto a fazer tudo para ver seu time brilhar.
Este é o clube de futebol que tem mais a cara do Brasil. O Corinthians é mestiço, mulato, preto e também branco - é o time de todas as raças e de todos os credos.
Desde o encerramento do jogo deste domingo pela manhã, não param de aparecer na mídia análises sobre o êxito do Corinthians. Mas o que pesou mesmo foi a determinação do time. O Corinthians é um time preparado para ganhar títulos.
Aqui e acolá, um ou outro título pode escapar, mas o Corinthians é um time focado em vitórias. E foi assim que ganhou todos os títulos de futebol do Brasil e do mundo.
O Chelsea tem muito mais estrelas e muito mais dinheiro. Mas, na hora do vamos ver, vence a garra. Esta vitória vai ser vista, daqui para a frente, como um exemplo de superação – se você quer, pode ganhar até títulos que parecem impossíveis.   
E o Corinthians tem também uma torcida fenomenal. Que time do mundo é capaz de levar mais de 20 mil torcedores para o Japão, que fica do outro lado do mundo, para acompanhar um jogo de futebol? Pois a fiel torcida corintiana foi capaz disso.
Dizem que São Paulo fica mais feliz quando o Corinthians ganha. Desta vez o Brasil inteiro ficou feliz – o país acordou cedo para torcer pelo Corinthians. Até em São Miguel do Gostoso (RN) os fogos explodiram para comemorar a vitória corintiana.
Veja, abaixo, links com análises sobre a vitória corintiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário