quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Carros com som altíssimo, do tipo "Paredão", abusam do direito ao sossego em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
O que leva uma pessoa a achar que tem o direito de ligar um sonzão na maior altura e sair por aí tirando o sossego de tantas outras pessoas? Em São Miguel do Gostoso, é cada vez maior o número de carros, com som altíssimo, nas ruas da cidade.
Geralmente estas caixas de som são colocadas na carroceria de uma caminhonete ou no porta-malas de um automóvel. E aí param em um lugar de maior movimentação da cidade e tome som, estridente e insuportável, causando incômodos a todos.
No último sábado, uma caminhoneta estava estacionada próxima à entrada da praia da Xepa. Caixas enormes na carroceria, com luz neon, e um som de enlouquecer qualquer um. Quem mora ali por perto com certeza não pôde dormir à noite.
No domingo, véspera do Natal, havia carros semelhantes em vários pontos da cidade. Um deles estava estacionado diante de uma casa, no Maceió, próximo à praça dos Anjos. Algumas pessoas bebiam e dançavam na calçada. Os vizinhos que se lixassem.
Esta praga do som alto de carros está espalhada por todo o Brasil. Em São Paulo, este tipo de má educação urbana é duramente reprimida pela polícia, pois além do abuso do som, geralmente é ponto de venda de drogas e de prostituição. Chama-se isso de “Pancadão”.
Aqui em São Miguel do Gostoso costuma-se chamar estes carros equipados com som abusivo de “Paredão de som”. Os proprietários destes veículos não têm o menor respeito pelos vizinhos. Acham que o mundo é só deles – e tome som alto para todos.
As leis brasileiras proíbem este tipo de abuso. A polícia tem obrigação de intervir e, se houver resistência, a lei manda apreender o equipamento de som e abrir boletim de ocorrência para apurar as responsabilidades por este tipo de desrespeito.
A polícia de São Miguel do Gostoso tem que proibir este abuso. No último sábado, na entrada da praia da Xepa, uma viatura policial passou pelo local, viu o carro com  caixas de som e luz neon, mas o som continuou estourando os ouvidos dos vizinhos.
Uma cidade que quer ser civilizada não pode permitir este tipo de desrespeito. São Miguel do Gostoso não é uma terra de ninguém, onde cada um se acha no direito de botar seu som na maior altura, sem se preocupar com o incômodo dos vizinhos.
O pior é que há carros de conhecidos comerciantes da cidade equipados com este tipo de som. No último final de semana, uma caminhonete de uma casa de material de construção foi vista com estes equipamentos na carroceria. Um péssimo exemplo.
Se estes comerciantes continuarem a abusar do som altíssimo, é hora de a população começar a boicotar seus estabelecimentos. Este blog ficará muito atento para estes senhores – muitas vezes são filhos dos comerciantes – que se acham donos do mundo.
Esta semana terá mais uma reunião do Comitê de Segurança da cidade com o comando do policiamento da região. O desrespeito com o som alto será um dos temas. São Miguel do Gostoso não pode continuar convivendo com esta desordem.
Pergunta: por que estas pessoas que querem se exibir para a população com seu som estridente e abusivo não usam este barulho ensurdecedor só para elas? Ponham fones de ouvido e estourem seus ouvidos, mas, por favor, poupem os ouvidos alheios
Além dos carros com caixas de som, São Miguel do Gostoso tem também o abuso do som alto em bares e casas de show. É um velho problema, que deve continuar sendo combatido. E a população tem que se queixar à polícia no primeiro sinal de abusos.
Repetindo mais uma vez. São Miguel do Gostoso tem um calendário, aprovado pelo Judiciário, onde o som pode ir até mais tarde. São nas festas de reveillón, Carnaval, aniversário de emancipação da cidade dia do padroeiro, em setembro.
Fora deste calendário, o som está proibido depois da meia-noite. O pior é que muitos destes bares e casas de shows estão na avenida dos Arrecifes, próximos do  principal posto de saúde da cidade – onde há doentes e idosos que querem descansar.
Espera-se que a polícia e a nova administração de São Miguel do Gostoso, que toma posse no dia 1 de janeiro, tenha um maior controle sobre estes abusos. Caso contrário, a cidade vai pro buraco – e vira terra de ninguém, onde não há menor respeito pelos outros.  

12 comentários:

  1. São abusos mesmo Emanoel, eu estava na pria com um sobrinho meu de 03 anos ele estava brincando na parte de cima da praia pois a mesma estava muito cheia, quando de repente vem um bugre em sua direção, eu corri dei com a mão para eles passasem mais distante do garoto, e eles não obedeceram passando muito próximo ao garoto, era um casal que ainda passaram tirando onda como se aquilo fosse normal, eu fiquei com muita raiva, mas procurei me controlar, espero que fatos dessa natureza não venha mais a acontecer e que as autoridades tomem as providências cabíveis.

    ResponderExcluir
  2. Som é assunto de saúde pública porque faz mal à saúde. Que tal darmos de presente à essas pessoas que colocam o som alto do carro um headfone para eles colocarem no máximo e ficarem surdos rapidamente. Agora fica impondo o seu gosto musical, sou daqui de Gostoso mas odeio forró como muitas amigas minhas e me sinto dentro da casa desses doidos tendo que ouvir o som que eles querem. Esses homens não tem masculinidade para mostrar aí colocam o som alto.
    Joselma

    ResponderExcluir
  3. Parece-me que a falta de atitude das autoridades competentes, estão deixando o ser humano tornar-se cada vez mais irracional. Como você bem frisou caro colega, geralmente onde há paredão, há droga e também prostituição. Precisamos nos unir para lutar pela civilização do nosso povo. Caso contrário, aonde isso vai parar?
    touros1501@gmail.com
    www.touros1501.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Joselma,,,

    a prefeitura podia dar de presente os headfones para esses babacas que se acham donos do mundo,quero ver se na hora H são bons mesmo e um supermercado também tem abusado deste som alto,está hora do povo agir ,não basta o que tivemos que aturar durante as eleições,agora vão recomeçar a bagunça????Temos que sair as ruas para reclamar
    desta falta de respeito com a saúde pública


    Josineide

    ResponderExcluir
  5. Hoje ,ultimo sábado do ano este supermercado usou e abusou do som alto de novo(,é uma total falta de respeito aos visitantes do Reveillon,será que a Segurança Nacional vai fazer parar o som alto desta gente que não entende que está perdendo clientes por causa disso????

    Josineide

    ResponderExcluir
  6. Boa Josineide, concordo com você. Esse mercado aí que vc falou não vai ver meu dinheiro, ando mais longe mas não compro lá, até ele respeitar a minha saúde auditiva e da nossa população. Saúl sentiu na pele o que é desrespeitar a saúde do povo. minha mãe idosa fica nervosa quando esse som altíssimo desse carro do tal mercado passa em frenta a minha casa fazendo propaganda aliás me obrigando a ouvir dentro da minha casa quando estou com minha mãe deitada a tarde quantos anos ele trabalha e tudo mais. Respeito é bom e o povo gosta !!!
    Carol

    ResponderExcluir
  7. Vamos para de compra neste mercado ,estão abusando com os ouvidos dos inocentes que tem que aguenta tanta bagunça e gritaria desses irresponsáveis,vamos anda mais e não comprar neste mercado barulhento!!!.

    Ariadne

    ResponderExcluir
  8. Emanuel Neri comenta. Nos últimos dias, vários leitores do noBalacobaco se manfestaram, sempre de maneira crítica e negativa, a um supermercado da cidade que faz o maior barulhão, todas as manhãs, anunciando seus produtos e promoções. É bom a direção deste supermercado ficar mais atenta. Não é no grito, com carros de som em volume altíssimo, que se conquista a simpatia dos consumidores, o que poderia se transformar em maiores vendas do supermercado. Pelo contrário. O tiro pode sair pela culatra. O supermercado em questão pdoe perder clientes - e é isso o que as pessoas estão ameaçando neste noBalacobaco. Sinal de que muita coisa em São Miguel do Gostoso está mudando. As pessoas estão mais atentas para quem abusa do limite dos seus ouvidos. E isso vale tanto para supermercados como para outros comerciantes da cidade - e aí o dono de um restaurante que vende frango assado é bastante citado - ficarem mais atentos, porque a população estará cada vez mais atenta. Ninguém suporta mais o abuso de proprietários irresponsáveis de carros, que param seus veículos em pontos da cidade, com caixas de som em volume altíssimo, e ninguém tem mais sossego. A polícia está atenta para estes abussos. Basta ligar na polícia e pedir providências. Fique atento. Não permita que estes irresponsáveis do som alto atrapalhem seu descanso. Ponha a boca no mundo. Chame a polícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLE PARA DENTRO DE CASA OKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  9. Ao dono do mercado. Não faça barulho porque nossos ouvidos não são p.. e sim trabalhe bem, tenha bons funcionários para nos atender e bom preço. Aí você conseguirá o que quer. O povo de Gostoso não é mais aquele que acredita em propaganda, o povo quer qualidade e preço. Portanto nota zero para seu barulho infernal.
    Zé Mauro

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo usam o som nas maiores alturas, e olha que estão fazendo bingo as vezes que querem sem a permissão da justiça, tem gente que quer subir de todo jeito.

    ResponderExcluir
  11. Eu só quero e ver se pelo carnaval a nova administração vai entrar na onda dos donos de pousadas, que não querem quer as bandas toquem durante toda a noite, prejudicando assim centenas de pessoas do nosso Município que colocam suas barracas para ganharem os seus sustentos durante o período carnavalesco, e olha minha gente isso só tem acontecido aqui em nossa cidade, será que o nosso verdadeiro povo eleitores deste Município não mereçam isso? ou só os empresários e que merecem, fica aqui o meu comentário e que a nossa Prefeita possa ajudar neste sentido a classe mais carente durante o período do carnaval que se aproxima.

    ResponderExcluir