domingo, 23 de dezembro de 2012

Carnaval de São Miguel do Gostoso será aberto dia 19 de janeiro, com a tradicional Banda da Ribeira



Por Emanuel Neri
E em 2013 o carnaval de São Miguel do Gostoso vai começar mais cedo. No dia 19 de janeiro, um sábado, a Banda Independente da Ribeira vai abrir os festejos carnavalescos. Sai às 17hs, da praia do Maceió, e chega à praia da Xepa ás 21h.
Antes de chegar à Xepa, a Banda da Ribeira, como é mais conhecida, percorrerá várias ruas da cidade. Fará o mesmo percurso de outra banda da cidade, as Descoladas da Madame Chita, que sai também do Maceió, no sábado de carnaval.
Leonardo Godoy, um dos pioneiros do turismo de São Miguel do Gostoso, é o fundador da Banda da Ribeira. Ele coordena a vinda da banda de Natal – Ribeira é um tradicional bairro da cidade – e teve apoio da prefeita eleita e de empresários locais.
Segundo Leonardo, a Banda da Ribeira (foto acima) é puro carnaval. Fundada em 1999, sai em Natal toda sexta que antecede o carnaval. Composta por 35 membros – a maioria com instrumento de sopro -, não toca axé e outras músicas de sucesso do carnaval.
A Banda da Ribeira faz carnaval de raiz. Toca marcha, frevo, samba e rancho – músicas mais tradicionais do carnaval brasileiro. “A banda surgiu com o compromisso de respeitar a memória poética e sentimental, revitalizando a tradição e alegria do carnaval de rua”.
Quem diz isso é Haroldo Maranhão, conhecido por “general da banda”. Trazer a Banda da Ribeira a São Miguel do Gostoso, segundo Maranhão, tem como objetivo “estimular e resgatar a cultura”, levantar o carnaval à moda antiga.
Mas sem deixar de se respeitar a modernidade de outras bandas existentes”, afirma Maranhão.
Detalhe. Para que a Banda da Ribeira venha a São Miguel do Gostoso, há despesas que têm que ser pagas pelos coordenadores da festa. Além da ajuda da prefeitura, Leonardo está solicitando colaboração de empresários locais para cobrir estes custos.
É importante que a comunidade local – principalmente comércio, pousadeiros e donos de restaurantes – colaborem com esta interessante iniciativa.
É certo que a banda vai atrair muitos turistas, principalmente de Natal, a São Miguel do Gostoso. Então recomenda-se que todos colaborem. A prefeita eleita, Fátima Dantas, quer incorporar o desfile desta banda no calendário carnavalesco da cidade.
O desfile da banda coincide com a altíssima temporada de verão em São Miguel do Gostoso. Turistas de todas as partes do Brasil – e do exterior – também devem acompanhar a banda pelas ruas da cidade. Isso é muito bom para o turismo local.
A banda vai sair da praça diante da creperia Madame Chita, na praia do Maceió. Ali, também serão vendidas camisetas para ajudar com as despesas da banda. Outra atração deste evento: vai sair também o local e tradicional Bloco dos Papangus.
Todos os anos, o Bloco de Papangus – pessoas que se fantasiam com o objetivo de não serem identificadas – sai no sábado, antes do carnaval. Muita gente da cidade gosta de se vestir de papangus para sair dançando pelas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário