segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Bolsa Família treina auxiliares de cozinha para o mercado de trabalho em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Ainda tem muita gente no Brasil que critica o Bolsa Família – o programa de transferência de renda criado pelo governo Lula, em 2004. Há quem o chame de “bolsa esmola” e diga que o programa cria uma geração de preguiçosos no Brasil.
Na ultima quarta-feira (12-12), em São Miguel do Gostoso, o Bolsa Família provou que uma de suas metas é preparar seus beneficiados para aprenderem uma profissão, começar a ganhar salários e deixar a dependência deste programa assistencial.
Pelo menos 35 mulheres e um homem vindos do Bolsa Família participaram de um curso de auxiliar de cozinha. Foram 200 horas de treinamento, coordenado pelo Senac. O treinamento é patrocinado pelo Pronatec, programa do governo federal para treinar mão de obra.
Em São Miguel do Gostoso, o Bolsa Família está preparando 126 pessoas entre seus cadastrados para o mercado de trabalho. São diversas profissões, mas todas com o objetivo de preparar estas famílias e tirá-las das dependência do Bolsa Família.
No caso das auxiliares de cozinha, impressiona a qualidade da comida preparada por elas. Na noite da quarta-feira, elas fizeram um jantar para donos de pousadas e de restaurantes de São Miguel do Gostoso. Pela qualidade da comida, foram aprovadas.
Havia vários tipos de comida -carnes, frutos do mar e massas.  Todos de excelente qualidade. A sobremesa também era de primeira. Estas senhoras – e o homem que também participou do curso – estão prontas para entrarem no mercado de trabalho.
Pena que a divulgação deste evento tenha sido pouco eficiente. Nem todos os donos de pousadas e restaurantes da cidade estavam presentes. Mas é importante que o setor turístico tenha conhecimento de que há pessoas prontas para trabalharem.
O curso de auxiliar de cozinha com pessoas do Bolsa Família em São Miguel do Gostoso está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura local. No município há 1.300 família beneficiadas pelo Bolsa Família.
Estas auxiliares de cozinha estão habilitadas para trabalhar não só em pousadas ou em restaurantes, mas também em residências. Quem quiser contratá-las pode procurar a Secretaria de Assistência Social, rua Guajás, 118, telefone (84)-32634256.
Éspera-se que o setor turístico de São Miguel do Gostoso se envolva na luta destas pessoas que querem conseguir empregos e deixar o Bolsa Família. Quem fizer isso, estará ajudando estas famílias a saírem da dependência deste programa assistencial.
Principal programa social do governo Lula, o Bolsa Família assiste a 3,7 milhões de famílias. Há algumas condições para que as famílias permaneçam no programa, como manter todas as crianças na escola e fazer exames regulares de saúde.
Quando as famílias atingem um determinado nível de renda, deixam o Bolsa Família. Por isso é que existem cursos de treinamento de mão de obra destas pessoas, a exemplo do que está acontecendo em São Miguel do Gostoso. Devem ter nosso apoio.
Já no governo Dilma Rousseff, o Bolsa Família foi ampliado, passando a atender mais crianças e com faixa etária maior (15 anos). A presidenta Dilma criou o Brasil Carinhoso, que faz parte de um programa mais amplo, chamado Brasil Sem Miséria.
Abaixo, links para você conhecer melhor o Bolsa Família e o Brasil Sem Miséria.

10 comentários:

  1. que bom que á prefeitura municipal teve essa iniciativa, pois o que vemos atualmente e um tremendo descaso com o serviço público.
    principalmente neste setor do bolsa família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È uma pena que foi pouco divulgado, mas para os fizeram uma boa portunidade, pode ser feito na área de construção civil um curso para mestre de obra, pintor, eletricista, azulezista...

      Excluir
    2. olhe, tem nomes de pessoas inscritas no BOLSA FAMILIA, que não são carentes, e nomes bem conhecidos na cidade,

      Excluir
  2. Mais uma vez a equipe da Assistência Social de São Miguel do Gostoso está de parabéns! Dentre as metas alcançadas destacam-se a baixa evasão, a satisfação dos usuários com os cursos selecionados pela secretaria e a possibilidade de inclusão produtiva imediata.

    ResponderExcluir
  3. realmente é verdade, o comentário do colega á cima. Pois sempre que procuro ser atendida neste setor, nunca encontro quem possa resolver meu problema... Fáfá tá na hora de colocar esse povo pra trabalhar. alias á karol tem que ir pra rua, pois não merece o cargo de assessora. fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inveja da Tecnica mais competente e linda do Mato Grande! E tu és de onde? A gente aqui de Gostoso não se expressa de forma oral ou escrita, mencionando o nome de um sujeito precedido de um artigo. Isto é coisa de gente que nem é da Bolsa Família.

      Excluir
    2. O que você faz tanto no setor? Está querendo receber o beneficio sem ter perfil ou não atendeu as condicionalidades? Deste jeito ninguém vai mesmo resolver seu problema!

      Excluir
  4. bom dia, quero aqui defender os profissionais do programa bolsa família neste município, sou novata na cidade mais no momento em que precisei fazer a transferencia do meu cadastro fui muito bem atendida por uma jovem, que agora não me lembro muito o nome mais acho que e elane, que marcou uma visita para que fosse realizado este trabalho. Quero dizer tb que o grande problema que tenho percebido é que várias mães tem colocado este beneficio como preferencia para o desenvolvimento de seus filhos, e não é bem assim precisamos mandar nossos filhos para a escola e acompanhar seu desenvolvimento educacional recebendo beneficio ou não algo em troca, afinal somos nós os responsáveis pelos nossos filhos..
    obss; julgar é facil, ficar com as responsabilidades dos outros é dificil né, fica a dica...
    MARIA

    ResponderExcluir
  5. Conforme solicitado é importante mencionar que o PRONATEC em São Miguel do Gostoso contou com a parceria da Secretaria de Assistência Social, considerando que os espaços e parte dos equipamentos e materiais para a realização de todas as atividades foram cedidos pela mesma, além do acompanhamento técnico das famílias oferecido pelo Serviço de Proteção e Atenção Integral às Famílias - PAIF. Na etapa realizada este ano foram beneficiadas 126 pessoas, com os cursos de Recepcionista, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Auxiliar Administrativo, Depilador e Auxiliar de Cozinha.

    Atenciosamente,

    Karol Lopes

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS KAROL..FELIZ NATAL..O SEU TRABALHO A FRENTE DA AÇÃO SOCIAL,E MUITO GRANDE. VOCÊ E A UNICA DA EQUIPE DE MIGUEL TEXEIRA, QUE TEM Q CONTINUAR NA ADMINISTRAÇÃO DE FAFÁ..

    ResponderExcluir