quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Suiça, Ana Raboud inplantou saúde ambiental em São Miguel do Gostoso; cidade reconhece trabalho



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso tem uma dívida muito especial com uma mulher que estará deixando a cidade no próximo sábado (15-12). Trata-se de Ana Raboud, uma suíça que mora na cidade há mais de 20 anos, que implantou métodos de saúde ambiental na cidade. 
Ana Raboud já fez de tudo por São Miguel do Gostoso. Foi pioneira no serviço de controle da vigilância sanitária da cidade e desenvolveu inúmeras atividades nas áreas social, esportiva e cultural. Esta valorosa mulher merece  homenagem especial da população local.
E a oportunidade de homenagear Ana Raboud (foto acima) será às 18hs da próxima sexta-feira, dia 14/12, na quadra de esportes da Praia da Xepa, quando haverá um concerto da Escola de Música organizada por ela. No dia seguinte, ela voltará para a Suiça.
Ela também foi homenageada, na manhã do último sábado, durante um jogo de futebol, no campinho próximo aos Correios. Eram dois times, formados por jovens de São Miguel do Gostoso e do assentamento do Paraíso - ambos criados por esta incrível mulher.  
Ana Raboud foi uma batalhadora incansável pela limpeza da cidade. Foi ela quem organizava mutirões para acabar com os tradicionais “monturos” – local, geralmente nos fundos de quintais, em que as pessoas acumulavam o lixo, inclusive orgânico, das suas residências.
Pode-se dizer que Ana Raboud introduziu na cidade conceitos de limpeza urbana que a cidade não conhecia. Ela mudou a educação da população em relação a hábitos mais saudáveis de convivência. Com ela, a cidade ficou mais limpa e a saúde melhorou.
O trabalho desenvolvido por Ana Raboud é admirável e ficará para sempre na história de São Miguel do Gostoso. As gerações futuras vão saber que esta mulher contribuiu para mudar a história da cidade, preparando-a para um futuro sustentável e mais saudável.
Graças ao seu incansável trabalho, as pessoas aprenderam até mesmo que não era saudável criar porcos, cavalos e outros animais em seus quintais. Também houve maior controle de cachorros soltos pelas ruas e de vacinas a animais domésticos.
Ana Raboud fez trabalhos incríveis para a cultura de São Miguel do Gostoso. Lembram do grupo musical “Manga Rosa”? E da Ascedeg, ong que atua na área esportiva, ambiental e cultural? Na banda de música, em times de futebol – em tudo ela metia a mão.
Incansável, ela organizou também inúmeros mutirões para fazer a limpeza nas praias da cidade. A limpeza, para Ana Raboud, era quase como uma obsessão. Por isso mesmo ela chegou a receber o título, pela população local, de “Ministra do Lixo”.
Esta suíça, que até hoje ainda fala português com um sotaque carregadíssimo, alternava longos períodos em São Miguel do Gostoso com férias na Suiça. Agora ela vai morar definitivamente em seu país – mas promete voltar para passar férias aqui.
Ana Raboud enfrentou algumas frustrações. Sua casa de madeira, que era a sua cara, na Ponta do Santo Cristo, foi vendida e ela teve que se mudar para uma outra casa, em Monte Alegre, próximo a São Miguel do Gostoso. Ficou muito isolada da cidade.
Sabe-se também que a atual administração municipal não teve a devida compreensão pelo seu trabalho, principalmente em relação à vigilância sanitária. Acumulou outras frustrações, mas sempre dedicou um amor incrível por esta cidade.
Independentemente destes contratempos, a população de São Miguel do Gostoso sempre teve um enorme respeito pelo trabalho de Ana Raboud. Sua dedicação por esta cidade merece ser reconhecida. É uma dívida que todos nós temos por ela.
Por tudo isso, é importante que São Miguel do Gostoso compareça na noite da sexta-feira ao concerto da Praia da Xepa, para agradecer pelo magnífico trabalho que Ana Raboud fez por esta cidade. Reconhecer este esforço é obrigação de todos.
Muito obrigado, Ana Raboud. Você fez muito por São Miguel do Gostoso.

15 comentários:

  1. Sugiro o nome de uma praça ou algum local para que o nome de Anne Rabou fique eternizado como forma de nosso povo agradecer seus feitos em nossa cidade. Merci Anne
    João Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com as "belas" praças que existem em nossa cidade, eu é que não ia querer meu nome batizando nenhuma delas. Além disso, por mais merecida que seja a homenagem, a legislação proíbe colocar nome de pessoa viva em bens públicos. Se conseguirmos manter a cidade limpa e organizada já será uma ótima homenagem.

      Excluir
  2. Merecida homenagem a Ana Raboud! Grande mulher! Eu fui participante do Projeto Manga Rosa quando adolescente, foi no Manga Rosa que aprendi tocar violão. É uma pena que, com a sua morada no seu país de origem, São Miguel do Gostoso não possa mais contar com a "batalha" dessa "gostosense" que é exemplo para tanta gente!

    ResponderExcluir
  3. Essa mulher sim, ela merece o carinho e o respeiro de todo o povo do nosso Município, Ana você tem o petriotismo com a nossa terra de São Miguel do Gostoso, quem não lembra desde quando você chegou aqui, e sempre foi essa mesma pessoa prestativa com a nossa população, muito preocupada com a nossa questão ambiental, e tantas outras, Gostoso deve muito a você Ana, apesar de não ter tido espaço de mostrar o seu empenho, sua garra, durante esses oito anos dessa atual administração, onde poderia ter ajudado muito mais, te admiro muito pela pessoa que você é, e tenho certeza que o povo do nosso Município, nunca esquecerá de você, parabéns Ana Raboud, saúde e felicidades.
    Jorge.

    ResponderExcluir
  4. Muito merecida essa homenagem! Ana, seu irmão Jean e sua cunhada Elizabeth Raboud, de fato dedicaram grande parte de suas vidas à coletividade. Fizeram muito por Gostoso, por Mãe Luíza (bairro de Natal) e por vários outros municípios do RN, sempre através da AACC e outras ONGs que eles ajudaram a criar e a manter. Sem dúvida, exemplos de vida a nos inspirarem. Muita saúde aos Raboud e muitos VIVAS aos homens e mulheres de boa vontade! Vamos todos, sim, prestigiar a despedida da Ana nesta sexta!

    Hildemar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí ildemar, nesses dia gostoso vai ter que fazer uma homenagem dessa é pra você, pessoas como vc e ana rabu e outras que tem aqui de fora muita vez faz mais pelo município que muita gente do lugar. Pode crer valeu. uma adimiradora sua

      Excluir
  5. realmente ela fez um ótimo trabalho aqui em nossa cidade...
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. EMOCIONANTE FALAR DESSA PESSOA QUE MUITO AJUDOU NO DESENVOLVIMENTO DE NOSSA CIDADE QUERIDA... É DE PESSOAS COMO ANNA RABOUD QUE PRECISAMOS CONTAR PARA QUE ESTA CIDADE NÃO PERCA O FOCO DE SER CADA VEZ MELHOR.SENTIREMOS SAUDADES DESSA MULHER GUERREIRA, OBRIGADA ANNA, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO ESTARÁ SEMPRE DE PORTAS ABERTAS PARA VC...SUCESSO..
    HELLAYNE RIBEIRO

    ResponderExcluir
  7. Merecedora homenagem a essa mulher que ama nossa cidade e muito, mas muito mesmo, fez por Gostoso. Que a semente que Anna plantou nos jovens gostosenses no passado e no presente próspere e dê frutos, e com certeza ela ficará satisfeita. Faço minha as palavras do nosso amigo João Carlos. Nada mais justo que eternizar o nome de Anna em algum monumento, praça, ou algo parecido, para que as gerações futuras saibam quem é essa mulher que. Nós que convivemos com ela temos o dever de passar para as futuras gerações o exemplo dessa guerreira. Que tal o seu blog encabeçar esse movimento Emanuel?
    Anchieta policial

    ResponderExcluir
  8. Anne Raboud contrubuiu muito e ainda contrubui para o desenvolvimento de são miguel do gostoso,pois está nos deixando fisicamente, porém deixa para a cidade um legado de coisas boas, seja na saúde, na educação,na cultura, no esporte e na conscientização ambiental. Uma de suas constantes preocupação era em manter a cidade sempre limpa, sente muito feliz quando alguém lhe chama de "minista do lixo".Uma grande batalhadora e uma pessoa humano admiravél,aprendi muito com a senhora Anna. A ASCDEG associação que você fundou continuará trabalhalhando e fazendo a diferença com seus projetos sóciais.Suíça nascimento e gostosense de coração todos sabem o amor que tem por São Miguel do gostoso! Obrigada Anna, sentiremos sua falta.

    ResponderExcluir
  9. Que bom lembrar de tudo que Ana Raboud fez por nossa gente. Em momento tão dificil com tanta violência em nossa cidade traz um grande alento. Deus te abençoe sempre.
    Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana escreveu sua estoria na cidade como bom exemplo, com isso mostra que não precisa ser politico para ser atuante abraçar uma causa e lutar por ela, ela é digna de meus aplausos.

      Excluir
  10. Lamentavel mesmo que nâo foi dado o devido valor a ela pelo proprio poder publico. A populaçâo perde e muito . Obrigada Ana por tudo.

    ResponderExcluir
  11. É uma pena parabenizar e/ou homenagear alguém tão importante, quando se está partindo. Que haja uma bela Festa!

    ResponderExcluir
  12. "Não escolhemos onde nascer, mas escolhemos onde morar" Frase muito utilizada por Hildemar Peixoto. Obrigado Ana por ter escolhido Gostoso para morar e desenvolver sua ação de Empreendedora Social. Você faz parte da nossa história!!

    Você é sem dúvida, fonte de sabedoria, de bem comum e de vários outros atributos de uma pessoa humana, que se preocupa com o seu semelhante.

    Abraço.

    ResponderExcluir