quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Amjus trabalha com a conscientização de jovens e a preservação da natureza em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso é daquelas cidades que sempre surpreendem. No início da noite da terça-feira (4/12), muitas pessoas se surpreenderam com a capacidade que esta comunidade tem para se organizar e enfrentar alguns dos seus problemas.
Isso ocorreu durante o evento para arrecadar fundos para a Amjus, uma ONG que trabalha com adolescentes da cidade. Mais de cem pessoas se emocionaram, na Pousada Só Alegria, ao ouvir estes jovens falando dos seus projetos, de seus sonhos e sobre o que pretendem ser no futuro.
A Amjus é uma entidade que reúne, sob seu enorme guarda-chuva, atividades de meio ambiente, cultura e justiça social. A ONG desperta estes valores nos jovens locais – impressiona muito ver o nível de envolvimento destes adolescentes com este projeto.
Dirigido por Heldene Santos, a Amjus tem sob seu guarda-chuva pelo menos cinco entidades com atividades distintas e trabalhos com jovens de São Miguel do Gostoso. O NUCA, por exemplo, trabalha com a participação e inserção do adolescente na sociedade.
Outra entidade, o Núcleo de Agente Jovem Empreendedor, desperta o interesse do jovem pelo empreendedorismo – com foco especial no turismo, principal atividade econômica de São Miguel do Gostoso. Outro braço da Amjus é voltado para a música.
Trata-se da Somelodia,  que trabalha com 20 jovens que usam a música de forma bastante interessante. Tocam flauta e fazem concertos com músicas clássicas e popular. Chega a emocionar a habilidade desses jovens, alguns ainda crianças, com a música.
Mas um dos braços mais interessantes da Amjus está direcionado para a preservação de tartarugas no litoral do município.  O grupo, com 15 pessoas, é coordenado por Paulo Inácio Ferreira Filho, que se emociona ao falar do projeto que dirige.
O projeto dirigido por Paulo, que se chama Vida na Areia, trabalha como monitoramento, proteção e defesa das tartarugas - na foto, tartaruguinhas a caminho do mar.
Em 2011, 35 mil ovos de tartaruga foram protegidos em ninhos e os filhotes lançados ao mar nas praias de São Miguel do Gostoso – só na sede do município foram 18 mil. Cada tartaruga tem três ciclos de desova por ano – cada um deles com cerca de 200 ovos.
Mas são poucas as tartarugas que chegam à fase adulta. De cada mil ovos de tartarugas, apenas uma tartaruga sobrevive. As demais são destruídas por predadores como a raposa e o carcará. Outros filhores, já no mar, são devoradas por tubarões e outros peixes.
O homem também é um grande predador de tartarugas. Algumas pessoas retiram ovos para vender ou os utilizam como produtos afrodisíacos. Os carros que andam pelas praias também destroem muitos destes ninhos. Mesmo assim, o grupo não desiste.
Apesar de todos estes problemas, Paulo e seu grupo têm um cuidado todo especial com os ninhos das tartarugas na orla de São Miguel do Gostoso. O ninho é cercado com estacas e fita amarela para que os cargos não passem por cima, destruindo ovos.
Paulo cuida da vida, assim como a Amjus, com seus diversos projetos voltados para a formação e conscientização dos jovens de São Miguel do Gostoso. Pousadas locais já se associaram a este projeto. É importante que toda a população ajude a Amjus.
A Amjus faz um belo e exemplar trabalho. Com o apoio de todos esta entidade poderá fazer muito mais pelos jovens, pela vida e pela natureza de São Miguel do Gostoso.
Para conhecer melhor o trabalho da Amjus, veja abaixo os links que tratam de ações desta interessante ONG.

24 comentários:

  1. É realmente muito interessante o trabalho dessa ONG. Em pequenos passos vai crescendo e fazendo um resultado incrível. Parabéns a Amjus e a São Miguel do Gostoso por este excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Conheço o trabalho desses meninos. Heldene Santos lidera muito bem esta Ong. Tenho alguns alunos que participam de projetos e eles melhoraram muito a postura. É muito importante esse trabalho que eles fazem. É um trabalho muito profissional.

    ResponderExcluir
  3. Está melhor ter uma Ong dessa em São Miguel do Gostoso do que ter uma prefeitura. Seria melhor as verbas vim pra Ong.

    ResponderExcluir
  4. Trabalho belissimo de preservação e conscientização da população sobre a importancia desta éspecie !!!
    PARABÉNS AO GRUPO

    ResponderExcluir
  5. Achei bela matéria Emanuel Neri. É uma surpresa realmente. Como podemos fazer contato com essa Ong? O pessoal da Ong é de São Miguel do Gostoso mesmo?

    Carlos Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos! A AMJUS tem um site e lá tem os contatos. O site é www.amjus.org.br

      Excluir
  6. Este trabalho das tararugas é mesmo muito importante. Esse trabalho com os jovens também. juventude precisa de oportunidades.

    Caio

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço o trabalho da ong Amjus. Principalmente pela atuação de Tiquinho e de Heldene que é o grande lider dessa equipe. E nosa cidade precisa muito de um trabalho assim feito com respeito, com amor e com muito profissionalismo que é o que eles põe nesse trabalho. Meus parabens para a Amjus e ao jornalista pela noticia no blog.

    Graça

    ResponderExcluir
  8. Eu participo do nuca. Ja participei de outras coisas aqui mas e aprimeira vez que participo de uma coisa que os participante do projeto tambem participa do planejamento do projeto. Acho qie e porisso que agente gosta tambem.

    Mateus

    ResponderExcluir
  9. Numa visita a São Miguel do Gostoso vi um nascimento de tartarugas. É um verdadeiro milagre da natureza. Uma coisa linda!

    Fátima Ramos

    ResponderExcluir
  10. Como é bom a gente ver notícias boas, sobre gente de boa vontade que age pelo bem da comunidade. Obrigado e parabéns ao pessoal da AMJUS. Contem conosco!

    Hildemar Peixoto

    ResponderExcluir
  11. Hildemar, voce ja acessou o Jornal Hoje (aquela porcaria) hoje, sobre a reportagem de uma pessoa que dizia algo sobre cisternas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, depois que vc avisou li um artigo de opinião no JH de 07/12 (foi esse, certo!?), obrigado. Trata-se de um sujeito muito desinformado e preconceituoso o que escreveu tal artigo. Ele não sabe que o nosso semiárido é um dos q mais chove no mundo. Não sabe q mesmo no pior inverno chove o suficiente para encher a cisterna de 16.000 litros pelo menos 01 vez ao ano. Não sabe que a família é capacitada para gerenciar a água da cisterna exclusivamente para beber e cozinhar, sendo seu volume, para este fim, até superior ao recomendado pela OMS (por isso a água dura por mais de 05 meses numa casa com 05 pessoas). Não sabe, pois apesar de bem instruído seu preconceito não o deixa saber, que o Programa Cisternas foi gerado e é gerido por uma Rede de Org’s da Sociedade Civil (a ASA) que congrega agricultoras/es e técnicos/as socialmente engajados/as e não há nela “burocratas com cargos de confiança no governo”, como o mesmo pejorativamente se refere. Assim, dizer o que do medíocre articulista (cujo nome não se presta nem pra citar aqui) do “porcaria” do JH...? Que Deus tenha pena de alma tão sebosa!!!!!

      Hildemar

      Excluir
    2. Hildemar, concordo com voce em tudo, nivel e grau. enquanto temos AMJUS, TEAR, ASCDEG, SINTRAF e outras boas coisas acontecendo, infelizmente tem essas coisa (no caso deste papel desinformado, o que si pode considerar este "jornal"), Hildemar acompanho as suas ações desde 1997 aqui no município, e de fato voce juntamente com toda a sociedade trouxerem diferença aqui em SMGostoso. valeu meu irmão, depois eu mi identifico com voce. Parabens, e continue assim.

      Excluir
    3. Caro Hildemar e todos de São Miguel,
      Vi sua entrevista no Bom Dia RN da TV Cabugi, parabéns pelo valioso trabalho à frente da ASA e do programa das cisternas.
      Também li o artigo no JH do tal cara criticando as cisternas. Simplesmente um idiota!
      Perfeita sua resposta em referência ao tal artigo mequetrefe... Como sempre, brilhante em suas intervenções!

      Excluir
  12. Quando eu for da próxima vez a São Miguel do Gostoso quero conhecer a ONG.

    Fábio Fonseca

    ResponderExcluir
  13. Que bom saber, depois de algumas coisas tristes e descasos do poder público com essa cidade tão linda, que de repente tem gente fazendo diferença e dando exemplos tão positivos. Parabéns a São Miguel do Gostoso! Viva o trabalho da AMJUS!

    Marcos Shindlér - UFRN

    ResponderExcluir
  14. O SEGREDO FOI REVELADO..A FUTURA SECRETÁRIA DE TURISMO,DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO E A FILHA DO SENHOR EURICO ALECRIM..ESTA MENINA CONHECE TODAS AS NECESSIDADES DO TURISMO DE GOSTOSO.POIS A MESMA PARTICIPOU DE ABSOLUTAMENTE NADA, EM SÃO M DO GOSTOSO. ESTE CARGO E PARA MOSTRÁ PARA OS EMPRESÁRIOS DO SEGMENTO. QUE O TURISMO NÃO E E NUCA SERÁ UMA, PRIORIDADES NESTA TERRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos é uma pessoa que já tem experiência na área é formada em turismo e tem um bom currículo. Além de ter boa influência política e pode buscar dinheiro e projeto pra cidade. A última secretária de turismo foi um engenheira, essa sim tinha nada ver.

      Excluir
  15. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  16. A AMJUS está de parabéns por esse maravilhoso trabalho. Que cada vez mais vocês tenham sucesso nessa caminhada e se fortaleçam cada vez mais com esse compromisso tão maravilhoso.

    Maria Auxiliadora

    ResponderExcluir
  17. Emanuel, bom dia!
    Os membros da AMJUS, agradecem pela excelente matéria sobre as atividades da ONG, um grupo de pessoas que se uniram e criaram uma sociedade registrada com a missão de contribuir com a comunidade, a exemplo de alguns mais outros grupos na comunidade. Obrigado mesmo! Excelente a matéria!

    ResponderExcluir
  18. A AMJUS faz um trabalho muito lindo em São Miguel do Gostoso. Mesmo com poucas pessoas, poucos colaboradores e poucos recursos, consegue fazer um trabalho que é, e deveria ser exemplo para muitos outros. Principalmente para aqueles que tem o dever de fazer. Esse pessoal eles utilizam das suas horas de folga para fazerem essas coisas. É um trabalho muito lindo. Muito organizado.

    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu sou fá da Amjus. Adooooooooro esse trabalho acho lindooooo! Eu até gostaria muito de participar da Amjus. Como que se faz para isso????

      Kelly

      Excluir