domingo, 25 de novembro de 2012

São Miguel do Gostoso deve ganhar fundação, a partir de 2013, para atuar em atividades sociais e culturais



Por Emanuel Neri
Tudo ainda faz parte de um projeto que está sendo discutido entre os membros da família Neri. Se este projeto prosperar, São Miguel do Gostoso terá, provavelmente a partir do próximo ano, uma fundação com foco sócio-cultural para atuar na cidade. Também promoverá a cidadania.
Esta entidade deve se chamar Fundação Nilo e Isabel Neri. Como é de conhecimento de grande parte da população local, Nilo e Isabel constituíram uma das famílias mais tradicionais de São Miguel do Gostoso. Foram pioneiros em negócios e desenvolveram atividades comunitárias. Tiveram 15 filhos e mais de 30 netos.
A Fundação deve ocupar o prédio em que funcionou, por muitos anos, a atividade  comercial da família, na avenida dos Arrecifes, no centro da cidade. A idéia é transformar este imóvel num importante centro de ações sociais, culturais e de exercício da cidadania.
A Fundação Nilo e Isabel Neri deve ser uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de interesse Público). Com isso, ela poderá ser mantida com ajuda da família e de órgãos e entidades –inclusive públicas - que queiram participar de suas atividades.
A sede da fundação deve ser uma espécie de espaço multiuso, onde deverá  ter área para cinema e teatro. Também servirá para a realização de reuniões, seminários e atividades educacionais e de treinamento de mão-de-obra de jovens e adultos.
Futuramente, a fundação pretende desenvolver atividades sociais, tanto na sede da entidade como em outros pontos da cidade. O objetivo é trabalhar com crianças, provavelmente com a administração de creche, e outras atividades neste campo.
A Fundação Nilo e Isabel Neri também poderá fazer parcerias com outras ONGs já existentes em São Miguel do Gostoso, que trabalham com adolescentes e jovens que vivem em situação de risco. O foco terá abrangência em áreas de interesse comunitário.
Já existem inúmeras fundações de origem familiar no Brasil. Seus objetivos são sempre o trabalho em áreas culturais, sociais e de promoção da cidadania. Este tipo de atividade pode ser qualificada como ação de estímulo e promoção da responsabilidade social.
A responsabilidade social abrange mais iniciativas de empresas que têm o objetivo  de trabalhar socialmente com seus empregados ou nas comunidades em que atuam. Mas as ações de responsabilidade social também podem ser exercidas por famílias.
Este é o foco da Fundação Nilo e Isabel Neri. Se vier mesmo a ser aprovada, ela trabalhará em sintonia com a melhoria e a qualidade de vida da população de São Miguel do Gostoso. Isso abrange atividades sociais, culturais ou qualquer outra em benefício da comunidade.
No momento, a criação desta entidade está em fase adiantada de definiçao. Um especialista na criação de Oscip já está trabalhando para dar o escopo jurídico e financeiro da entidade. Dependendo do foco final da entidade, ela pode ser chamada de Fundação ou Instituto.
Durante o ano de 2013, é provável que a Fundação Nilo e Isabel Neri comece a funcionar.

25 comentários:

  1. É sem dúvida uma iniciativa muito importante da família Neri e priincipalmente sua Emanoel, pois é sabido seu desejo em desenvolver ações de caratér social para as famílias excluidas e marginalizadas de nossa cidade. Ficamos torcendo para que a Família Neri, acorde este projeto, que sem dúvida será fonte de muito aprendizado e formação que farão enfrentamento ao atual quadro de marginalização existente e crescente em nosso Gostoso. Parabéns!!!

    No entanto, a cidade cria uma expectativa e ao mesmo tempo, a preocupação em ser a futura Fundação uma especie de espaço de exclusão de quem não vota e não acompanha nos pleitos municipais a familia referida.

    Acho que esta preocupação deva permeia os entendimentos na direção da Fundação, pois, mesmo que não haja por parte da administração esta postura de exclusão, os adversários políticos irão se sentir. Por isso, acho que precise ser aplicado um trabalho inicial de aproximação e democratização dos trabalhos da fundação.

    Outro elemento é pensar como incluir as crianças e adolescente da zona rural. Essas crianças também precisa de oportunidade de conhecer a vida e decidirem o que gostam de fazer e o que pretendem ser quando crescer. Não podem ser condenados a algo, precisam de oportunidade.

    Parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu Amigo Emanuel meus Parabéns pela indicação ao Cargo de Secretário da Cultura do município, agora temos gente capaz para trabalha em pró da arte, cultura e lazer na Cidade...
    gostei muito!!!

    Eduardo José de oliveira

    ResponderExcluir
  3. Viva o novo Secretário da Culrura no Município, as coisas estão mudando para melhor graças à Deus...agora com fafá e Emanuel Neri, tudo vai melhorar, arte e seu devido valor
    meus parabéns!!!!

    Márcio Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri responde: entendo os dois comentários acima como uma provocação. Não sou e jamais fui convidado para ser secretário de Cultura - ou de quyalquer outra área - de São Miguel do Gostoso. Até pelo fato de não ser eleitor nem morar em São Miguel do Gostoso, mas sim em São Paulo. Comentários deste tipo são apenas provocação da oposição, com as quais já estou acostumado a conviver. Não tem problema. O comentário foi publicado assim mesmo, pois este blog defende a diversidade de opiniões. Estarei sempe à disposição para colaborar com o desenvolvimento de São Miguel do Gostoso, mas sem ocupar cargos executivos na gestão municipal.

      Excluir
    2. você como culto e amigo e cunhado da prefeita tem todo o direito de ocupar um cargo na prefeitura e tem meu apoio e de minha família


      João Ribeiro da Tabua

      Excluir
    3. Apoio a indicaçã do secretario de cultura, mas LURDINHA na ação social, CEICINHA como diretora de escola, amigos é pra ACABAR...

      Excluir
  4. DENUNCIA:

    VENHO ATRAVÉS DESTE BLOG FAZER UMA DENUNCIA CONTRA O PREFEITO miguel teixeira E SUA ADMINISTRAÇÃO "SEM TRABALHO E SEM COMPROMISSO".
    QUERO DENUNCIAR O ABSURDO QUE ESTÃO FAZENDO COM OS ALTERNATIVOS DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, POIS TODOS OS ALTERNATIVOS ESTÃO COM OS ALVARÁS VENCIDOS E O PREFEITO COM SEU LADO prepotente DIZ QUE NÃO LIBERA OS ALVARÁS...
    QUEREMOS AVISAR AO SENHOR PREFEITO QUE ALÉM DE ALTERNATIVOS NÓS TAMBÉM SOMOS PAIS DE FAMÍLIA E PRESTADORES DE SERVIÇO À POPULAÇÃO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO.
    ENTÃO SENHORES DONOS DE POUSADA, TURISTAS E PASSAGEIROS NÓS ESTAMOS IMPEDIDOS DE TRABALHAR LEGALMENTE POR ABSOLUTA INCOMPETÊNCIA DO PREFEITO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO.

    QUEREMOS LEMBRAR QUE JÁ HOUVE ATÉ PRISÃO E MULTA DE UM CARRO COM O ALVARÁ VENCIDO, E AI SER. PREFEITO MIGUEL TEIXEIRA QUAL SUA EXPLICAÇÃO SOBRE O FATO???? A POPULAÇÃO AGUARDA RESPOSTAS.

    ASS: A CLASSE TAXISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o prefeito pode liberar um alvará que está errado, manda o presidente da camara conserta a lei que ela libera.

      Excluir
    2. libera nada...ele tá fazendo isso de proposito, só pq alguns não votaram a favor dele...mas placa de carro não tem nada haver com politica não...deixa de ser babão do prefeito...toma cuidado senão ele te dá um pé na bunda assim como fez com um monte de gente que apoiou ele...

      Excluir
  5. ISSO É BEM IMPRAGADO NÃO PRA TODOS MAIS PRA ALGUNS DESSES TAXICISTAS QUE SÓ FALTAVAM COLOCAR MIGUEL NUS BRAÇOS E AGORA ELE TA FAZENDO ISSO COM ESSES PAIS DE FAMILIAS, AGORA ESSA É PRA VOCÊ MIGUEL PREFEITO PERSEGUIDOR POIS É ISSO QUE VOCÊ É , SE LEMBRE QUE SEU MANDATO TA ACABANDO E VOCÊ VAI PRECISAR DESSAS PESSOAS QUE UM DIA LHE AJUDARÃO ATRAVES DO SEU VOTO E É ISSO QUE O SENHOR FAZ COM ELES PARABÉNS PELA SUA ADIMINISTRAÇÃO CATASTROFICA E SE LEMBRE DOR DE BARRIGA NÃO DA SÓ UMA VEZ NÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro aprenda a escrever e segundo ele não é obrigado a cumprir uma lei que esta errada se liguem, como já foram pra promotoria vms ver se a promotora obriga a ele a cumprir uma lei errada.

      Excluir
    2. agora a lei ta errada, mas se a lei ta errada pq o senhor prefeito todo poderoso deu um alvara de 03 meses e depois um de 06???? se tava errada ele não tinha que ter dado, foi por politica sim...ele nao dá pq nao quer, pq é perseguidor...digo isso com clareza!

      Excluir
  6. Caro amigos, sei que tanto o assunto da Cultura, arte e lazer são importante como também a renovação do alvará dos taxistas desta cidade, porém o mais importante e mais grave com motivação para se analisar e comentar é a segurança pública, estou cansado de mim sentir como refém da bandidagem no qual se instalou neste país e se ramificou para todas as localidades e regiões, não dar para a uma sociedade e seus gestores lidar como se fosse uma situação normal ou repassar o problema para outro setores ou orgão público, se estar pior agora pode ficar piorar mais ainda, é uma ideia para o amigo Emanuel citar em outra reportagem...
    fiac aí a dica!!! um abraço e tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  7. DE fato a iniciativa da Fundação é sempre uma boa e excelente idéia, em se tratando de questões sociais, não entrando politica pelo meio.

    ResponderExcluir
  8. Nesse Natal vou dar uma lembrancinha pra Miguel Teixeira, vai ser miniaturas de Tatu, Peba,formigas,lanterna e lapiao pra ele nunca esquecer o estado em entregou a cidade, cheia de buracos e escuridão!!!!

    Vai de ré Miguel Teixeira!!!!

    Esqueça o caminho de São Miguel do Gostoso por favor!!!

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente esse governo de Miguel Teixeira foi uma coisa sem explicação. Acho exagerando quando alguns dizem que "não fez nada"! Acho que não é bem assim, mas escancaradamente deixou muito a desejar. Vejam só! Uma cidade turística e com sérios problemas ambientais não ter um secretário de turismo e meio ambiente. A cidade com acúmulos de lixo por todos os cantos e não é tomado nenhuma providência, as ruas todas esburacadas, muito da iluminação pública apagada, um monte de funcionários que nada sabem fazer, porque são os que votaram nele, exceto os concursados... Não é possível que isso não seja percebido pela administração. Agora o que será que foi feito com as verbas pra essas áreas??? Espero que a nova prefeita faça diferente, começando primeiramente pela valorização das pessoas da cidade.

    PC

    ResponderExcluir
  10. Realmente, Lurdinha na secretaria de assistência social e Ceicinha na direção de uma escola... É um péssimo começo de mál administração. Não dá pra acreditar que Fafá, em pleno século 21, deixe de botar na secretaria de assistência social uma profissional da área com competência para botar uma técnica em enfermagem (o que tem a vêr?) com apenas ensino médio. Isso é uma falta de respeito com as pessoas. Que botasse ela lá na saúde para fazer alguma coisa, mas na assistência social? Com tanta gente em Gostoso formada, com experiência na área? Isso é andar pra tras.

    ResponderExcluir
  11. E É A MESMA COISA NO ESPORTE, ESSE TAL DE LAUDELINO VAI SER COORDENADOR DE ESPORTES? QUE ABSURDO É ESSE, E OS PROFESSORES EDUARDO E JORGE?

    JOÃO MARIA

    ResponderExcluir
  12. assim não tem condicao, Laudelino é do mesmo saco de irani e gerciene, trata mal tanto aluno como funcionario é pucha saco e faz tudo pra mostra serviço, ate umilhá os otros. bota algem melhor porque só vai ser chamado por ser parente de lurdinha.

    ResponderExcluir
  13. Eduardo e Jorge fazem o que mesmo? Eles são o que do municipo? Laudelino eu seio quem é mais esses dois eu num sei nuca vi

    ResponderExcluir
  14. verdade, eduardo e jorge so faz enrrolar os alunos, ñ sei como e q são formados em educação fisica e nao desenvolve um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  15. o sonho de Laudelino é ser professor de educção fisica e fica falando mal dos professores JORGE E EDUARDO, quem não conhece o trabalho deles é porque não gosta deles, eles estão fazendo um trabalho belissimo com as crianças das escolas de Gostoso, já ganharam dezenas de medalhas em competições escolares. provavelmente quem fez os comentários acima é o próprio Laudelino ou alguel da família dele, sem duvida.

    RAFAEL

    ResponderExcluir
  16. concordo e os professores fazem a carteira de identidade dos alunos que não tem e ainda dão tenis pra os alunos que se destacam na escola, o que acontece é que os diretores do ana e do zuza tem é inveja deles e não decham eles trabalhar no sossego, não decharam nem fazer os interclasses, jorge ia nas salas avisar como ia ser e iranir ia depois dizer que a escola não tinha a ver e não era responsavel, eu vi pois aconteceu na minha sala.

    Clecinho

    ResponderExcluir
  17. sera que a defesa desses fantasmas vem das historiadora ?

    ResponderExcluir