quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ponto de Cultura será aberto hoje em São Miguel do Gostoso, com teatro, concerto e postais da cidade




Por Emanuel Neri
Festão nesta sexta (9/11), a partir das 18hs, no Espaço Tear, em São Miguel do Gostoso (RN), para o lançamento oficial do Ponto de Cultura. Após o lançamento, será exibida a peça teatral “Hoje meu boi não sai”, pela trupe Nós da Rua.
Há outras programações previstas para esta festa. Uma delas é um concerto musical de flautas, executadas por jovens da comunidade local que aprenderam a executar este instrumento. Também serão exibidos vídeos e slides fotográficos (veja a foto acima).
Um ponto alto da festa será o lançamento de 12 cartões postais de São Miguel do Gostoso. As fotos, que são belíssimas, retratam os principais pontos turísticos do município. Elas foram feitas a partir de um trabalho realizado pela Ong Olhares.
Estas fotos estarão disponíveis para venda em pousadas e outros pontos turísticos da cidade.
Os Pontos de Cultura são iniciativas culturais criadas no governo Lula, quando o cantor e compositor Gilberto Gil era ministro da Cultura. Seu objetivo é estimular iniciativas culturais já existentes na sociedade civil, em todo o território nacional.
Entre 2004 a 2011, foram criados 3.670 Pontos de Cultura em cerca de mil municípios. Os convênios são feitos entre o governo federal e os governos estaduais – estes, por sua vez, fazem parcerias com os municípios.
O Ponto de Cultura de São Miguel do Gostoso vai incentivar a criatividade de jovens locais e estimular o resgate da história cultural do município. É muito importante que este espaço cultural esteja sendo criado na cidade.
Vale comparecer hoje à noite ao Espaço Tear - na avenida dos Arrecifes, bairro do Maceió - para ver as atividades culturais que marcarão o lançamento do Ponto de Cultura em São Miguel do Gostoso. A coordenação do Ponto de Cultura da cidade é de Alessandro Amaral.
Desfile Maria Maré
Outra grande atração deste final de semana em São Miguel do Gostoso é o desfile de moda da estilista Maria Maré. O desfile será a partir das 20hs deste sábado (10/11), no bar e café Maria Bonita, na Praia do Cardeiro. É um programa imperdível para quem quer conhecer a cultura da cidade, por intermédio da moda, desta interessante estilista gostosense.
Maria Maré é uma estilista criativa e de muito talento. Seu trabalho tem como inspiração as tradições e o folclore nordestino, com muita renda, labirinto, fitas e tecidos coloridos. Seus trabalhos são vendidos em sua loja, na avenida dos Arrecifes, no bairro do Maceió.
Outra coisa interessante no desfile da Maria Maré é que ela usa exclusivamente modelos locais, tanto femininos como masculinos. Maria Maré se antecipa ao verão, com uma moda para ser usada em cidades de beira de praia, bem ao estilo de São Miguel do Gostoso.
                                                       ***
Veja, no link abaixo, como acessar o site do Ministério da Cultura para obter mais informações sobre os Pontos de Cultura e encontrar os caminhos, via Ministério da Cultura, para o crescimento destes Pontos Culturais na cidade.

19 comentários:

  1. Estivemos ontem no Espaço Tear, num evento que lançou os cartões postais de Gostoso. Um trablaho muito bonito e merecedor de crédito. Teve a apresentação do grupo de flautas e do grupo de teatro. Parabéns aos jovens e aos mantenedores deste espaço - Padre Fábio, Anne Dominique e todos os demais membros do Tear.
    Cabe o registro de que alguns representantes de algumas das empresas que foram patrocinadoras dos cartões postais, bem como da grande maioria dos demais empresários de São Miguel do Gostoso, não se fizeram presentes para prestigiar o evento.
    Precisamos apoiar e participar destes eventos. Desta forma, estaremos contribuindo para que os jovens de São Miguel do Gostoso trilhem em sua vida adulta, um caminho de prosperidade.
    Ruy Mazurek
    Pousada Casa de Taipa

    ResponderExcluir
  2. Em São Miguel não tem nem o prédio próprio da Prefeitura, agora imagine ter um espaço fechado, amplo e como a devida infraestrutura para apresentações das artes em geral é claro que também não tem, ficou em segundo plano dos nossos governantes e políticos, ninguém tem interesse realmente em mudar mentalmente e estruturalmente a cidade para acolher eventos para a nossa sociedade como em geral.

    Jane Texeira Neri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças as iniciativas particulares, ONG acontecem algo de bom na cidade, onde precisa ser vista com outros olhos pelos governantes.
      É PRECISO AMAR A CIDADE, imagine que todos os governantes são nativos.

      Excluir
  3. São Miguel Do GOSTOSO.UMA MENTIRA QUE FOI INVENTADA POR LEONARDO GODOY.E E ESPLORADA PELA FAMILIA NERY..ESTAMOS DE PORTEIRA FECHADA. A SIM FALOU O ESPOSO DA PREFEITA FAFÁ..NO MEIO DE AMIGOS EM NATAL..GOSTOSO E UMA GRANDE FAZENDA. E JOÃO WILSON..O VAQUEIRO QUE LEVOU A CIDADE PARA O BRÉJO. E MIGUEL TEXEIRA PARA O BURACO. E FAFA VAI LEVAR PARA A GLORIA/;.,/??}}{+&&

    ResponderExcluir
  4. Boas notícias como essa da abertura do Ponto de Cultura em nossa cidade, mas tem coisas que está só acontecendo aqui em Gostoso, o Grupo do PSD perdedor da eleições alega que perderam as eleições porque os mortos votaram, e foram fazer vistas do livros no Forum na cidade de Touros, acho que essas pessoas estão brincando com as autoridades da nossa comarca, ou então deu o mal da vaca louca neles, e olha que tem pessoas como Professora, Vereador, Presidente da Câmara, delegado do partido e outros fazendo esse papel de gente besta, e ao mesmo tempo querendo passar essas mentiras ao povo que votaram neles, para que o povo continuem com raiva dos seus adversários, gente deixo aqui o meu recado a todas essas pessoas que não se dão por perdedores, vocês não venceram porque não tiveram a maioria dos votos, vocês foram batidos pelo um grande grupo que sabe fazer política limpa com humildade e com os pés no chão, respeitando todos os eleitores deste Município, e quem ganhou com isso foi o povo porque soube escolher os melhores candidatos para os administrarem, triste para o nosso povo se a oposição tivesse ganhado essas eleições passadas, o que seria de nós, quanta perseguição irião acontecer com o nosso povo, se esse grupo do PSD tivesse ganho seria um desastre para o Município, com pessoas sem capacidade no poder, mas não é isso que a Prefeita eleita Fatima Dantas quer, ela sim tem capacidade e todas as condições de fazer uma grande administração para todos, porque o dinheiro que vem é de todos nós, finalizando vou deixar aqui um pedido a nossa Prefeita eleita Fatima Dantas mais conhecida como Fafá, o povo quer que você faça uma grande festa, para essa grande bacurauzada festeje a sua vitória, povo espera pela festa da vitória que não foi feita ainda, e com certeza todos irão cantar uau uau uau assanharam o bacurau, uau uau uau o bacurau é quem manda aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estava feliz de ler nesse blog materias que não fossem fofoca da politica aqui de Gostoso, Emanuel até tem postados assuntos legais pra gente comentar, mas tem gente que nem você que vive batendo na mesma tecla ou não ler a materis.

      Tem coisas mais importante pra se falar, deixa esse povo do psd fazer as fofocas deles onde eles quizerem não precisa trazer pra cá, deixa esse povo pra lá,se liberte disso pelas 5 chagas!!!!

      Excluir
    2. Amigo quisera você, ser somente a questão dos mortos, a coisa é muito mais grave vc. não tem nen idéia, possivelmente a candidata venha assumir o pelito, se vai finalizar e a questão.

      Excluir
  5. A TENÇÃO; NA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO JOÃO WILSON.. ELE CONSTRUIL UMA CASA DE FARINHA, EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO,QUE FICA PERTO DA CASA PASTORAL, VOCÊS CONHECEM ALGUEM, VIVO OU MORTO QUE FEZ ALGUNHA FARINHADA POR LÁ..KKKKKKKKK....E IGUAL AO CENTRO TECNOLOGICO....PERTO DA POUSADA MAR DE ESTRELAS......QUE A MASSA FOI 8/1 E ESTÁ CAINDO///E POR ISSO QUE ELE FALA GOSTOSO E UMA GRANDE FAZENDA E EU SOU O VAQUEIRO//QUE LEVEI A CIDADE PARA O BREJO// E OPOVO AINDA GOSTA DE MIM///

    ResponderExcluir
  6. aTENÇÃO POVO DE GOSTOSO...VERIADORES,SECRETARIO DE ADMINISTRAÇÃO,BABÃOS DE PLANTÃO POR ONDE ANDA A MAQUINA PEFURATRIZ,DO MUNICIPIO...QUEM SOUBER E O MAIOR CONHECEDOR DA HISTORIA DE GOSTOSO..KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cavagando mais um poço para o Vereador Beto? Talvez!

      Excluir
  7. é uma verdadeira imparcialidade este blog, vc pode fala qualquer coisa ou de alguém, desde que não seja do grupo da situação, porém se for do grupo da oposição vc não terá tem o direito de defesa e de resposta, este blog além de ser mafioso é do regime militar e quem estar no comando é o ditador Emanuel Neri Cunhado da Candidata Fafá, por isso meu amigos que não sai nem uma linha contra a citada, esta é a democracia que vai ser instalada nesta cidade. Com a filosofia a baixo:

    Seja do meu grupo e fale mal dos excluídos e não der o poder e direito de se defender ou responder as acusação ou calunias, pois quem manda aqui é a ditadura de mais de 16 anos do grupo da família Neri e a família Texeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri responde: Por acaso existe algum crime em ser cunhado da prefeita eleita? Qual é o problema? Este cidadão - ou cidadã - que reclama aí em cima, deveria primeiro se identificar, para que seus argumentos tenham mais credibilidade. E este (ou esta)escrevente aí de cima ainda fala de direito de resposta. Como pode ocorrer direito de resposta para um "anônimo"? Prova de que ele (ou ela) não sabe nada do que sustenta um eventual pedido de direito de resposta. O direito de resposta ocorre quando alguém é citado ou ofendido nominalmente. No caso a que ele se refere - uma maluquice e tanto, que tenta sustentar a tese de que pessoas mortas teriam votado na última eleição - este fato é tratado de forma genérica,e até com certo humor, por leitores deste blog. Não há uma acusação frontal e nominal a ninguém, a não ser uma gozação de que mortos teriam votado na última eleição. Parece que o grupo que perdeu a eleição perdeu também a cabeça e não sabe mais o que inventar. Primeiro, falou de que havia urnas escondidas na delegacia - e até houve ameaças de invasão da delegacia. Depois, inventou que haveria segundo turno, no último dia 28 de outubro, quando apenas cidades com mais de 200 mil eleitores - e onde nenhum candidato teve mais de 50% dos votos no primeiro turno - realizaram segundo turno. Também andaram falando de compra de votos, mas não apresentaram provas concretas. Agora vem com esta história surreal e maluca de que mortos teriam votado na última eleição. Puro delírio de quem não quer aceitar o resultado da eleição. Ah, e tem mais: o autor deste blog tem recebido inúmeras ameaças, inclusive de agressão física, de pessoas que se identificam como integrantes deste grupo (sempre covardemente de forma anônima, pois não têm coragem de se identificar)que perdeu a eleição. Tais agressões, pelo teor de sua agressividade, estão sendo todas deletadas, e não são publicadas. E ainda vem com esta balela de que quer direito de resposta neste blog. É preciso saber ganhar e perder eleições - isso faz parte da disputa eleitoral. Mas infelizmente este grupo tem dado demonstrações de que não sabe disputar eleições e, muito menos, aceitar o resultado das urnas. Prova de que se trata de um grupo extremamente radical e que não sabe conviver com o jogo democrático. Chegou a hora de baixar a poeira, de quem perdeu a eleição fazer legitimamente oposição à prefeita eleita. Mas isso, manda a democracia, tem que ser feito nos canais destinados a esta prática - e a Câmara Municipal é um destes foruns legais para se exercer fiscalização e oposição. Não é inventando histórias malucas, como estas dos mortos votantes, que se reverte um quadro desfavorável eleitoralmente. Bola prá frente, gente! O mundo não acabou porque vocês perderam uma eleição. Se mantiverem a cabeça no lugar, podem disputar -e até ganhar - futuras eleições. Mas se continuarem radicalizando deste jeito vão sempre perder eleições. Está provado - e não é só em São Miguel do Gostoso - que o povo não gosta e não aprova radicalismos.

      Excluir
  8. Valeu Emanoel Neri você citou a verdade no seu comentário.

    ResponderExcluir
  9. este Jornalista vem com este papo acima, porém se tivesse perdido estaria choramigando por aí, não vou dar sucego a este bog enquanto não falar dos dois lado como manda a figura, seu tendencioso e imparcial...

    Jane Neri Teixeira

    ResponderExcluir
  10. Do lado de cá dos ganhadores só existe a verdade ganha o melhor, a oposição que ganhar de todo jeito, os mortos votaram e um monte de outras mentiras, chora pardais é tanta coisa que estamos até nos divertindo.

    ResponderExcluir
  11. Como tratar da cultura, da historia, da formação da juventude dentre outros temas relavantes, neste espaço interessante de interação do debate, se os comentários desaguam todos no embate das eleições passadas? Não que não se trate do assunto, a final, todos os temas fazem ligação com a política, no entanto, é importante que se aplique um pouco de sensibilidade e se faça a ligação correta do tema discutido com a política, se não perde o sentido da discussão!!! É só uma idéia.

    Quanto ao Ponto de Cultura, é sim uma excelente oportunidade para a Juventude, os resultados vêm mostrando isso. É importante parabenizar a iniciativa de Fábio Potiguar e Domenique, mas, é tão importante quanto, parabenizar a juventude que constroem dia a dia e da vida aquele espaço, como é o caso do Ariclenes, Auxiliadora, Aíres, Acassio e tantos outros que nem saberei citar.

    Acho que o município precisa dar um pouco mais de atenção à Cultura Local e quem sabe, criar um fundo municipal para o tema, pois, este pleito se justifica quando notamos o rico arcevo cultural existente em nosso município, o enrequecimento turístico que daria e a oportunidade que poderia ser estendida as comunidades rurais, que representam grande parcela da nossa população local e que, por vezes, fica excluida dessas ações.

    ResponderExcluir
  12. SOU MUITO REVOLTADA COM O TRANSITO DE SAO MIGUEL POIS EXISTE UM BANDO DE GAROTOS FAZENDO DAS NOSSAS RUAS UMA PISTA DE MOTOCROS E A POLICIA NAO FAZ NADA PELO AMOR DE DEUS GENTE VAMOS RECLAMAR PRA VER SE DÁ CERTO ISSO PRECISA MUDAR POIS JÁ ESTÁ VIRANDO BAGUNÇA.

    ResponderExcluir
  13. TODO MUNDO SABE MUITO BEM QUEM SÃO ELES, SE A POLÍCIA PRENDESSEM SUAS MOTOS PELO UNS DIAS QUEM SABE ELES NÃO DEIXAVAM DE FAZER ISSO, AGORA DIGO, ERA PRECISO QUE POLÍTICO NENHUM FALASSE COM O DELEGADO PARA LIBERAR SUAS MOTOS, QUEM SABE ISSO SE RESOLVERIA.

    ResponderExcluir
  14. O CIDADÃO FAZ O ERRADO, MAS TEM ALGUÉM PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA O LIBERANDO, ASSIM CONTINUA TUDO DO MESMO JEITO, SEMPRE O POLÍTICO QUER ATENDER ALGUÉM PARA DEPOIS CONTAR COM SEU APOIO, MAS NA VERDADE FICA UMA CIDADE BAGUNÇADA POR CERTAS PESSOAS SEM CONSCIÊNCIA E MUITO MOSTRADAS.

    ResponderExcluir