quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PT sai das urnas como o partido mais votado do Brasil, com 17,2 milhões de votos; segundo turno é domingo



Por Emanuel Neri
O Brasil volta às urnas neste domingo, 28 de outubro, para eleger prefeitos de 50 cidades. São disputas em municípios, com mais de 200 mil eleitores, que não conseguiram eleger seus prefeitos no primeiro turno da eleição.
A lei determina que, nestas cidades, ganha quem tiver mais de 50% dos votos. Se este quórum não for obtido por nenhum candidato, haverá segundo turno entre os dois mais votados –e aí ganha quem receber maior número de votos.
Embora a eleição municipal só seja concluída neste domingo, já dá para saber quem ganhou a eleição. Esta conta pode ser feita de várias formas, mas, em todas elas, o PT foi que mais se destacou na eleição de 7 de outubro.
O cálculo mais correto para saber quem saiu vitorioso das urnas é o número de votos obtidos por cada partido. No primeiro turno desta eleição, o PT obteve 17,2 milhões de votos – 16,7% do total de 102,6 milhões de votos válidos em todo o Brasil.
Em seguida, vem PMDB, com 16,6 milhões de votos; PSDB (13,9 milhões), PSB  (8,6 milhões), PDT (6,2 milhões) e PSD (5,8 milhões). Com exceção de PT e PSB, todos estes partidos tiveram menos votos em 2012 do que em 2008.
No caso do PSD, a conta tem que ser diferente, pois este partido não existia em 2008 – foi criado no ano passado, herdando prefeitos que foram eleitos por outros partidos, em especial pelo DEM. Outros partidos tiveram menos votos.
No caso do número de prefeito eleitos, PT e PSB se destacam mais do que os demais partidos. O PT elegeu 626 prefeitos – em 2008 elegeu 558. O PSB, 434, contra 310 em 2008. O PMDB ainda é o que tem mais prefeitos no Brasil.
Mas o PMDB, como outros partidos, elegeram menos prefeitos em 2012 do que em 2008. No PMDB, foram eleitos 1.020 prefeitos, contra 1.204 em 2008. O PSDB elegeu 691 este ano contra 791 quatro anos antes. O PSD elegeu 493, seguido do PP (554 contra 466) e o DEM, com 495 em 2008 e só 276 agora.
Mais uma vez tem que ser relativizado o número de prefeitos eleitos pelo PSD. Ao ser criado, em 2011, o PSD herdou principalmente prefeitos que foram eleitos em 2008 pelo DEM – por isso, o DEM quase acaba, elegeu só 276.
Para as Câmaras Municipais,  o PT também sai na frente, pois cresceu em relação a 2008, elegendo 5.164 vereadores contra 4.164 quatro anos atrás. O PMDB tem mais vereadores - 7.964, mas menos que em 2008, eleitos 8.463.
O PSDB também perdeu vereadores entre 2008 e 2012 – caindo de 5.890 para 5.248. O PP caiu de 5.117 para 4.929 - o PSD elegeu 4.663 vereadores.
O mapa eleitoral do Brasil ainda pode sofrer alterações no próximo domingo, com a eleição em segundo turno. Mas também aí o PT deve sair vitorioso. Só em São Paulo, com mais de 8 milhões de eleitores, este partido deve ganhar.
O PT é o partido que mais disputa segundo turno nas eleições deste domingo. Em São Paulo, o PT deve ganhar ainda Guarulhos, segunda maior cidade paulsita, e tem chances em Campinas, a terceira maior. Deve ganhar ainda em outras capitais.
Com estas prováveis vitórias, o PT deve se consolidar como o maior partido do Brasil.
Veja, abaixo, pela ordem, o número de votos dos 15 maiores partidos do Brasil, na eleição do último dia 7 de outubro:
PT 17.198.959
PMDB 16.659.014
PSDB 13.894.950
PSB 8.610.940
PDT 6.248.840
PSD 5.805.132
PP 5.378.716
DEM 4.525.831
PTB 4.005.436
PR 3.760.928
PRB 2.524.452
PPS 2.449.650
PSOL 2.387.745
PV 2.132.701
PC do B 1.870.797

27 comentários:

  1. É uma pena! Isso só mostra para onde está caminhando o Brasil.
    O PT foi protagonista de muitos escândalos políticos. Vários dos nomes mais importantes do PT foram alvos de investigações e indicado como corruptos.
    O PT possui uma lista enorme de políticos sujos, entre eles estão: José Dirceu, apontado como principal líder do Mensalão; o Antonio Palocci, duas vezes envolvidos em escândalos; o José Genuino, julgado por formação de quadrilha e corrupção ativa; José Adalberto Vieira da Silva, que foi pego com 100 mil dólares em espécie na cueca e o mesmo era assessor do José Nobre Guimarães (irmão do Genoino).
    Além desses tem muito mais como, por exemplo, o Delúbio Soares, João Paulo Cunha (SP), Delcídio Amaral (MS), professor Luizinho (SP); Raimundo Ferreira Silva Júnior e Wilmar Lacerda (DF); Paulo Rocha (PA) e por aí vai a liga do PT.

    Tendo isso como a realidade do nosso país é impossível pensar na ascensão do Brasil.

    Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri responde: o leitor acima - que se intitula como Jane (não se sabe se este nome é mesmo verdadeiro - derrama uma série de acusações contra o PT. Nota-se que é daqueles anti-petistas ferrenhos e que está com a maior dor de cotovelo porque o PT foi o partido mais votado nó primeiro turno da eleição deste ano, com 17,2 milhões de votos. Além dessa ciumeira, há também equívocos em seus argumentos. O PT cresce a cada eleição porque a população brasileira acredita no partido. O eleitor reconhece que o Brasil melhorou, e muito, durante o governo do presidente Lula - considerado o melhor presidente de toda a história do Brasil. O leitor (ou leitora?) cita o mensalão, no qual alguns líderes do partido foram punidos. Esquece, no entanto, que o mensalão começou em 1998, em Minas Gerais, quando o tucano Eduardo Azeredo, que já foi presidente do PSDB, governava o Estado. Estão envolvidos nestes processos os mesmo elementos - como Marcos Valério - que se envolveram, alguns anos depois, no chamado mensalão do PT. Ocorre que o mensalão mineiro, mesmo sendo anterior ao do PT, ainda não foi julgado pelo STF - e se não for julgado até o próximo ano pode ser prescrito. Por que estes dois pesos e duas medidas? Porque houve uma pressão violenta de setores da sociedade - sempre aliados à oposição - para que se julgasse antes o mensalão do PT. OK, houve o julgamento, e líderes do PT foram punidos. Mas não dá para condenar todo o um partido por irregularidades de um ou outro dirigente. Seria o mesmo que se condenar toda a Igreja porque alguns de seus membros se envolveram em crimes de pedofilia. A Igreja é uma instituição que merece ser respeitada, independentemente do comportamento de um ou outro padre. Da mesma forma, não se pode condenar toda uma família porque um de seus membros praticou algum desvio de conduta. Então,é equivocado dizer que a opção pelo PT "mostra para onde está caminhando o Brasil", como diz o leitor/ra. Optar ou não pelo PT é um dirieto do cidadão. Isso é democracia. O resultado da eleição tem que ser respeitado, sim, e não ficar se atribuindo a uma certa alienação do eleitor pelo resultado das urnas. O eleitor é consciente. Vota no PT porque entende que ele merece o seu voto. O resto é choradeira de quem perdeu a eleição e não se conforma com a vontade do eleitor de, majoritariamente, votar no PT.

      Excluir
    2. Emanuel Neri, seu comentário é mais do que ridículo!
      Isso só mostra a falta de postura que você tem.
      Você como um jornalista (que já trabalhou na veja e na Folha De SP) poderia, ao menos, disfarçar uma boa postaura, como um bom jornalista -coisa que percebi que você não é-.
      Então Você quer me dizer que o PT é uma boa opção para votar?? Não venha com palavrinhas rídiculas. O Lula tido como o melhor presidente do Brasil, só mostra o nível de conhecimento dos brasileiros!

      E mais... comparar o PT com a igreja? (se bem que, ambos cometem erros absurdos- boa comparação! rsrsr-)!

      Não vou generalizar todos os políticos do PT. E, concordo com você quando diz que, não é porque um do mesmo partido comete erros que todos, do mesmo partido, cometerão também mas, quando trata-se de um político, tudo bem,mas a maioria dos políticos do PT, e como disse a Jane, "os nomes mais importantes do partido", aí é para desistir!!!

      Não sou anti-petista, mas também, não sou a favor de um partido que tem como maioria, políticos corruptos!!!

      João N.

      Excluir
    3. Emanuel Neri responde: caro "anônimo", que não tem coragem de se identificar. Você tem pouquíssimo conhecimento de política - e de jornalismo, então, é de uma cegueira total. Você acha que o jornalista não pode ter opinião própria? E também não pdoe divulgar dados que são de conhecimento público? Quem te falou isso? O jornalista é cidadão e, como tal, tem suas convicções e percepções. E minhas convicções, baseadas em fatos e dados reais, são de que o governo Lula, independentemente do partido dele, contribuiu, sim, para que o Brasil desse um grande salto de qualidade. O Lula conseguiu o que muitos presidentes anteriores a ele nao conseguiram: fez o Brasil se desenvolver economicamente ao mesmo tempo em que promoveu forte distribuição de renda. Quer uma prova disso? Durante o governo Lula, mais de 20 milhões de brasileiros sairam da miséria e outros 40 milhoes ascenderam socialmente, passsando das clases C e D para a classe B, que é a chamada classe média. E isso não sou eu que digo - apenas me baseio em dados estatísticos nacionais e internacionais. Na dúvida, basta fazer uma consulta - na própria internet, você pode obter estes dados pelo Google ou pelo Wikpédia. Mas pode também consultar o IBGE ou dados do Banco Mundial. Eu poderia citar centenas de outros avanços do Brasil no período Lula - tanto no campo econômico como no social -, mas aí prefiro que você mesmo faça um esforçozinho, abandone um pouco seu preconceito contra o Lula, e pesquise dados concretos sobre melhorias ocorridas no país nos últimos dez anos (e ai incluindo governos Lula e Dilma). Eu não disse, ao contrário do que você afirmou, que o PT "é boa opção para votar". Eu apenas defendi o direito do povo de votar em quem, na opiniao dele, governou bem o país e adotou medidas que melhoraram a vida da população. Isso é democracia. Talvez você vá levar ainda muito tempo para entender isso, porque sua visão está embassada pelo anti-lulismo e anti-petismo. Você precisa entender que, se o povo vota no PT, não é porque é ignorante ou alienado. Vota porque acha que Lula e o PT - e Dilma, agora - atende aos seus anseios de ver um país proposperando economicamente, com melhoria de qualidade de vida. O resto é blábláblá e lero-lero de quem se recusa, como você, a reconhecer a vontade da população.

      Excluir
    4. cara, para de assistir tv, e vai ler, pq não se fala nada a respeito da cassação de demóstenes torres? o pt ta aí, pq o povo pobre, sabe quem são os únicos que fizeram por eles!

      Excluir
    5. ESTOU MUITO FELIZ COM A VITÓRIA DO PT EM SÃO PAULO/SP, VIVA O PT O MELHOR PARTIDO DO BRASIL!!!!
      VIVA!!!!

      Excluir
    6. PENA QUE MINEIRO NÃO FOI ELEITO EM NATAL, PARA A POPULAÇÃO CONHECER O VALOR DO PT E SUA ADMINISTRAÇÃO...
      ...VAMOS TENTAR AO GOVERNO DO ESTADO !!!

      Excluir
  2. Briga de comadres não levam a nada, o negócio é a realidade política em são miguel do gostoso!!!
    quem é finalmente o(a) prefeito(a) da Ciade nesta apuração 2012 ?
    a candidata que foi Impugnada ou o segundo lugar da eleição 2012 ?
    isso é que tem a devida importância pra mim como cidadão desta cidade e não partidos políticos...porém o jornalista é parente de um dos citados do qual não que se pronucia nem a favor e nem contra aliais não fala nem no assunto, uma verdadeira falta de ética e civilidade!!!Meu Deus do céu, aonde vamos parar !?!?!

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE Á SITUAÇÃO DO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA NÃO ESTÁ NADA FÁCIL NÃO SEU COMO ELE VAI ESCAPAR, POIS ESSE MÊS QUASE QUE ELE NÃO PAGA O SALÁRIO DOS VEREADORES. E AINDA POR CIMA ESTÁ COM DIVIDAS DA PRÓPIA CAMARA EM ALGUNS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS AQUI DA CIDADE... É LAMENTÁVEL QUE ISSO ACONTEÇA... SOU COMERCIANTE E GOSTARIA SIM, QUE ISSO FOSSE PUBLICADO SR. EMANUEL. PARA QUE Á POPULAÇÃO SAIBA A REALIDADE DA FALTA DE CARATÉR, E COMPROMISSO DO SENHOR RENATO.

    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O rapaz não é bem informado, quem repassa as verbas para efetuarem os pagamentos dos vereadores de São Miguel do Gostoso/RN é o gestor atual da prefeitura (Miguel Teixeira)se ele atrazar o repasse para a Câmera dos Vereadores, o então Presidente da Câmera (José Renato) atraza também, agora se ele é comerciante e tem uma dívida a cobrar (José Reanato) o canal de cobrança não é um blog do amigo Emanuel Neri, pois a exposição de uma dívida ao público principalmente na internet é questão de processo judicial...
      ... e quantas Pessoas que se dizem de Carácter nesta cidade estão devendo no comércio local e mesmo assim ninguém expôs seus problemas ao público para evitar constragimento e processo por perdas e Danos
      entendeu Rapazinho!!!! se liga...
      A questão é: devo e não nego pago quando poder!!!

      Excluir
  4. NÃO AGUENTO MAIS TANTAS MENTIRAS DA PARTE DO PSD, ESSE NEGÓCIO DE AÇÃO, IMPUGNAÇÃO DA CANDIDATURA DE FÁFÁ, E TUDO MENTIRA. ISSO É UMA FORMA DE TENTAR ENGANAR OS PATROCINA DORES DA CAMPANHA DE RENATO.... GARANTO QUE O DONO DO POSTO DE GASOLINA JÁ PEGOU Á PARTE DELE... IMAGINA QUANDO OS AGIOTAS DE PEDRA GRANDE VIEREM ATRÁS DOS ATRASADOS... É SERÁ QUE ELA JÁ PAGOU OS VEREADORES??? COITADO DO MENINO DE OUROOOOOOOO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estar nervoso? vá tomar um cháaaaaaaaaaaaaa!!!
      oh!!!! medo de perder a boquinha na prefeitura!!!
      bacurau parasita!!!
      quem deve se preocupar com contas é vc se realmente perder a boquinha!!!!
      se liga Parasita...

      Excluir
    2. TENHO O DIREITO DE RESPOSTA CONTRA ESTE COMENTÁRIOS E GOSTARIA DE VÊ-LO POSTADO EM SEU BLOG...

      Excluir
  5. voçê é doido ou come bosta? de onde diabos vc tirou essas imformações ou melhor( fofocas )e ainda vem falar de briga de comadre TOME VERGONHA E SAIBA PERDER COM DIGNIDADE.e da prossima escolha um que tenha um pouco de respeito e inteligencia.POR QUE ISSO E UMA PIADA.

    ResponderExcluir
  6. Toda opinião, todo ponto de vista, é a vista de um determinado ponto. A gente muitas vezes só vê, só ouve e só reproduz aquilo que quer... Se vc só forma sua opinião vendo e ouvindo a grande mídia (globo, veja, folha, etc...)ou sofre mesmo da doença do "preconceito de classe" (ainda que muitas vezes fazendo parte da classe empobrecida), realmente vai ser difícil entender a atual realidade brasileira e a relação do povo com Lula e o PT.

    Por outro lado, para o povão brasileiro que está entre os 51 milhões que saíram da miséria, entre os 15 milhões que conseguiram emprego com carteira assinada, entre os milhões e milhões que pela primeira vez em 500 anos de Brasil conquistaram o direito a ter luz elétrica, casa e carro próprios, filho na universidade, conta corrente e empréstimo bancário, etc, etc... e tb, claro, para as pessoas bem aquinhoadas mas que têm senso de justiça, sensibilidade social e boa vontade para com o próximo... PARA ESTES TUDO É MUITO SIMPLES E CLARO: LULA E O PT VIVEM, DIALOGAM E ENTENDEM DAS NECESSIDADES E POTENCIALIDADES DO POVO BRASILEIRO E MOSTRARAM QUE SABEM GOVERNAR PARA TODOS.

    Quanto às questões de corrupção na política, todo mundo sabe muito bem que não foi o PT que inventou e sabe tb que esse não é o traço que caracteriza o nosso partido, a nossa história! A diferença é que foi só no governo do PT que a grande imprensa se interessou em apurar os mal feitos (como os milhões do chamado mensalão), a polícia federal teve carta-branca para investigar e prender e a justiça teve autonomia para julgar... No governo do FHC/SERRA do PSDB todo mundo sabe que BILHÕES foram desviados através da venda das empresas estatais a preços de banana. Dinheiro que serviu para comprar votos no congresso, principalmente para aprovar a re-eleição de FHC/SERRA. Muitos fatos, indícios e provas existem do, esse sim, maior esquema de corrupção da história do Brasil (ver o livro privataria tucana...) mas nada foi apurado, tudo foi abafado pela imprensa e pelo judiciário (MP, STF) de forma articulada, como hoje se sabe, pelo Demóstenes, Gilmar Mendes, Cachoeira e pelos donos da Veja, Globo e Folha.

    Se for pra listar escândalos e pessoas suspeitas de esquemas de corrupção, o povo sabe que a mídia não é imparcial, não fala a verdade dos fatos e sabe que as qualidades dos petistas e as políticas públicas trazidas pelos nossos governos são muito mais importantes para a vida de suas famílias (lá nos municípios, onde a vida real acontece) do que o blá-blá-blá, os exageros, as calúnias, os preconceitos e os interesses sórdidos e disfarçados de meia dúzia de barões da in-justiça, da imprensa golpista e de seus lacaios mequetrefes (camuflados de "jornalistas")

    Por mais frágil, barulhenta e corrompida que possa eventualmente "Interessar e Aparecer" na TV, mais vale a POLÍTICA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO do Estado Democrático de Direito que temos hoje do que o silêncio, a "boa-aparência" e o puritanismo cínico e elitista dos defensores da volta da ditadura (desta feita através da judicialiação da política).

    Apuração e punição justas para TODOS os mal-feitos e Viva a Democracia e Viva o Povo Brasileiro!

    ResponderExcluir
  7. SE FOSSE O CONTRÁRIO, SE FOSSE QUALQUER COISA QUE SE REFERISSE A OPOSIÇÃO JÁ ESTARIA PUBLICADO. POR ISSO SEREI OPOSIÇÃO SEMPRE

    ResponderExcluir
  8. Atenção povo do Município de São Miguel do Gostoso, hoje terá eleições para o segundo turno, o PSD pede a colaboração de todos os seus eleitores, por favor não deixem de votar, ainda temos um pouquinho chance, peço por favor, peço por favor, peço por favor, kákákákákákákákákákákákáskákákákákák essa é a maior risada de seu gostoso, a maior e a mais gostosa de todas.
    Atenciosamente agradece,

    DIRETÓRIO DO PSD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM RIR POR ÚLTIMO RIR MELHOR!!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

      Excluir
  9. Parabéns pela eleição de São Paulo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. viva o PT, Viva o PT de Lula e a presidente Dilma !!!!!

    ResponderExcluir
  11. porcaria de partidos PDS ou PMDB o negócio é o PT o melhor partido do brasil presença na principal cidade do País (São Paulo). pena que em Natal não foi eleito o candidato Mineiro!!!

    ResponderExcluir
  12. AONDE FICOU PARA O SEGUNDO TURNO AGORA JÁ FOI DECIDIDO, ALIÁS AQUI EM GOSTOSO TAMBÉM, E RENATO PERDEU MAIS UMA VEZ KÁKÁKÁKÁKÁ.

    ResponderExcluir
  13. Quantas bestagens!!!! Venha logo prefeitura querem lhe usar!!!

    ResponderExcluir
  14. Não sendo dor de cotovelo e muito menos antipetismo.
    Não sou de fazer política. Porém, como trata-se do país no qual vivo, procuro saber como anda a sua situação.
    Somos um país democrático sim (ao menos dizem). Uma grande parte da população não tem a educação que deveria ter. Sem ter conhecimento de tantos, acabam votando em candidatos de partidos que tem vários nomes sujos. Essa parte da população não procura saber do passado de seus candidatos; nem ao menos das propostas, mas, como dizem que o Lula é um “cara” legal, um homem que foi pobre e batalhou para chegar aonde chegou, acabam votando no “filho do Brasil” que, há dias, estava pedindo voto, no Amapá, para o Roberto Goes, candidato que já foi preso por roubar verbas escolares. Acredito que se, uma pessoa “gosta do povo”, não quer que ver seu povo ficar na ruína (Salve Lula!)
    Em vez de investir na educação –instrumento mais importante para a edificação de um país- ficam dando bolsa família. Não vou criticar o projeto bolsa família porque sei que muitas famílias precisam sim, porém, muitas famílias acabam se acomodando com o benefício (em vez de dar o peixe, o certo é ensinar a pescar. Educação já!).
    Eu espero muito (de coração e pensando no Brasil), que o PT, como foi citado o partido mais votado do Brasil, faça algo para mudar a situação do país porque, se daqui a alguns anos o Brasil estiver na mesma (ou até pior), como é o PT que “governa” o país, a culpa será do próprio PT por não ter feito nada.
    Em suma, dou por encerrado meu (s) comentário (s). Não quero ser julgada de antipetista ferrenho, nem dizer que estou com ciúmes. Não derramei acusações contra o PT, o que fiz foi somente relatar algo que é verdadeiro. Que o “Brasil” já sabe. Não cheguei a inventar nada.

    Jane

    ResponderExcluir
  15. O ex-Presidente Lula dizia que nenhum Brasileiro iria passar fome enquanto ele estivesse no poder, pois teria cafá, almoço e jantar o suficiênte para matar a fome do povo mais carente do nosso país, mas não se viu isso, a fome continua, e não é dando pequenas ações cito "Bolsa família", que as coisas estejam tudo bem, mas sim, dando uma melhor saúde e educação ao povo, e depois tivesse colocado os curruptos que fizeram parte de sua administração na cadeia.

    ResponderExcluir
  16. É JANE, NESSE PAÍS BONITO E FALSA DEMOCRACIA!

    O QUE ESTÁ CONTANDO MESMO SÃO ESSAS BOLSAS ESMOLAS QUE O PT DISTRIBUI PARA O POVO, PARA MANTE-LOS NA LINHA. AS CUSTAS DOS NOSSOS IMPOSTOS,ENQUANTO ISSO FALTA SAÚDE,EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, MAIS VEJO SEMPRE OS GOVERNOS FALAR " ISSO É UM PROBLEMA NO BRASIL INTEIRO" AGORA QUEM SÃO OS RESPONSSAVEIS PARA ADMINISTRA TUDO ISSO, QUEM CUIDA DO NOSSO DINHEIRO? PRA ONDE VAI NOSSOS IMPOSTOS?

    ResponderExcluir