quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Perplexidade em São Miguel do Gostoso. Ladrão foge com dinheiro do padroeiro e se esconde em quintal



Por Emanuel Neri
A expressão correta é "seria cômico se não fosse trágico". Em São Miguel do Gostoso, esta expressão pode ser dita ao contrário – "seria trágico se não fosse cômico" -, para explicar mais uma ocorrência de insegurança na cidade.
Na noite do último sábado, durante a festa do padroeiro, São Miguel, praia da Xepa,  ladrão aproveitou-se de um descuido e se apoderou de bolsa em que senhoras guardavam o dinheiro do leilão e da barraca da festa. Por sorte, o padre já tinha guardado parte do dinheiro.
Foi um Deus nos acuda. Todos ficaram perplexos com tamanha ousadia.
O ladrão saiu correndo no meio da festa e tentou sumir pela beira da praia. Mas policiais e outras pessoas saíram em seu encalço. Ao ver que estava sendo perseguido, o ladrão pulou cercas e muros e foi se esconder em um terreno das proximidades.
Era pouco mais da meia-noite quando a polícia conseguiu encontrar o ladrão, que estava debaixo de bananeiras, em um quintal de uma casa das proximidades da praia da Xepa. Preso, disse que tinha enterrado o dinheiro. Mas não sabia o local.
A trapalhada do ladrão da festa de São Miguel é apenas uma ocorrência a mais da onda de insegurança que tem ocorrido na cidade. Há pouco menos de um mês, um assalto ocorreu, em plena luz do dia, em uma pousada da cidade.
Uma caminhonete foi levada, além de eletrodomésticos. Quando a polícia chegou, os ladrões já haviam fugido. Alguns dias depois, a polícia encontrou a  caminhonete, mas não se tem informação sobre a prisão dos ladrões.
A polícia de São Miguel do Gostoso tem feito muito pouco para controlar a onda de insegurança na cidade. Faltam viaturas e maior número de policiais. O governo estadual não dá a menor importância para a segurança da cidade.
Empreendedores locais – principalmente donos de pousadas – têm se organizado para enfrentar esta situação. Uma série de iniciativas tem sido adotada, mas ainda falta muito para que a cidade seja realmente segura.
Além da omissão do governo do Estado, a Prefeitura também peca por não enfrentar de frente o problema de segurança pública. Nesta luta é importante exigir direitos, mas também é fundamental que deveres sejam cumpridos.
A respeito da organização da sociedade local para enfrentar a onda de insegurança pública na cidade, Ruy Mazurek, presidente da AEGostoso (Associação de Empreendedores de São Miguel do Gostoso), escreveu o texto abaixo:  

“É importante que cada um faça a sua parte, para que consigamos frear esta escalada da criminalidade em Gostoso. 
Temos que nos articular, dentre outras ações, para dar prosseguimento às reuniões do Comitê de Segurança Cidadã, que foi criado pela iniciativa da AEGostoso e na reunião em que foi criado, tanto o Prefeito, a Câmara dos Vereadores e o responsável pela nossa Polícia Militar, prometeram apoio.  O apoio solicitado era o de comparecerem às reuniões do recém formado Comitê.  Infelizmente, a presença destes três agentes nas reuniões que quinzenalmente eram feitas pelos membros do Comitê, não aconteceu.  Mesmo assim, dado o altruísmo de alguns membros do Comitê, as reuniões aconteceram e algumas ações foram projetadas, mas algumas ainda não foram implementadas, por diversas razões...
O ditado popular fala que “a reconstrução começa quando a casa cai”.  Não precisamos deixar a casa cair para iniciarmos uma “revolução” em Gostoso.  Entenda-se como revolução, as ações que podemos empreender como pessoas físicas e como pessoas jurídicas.  Ações que podemos

tomar dentro do nosso quintal, dentro do nosso domínio e que, se tomadas, serão sentidas de forma positiva por aqueles que convivem ao nosso redor.
Mensagem de um empreendedor que já foi vítima desta insegurança, aborda um assunto muito importante : “Já ouvi dizer que os empresários que vieram investir aqui, querem fazer do nativo um escravo! Por isso não há apoio da prefeitura!”. 
Uma das barbáries que alguns cometem e não é privilégio ou somente os que vêm de fora fazem, é o fato de pagarem valores inferiores ao salário mínimo para os seus funcionários.  É pra parar e refletir.  Quem pratica isto, está incentivando um desvio de conduta, literalmente dando um tiro no pé e assim, não temos como exigir os nossos direitos como cidadão. A Prefeitura de sua parte, deveria fazer o papel pressionador para que todos contribuam de forma correta com os seus deveres, recolhendo os impostos que entram diretamente no caixa da Prefeitura e fiscalizar aqueles impostos que são recolhidos para o Estado, como é o caso do Simples Nacional e outros mais.  Nestes casos, se cada Prefeitura fizesse este papel, mais impostos seriam arrecadados e mais dinheiro seria repassado pelo Governo Federal para as Prefeituras.  A contra-partida que a Prefeitura daria seriam os serviços que hoje, muitos deles, sequer são oferecidos para a população em geral.  Talvez, não cobrar seja a melhor postura para os nossos governantes, pois desta forma, eles não serão cobrados por aquilo que deixaram de fazer.  Infelizmente é uma realidade em que vivemos.
Num país como o nosso, onde a política do Gerson (ex jogador de futebol), que é a de “levar vantagem em tudo”, esta política é seguida à risca por muitos, pode parecer que estamos longe de conseguir viver ainda na nossa geração, em um Brasil melhor, mas podemos fazer este mundo ser melhor, começando em nossa casa, aonde temos o domínio e podemos fazer.
Sou otimista e penso sempre que dias melhores virão, mas precisamos nos articular para exigir os nossos direitos, logicamente arcando com todos os nossos deveres.”

12 comentários:

  1. De fato a cidade encontra-se abandonada, sem segurança estamos a merce dos marginais que chegam e fazem lambança dessa natureza. Aquela obra no inicio da cidade, iniciada no mês de agosto, parou completamente, causando transtornos naquele perímetro prejuízos a pousadas naquele local, sabe quando o atual prefeito vai concluir!!

    ResponderExcluir
  2. Certamente se apossou do recurso, e como já está de saída,fica somente um ADEUS..

    ResponderExcluir
  3. Caro Emanoel vc deveria informar que tambem no domingo no dia seguinte a festa a hilux do sr. joão maria da bolacha como é mais conhecido tambem foi robada, mais felismente com o esforço do dono e alguns amigos e da policia militar que passaram a noite no alcance dos meliantes, consiguiram recuperar o veiculo que estava na comunidade da baixa do quimquim no municipio de touros, vizinho a nós caregada de objetos furtados que os ladrões roubaram em outras cidades vizinhas. Este é o segundo veiculo recuperado na baixa do quimquim, oque falta para preender os ladrões. Ah por falar em ladrão oque roubou na barraca não foi muito feliz pois levou uma surra de populares e a policia que teve que baixar oa posto de saude, fica o aviso aos que estiverem com o mesmo pensamento no futuro.

    ResponderExcluir
  4. á prefeitura está esperando que á COSERN retire os postes, para poder dá continuidade á obra,o prazo que eles estipularam e dia 22/10 provavélmente a obra tera inicío dia 24 desse mês.

    RICARDO.

    ResponderExcluir
  5. Gente muita gente leva a vida só fazendo reclamações, sobre roubos não existe mais cidade em nosso país que não esteja passando por esses fatos, polícia nenhuma vai conseguir impedir esses roubos, ladrão não avisa quando vai roubar, pode ter mil policiais que tudo vai continuar do mesmo jeito, antes não se via acontecer essa onda de roubos, mas com mo passar do tempo as cidades vão crescendo e a tendência são estes fatos que ninguém gosta acontecerem, se certas pessoas ficam criticando roubos em nossa cidade, poderiam se mudarem, mas não se mudam porque de onde vieram lá era do mesmo jeito, e se forem morar aos arreedores de nossa cidade, ou em outra qualquer, aí ficará muito mais fácil para os bandidos, afinal Gostoso é muito bom, bom demais.

    ResponderExcluir
  6. A prefeita eleita.de Gostoso escolhi seu primeiro.Secretario, trata-se da secretaria de Turismo. que vai continuar com EDINHO DE JOÃO VIEIRA;segundo o meio politico acha que o mesmo.está realizando um otimo trabalho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU NÃO SABIA QUE ATUAL ADMINISTRAÇÃO TINHA UM SECRETÁRIO DE TURISMO E QUE O MESMO TRABALHAVA NA CIDADE, SÓ SABIA QUE VINHA RECEBER O SALÁRIO, DESTE JEITO ATÉ EU SOU SECRETÁRIO, SERÁ QUE A PREFEITA ELEITA VAI CONTINUAR COM A MESMA FARRA, SEM PROJETO PARA EXPANDIR O TURISMO E SEM SEGURANÇA, ESPERO QUE NÃO !!! POIS MINHA AMIGA FAFÁ VAI MUDAR ESTE QUADRO, ASSIM EU ESPERO!!!

      Excluir
  7. TENHO QUASE CERTEZA QUE TANTO A POPULAÇÃO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO COMO Á SUA CLASSE POLÍTICA E ATÉ MESMO OS POLICIAIS QUE PRESTAM SERVIÇOS Á COMUNIDADE TEM A MESMA OPNIÃO MINHA: “QUE É PRECISO URGENTEMENTE DE GRANDES MUDANÇAS NA INFRAESTRUTURA E PESSOAL”. O PROBLEMA É QUE QUASE TUDO É DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO DO ESTADO DO RN, NOSSA QUERIDA GOVERNADORA ATÉ O MOMENTO NÃO ESTAR DANDO A DEVIDA ATENÇÃO E IMPORTÂNCIA A SEGURANÇA PÚBLICA, PORTANTO AMIGOS E AMIGAS NÃO BASTAM SOMENTE CRITICAREM OU RECLAMAREM DOS FATOS OCORRIDOS É PRECISO COBRAR DOS NOSSOS POLÍTICOS LOCAIS E DO ESTADO A MELHOR ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RN COM AS DEVIDAS MUDANÇAS NA CIDADE.
    O MAU DA HISTÓRIA É QUE AS MAIORIAS DAS PESSOAS SÓ LEMBRAM-SE DOS PROBLEMAS E SÓ QUEREM COBRAR DOS POLÍTICOS EM ÉPOCA DE CAMPANHA ELEITORAL E NO RESTANTE DO PERÍODO TANTO O (A) PREFEITO (A) E SEUS VEREADORES NÃO SÃO ATUANTES E TAMBÉM NÃO SÃO COBRADOS E FICA NESTE JOGO DE EMPURRA-EMPURRA E NADA É FEITO, REFLETINDO A SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA A CIDADE, UM VERDADEIRO CASOS!!! ISSO DEVE MUDAR OU MUDAR DE CIDADE...ESTA É A QUESTÃO !

    ResponderExcluir
  8. A TENÇÃO; O LIXÃO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO. VAI SER FECHADO, O PROPIETARIO DO TERRENO,QUE FOI INVADIDO PELA PREFEITURA.DE GOSTOSO,NA ADMINISTRAÇÃO JOÃO WILSON TEXEIRA NERI.E CONTINUA INVADIDO NA ADMINISTRAÇÃO DE MIGUEL TEXEIRA.. O PROPIETARIO DO MESMO VAI REINTEGRÁ SUA POSSE..

    ResponderExcluir
  9. hô! Emanuel você esqueceu. que ouve um asalto mão armada la no maceo e levaram um railux. e no uotro dia foi encontrado no mesmo lugar da caminhoneta.isto no dia 14. esta um absurdo.sim e foi as 17:30.

    ResponderExcluir
  10. Caro Emanoel, seu blog não pode viver de criticas e de informações distorcidas. Você deve publicar informações veridicas e elogiar a Policia local que apesar de não ter apoio e o numero de policiais ser insuficiente recuperaram as duas camionetes e desbarataram a quadrilha que estava atuando no municipio com essa pratica. Quadrilha essa que era comandada pelo conhecido BOB ESPOJA, foragido de alcacuz e companheiro do famoso PÉ DE PANO. Que o acusado de roubar o dinheiro da igreja foi preso em flagrante e estava em cima de uma caixa d'agua e não em bananeira, se tratando de um bandido perigoso assaltante de banco(cumpriu 7 anos e 4 meses de prisão pelo assalto ao banco no Alto do Rodrigues) só não esta preso porque as vitimas não quiseram presta queixa do fato. Nossa cidade é a unica da região que os correios não foram assaltados e isso tudo devido ao bom trabalho realizado pelos policiais locais, que desvia a função fazendo serviço da policia civil na confecção de boletins de ocorrência, assim prejudicando o patrulhamento ostensivo.

    ResponderExcluir
  11. Queria saber se os empresarios colaboram financeiramente para que policiais trabalhem na sua folga e aumentem o policiamento em nossa cidade?

    ResponderExcluir