quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Só uma minoria radical desrespeita leis que regulam som alto, que incomoda e afeta a saúde da população




Por Emanuel Neri
Sempre que se aborda a questão do barulho excessivo em São Miguel do Gostoso, há uma gritaria de setores que não admitem discutir nenhum tipo de regulação e restrição ao abuso do som alto de carros, bares e casas de shows.
Mais do que isso, estas pessoas não admitem sequer respeitar as leis federais, que determinam o controle de som para não incomodar pessoas e evitar problemas sérios de saúde. O som alto pode causar surdez, além de sérios problemas neurológicos.
Esta é uma visão bastante atrasada e não está em sintonia com uma cidade que quer se desenvolver respeitando todos os segmentos sociais. Está em jogo o direito de quem quer preservar a saúde e não quer ser molestado com o barulho provocado pelos outros.
Qualquer cidade que queira ser civilizada tem que conviver com os direitos da cidadania. Com todo o respeito que se deve ter à cultura local, sempre festiva – o que é positivo -, há que se respeitar o direito daqueles que querem sossego e viver de forma saudável.
Quanto mais o tempo passa, mais a sociedade evolui. Os direitos civis e individuais passam a ser respeitados muito mais do que antes. É assim com a defesa das minorias, como negros e gays. É assim também em relação aos direitos das mulheres.
Era muito comum no Brasil mulheres serem espancadas pelos maridos. Hoje tem a lei Maria da Penha, que pune severamente quem agride as mulheres. Foi assim também na condenação a pessoas que maltratam animais.
Não faz muito tempo, qualquer pessoa tinha – para citar mais um exemplo - o direito de fumar em avião.
Quem tivesse vontade de fumar em um vôo, acendia seu cigarro e fumava, tranquilamente. Não respeitava o direito de quem estava ao seu lado e não queria respirar a fumaça - altamente tóxica - do cigarro do vizinho.
Se alguém fizer isso hoje, é imediatamente obrigado a apagar seu cigarro – se insistir em fumar, será entregue à polícia e será preso na próxima escala do avião. É assim que os costumes evoluem, respeitando-se o direito coletivo.
Hoje muitas cidades já proíbem fumar em qualquer ambiente fechado, com exceção da própria casa do fumante. No Brasil, fumar em ambiente fechado já é lei, embora em alguns Estados, lamentavelmente, a lei ainda não funcione.
Em São Paulo e no Rio, como em outras cidades, é terminantemente proibido fumar em bares, restaurantes, boates e qualquer tipo de escritório e repartição. Da mesma forma que há inúmeras outras restrições que antes eram permitidas.
Por exemplo: em muitas cidades, qualquer bar que vender bebida alcoólica a menores será multado e corre o risco de ter suas portas fechadas. Assim também é em relação ao som. Casas que abusam do som alto são severamente punidas.
Não se pode permitir que o som abusivo – seja de caixas acústicas de carros, de bares e casas de show – cause danos e incomode as pessoas. Por ser prejudicial à saúde, o som alto é punido por lei federal, em todo o país. Resta às cidades se adaptarem a estas regras.
São Miguel do Gostoso não pode fugir a esta lei – e a suas regras. E a lei tem que valer para todos -sejam pobres, ricos, nativos ou pessoas que vieram morar na cidade. Todos devem viver em harmonia, respeitando o direito dos demais.
Há um calendário de festas em São Miguel do Gostoso em que shows e grandes festas podem ser realizados até mais tarde. Isso acontece no Carnaval, festas do padroeiro e da emancipação da cidade, além do ano novo.
A cidade tem que se adaptar a costumes e hábitos civilizatórios – e é por isso que existe este calendário, criado pelo Ministério Público e validado pelo Judiciário.
Em outras épocas do ano, determina a lei que casas de shows e bares têm que se adaptar acusticamente, para poderem realizar suas festas. E os carros devem respeitar os limites de som e de horários para não causar transtorno à população. 
É assim que fazem as cidades que querem crescer com educação e civilidade.
E a grande maioria da população de São Miguel do Gostoso manifesta vontade  de seguir a rota da civilidade e dos bons costumes, respeitando o direito de crescer e viver pacificamente de forma coletiva, respeitando a todos.
Só uma minoria insiste em ser contra estes princípios.

11 comentários:

  1. SENHOR preefeito adimiro muito seu trabalho mais vc sta deixando essas pessoas fazerem o que querem e assim acabando com sua imagem. tenha cuidado pra sua candidata nao cair

    ResponderExcluir
  2. na verdade não sei quem e o secretario de saude, nao sei se elizangela, neidinha ou alana.

    ResponderExcluir
  3. nos eleitores gostariamos mesmo era que a senhora tereza nery voltasse,para fazer um bom trabalho e isso ela sabe fazer ela ja mostrou uma vez e vai nos mostrar novamente.
    essa sim foi uma verdadeira secretaria de saúde.
    volta tereza nery

    ResponderExcluir
  4. Tem que usar a força policial contra esses transgressores. Mas parece que aqui tudo pode , todo mundo faz o que quer. É um furdunço só.
    Vergonha para São Miguel do Gostoso!!!

    ResponderExcluir
  5. QUERO VER A CARA DESSES GOSTOSENSES QUE NÃO GOSTAM DE RESPEITAR AS LEIS INDO VIAJAR DE AVIÃO E ACENDER UM CIGARRO. VÃO BATER COM PÉ NO CHÃO? CHORAR? FALAR QUE EM SÃO MIGUEL TUDO PODE? NÃO. VÃO FICAR QUIETINHOS E COM CARA DE CRIANÇA QUE NÃO GOSTOU.CONSELHO A ESSE POVO QUE NÃO GOSTA DE RESPEITAR AS LEIS...NÃO SAIA DE GOSTOSO PORQUE VOCÊS VÃO PASSAR VERGONHA OU LEVAR UMA MULTA BRABA. LÁ FORA MEUS AMIGOS O BARCO ANDA EM LINHA RETA. ôXI....

    ResponderExcluir
  6. Boa matéria Emanuel e educativa ao mesmo tempo. O povo não sabe que paga imposto num quilo de açucar nem dos seus direitos. Assim não há cidade nem país que evolua. Parabéns pela matéria. Sugiro que seja comentada nas escolas.
    Ana Maria T.

    ResponderExcluir
  7. o dizispero e tão grande que inventa pesquisa falsa colocando um barulho horrível na rua um monte de criança gritando.mais mesmo assim e o 15eo15 tome 15

    ResponderExcluir
  8. essas crianças todas tem pai e tem mãe que votam,elas são futuros eleitores.

    ResponderExcluir
  9. Que as crianças de tudo fazem festa é verdade, mas o desespero da oposição é grande, se eles não fizeram pesquisa, como souberam de resultado, em todas feitas aqui no Município em nenhuma Renato chegou nem perto, por isso taí o desespero querendo confundir até mesmo os seus eleitores, porque do lado de Fafá e Paulo Roberto todo mundo está tranquilo fazendo o seu papel, que a cada dia que passa o PMDB ganha mais força e vai ser uma vitória consagradora, os pardais só fazem zuada, e dessa vez eles vão pegar o beco, ou passarinhos fracos hêm, e o menininho de ouro, vamos derretê-lo pra ver se dar um anel.

    ResponderExcluir
  10. RENATO VOCÊ NÃO SABE NEM FALAR DIREITO ACHO QUE O POVO PRECISA MESMO E DE PESSOAS INTELIGENTES E CAPACITADAS E ISSO NÃO ENCONTRAMOS EM VOCÊ PARA SE ADMINISTRAR UM MUNICÍPIO ONDE ANDA A SUA QUALIDADE QUE PARECE ATÉ UM DITADOR ANDA PROMETENDO EMPREGO A TODO MUNDO SENDO MENTIRA OU DIZENDO QUE VAI FAZER PELAS PESSOAS DEPOIS DAS ELEIÇÕES PENSA QUE O POVO E BESTA QUEM ENRICOU COM PROMESSAS FOI SÃO SEVERINO DOS RAMOS O POVO QUER VER AÇÃO E NÃO ILUSÃO MENTIROSAS ESTÁ TERTO DE VOCÊS SE CALAREM OK.

    ResponderExcluir
  11. VAMOS LÁ MENININHO DE OURO SE MEXE PRA SUA NÃO SER MAIOR AINDA, ORA TODO MUNDO QUER SER PREFEITO O DIFÍCIL E TER CONHECIMENTO PARA CORRESPONDER COM ESSE CARGO.

    ResponderExcluir