sábado, 22 de setembro de 2012

Saúde pública do RN enfrenta colapso. Entidades médicas pedem a intervenção do governo federal



Por Emanuel Neri
E a saúde pública no Rio Grande do Norte vai de mal a pior. Esta semana o Conselho Federal de Medicina e a Federação Nacional dos Médicos anunciaram que vão pedir a intervenção do Ministério de Saúde na rede pública do Estado.
Estas entidades acreditam que o governo federal, via Ministério da Saúde, assuma a gestão da Secretaria Estadual de Saúde até que os problemas na rede pública de saúde sejam sanados. É o fundo do poço do governo de Rosalba Ciarlini (DEM).
A saúde pública do Rio Grande do Norte vive situação de colapso. No Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade de emergência do Estado, há doentes pelos corredores (foto), sem atendimento e medicamentos. Muitos dormem no chão.
Há dois meses, o governo estadual havia decretado estado de calamidade pública nos hospitais. A situação piorou ainda mais, pois tem aumentado desde então o número de mortes nos hospitais – antes 4,6 mortes/dia, hoje são 8.
A expectativa dos Conselhos de Medicina e a Federação dos Médicos é que o governo federal aceite a intervenção na saúde pública. Há alguns anos houve intervenção no Rio. Nunca o Rio Grande do Norte viveu uma situação tão vexaminosa. Rosalba Ciarlini conseguiu esta triste proeza.
A governadora do DEM – o  RN é a única unidade do país governado por este partido – está levando o Estado para o buraco. Há sinais de abandono em vários setores de serviços públicos – e a indústria do turismo enfrenta  dificuldades.
A segurança pública potiguar enfrenta sérios problemas. Há presídios no interior do Estado em que a vigilância de presos é feita por estilingues, mais conhecidos na região por baladeiras. A segurança dos cidadãos está entregue à própria sorte.
Também é péssimo o Estado de conservação das estradas estaduais – basta ver a situação da via que liga São Miguel do Gostoso à BR-101. E olhem que esta cidade é turística -ou seja, com estrada ruim, menos turistas se arriscam a vir aqui.
O abandono do turismo também é um espanto. O turismo é uma das principais fontes de renda do Rio Grande do Norte. Pois Rosalba Ciarlini não tem feito praticamente nada para melhorar a qualidade da infra-estrutura turística do RN.
Há poucos dias, o Portal UOL – o mais lido do Brasil – mostrou a dramática situação da população de Tibau do Sul, município onde está localizada Pipa, uma das praias com maior afluxo de turistas do Rio Grande do Norte. Dá vergonha!
São Miguel do Gostoso é hoje o terceiro polo turístico do Estado, só perdendo para Natal e Pipa. Pois tentem ver aí nas ruas alguma iniciativa de Rosalba Ciarlini para incrementar o turismo local. Vocês não vão encontrar nada!
Infelizmente o Rio Grande do Norte teve uma azar danado em ter escolhido Rosalba Ciarlini para administrar o Estado. Por isso mesmo, seus índices de rejeição são altíssimos – em torno de 70% da população rejeita seu governo.
Veja, nos links abaixo, reportagem do UOL sobre a pobreza e o abandono em Tibau do Sul, bem como outros posts deste blog sobre a péssima administração de Rosalba Ciarlini e o descuido com a segurança em São Miguel do Gostoso.

2 comentários:

  1. Rosalba apoiou Micarla e esta Rosalba. Parece que combinaram tudo. Vergonha para essas duas familias que ficarão na história com o nome manchado de 'VERGONHA'

    ResponderExcluir
  2. Agora também se pergunta porque o prometido do governo Federal para a saúde não véio, estão gastando rios de dinheiro nos campos de futebol para a copa de 2014, e o povo sofrendo nos corredores dos hospitais, muitos morrendo sem serem pelo menos atendidos, isso é Brasil a maior coja de ladrões do mundo, e nós e que pagamos por todos esses descasos, e ainda existe gente besta que acha que está tudo bem, coitados, da classe mais pobre do nosso Brasil.

    ResponderExcluir