terça-feira, 4 de setembro de 2012

Minoria de São Miguel do Gostoso tem preoconceito com pessoas de fora que escolhem cidade para viver


Por Emanuel Neri
A grande maioria da população de São Miguel do Gostoso é generosa com as pessoas que escolheram a cidade para viver e trabalhar. Mas há uma minoria com visão muito estreita que acha que a cidade é apenas para quem nasceu nela.
É comum você ver comentários de leitores neste blog tratando estas pessoas de fora com enorme desrespeito. O que mais se ouve é que as pessoas de fora querem interferir na cultura de São Miguel do Gostoso e que, para evitar isso, deveriam voltar para as suas cidades.
Além de desrespeitoso, trata-se de uma visão absolutamente preconceituosa. Historicamente, o Brasil sempre foi aberto para migrações internas e externas. Veja o caso dos nordestinos e das comunidades estrangeiras que vivem em São Paulo.
Além de São Paulo, outras partes do Brasil abriram os braços para estrangeiros, como é o caso das comunidades alemã e italiana do sul do país. São Paulo é a cidade com o maior número de japoneses, depois de Tokio, capital do Japão.
No Brasil também existe uma enorme comunidade de árabes, espanhóis e portugueses. Isso sem se falar na população de origem afro-brasileira, cujos ancestrais vieram para o Brasil, como escravos, na época da colonização.
Originário do Brasil só existe mesmo a população indígena. Foi preciso que o Brasil abrisse suas fronteiras a outros povos e mesclasse sua população, para encontrar o caminho do desenvolvimento. As grandes nações crescem assim.
Mas em São Miguel do Gostoso tem uma minoria que prefere nadar contra a corrente. São pessoas xenófobas – aquelas que odeiam quem vem de fora – e muito preconceituosas. São agressivas com os que escolheram a cidade para viver e trabalhar.
Este grupo, felizmente em minoria, geralmente é identificado a uma corrente política que existe na cidade. São as pessoas do contra, de mente fechada, rudes e ignorantes. Consideram os de fora excludentes – se tivessem poder os expulsaria da cidade.
O comportamento desta gente é muito semelhante às minorias européias que discriminam e erguem barreiras contra estrangeiros, especialmente se forem pobres e negros. O nazismo eliminava fisicamente os que não eram semelhantes a eles.
Pois esta minoria de São Miguel do Gostoso precisa entender que a cidade se desenvolveu graças ao esforço de todos – da população nativa e dos que vieram para a cidade, para morar e fazer investimentos, especialmente no turismo.
Os mais velhos devem se lembrar o que era São Miguel do Gostoso antes da descoberta do turismo. Tratava-se de uma beira de praia linda, mas com uma economia pobre, vinculada a uma pesca artesanal e a uma agricultura rudimentar.
Foi o turismo quem impulsionou o desenvolvimento de São Miguel do Gostoso. Além de renda e empregos, tornou a cidade conhecida tanto no Brasil como no exterior. Apesar disso, sempre têm as vozes do atraso contrárias a quem é de fora e ao turismo.
Este blog está cheio de comentários raivosos contra proprietários de pousadas e pessoas de fora que moram na cidade. Agora pergunte à maioria da população de que lado ela está: se do lado do preconceito ou do desenvolvimento.
Na verdade, além do preconceito, quem age assim também carrega consigo grande carga de infelicidade e uma enorme dificuldade de conviver pacificamente com pessoas que, embora de fora, têm os mesmos direitos de quem nasceu na cidade.
Veja, abaixo, links para entender manifestações xenófobas e preconceituosas.

13 comentários:

  1. sou de são miguel e nunca ouvi falar em preconceito aos turistas que realmente trazem benefícios a cidade, e sim aos que trazem o mal, como: influencia no tráfico de drogas e no turismo sexual. existe temas melhore a retrata-se: guerra pelo poder político e a Hierarquia( A distribuição ordenada dos poderes)que existe desda emancipação de são miguel do gostoso. gostaria de ler uma retratação sua referida a esse temas.

    ResponderExcluir
  2. Mero engano Emanuel.
    O que as pessoas sentem é medo e aversão.
    Os primeiros estrangeiros a se radicarem aqui trouxeram um tipo de visão e educação diferente e evoluída do que já havia sido visto, por exemplo Ana Raboult e Paolo Migliorini, exemplos de primeiro mundo, com educação privilegiada e censo humanitário. Mas os primeiros brasileiros empreendedores a explorarem o local trouxeram só malefícios. São pessoas mal intencionadas e com experiências mal sucedidas em locais turísticos como a Praia da Pipa. Pessoas sem basementação científica para aplicar nenhum modelo de turismo. Pessoas que chegaram apenas para manipular a opinião pública e conseguirem benefícios através da inexperiência da população. Sim, falo de adultos com conhecimento do que estavam fazendo e que apesar de saberem ser ERRADO continuaram fazendo: tráfico de drogas, manipulação pública, difamação, injúria, uso de máquina do Estado, propaganda enganosa, continuaram a fazê-lo. Até autoridades civís do outorgado munícipal foram enganadas. O medo dissipado na comunidade não se trata de xenofobia ou algo assim. Na comunidade o que existe é medo de que todo e qualquer incentivo que exista seja igual ao que ocorreu durante os últimos anos que se passaram. Estão generalizando os acontecimentos passados e não enxergam o futuro. Novos investimentos são bem vindos, mas não através dos mesmos erros já acontecidos anteriormente. Uma maneira de mudar isso é erradicar a herança passada. São Miguel do Gostoso é uma cidade onde o sonho dos moradores é o esporte, turismo, aventura, amor e compromisso e não drogas, baladas, vida noturna agitada e barulho. Vivo isso, pratico esportes e sinto na população uma agonia entre uma coisa e outra. Muitos se sentem excluídos, imagina, por não poderem BEBER, FUMAR MACONHA, CHEIRAR COCAÍNA, como algus empresários de entretenimento local fazem! Se vc frequentar um local onde existe um estímulo como esporte, esse tipo de pressão não existe. ONDE JÁ SE VIU NUMA POPULAÇÃO DE 70% de menores de idade existir incentivos a vida noturna agitada? Existem ENTRE 10 a 16 anos de idade APROXIMADAMENTE 70% de menores de idade...quer dizer que nos próximos 2-4anos a pupulação continuará sendo menor de idade. Ou São Miguel do Gostoso exclui de seu mainstream baladas e drogas, ou será excluída a "POPULAÇÃO" a médio prazo. E darão lugar à prostituição, tráfico de drogas, corrupção. E volto a insistir, AQUI SE FAZ GOSTOSO, foi o maior golpe difamatório e NAZISTA a existir num município brasileiro nos últimos anos. E olha que Touros com "A ESQUINA DO BRASIL" tentou...

    ResponderExcluir
  3. Gostoso terra de gente acolhedodora e que sempre estão do lado do desenvolvimento, desenvolvimento que começou a partir da Emancipação política do nosso Município, que viviamos esquecidos quando pertenciamos ao Município de Touros, a apartir da Emancipação o Município de São Miguel do Gostoso, tem sido um dos que mais tem crescidos em nosso Estado, graças a pessoas daqui mesmo, que procuraram divulgar São Miguel do Gostoso em todo o nosso país e até para outros países, como também, o poder público Municipal que fez a nossa terra ser valorizada e querida por tantas pessoas que vieram aqui para conhecer, gostaram e que hoje aqui residem, e foi isso que aconteceu, o desenvolvimento chegou, ficamos independente de Touros, o desemprego diminuiu, São muitas pousadas, grandes comércios, empresas se instalando e que vai gerar mais emprego ainda, tudo é consequência do desenvolvimento, agora se tem pessoas que critica esta cidade, é porque de onde saiu lá criticava também, e tem gente que é assim mesmo, a vida é só reclamação, o bom é que nós Gostossenses estamos de parabéns, morar aquí é um previlégio para poucos.

    ResponderExcluir
  4. SÓ O CANIDADATO E PRESIDENTE DA CAMARA DE SAO MIGUEL DO GOSTOSO, QUE NAO QUE O DESENVOLVIMENTO DE SAO MIGUEL DO GOSTOSO, SÓ VOTOU NOS PROJETOS POR QUASA DA POPULAÇÃO, QUE FOI AS RUAS EXISGE QUE ELE VOTASE, AINDA QUE SER PREFEITO DE NOSSA CIDADE, VA MATAR SEUS BOINHO NA FEIRA QUE É MAIS IMPORTANTE PRA VOCES É SO ISSO QUE VOCE CONHECE, SABENDO QUE É ERRADO MATAR OS BICHINHOS ENDEFESSO.

    ResponderExcluir
  5. alguns textos com tantos erros de português como este( SÓ O CANIDADATO E PRESIDENTE DA CAMARA DE SAO MIGUEL DO GOSTOSO, QUE NAO QUE O DESENVOLVIMENTO DE SAO MIGUEL DO GOSTOSO, SÓ VOTOU NOS PROJETOS POR QUASA DA POPULAÇÃO, QUE FOI AS RUAS EXISGE QUE ELE VOTASE, AINDA QUE SER PREFEITO DE NOSSA CIDADE, VA MATAR SEUS BOINHO NA FEIRA QUE É MAIS IMPORTANTE PRA VOCES É SO ISSO QUE VOCE CONHECE, SABENDO QUE É ERRADO MATAR OS BICHINHOS ENDEFESSO.)não deviam ser publicados! isso mostra que a educação em são miguel esta péssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR ISSO MESMO DEVEM SER PUBLICADOS, QUEM SABE OS FUTUROS GOVERNANDES, SEJAM QUAL FOR RESOLVAM INVESTIR EM CULTURA.

      SILVIA

      Excluir
  6. O que está acontecendo em São Miguel do Gostoso aconteceu em qualquer lugar turistico do Brasil. Búzios no Rio, Pipa ,Porto de Galinhas, Jericoacoara. O que vai fazer a diferença é como o povo local reage ao que é bom e ao que é ruim. O que os de fora trouxerem de bom que se encorpore e o que for ruim que se rejeite. Agora dizer que o de fora traz as coisas ruins e os daqui assimilam ou é porque já tinham tendência as coisas ruins ou são muito inocentes e hoje em dia com a televisão e os meios de comunicação não acredito que um jovem não saiba o que é certo ou errado. O que disseram os indios quando nós chegamos? Indio em Gostoso não conheço então todo mundo é filho ou bisneto de alguém de fora. Lanço um desafio aos que nasceram aqui à mostrar para os de fora que coisa ruim o povo daqui não quer para si. Aí vamos ver. Ser humano quando dá para coisa ruim não tem interior, cidade grande ou exterior. Já nasce torto em qualquer lugar do mundo.
    Jozelio Silvano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel Neri comenta: Muito interessante o comentário acima -embora anônimo, foi assinado por Jozélio Silvano. É isso mesmo. São Miguel do Gostoso, como cidade turística, acaba sendo exposta a diferentes vícios. Mas só vai quem quer. A cidade tem que se organizar para combater estes vícios, como o turismo sexual, especialmente envolvendo menores, as drogas, a violência etc. Mas isso não se faz excluindo os bons, que vieram de fora para morar na cidade. Ha bons que nasceram aqui e bons que nasceram em outras cidades - como há maus daqui e de fora. Mas a luta pelo bem tem que ser enfrentada pelos que estão do lado do bem. E isso a maioria de nativos de São Miguel do Gostoso e de pessoas que escolheram a cidade para viver pensam e agem desta forma. Ninguém quer nem concorda que os vícios do mundo sejam importados para a cidade. São Miguel do Gostoso está procurando seu rumo - e este caminho só será encontrado pelas pessoas do bem, que estão do mesmo lado - e este grpo, que é maioria na cidade, tanto é engrossado por nativos como com os que vieram de outras cidades.

      Excluir
  7. bom dia!

    caros amigos eu sei que teve gente que veio morar aqui
    na cidade privilegiada, mais tem alguns desses cidadãos, que
    eles próprio reclamam da nossa cidade, eu acho que eles
    deveria ser mais cautelosos em algumas atitudes que vem sendo
    tomadas pelos empresários, por ex. querem modificar alguns horários
    de festa tradicionais, certo que tem ver um horário que a população
    também posso opinar, por que eles se reuni e decide tudo quando é depois agente sabe da noticia que tão festa de hora tal a hora beltrano, dai vem a revolta de muita gente da cidade, e para beneficiar somente aos turista, em parte tem que ser sim, mais em outra tem que ver o lado do cidadão gostosense.

    voltando a pauta de toda cidade (politica)

    acabaram de anunciar uma
    pesquisa segundo os coordenadores da chapa 55 e a uma candidata a vereadora, foi feita por um instituto de pesquisa bem conhecida de são paulo e falam, que a oposição da chapa 55 tá frente 20%,


    mais também houve rumores que os funcionários desse instituto tava almoçando na cassa de um eleitor da chapa 55, e viram eles conversando com um dos organizadores da campanha do 55, e entrando na câmara municipal

    para bom entendedor poucas palavras basta

    boa sorte para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as xerox da pesquisa foram feita na farmacia onde a esposa do candidato trabalha.

      Excluir
    2. Emanuel Neri comenta: boatos sobre uma suposta pesquisa eleitoral estão circulando em São Miguel do Gostoso. Trata-se de uma menitura grosseira. Algumas pessas que plantam esta notícia dizem que a pesquisa foi feita por um instituto de pesquisa de São Paulo - e alguns chegam a citar o DataFolha. Que maluquice. O Data Folha, que é ligado ao jornal Folha de S. Paulo, para o qual já trabalhei como jornalista,é um instituto de pesquisa da maior seriedade, faz pesquisas para grandes veículos de comunicação - como a própria Folha ou a Rede Globo - e não tem a menor possibilidade de ter feito pesquisa em São Miguel do Gostoso. Então este boato sobre pesquisa de um instituto de São Paulo é história prá boi dormir. Não confiem nesta história, que é absolutamente furada.

      Excluir
  8. Deve ser um minoria mesmo, pq nunca me senti discriminada pelos moradores de São Miguel, o que eu vejo é que a população está acordando para os perigos oriundos de pessoas de má fé.
    O preconceito e a discriminação existe sim, por parte de quem está "lucrando" com um pseudo turismo. O uso de drogas chamadas lícitas e ilícitas é comum, e está sendo tratado como se a droga fosse liberada. O turismo sexual, ainda que de forma velada existe sim, e a pedofilia também.
    É uma preocupação para todos moradores, inclusive para quem veio de outros lugares; mas a preocupação do Poder Público deveria ser ainda maior. Masssssssss....., em tempo de eleição..........Isto é Brasil.

    ResponderExcluir
  9. È muita mentira jogada fora, se um certo candidato manda fazer uma pesquisa e o resultado da da favorável a ele, com certeza ele colocaria debaixo do seu traveceiro, e não dizia para ninguém, agora o desespero é grande, querem iludir o povo de todas as formas, bons resultados a posição tem e está muito tranquilo.

    ResponderExcluir