sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Em São Miguel do Gostoso, usuários podem fazer ligações gratuitas de orelhões para telefones fixos


Por Emanuel Neri
Você sabia que São Miguel do Gostoso está incluído entre os 63 municípios do Rio Grande do Norte nos quais as ligações fixo-fixo a partir de orelhões (foto) podem ser feitas de forma gratuita até 31 de outubro deste ano?
É que São Miguel do Gostoso faz parte dos 2020 municípios em todo o país em que a Oi foi punida pela Anatel – a Agência Nacional de Telecomunicações – devido ao péssimo serviço que vem sendo prestado por esta operadora.
O serviço de telefonia é uma concessão do governo federal. Isso significa que, se a operadora não prestar um bom serviço aos usuários, ela pode ser punida pela Anatel -em 742 municípios a ligação gratuita vai até 31 de dezembro deste ano.
E foi exatamente isso o que aconteceu. A Oi não cumpriu as metas do Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público, que é feita pelos chamados orelhões. A Oi tem que cumprir também a densidade de orelhões por habitantes.
Em todos os municípios brasileiros, esta densidade é de quatro orelhões para cada grupo de mil habitantes. Neste caso, a Oi também foi punida por não cumprir esta meta. Tem também o problema dos orelhões quebrados.
Em 2011, a Anatel exigiu que cada concessionária de telefonia fizesse um plano de vistoria e reparo dos orelhões. Exigiu que a Oi –e a Telefônica, que atende o Estado de São Paulo – aplicasse R$ 205 milhões na recuperação de orelhões.
Como este plano de melhoria não foi cumprido, o governo federal exigiu que a Anatel punisse a Oi. Com exceção de São Paulo, que é atendido pela Telefônica/Vivo, a Oi atende a todos os demais Estados brasileiros.
Então, aqui em São Miguel do Gostoso as ligações fixo-fixo estão liberadas nos orelhões. Teste os orelhões. Não precisa utilizar o cartão de telefones. Se o orelhão não funcionar, ligue para a Anatel, pelo telefone 1331, ou via Internet.
Cabe ao usuário fiscalizar os serviços das operadoras de telefonia – fixa e móvel. Se este serviço não funcionar, acione a Anatel. É obrigação das concessionárias de telefonia prestar um bom serviço ao usuário. Se não fizer isso, serão punidas.
Veja, nos links abaixo, abaixo mais informações sobre a punição da Oi, bem como informações sobre como fazer reclamações sobre o mau serviço de operadoras de telefonia fixa e celular.

6 comentários:

  1. PARABENS MIGUEL TEIXEIRA, PELO SEU TRABALHO, OS MORADORES ESTAO DE PARABENS, ISSO SIM QUE É PRFEITO QUE TRABALHA PELO POVO, E CONTINUA TRABALHANDO;

    ResponderExcluir
  2. ATE Q FIM VC POSTOU AL
    GO DE BOM EM SEU BLOG EM EMANUEL!!

    ResponderExcluir
  3. Dificil e encontrar um orelhao que funcione.

    ResponderExcluir
  4. essa noticia acima é boa!
    mais vamos combinar que o assunto é politica.

    no ultimo sábado no dia 08/09/2012, teve um comício no distrito de nome
    Antonio conselheiro, o atual vereador e candidato a prefeito, o josé renato, prometeu coisas impossível , por ex. quando chegasse lá iria colocar 3 equipes de PSF- Programa Saúde da Família, ele tá mau informado e mau assessorado,não sabe ele, que não se faz equipe de PSF, quando quer, e sim pelo contingente, isso mostra como ele tá mal informado,
    esse cidadão de nome josé renato, não tem condições de assumir o Município desse porte que só tem a crescer, principalmente no turismo,eu soube que a candidata a prefeita Maria de fátima, e formada em turismo ,


    boa sorte



    ResponderExcluir
  5. Vai estudar renato e melhor o que tu faz ta pensando que o povo e indiota acreditar em promessa!

    ResponderExcluir
  6. Isso não é projeto de MIGUEL TEIXEIRA e sim uma medida tomada pela a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que determinou, que a Oi deixe de cobrar pelas ligações feitas de orelhões para telefones fixos, com o mesmo DDD, em alguns municípios e Emanuel explicou bem direitinho.

    Sou do lado do prefeito atual mas tudo que é bom na cidade não é feito só por ele néh rsrs

    Não custa nada dá uma pesquisada antes

    ResponderExcluir