quarta-feira, 22 de agosto de 2012

População de São Miguel do Gostoso se organiza para aprovar projetos que vão gerar empregos e progresso


Por Emanuel Neri
Esta quinta-feira (23/8), pode ser um dia histórico para São Miguel do Gostoso. Nesta data, a população da cidade promete ocupar a Câmara Municipal local para exigir a votação de projetos que geram enormes benefícios para a cidade.
Entre estes projetos, está o de isenção fiscal – com redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 3% - para que cinco parques eólicos se instalem no município. São R$ 90 milhões de investimento e geração de cerca de 2 mil empregos diretos.
Há um segundo o projeto que autoriza a Prefeitura local a fazer parceria com o programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, para a construção de moradias que beneficiarão a população mais pobre da cidade.
Um terceiro projeto tem como objetivo declarar de utilidade pública a Amjus, importante ONG da cidade. Com esta medida, a Amjus poderá firmar convênios com projetos sociais, entre eles o Criança Esperança, da Rede Globo.
Pois todos estes projetos estão emperrados na Câmara por um capricho do presidente da Casa, José Renato. Há informações de que José Renato, que é candidato a prefeito da cidade pelo PSD, não teria liberado estes projetos para evitar beneficiar adversários.
Ocorre que o tiro que José Renato quis dar em seus adversários está saindo pela culatra. A população local está absolutamente revoltada com a falta de comprometimento que José Renato está tendo com os interesses da cidade. Seu comportamento é de descaso total.
Ao sentar em cima destes projetos, evitando sua aprovação, José Renato achava que estava aumentando sua chance de se tornar prefeito da cidade. Pisou na bola e fez um gol contra. Pelas reações à sua atitude, até pessoas que o apoiavam mudaram de lado.
Agora José Renato pode começar a correr contra o prejuízo, liberando os projetos para votação. Ocorre que ele pode estar chegando atrasado, pois os obstáculos impostos aos projetos causaram enormes estragos nos seus sonhos eleitorais.
Mas não custa tentar consertar o que foi feito de forma errada. Ainda há tempo para dar marcha a ré e tentar pôr o carro na estrada certa. José Renato não é uma má pessoa. Só errou feio ao tentar dificultar a aprovação destes projetos.
Espera-se que José Renato ponha os projetos em pauta, ajude a aprova-los, e reconheça que houve equívocos em sua conduta. Cabe até mesmo um pedido de desculpas à população. Política se faz desta forma, com erros e acertos.
Se não fizer isso, o presidente da Câmara pode ficar diante daquela situação mais conhecida por caçadores diante da fera: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.  Dificil estancar a perda de votos, mas um bom gesto pode melhorar sua imagem.
José Renato devia saber que, como vereador e presidente da Câmara, é antes de tudo um servidor público – e é pago, portanto, para defender os interesses da população. Jamais poderia criar embaraços para a sociedade a quem representa.
Pontos para a população, que botou a boca no mundo para reclamar do presidente da Câmara. Não se pode admitir que alguém seja contra o progresso de sua cidade. José Renato ao que tudo indica agiu assim – e por isso pode pagar caro por seus pecados.
É direito da população – em especial do eleitor, que vota na próxima eleição para prefeito e vereador – de ir à Câmara Municipal nesta quinta-feira, para pressionar José Renato e os vereadores a votarem os projetos de seu interesse.
Ontem havia informações na cidade de que um abaixo-assinado da população, pedindo a aprovação dos projetos, será levado ao presidente da Câmara. Também se informava que José Renato vai recuar e aprovar parte dos projetos.
A população está atenta a tudo isso. É assim que se pratica a democracia.
Veja, abaixo, link de post anterior sobre os projetos para os quais José Renato impôs dificuldades para aprová-los, bem como suas consequências econômicas e sociais para a cidade:

26 comentários:

  1. caro Emanuel;
    você explicita esta publicação como o ''JOSÉ RENATO'' sendo praticamente um ''burro''!
    não bem assim não.
    vem-se debatendo muito na cidade de são miguel do gostoso, O seguinte assunto: ''A NÃO APROVAÇÃO, DO ATÉ ENTÃO PRESIDENTE DA CÂMARA JOSÉ RENATO, DOS PROJETOS DAS INSTALAÇÕES DAS EMPRESAS EÓLICAS NA CIDADE''. falou em politica em gostoso, esse assunto vem atona.talvez esse seja o assunto mais falado do momento. me oponho a dizer que o RENATO não deixou de assinar tais projetos, pois, ele assinou sim o projeto que aprova a instalações das empresas eólicas na cidade(se caso alguém se interesse em saber disso, procure qualquer um dos vereadores da câmara, pq eles todos assinaram juntamente com o renato a aprovação), o que RENATO não aprovou foi a seguinte questão: DIMINUIÇÃO DO ISS, que ocasionaria a redução dos impostos a serem pagos pelas empresas, que seria de 5% para 3%. isso pode parecer uma coisa até dispresivél, ''2% não é muito'', é sim meu amigo, muito mesmo, é quase o mesmo valor que entraria com os 3%.
    a respeito desses dinheiro que entraria na cidade, não era para o povo?, por quê,quem está no poder fala que GOSTOSO está bem, mas tem uma pressa para receber esse dinheiro, poque será? sobre o dinheiro que iria para a ONG anjus, não iria, só uma especulação, o dinheiro seria retirado em espécie e repassado para a prefeitura, esse dinheiro iria todo para o projeto?
    empregos? você fala como se esses empregos fossem algo que durasse para a vida toda, hum, não duraria 18 meses, e logo após as instalações das torres, gostoso que se vire.
    agora será que não seria melhor brigar por direito ,por uma cobrança de impostos maiores?receber o que é de direito? o dinheiro que entraria sim, seria uma boa, que resultaria em vários projetos e investimentos na cidade que talvez rendesse muitos mais empregos, até poque o dinheiro seria investido na educação, saúde, economia, qualificação dos moradores de são miguel que é um dos maiores problemas, e que ninguém cobra isso.
    essa pressa em receber esse dinheiro rápido, seria não para beneficio de são miguel, mas sim para benefícios próprios!
    e por que ninguém fala da questão que estamos com um candidato ficha suja tentando se eleger? é esse tipo de gente que vocês querem que governe sua cidade?
    VEJA SÓ QUE IRONIA: vereador(a) que é do lado do 15, antes não aprovava também a redução dos impostos, mudou de lado, mudou a opinião, por que será?...
    tenho muitos motivos para falar que o renato não foi ''burro''! mas não posso falar os motivos por que eu sei que não seriam publicados neste blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho, vc começou tão bem com a palavra "explícita" (que vc não acentuou) , e depois escorregou na vontade de falar bonito, será mesmo que o Renato que é o burro.

      Excluir
    2. Esse cara deve ser advogado, eles falam muito mas não entendem de nada, o mundo todo oferece insentivos fiscais para atrair investimentos aos municípios, só mesmo uma mente tão limitada quanto as dos sr José Renato e Marcio Neri pra não saber disso.

      Excluir
    3. Acho que aqui ninguém é burro,vivemos a democracia o que as pessoas tem que aprender é respeitar as escolhas umas das outras.

      E parar de difamar as pessoas,cada um tem o direito de escolher seus candidatos. O coronelismo e o voto de cabresto já passou.

      Luzia

      Excluir
  2. Gente boa tarde, achei que essa reunião foi uma armaçõa muito grande,o senhor presidente passou a semana toda armando este circo,pois fizeram perguntas as vereadores e não deixaram que eles respondessem a verdade,gente pelo o amor de cristo eles trouxeram o advogado da camara para ajudar a embelezar o negocio e quebraram as fussas, o homem só falou de realidades de outras cidades, para eles que não sabem aqui é gostoso e sera sempre gostoso com Fafa.Quanta ignorancia acorda povo de GOSTOSO...

    ResponderExcluir
  3. EU SÓ QUERO É VER A CARA DESSE CANDIDATO HOJE O QUE ELE TEM A DIZER AO POVO QUE APROVE OU NÃO TÚ RENATO NÃO MERECE SER PREFEITO NÃO, BURRICE ANDOU, ANDOU E AS VEZES SE ENCOSTA EM PESSOAS INCAPAZES DE SABEREM ADMINISTRAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui, vir e gostei!!

      E você?

      Se vocês acham Renato tão burro,sem qualidades então me digam por que estão com tanto medo dele?
      Se vocês tem tanta certeza que já ganharao, porque estão se preocupando tanto com Renato?
      É, falam uma coisa e mostram outra QUE MEDO HEIM RRRRSSSS
      RENATO ESTA TIRANDO O SONO DA BACURAUSADA RRSS....
      VÃO FICAR COM OLHEIRAS RRSSS.....

      Excluir
    2. Esse Renato tá bem, seus seguidores forão "VIR" e gostarão, essa criatura vem de onde?

      Excluir
  4. agressao contra renato voce pulblica mas outrs coisas que sao ditas sobre fafa voce nem coloca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. VEJAM PELO LADO BOM DAS COISAS,NÃO DAR PARA SER PREFEITO, MAS PODEM SER PALHAÇOS ARMAR UM CIRCO ELES SABEM MUITO BEM. Q DEPLORAVEL.

    ResponderExcluir
  6. Não é agressão ao Sr. Rentao como o anônimo disse, ele simplesmente está fazendo o papel de cidadão exigindo e cobrando do Sr. Renato (que por sinal é agente Público e que tem a obrigação de defender os interesses da população) e infelizmente por "picuínha" ou por estratégia política –vergonhosa e desonrosa- está esquecendo do cargo que ocupa e da representatividade dos cidadãos de Gostoso que nele confiou. Está claro que o Sr. Renato está protelando o avanço da cidade por questões políticas e como bem disse o blogueiro está dando um tiro no próprio pé, pois a população de Gostoso está viva e de olhos bem abertos cobrando e exigindo o avanço. Os eleitores do Sr. Renato, não fazem a mínima questão de pesquisar e estar por dentro dos assuntos, a aprovação da Eólica só trará benefícios para a cidade, gerará inúmeros empregos e aumentará o poder aquisitivo da população. Não importa se será por 1 mês, por 10 meses ou por 100 anos, o que importa que a cidade precisa avançar e ele no cargo de Vereador e que pleiteia o cargo maximo da cidade, que é o de prefeito, deveria ter mais respeito pelo povo e lutar pelo avanço que a população gostosense tanto clama e merece. Sr. Renato e todo seu eleitorado que tanto o defende, é vergonhoso toda essa situação. Voto em Fafá, voto consciente, sei que ela é o melhor pra Gostoso, sou um eleitor que está de olho aberto e luto pelo avanço de nossa querida cidade!!!

    ResponderExcluir
  7. Ô POVINHO PARA RECLAMAR!!!

    JÁ ESTA TUDO ASSINADO ,ATÉ OS PROJETOS QUE OS BACURAUS NÃO QUERIA!

    ESTÃO RECLAMANDO DE QUE? JÁ SEI,SE DECEPCIONARO,PORQUE O POVO ESTAVA LÁ DANDO FORÇA PRA RENATO.
    SE CONFORMEM,DEIXEM DE DRAMA,O TIRO DE VOCES SAIU PELA CULATRA KKKKKKKKKKKKKKK
    ESTÃO É COM MEDO,PODEM FALAR O POVO QUER MUDANÇA, A ÉPOCA DA DITADURA JÁ PASSOU!!! JÁ ESTÃO MAMANDO Á 16 ANOS, E AINDA QUEREM MAIS!! OU ESTÃO COM MEDO DE DESCOBRIREM O TAMANHO DO BURACO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    VOCES DEVIAM ERA MOBILIZAR A POPULAÇÃO E, EXIGIR DO PREFEITO AS PROMESAS DO PLANO DE GOVERNO QUE ELE PROMETEU A 8 ANOS, E OLHA A ESCURIDÀO PELA CIDADE, OLHA A URBANIZAÇÃO,OLHA O ESTADO DA PRAÇA DA XEPA,SE EU FOR ESCREVER TUDO AQUI VOU PASSAR A NOITE. PPRECISO DORMIR DESCANÇAR AMANHÃ É UM NOVO DIA.
    MIGUEL TEIXEIRA VAI DEIXAR DE ERANÇA A PRAÇA DO MOINHO,A GRANDE OBRA EM 8 ANOS.
    VAMOS MOBILIZAR A POPULAÇÃO E EXIRGIR DO PREFEITO AS OBRAS DO PLANO DE GOVERNO DELE. SERA QUE A CULPA É DE RENATO? BACURAUS VAO PROCURANDO OUTRA VAQUINHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE DÓ, QUE DÓ, QUE DÓ, FOI OBRIGADO A ASSINIAR AGORA FICA FAZENDO DE CONTA QUE ESTA POR CIMA, NÃO FEZ MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO, AGORA POÕE O RABINHO NO MEIO DAS PERNAS E ENGOLE ESSA, QUEM VENCEU FOI O POVO, NÃO FOI FAFA, JOÃO WILSON NEM MIGUEL, OLHA SO QUE MENTE PEQUENA, DEPOIS DE TUDO AINDA NÃO ENTENDERAM QUE QUEM QUER TRABALHO E COMPROMISSO É O POVO, ACHO MELHOR VOCE NÃO TENTAR SE FAZER DE "O BOM" POIS SO DE AFUNDA MAIS.

      Excluir
    2. E o plano de Governo de Renato como vereador? Ele tinha? Não.
      Ah, então é por isso que ele não fez nada...
      É mais fácil mesmo não ter plano de Governo, por isso que ele não apresentou nenhum até agora, né? Pq não pretende fazer nada mesmo!
      APLAUSOS PARA JOSÉ BAIXARIA RENATO!

      Excluir
    3. TU SABE DE NADA ANA PAULA SE PREPARA QUE TUA CANDIDATA VAI LEVAR É UMA LAPADA E VAI SER DERROTADA NAS URNAS QUERO VER COMO VAI FICAR TUA CARA DEPOIS DO DIA 07 DE OUTUBRO
      BAIXARIA QUEM FAZ SÃO VCS.

      Excluir
  8. bom isso que vai ser inscrito agora leia com atenção

    José renato -discurso- eu não assinei logo por que eu não achei muito interessante, por que as pessoas não estão qualificado, que empregam muitas pessoas de fora, e ia ser só 2 anos de empregos,

    bom caros leitores para um bom entendedor poucas palavras basta, por que ele generalizou e chamou a todos de B>>> ou menos inteligente.

    resumindo a população vai pagar o preço pelos, erros do entendimento do josé renato.

    não podemos deixar isso acontecer, então faz pouco tempo que cheguei na cidade, mais ainda vejo que falta muito a melhorar mais se o sr. renato acha vai resolver não ajudando a população então, ele não é a pessoa certo para ser um defensor do povo.

    e outra eles perguntaram e não dero o direito a replica,
    aos nobre vereadores, os assessores do josé renato tão mais perdidos, de que peixe fora da água.

    caro amigos por que essa emenda não foi antes, se o projeto chegou em ABRIL só agora foi elaborada essa emenda depois de quase quatro meses , essa assessoria vou te contar hem, e (ISS) são poucos pessoas que pagam esse imposto, como foi dito lá na câmara para ajudar ao pequeno empresários são feitas vista grossa, como o nobre vereador ALBERT CHALES,
    o que deu entender foi que essa EMENDA veio só para justificar esses atrasos para assinar, e entende-se que foi feito de pirassa

    caros leitores preste atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não entendo essa pessoa antes ele dizia que renato era ruim porque não tinha assinado e a agora que assinou tudo e mais um pouco ele ainda chama o mesmo de ruim tenha santa paciência.

      o que que vc quer meu filho.

      Excluir
    2. É ele assinou espontaneamente forçado,acho q para beneficiar uma cidade não precisava de toda essa dificudade vejam em Q condições ele assinou.NÃO TINHA OUTRA ESCOLHA.

      Excluir
  9. deixa de falar besteira

    ResponderExcluir
  10. que desespero é esse bacurauzada vão ajudar atua candidata conseguir uns votinhos para não levar um lapada.

    ResponderExcluir
  11. renato nao tem condiçoes de administra uma prefeitura se enrouloçe com presidencia da camara imagine com a prefeitura.
    ass: pedro

    ResponderExcluir
  12. Isso tudo é desapreparo e falta de capacidade de administrar uma camara quanto mais um município vamos eleger quem tem condições de fazer uma grande administração que é fafá e paulo junto a garibaldi e o governo de dilma presidente

    Alex.

    ResponderExcluir
  13. EU ESTVA INDESIVO EM QUEM VOTAR MAIS AGORA VOU VOTAR EM FAFÁ O OUTRO LADO JÁ DEMOSTROU QUE NÃO TEM COMPETENCIA ACORDA RENATO NÃO SE FAZ POLÍTICA ASSIM NÃO.

    ResponderExcluir
  14. E eu tô nessa também fafá conheço a muito tempo e nunca vi ninguém falar mal dela acho que ela é a melhor pessoa para administrar o nosso município
    Francisca

    ResponderExcluir