quinta-feira, 19 de julho de 2012

Governo pune eperadoras de celular por péssimos serviços aos consumidores; vendas estão proibidas


Por Emanuel Neri
Você está satisfeito com o serviço da sua operadora de telefonia móvel? Se sua operadora for TIM, Claro e Oi a resposta provavelmente vai ser não.
A Anatel, que é a agência que regula o serviço de telefonia no Brasil, também não está satisfeita com estas operadoras. E por isso vai suspender, a partir da próxima segunda-feira (23/8), a venda de novas linhas destas empresas no país (veja mapa onde a venda está proibida).
Cada uma dessas operadoras será proibida de vender seus produtos – incluindo internet – em todos os Estados da federação. A TIM recebe a maior punição – não pode vender em 18 Estados, incluindo o Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.
A Oi estará proibida de vender em cinco Estados, enquanto a Claro foi punida em três unidades da Federação, incluindo São Paulo, que é o maior Estado do país. Pesou muita nesta decisão a opinião da presidenta Dilma Rousseff.
A suspensão é resultado do alto número de reclamação dos usuários. Para voltar a vender, estas operadoras – juntas têm 70% do mercado brasileiro – terão que apresentar à Anatel planos para resolver problemas de qualidade e de atendimento ao cliente.
A maior queixa dos consumidores é contra a interrupção de chamadas em curso.
A Vivo, maior operadora de celular do país, não foi punida. A Anatel diz que ela tem menor número de reclamações dos clientes. Mas advertiu a empresa, exigindo que ela também apresente plano de melhoria de seus serviços.
A decisão da Anatel causa enormes prejuízos a estas operadoras. Sem poder vender, elas reduzirão significativamente suas receitas. Por este motivo, suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo caíram hoje (19) de forma acentuada.
Esta é a primeira vez que uma medida deste tipo é adotada pela Anatel na telefonia celular. A empresa que não cumprir a decisão será multada em R$ 200 mil por dia.
Para voltar a vender, as operadoras terão que atender três exigências da Anatel:
1)Melhorar a qualidade da rede de telefonia celular.
2)Melhor atendimento ao cliente, com um serviço mais rápido e mais eficiente.
3)As operadoras terão que resolver os problemas de queda nas ligações durante as chamadas telefônicas.
Quem mora em São Miguel do Gostoso, sabe da péssima qualidade dos serviços da Claro. Mas é preciso botar a boca no mundo e ligar para a Anatel – pelo telefone 1331 – para reclamar. Também pode encaminhar sua reclamação pelo site www.anatel.gov.br
Não deixe de reclamar do péssimo serviço das operadoras de celular. Este é um serviço público que, como tantos outros, há obrigação destas empesas de atender a seus clientes com qualidade na linha e bom atendimento ao cliente.

2 comentários:

  1. ISSO FOI BEM FEITO PRA ESSAS OPERADORAS,QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PROS CLIENTES, UM EXEMPLO ORRIVEL É O SINAL DA CLARO AQUI EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO , DE PESSIMA QUALIDADE. VAMOS VER SE AGORA MELHORA.

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  2. Fotos da 13ª Cavalgada entre Amigos realizada domingo:

    http://pedrapretareal.blogspot.com.br/2012/07/13-cavalgada-entre-amigos-praia-de.html

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