terça-feira, 24 de julho de 2012

A comunidade de São Miguel do Gostoso se organiza para combater criminalidade; resultados são postivos


Por Emanuel Neri
Quando a sociedade se organiza, tudo se consegue. E é isto que está acontecendo com a questão da segurança em São Miguel do Gostoso. Há alguns meses, a cidade vivia atemorizada com crescente de criminalidade – pequenos assaltos a moradores e turistas, além de furtos a residências.
No dia 14 de maio deste ano, houve uma reunião da AEGostoso (Associação de Empreendedores de Gostoso), na qual criou-se um Comitê de Segurança Cidadã (CSC) para se discutir e buscar soluções para enfrentar a criminalidade. O comitê foi formado, voluntariamente, por vários membros da comunidade local.
Quase três meses depois da criação do CSC, foram tomadas várias providências para combater a criminalidade. Veja o que já foi feito:
1)Junto ao Comando da Polícia Militar, obteve-se uma viatura 4X4 – uma Nissan Frontier – para aumentar a vigilância nas ruas e praias da cidade. O conserto do veículo foi financiado com a ajuda de pousadas e comerciantes locais.
2)A Polícia Militar também disponibilizou mais dois policiais para reforçarem o destacamento policial da cidade. Com isso, a cidade passou a ter policiais em serviço praticamente durante todo o dia e noite.
3)Criou-se uma espécie de Disk Denúncia, com dois números de celulares para que a população ou pousadas acionem a polícia sempre que houver ocorrências ou perceberem algum risco. Número dos celulares: (084)-91907020 ou 81548383.
A partir de agora, novas providências começam a ser tomadas. Uma delas é fazer uma rede de comunicação interligada com todos os serviços de segurança de pousadas, comércio e residências da cidade.
Com isso, todos os vigilantes que trabalham na cidade passam a se comunicar em linha direta, por telefone - entre eles e a polícia. Sempre que desconfiarem de algum suspeito ou perceberem algum tipo de ocorrência, acionarão a polícia.
O Comitê de Segurança Cidadã vai providenciar curso destes vigilantes para que haja treinamento eficaz de como eles devem se comunicar e agir rapidamente, sempre que houver necessidade.
Com o treinamento, Vigilantes e policiais ficarão sempre alertas para qualquer tipo de risco. Além disso, há a possibilidade de se integrar também os sistemas de câmeras de vídeos que já existem em pousadas, comércio e residências.
Paralelamente a estas providências, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) já agendou audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para entregar dossiê e pedir providências sobre a criminalidade na cidade.
São com iniciativas deste tipo que São Miguel do Gostoso começa a combater, com eficiência, o problema de segurança que atemorizava a cidade e estava pondo em risco o promissor turismo local.
Sinal de que, quando a comunidade quer, tudo se consegue.
Se você tiver sugestões para melhorar ainda mais a segurança na cidade, envie mensagem para: csc.smgostoso@gmail.com
Veja abaixo íntegra do manifesto aprovado pelo Comitê de Segurança Cidadã de São Miguel do Gostoso:
    


                            Manifesto do Comitê de Segurança Cidadã
O Comitê de Segurança Cidadã de São Miguel do Gostoso nasceu no âmbito de uma reunião convocada pela AEGostoso no passado dia 14 de Maio, aberta a toda a população, para discutir os problemas de segurança da nossa cidade, tendo em conta uma crescente sensação de insegurança resultante de alguns assaltos a turistas nas nossas praias e de roubo e furtos a residências registrados nas ultimas semanas.
Os atuais membros do Comité se voluntariaram para criar um fórum de discussão e reflexão sobre os problemas de segurança do município, contando com a disponibilidade deles próprios e dos poderes executivo e legislativo do município, bem como da força policial, na pessoa do sargento Sidney, comandante do destacamento de São Miguel do Gostoso, que na mencionada reunião explicitou a fragilidade dos meios e recursos humanos disponíveis para levar a cabo as suas funções de segurança e prevenção da criminalidade!
O Prefeito Miguel Teixeira deu conta das várias diligências junto da Secretaria de Estado da Segurança, bem como do Comando da Policia Militar do Estado, no sentido de dotar de mais meios o destacamento da cidade, sem qualquer resultado, por manifesta falta de recursos Estaduais!
O prefeito, a Câmara Municipal e outros responsáveis precisam ser envolvidos com o processo e devem estar dispostos a assumir os riscos de atitudes e decisões inovadoras. Nesse sentido, a mobilização popular é importante forma para chamar atenção para o problema e para aumentar a consciência das pessoas em relação ao mesmo.
O Comité se constitui como fórum privilegiado para a discussão dos problemas de segurança do município, agregando parceiros locais que tornem a discussão destes temas abrangente e aberta á participação e colaboração de toda a população!
Segundo estudos recentes, e pesquisas que abordam os novos referenciais das políticas locais apontam para que o modelo de policiamento repressivo não traz efeitos duradouros. Mesmo que o policiamento repressivo seja indispensável em situações de áreas conflagradas, ele deve ser o mais brevemente possível substituído por formas mais sutis de policiamento, como o policiamento comunitário.
“Policiamento comunitário é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimesdrogasmedosdesordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área. O policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão.
Como pressupostos básicos do policiamento comunitário, ressaltam-se:
§  Ação proativa
O policiamento proativo age preventivamente para evitar que os delitos aconteçam. Para isso é essencial serem identificados os locais, horários, pessoas ou circunstâncias propícias à ocorrência delituosa.
§  Ação preventiva
A presença ostensiva, correta e vigilante do policial estabelece um clima de confiança no seio da comunidade, e inibe a ação da delinquência.
§  Integração dos sistemas de defesa pública e defesa social
A parceria e a cooperação entre a polícia e a comunidade potencializam os efeitos positivos. A busca compartilhada de soluções conjuntas evita a dispersão dos esforços, e auxilia a identificação dos problemas que afetam a todos.
§  Transparência
A promoção de reuniões para a exposição das atividades desempenhadas pela polícia, e a troca de informações com a comunidade para a análise dos seus efeitos; estimulando a participação e o envolvimento do cidadão na busca conjunta da melhoria da qualidade da segurança.
§  Cidadania
O policial deve ser propagador da noção de cidadania; solicitando a participação de todos nos problemas que atingem a comunidade.
§  Ação Educativa
A orientação, o aconselhamento e a advertência devem sempre anteceder as ações repressivas. As ações educativas não podem ocorrer apenas no momento das infrações, mas através dos organismos comunitários encarregados de promoverem a defesa social da comunidade, principalmente junto às escolas e associações; promovendo-se palestras, campanhas e outras formas de divulgação e orientação.” In Wikipédia
Os problemas de segurança de uma comunidade estão sempre intimamente ligados aos seus problemas sociais, culturais, educacionais e outros que se desintegrados, promovem apenas a repressão como meio e fim de abordagem dos problemas de segurança, o que não é mais compatível com o conceito abrangente de cidadania a que todos deverão ter acesso, dentro da premissa de que direitos e deveres são devidos por todos e a todos!
O Comité de Segurança Cidadã de São Miguel de Gostoso, acolherá ideias e sugestões de debate bem como se propõe encontrar soluções pontuais que agilizem a resolução de pequenos problemas, identificando as causas e propondo á comunidade metas para se integrar na consciência cidadã de que todos temos de participar, com maior ou menor grau de comprometimento, na solução dos problemas que a todos dizem respeito!
Os problemas de segurança de uma comunidade não são apenas para as forças policiais, mas para todo o cidadão que almeja segurança, educação, saúde e qualidade de vida!
Já no âmbito das suas auto atribuições, o Comité tomou a iniciativa de solicitar uma reunião com o Comandante Geral da Policia Militar do RN, na pessoa do Sr. Coronel Araújo, tendo sido solicitada a atribuição de mais meios e recursos ao destacamento da Policia Militar de São Miguel, tendo este dado bom acolhimento ás nossas “reivindicações”, deslocando mais dois soldados para o destacamento, bem como disponibilizando uma viatura tracionada, que permitirá estender a fiscalização policial ás nossas praias, responsabilizando-se o Comité a encontrar os meios financeiros necessários para por a referida viatura em bom estado de funcionamento.
O Comité se propõe agregar parceiros comunitários que se interessem por uma politica de segurança publica que tenha em conta todas as frentes que compõem o problema: social, econômico,  educacional e cultural!
Da mobilização de todos nós nascerá uma nova cidadania onde todos são agentes!

São Miguel do Gostoso, 28/05/2012

6 comentários:

  1. É interessante que a população de São Miguel se reúna para combater os assaltos a turistas e comércios da cidade, mas não podemos esquecer também o abuso da poluição sonora que tem gerado muita dor de cabeça para todos nós.
    Seria bom se os políticos da cidade criassem uma lei que punisse principalmente o abuso de som vindo de carros, que fazem questão que todo mundo ouça o barulho que eles estão fazendo. A punição para este CRIME que já existe, e que se chama POLUIÇÃO SONORA, deveria ser de uma multa pesada, até mesmo a prisão do dono do veículo. Deveria haver uma lei específica para os comerciantes donos de bar e outros estabelecimentos assemelhados que regulassem o volume do seu som, assim, como o horário de funcionamento deles.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que houve açao e vai continuar. Percebi que na minha vinhança a responsibilidade social aumentou. Cada um fica mais alerto e olha a casa do outro tb.
    Felicia

    ResponderExcluir
  3. Vamos ficar de olho na Rua Arabaiana que a barra tá pesada por lá.
    Cleide

    ResponderExcluir
  4. Bom que esta dando certo. Gostaria de lembra também uma questão que já foi citada em comentário anterior a respeito do uso abusivo de aparelho de som em veículos, esse problema continua a acontecer e seria primordial a aquisição de um DECIBELÍMETRO para os policiais utilizarem na aferição do som. quanto ao manuseio o IDEMA esta aberto a passar instrução basta solicitar. um fator negativo é o fato de que os prejudicados na maioria das vezes não querem aparecer como vítima dificultando o serviço d PM pois pra se fazer um procedimento tem que existir VÍTIMA E ACUSADO. muitos preferem sofrer o abuso que se manifestar como vítima.

    ResponderExcluir
  5. É a policia tinha que passar mais lá no final da rua arabaiana no Maceio. Tem até clinica medica lá mais as coisas ruim ficam a vontade nesse final da rua tenho medo de passar por lá depois que escurece. carro da policia nunca vi e todo mundo sabe que lá é perigoso.fica aqui o meu protesto.
    Luci Alves

    ResponderExcluir
  6. e lamentavel ver que tudo isso esta acontecendo em prol dos estrangeiros e nao de nos nativos, pois esta semana um cara de sao miguel foi espancado e roubado por adolescentes usuarios, mais niguem sabe ne,há lembrei que ele e pobre, e a segurança e para os bens sucedidos.

    ResponderExcluir