terça-feira, 12 de junho de 2012

Estrutura turística de São Miguel do Gostoso já atrai eólicas da região para instalarem suas bases de apoio




Além do turismo, que já representa a sua maior fonte de emprego e renda, a energia eólica será importante fonte para o desenvolvimento de São Miguel do Gostoso (RN). Além das operadoras que já estão no município – como Serveng e Voltália –, a cidade também servirá de base de apoio para outras empresas que vão se instalar na região.
No mês passado, o autor deste blog foi procurado em São Paulo pela direção da EDP (Energia de Portugal), que vai instalar, a partir deste ano, parques eólicos em Parazinho e Jandaíra, municípios próximos a São Miguel do Gostoso. A EDP quer que sua base de apoio para esta operação seja instalada na cidade.
Este tipo de iniciativa será importantíssimo para a economia local, pois movimentará pousadas, restaurantes, comércio, além de renda gerada por aluguel de residências para que os técnicos da empresa possam se instalar. A EDP também poderá aproveitar mão de obra na cidade para a implantação de seus parques eólicos.
Segundo a direção da EDP, a empresa poderá oferecer contrapartidas na infraestrutura local para que sua operação na região funcione melhor. Um dos benefícios que a EDP pode proporcionar à região é a recuperação da estrada que liga Parazinho a São Miguel do Gostoso, bem como a de Parazinho a Jandaíra.
Com as estradas melhores do que as atuais, ficará mais fácil o tráfego de veículos da EDP entre São Miguel do Gostoso, Parazinho e Jandaíra. Trinta quilômetros separam São Miguel do Gostoso de Parazinho. Para Jandaíra, se o trecho para Parazinho for refeito, são mais uns 40 quilômetros.
Além da EDP, outras eólicas também estão instaladas em Parazinho, bem como empresas de assistência técnica a este tipo de energia, como é o caso da Woben, de origem alemã. Ao contrário de São Miguel do Gostoso, Parazinho e Jandaíra não têm a menor infraestrutura para oferecer aos empregados destas empresas.
É por este motivo que as eólicas instaladas nesta região preferem ter suas bases de apoio em São Miguel do Gostoso. O prefeito de São Miguel do Gostoso – bem como quem for eleito este ano para dirigir a cidade – já pode procurar a direção da EDP para discutir a instalação destes melhoramentos nas estradas da região.
Além das estradas, os executivos da EDP também ficaram interessados em patrocinar a temporada de aves de Arribação que procuram o município de Jandaíra para reproduzirem. Estas aves vêm da África e atravessam o Atlântico para chegarem ao RN - depois da reprodução, elas voltam para a África.
Ocorre que milhares destas aves são mortas por caçadores e sua carne é vendida em feiras livres da região. A idéia é que a EDP faça campanha de conscientização junto à população de Jandaíra para que estas aves não sejam mais abatidas.  O nome Arribação se deve à migração destas aves entre a África e o Brasil.

7 comentários:

  1. Entao alguem que tome uma iniciativa em relação ao Banco do Brasil, vergonhoso

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o leitor acima!Como continuaremos sem uma boa estrutura de bancos na cidade?Precisamos urgente de pelo menos 2 agencias bancarias grandes para poder atender a todas estas pessoas que passarão a morar na cidade e assim fazer juz ao titulo que temos de cidade com boa infraestrutura.


    Arlete Ramos

    ResponderExcluir
  3. Banco do Brasil.kkkkkkkkk só lembraças...

    ResponderExcluir
  4. A estrutura turistica de Sao Miguel se resume na praia,porque a cidade em se, deixa muito a desejar.

    Ainda falta e muito...

    ResponderExcluir
  5. Emanuel.por favor procure o secretario,de turismo de Gostoso para que ele fale do que está sendo feito para o verão 2012.

    ResponderExcluir
  6. É unânime a opinião das pessoas a respeito da estrutura turística em Gostoso. existe muita coisa a ser melhorado, A pavimentação das ruas. poluição visual das placas de propaganda, animais soltos nas ruas, ruas cobertas pela areia onde não se vê mais o calçamento, médicos de plantão, balcão de informação para turistas,segurança,praias sujas, etc, etc, etc..........

    ResponderExcluir
  7. Pede-se ao poder Público Municipal que tome as providênais com relação ao queche do banco do Brasil de nossa cidade do Gostoso, até quando nós vamos esperar para que isso seja resolvido, dessa maneira as pessoas tem que ir até a cidade de Touros, e o dinheiro deixará de circular em nossa cidade, prejudicando o comércio local, e favorencendo a cidade vizinha de Touros.

    ResponderExcluir