terça-feira, 15 de maio de 2012

Três pousadas de Gostoso recebem o selo ouro do Turismo Melhor. Prova de qualidade do turismo local


Por Emanuel Neri
O turismo de São Miguel do Gostoso (RN) acaba de marcar um belíssimo gol de placa. Três pousadas da cidade – Ponteiros, Só Alegria e Casa de Taipa – receberam na semana passada o selo ouro do Turismo Melhor, programa do Sebrae cujo objetivo é a qualificação de estabelecimentos hoteleiros do Estado.
Vejam como o serviço hoteleiro de São Miguel do Gostoso (foto) brilhou neste evento. Dos 12 estabelecimentos de todo o RN que receberam o selo ouro, três são da cidade. É a prova do empenho de parte dos hoteleiros locais em adequarem suas pousadas a um ótimo padrão de qualidade para atenderem seus clientes.
O Turismo Melhor do Sebrae conta com 290 itens aos quais hotéis e pousadas devem se adequar para poderem receber o selo ouro. Integram esta lista segurança alimentar, práticas sustentáveis, acessibilidade – inclusive para cadeirantes -, política de redução de desperdícios e atendimento ao cliente.
Esta é a segunda fase do Turismo Melhor na cidade. Na primeira, realizada há mais de dois anos, estes estabelecimentos passaram por uma primeira avaliação e adequação. No ano passado, iniciaram mais uma minuciosa avaliação para alcançarem o selo ouro, que é o padrão de excelência do Turismo Melhor.
O Turismo Melhor é uma experiência pioneira do Sebrae do Rio Grande do Norte. E tem sido tão bem-sucedido que, a partir de agora, a direção do Sebrae local vai levar este programa para ser adaptado pelas unidades do Sebrae de outros Estados. O turismo brasileiro vai ganhar muito com este tipo de avaliação.
A pousada Enseada dos Amores, em São José (Touros), vizinho a São Miguel do Gostoso, também recebeu o selo do Turismo Melhor.
O que falta no Turismo Melhor é o investimento do Sebrae em publicidade para que os clientes saibam que este selo significa padrão de qualidade. Pousadas e hotéis investem pesado para se adaptarem às exigências do Sebrae. Se não houver um bom plano de comunicação, o cliente não sabe do que se trata.
Como hotéis e pousadas investem no Turismo Melhor, suas tarifas acabam sendo um pouco acima dos valores cobrados por estabelecimentos que não gastam nada para terem um padrão melhor de qualidade. Sem divulgação publicitária, o turista não sabe diferenciar a tarifa de um ou de outro estabelecimento.
Atenção Sebrae! O selo Turismo Melhor é um salto qualitativo para o turismo potiguar.
Mas é importantíssimo que sejam feitas campanhas publicitárias – e de divulgação na imprensa – para que o turista saiba que, ao optar por um estabelecimento com o selo Turismo Melhor, está pagando por melhor padrão de conforto e de qualidade.
Vejam, abaixo, sites das pousadas de São Miguel do Gostoso (e de Touros) que receberam o selo ouro do Turismo Melhor:

20 comentários:

  1. Parabéns as pousadas pela premiação, mas acho que a população em geral (Nativo\Turista) devia olhar menos para as pousadas e mais para os outros atributos que a cidade necessita, um exemplo, Fui com meu filho ao hospital da cidade, passei quase meia hora para a enfermeira perguntar se eu desejava algo, depois fui para uma sala onde avia duas pessoas no soro, pelos sintomas do meu filho ele passou soro, e depois do soro o enfermeiro que não revelarei o nome por questão de ética, receitou um exame de Dengue e até lá o medicasse com paracetamol que é proibido em caso de suspeita de dengue, achei isso falta de informação do que estava fazendo, uma atitude que caso eu não tivesse essa informação teria colocado a saúde do meu filho em graves riscos! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU QUE VOCES NUNCA FOI AO SETOR PRIVADO, TENHE VESES QUE VOCES PASSA MAIS DE UMA HORA ESPERANDO A SUA VEZ, E VOCES ESTA PAGANDO, COMO É QUE VOCE FALA DA SAUDE, QUE ISSO ACONTECE EN TODO PAIS, DEIXE DE FALA BESTERA, SE PONHE NO SEU LUGAR, O POVO FALAVA DO CENTRO DE SAUDE DE GOSTOSO, TAIR POVO FALADOR, VAMOS GANHAR UM HOSPITAL NOVO.

      Excluir
  2. Nem pela falta de interesse do poder Público Municipal, o Turismo tem deixado de evoluir, em nossa cidade, isso graças a Hoteleiros e a divulgação a nível Nacional feita por pessoas como Leonardo Godoy e o Jornalista Emanoel Neri, hoje Gostoso é outra realidade, sendo uma das potências do Turismo do nosso Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PODER PUBLICO SEMPRE ESTA PRESENTE, COM ESSE ADMINISTRADOR, EN TERMOS DE POUSADAS GOSTOSO CRESCEU MAIS DE 100%, COMO QUE VOCES FALA DO ADMISTRADOR, POR QUE VOCES NO ESCOLHEU OUTRO LUGRA PARA CONSTRUIR SUA POUSADA.

      Excluir
  3. sem falar que a creche passou 15dias os alunos votando para casa de 4horas da tarde porfalta de água bomba quebrada

    ResponderExcluir
  4. querido amigo. a falta de informação dos auxiliares de ,enfermagem e pouco perto do que vou revelar,tem uma Menina que trabalha no postinho perto do cemitério que não tem o curso de AUXILIAR. e foi colocada para trabalhar por Luciano Martins e Miguel texeira... E BRINCADEIRA... em relação ao Turismo de Gostoso. só não está melhor por culpa da AE GOSTOSO.que não tenhe um progeto de desenvolvimento.e alguns empresários Paulistas tipo ALEGRIA. que não respeita a lei de transito na praia e fica se metendo na vida dos NATIVOS,querendo mudar hábitos centenários.

    ResponderExcluir
  5. E AMIGOS A BAIXA ESTAÇÃO EM GOSTOSO.está uma maravilha os Hoteleiros estão todos nadando em dinheiro,a Cidade está bastante movimentada,aumentou o numero de roubo a turistas,o calendário de eventos da baixa e muito bom.(dormir)as construções em arias alagadas continuam,e para melhora a propietaria do terreno do LIXÂO.vai fechar o mesmo...o dono do terreno próximo a lagoa do Cardeiro vai construir,uma casa na frente das outras...é seu ALEGRIA continua andando com o seu carrão na praia...e para ficar bem alagado tem um RICO QUE VAI CONSTRUIR DENTRO DA PASSAGEM DA ÁGUA DA PRAIA DA XÊPA.O TAL RICO ESTÁ CORTANDO TODOS OS COQUEIROS. e as autoridades..kkkkkkk.em Gostoso só vale quem tem.a sim falava ZÉ MATEUS...

    ResponderExcluir
  6. parabens aos proprietários dessas pousadas ,vejo que a ponteiros ganhou esse premio eu estive lá a alguns dias atrás e gostei muito tem um ótimo atendimento e comida muito boa mas ,fique horrorizada com o barulho da moto de um rapaz que lá esteve e que segundo o garçom ele era sobrinho do proprietário da pousada dos ponteiros essa moto faz um barulho infernal tirando a tranquilidade do lugar gostaria que o senhor Emanuel neri toma-se algumas providências quanto ao barulho da moto do seu sobrinho pois isso com certeza vai lhe trazer problemas pois nós que viemos passar fim de semana Gostoso queremos tranquilidade.Lhe agradeço desde de já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc... isso é um absurdo os clientes vem pra descansar e tem que aguentar o barulho da moto do outro, e ainda sem falar que é hoteleiro tbm.. Falta de respeito com os turistas e nativos.

      Excluir
  7. Como sempre a velha choramingada dos pseudo nativos com o progresso das pousadas.....como se fosse que elas não geram empregas para as sua irmãs,esposas,primas contribuindo com a economia local(comprando na padaria,no supermermercado),será que esses cérebros pequenos irão entender um dia,Meu Deus!!!
    .Está na hora de parar com essa bobagem de dividir nativos e recém chegados!Isto é um verdadeiro absurdo e espero um dia essas pessoas que se sentem ofendidas com o progresso da cidade acordem a tempo e contribuam assistindo pelo menos a uma reunião onde trata-se da violencia,(um cancer na nossa cidade) ao invés de ficar preocupados com as festas da Clesia(que acabaram),onde tinha tudo de errado e com menores bebendo álcool e outras irregularidades,já estava na hora de fechar este templo dos maus hábitos!!!.


    Luiza Benevides

    ResponderExcluir
  8. Que notícia boa! Filhos da terra ou não, todos devemos nos sentir orgulhosos por essa conquista.
    Parabéns ao pessoal das pousadas premiadas, proprietários e funcionários.
    Somos testemunhas da contribuição econômica, social e cultural do turismo para o nosso município e da contribuição específica dos empreendedores ora premiados.
    Essas pousadas, têm, entre outras coisas, ajudado na formação de vários jovens nativos para o mercado de trabalho.
    Precisamos aproximar e dialogar mais os saberes de quem já nasceu em Gostoso e quem Gostoso escolheu para nascer de novo e trabalhar, produzir, gerar emprego... VIVER!
    Somos todos e todas gostosenses a partir do momento que nos dispomos a morar, conviver, empreender e trabalhar dignamente pelo desenvolvimento de Gostoso.
    Aprender a extrair a riqueza do diálogo efetivo e afetivo entre essas diferenças, 'de quem nasceu Gostoso e quem escolheu Gostoso', será talvez o nosso maior diferencial estratégico no desafio de construirmos um município desenvolvido, sustentável, solidário, seguro e com distruição de renda e justiça social.
    Axé!

    Hidemar

    ResponderExcluir
  9. VERGONHA. dois empresários do Turismo,de Gostoso estão desmoralizando.a lei que proíbe o transito de carros na praia...os mesmos são ALEGRIA ,E O SENHOR BRENO. alei para eles e o seu 4x4...

    ResponderExcluir
  10. Prezado LUIZ: realmente o Cérebro dos Nativos,podem ter um conhecimento,limitado porque vivemos em uma Cidade pacata.mais respeitamos a todos aqueles que respeitam o nosso estilo de vida,cada povo tem a sua cultura...mais infelizmente tem alguns CÉREBROS de Jumento,que estão migrando para a nossa Cidade, que não respeitam o direito do povo NATIVO. OK

    ResponderExcluir
  11. Sou professor de História, nativo é o indio, o resto é brasileiro. Quem se intitula nativo é indio de pai e mãe e foi abençoado quando nasceu por um pajé. Eu nasci em Gostoso mas não sou nativo não. Sou brasileiro 'Gostosense' como os natalenses, paulistas e cariocas.
    Kleibio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nativo;adj.proprio do lugar onde nasce,ex.planta nativa de lugar TAL.por tanto prof.volte a estudar, antes de sair por ai corrigindo alguem.e vc não e como quem nasce em sp q e nativo de sp ou Natal q e nativo de Natal RJ q e nativo de RJ; (vc e nativo de são miguel do gostoso.) Q BURRICE E ARROGANCIA SR.PROFESSOR

      Excluir
  12. SENHORES.A politica de Gostoso e mesmo uma briga de Comadres. a qui nesta Cidade a democracia não existe, somos o brigados a concordá com o sistema ditatorial (NERI) esta Republica independente de São Miguel Do Gostoso. e mesmo uma grande Fazenda.está de porteira fechada com Fafá..
    muito AXÈ. e que DEUS salve a RAINHA...

    ResponderExcluir
  13. Parabéns a todas as pousadas e a todos que contribuem para o desenvolvimento de Gostoso. Esses reconhecimentos são muito construtivos sim, para os empresários e todos que se beneficiam dos empregos e investimentos na cidade. Claro que queremos que o crescimento seja saudável e sustentável. Para isso há muita gente batalhando pra proteger e cuidar de Gostoso, mas é sempre um desafio difícil.
    Quanto aos comentários acima, fico um pouco decepcionada com a levianidade das acusações. Fui investigar e descobri que o ALEGRIA apenas entrou de carro na praia para levar um poste que precisava ser trocado, fora isso ele NÃO transita na praia não. Os que se propõem a fazer tais acusações deveriam se informar melhor pra não pagar esse mico e não cometerem injustiças. É muito fácil lançar um comentário desses SEM SE IDENTIFICAR e querer que levemos suas observações a sério, não?

    ResponderExcluir
  14. 1) Tudo isso por conta do Sebrae que visita entre 5 ou 10 pousadas quando temos 49... Causa graça! Selo de ouro quando apenas alguma concorrem é fácil...
    2) Política em São Miguel não existe. É um empurra-empurra de poder.
    3) Os infratores do trânsito deveriam, pelo menos, serem multados ou não participarem do comando maior: AEGostoso, que por sinal é uma das "instituições" mais desacreditadas do município. Por que será? Vamos ver quanto tempo será necessário para que os proprietários digam que não são eles ou que o carro não é deles... De mais a mais, esta lei ninguém respeita. Todos continuam a circular com seus cigarrinhos pelas praias... E haja sinal de fumaça!
    4) O Posto de Saúde daqui era sinônimo de descaso, sujeira e indiscrição. Sem contar de incompetência. Vejamos se as obras ficaram conforme as necessidades populares e o Posto concorra ao SELO DE OURO do SEBRAE... Torço. O nariz, óbvio!

    ResponderExcluir
  15. Emanuel Neri responde: só para esclarecimento do leitor responsável pelo comentário acima. O programa Turismo Melhor, do Sebrae, é destinado a pousadas que se inscrevem para participar desta consultoria para melhorar suas instalações e, como consequência, poder atender melhor a seus clientes. Desta forma, apenas as pousadas inscritas no programa - para o qual pagam pela consultoria prestada pelo Sebrae - se habilitam para a disputa do selo de qualidade do Sebrae. Qualquer pousada pode se inscrever neste programa de qualificação da rede hoteleira do Rio Grande do Norte. O leitor está absolutamente equivocado ao dizer que apenas poucas pousadas - entre as 49 existentes em São Miguel do Gotoso - são escolhidas pelo Sebrae. Este leitor poderia se informar melhor antes de sair atacando o Sebrae e as pousadas que se inscreveram no programa do Sebrae com o objetivo de melhorar suas instalações e seu padrão de qualidade. Seria ótimo que mais pousadas de São Miguel do Gostoso participassem deste programa. Para isso, basta procurar o Sebrae e se inscrever no programa Turismo Melhor, que ocorre todos os anos.

    ResponderExcluir
  16. A respeito de comentário feito por um leitor deste blog sobre a Pousada Só Alegria, o noBalacobaco recebeu deste estabelecimento a seguinte explicação:

    A Pousada SÓ ALEGRIA através deste, esclarece que:

    - é de propriedade de brasileiros, residentes em São Miguel do Gostoso e Ribeirão Preto;

    - tem sido premiada com reconhecimento de instituições sérias e de renome nacional pelo trabalho comprometido que vem desempenhando;

    - tem trabalhado com comprometimento ambiental, social e econômico desde que se instalou no município, através de ações como:
    .:: coleta seletiva de lixo
    .:: horta orgânica e compostagem
    .:: irrigação e manutenção de toda vegetação nativa que protege a duna em frente à pousada (é a duna mais alta e verde em virtude dos cuidados, segundo especialistas que nos instruem sobre cuidados e preservação, lembrando que é em razão disso que ela se destaca e preserva)
    .:: manutenção e recolhimento de lixo no espaço que separa a pousada da areia, incluindo duna, assim como na área de praia que circunda os quiosques
    .:: oferece treinamento e qualificação constante aos seus colaboradores e mantém em seu quadro a população local
    .:: apoia a economia local priorizando a aquisição de insumos e materiais, assim como prestadores de serviços seja do restaurante ou da pousada empresas com sede no município e que conta com mão de obra daqui.

    Desta forma, visamos esclarecer qualquer dúvida sobre afirmações e comentários escusos provenientes de figuras virtuais com o intuito de denegrir a imagem da empresa e colocar em dúvida o trabalho efetivo e a competência de instituições de renome nacional, assim como convidamos a quem interessar que visite nossas instalações para que possam observar e conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui

    ResponderExcluir