terça-feira, 8 de maio de 2012

Hoje é o último dia para transferência de domicílio eleitoral. Votar é importante para o futuro da cidade


Por Emanuel Neri
Esta notícia é para o cidadão que tem seu domicílio eleitoral em outra cidade, mas que mora atualmente em São Miguel do Gostoso. Você terá até hoje, dia 9 de maio, para transferir seu título eleitoral (foto) para a cidade e votar na eleição municipal de outubro. Faça isso, o voto é o exercício do direito de cidadania.
Para transferir seu domicílio eleitoral, basta ir ao cartório de Touros – que é sede da Comarca em que está São Miguel do Gostoso – e pedir a transferência de seu título eleitoral. Documentos exigidos: título antigo, carteira de identidade e comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone).
Por ser uma cidade turística, São Miguel do Gostoso tem centenas de pessoas de outras regiões que vieram morar na cidade. Sem transferir seu título, elas não poderão votar na eleição de outubro. É importante que estas pessoas participem da eleição, escolhendo o prefeito ou prefeita da cidade em que moram.
Se você não é eleitor, não pode participar do processo que escolherá o candidato ou candidata que tem a melhor proposta para problemas como segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento urbano, meio ambiente e  outras questões que dizem respeito à melhoria da cidade em que você mora.
Hoje também é o último dia para jovens com 16 anos – mesmo os que  completam esta idade até o final do ano – tirarem seus títulos eleitorais para poder votar pela primeira vez. É necessário ir ao cartório de Touros com carteira de identidade, certificado militar (homens) e comprovante residencial.
Até agora, São Miguel do Gostoso tem dois candidatos para a Prefeitura da cidade. Uma é Fátima Dantas, do PMDB, mulher do ex-prefeito João Wilson, e que tem o apoio do atual prefeito, Miguel Teixeira. O outro candidato é Paulo Roberto, do DEM.
Além do prefeito ou prefeita, você também vai escolher os novos vereadores/as da cidade. São Miguel do Gostoso tem nove vereadores. É importante que você vote em vereador/a com quem se identifique do ponto de vista político e social. O vereador/a, que cria leis, será seu representante na Câmara Municipal.
O voto é a principal ferramenta da democracia. Pelo voto, você elege os bons governantes e derruba os maus governantes. Escolha aquele candidato ou candidata (para prefeito/a e vereador/a) cujo programa de governo está mais sintonizado com aquilo que você imagina para um futuro melhor de São Miguel do Gostoso.
Transfira seu domicílio eleitoral – e escolha aquele ou aquela que tem a melhor proposta para governar São Miguel do Gostoso.

Um comentário: