quinta-feira, 5 de abril de 2012

São Miguel do Gostoso precisa se organizar para combater onda de crimes que ameaçam a cidade


Por Emanuel Neri
Como toda cidade que cresce e se desenvolve, São Miguel do Gostoso também atrai fatores positivos e negativos. Os fatores positivos ficam por conta da população ordeira e gentil, das pessoas boas que vêm morar na cidade, dos empreendimentos que geram renda e empregos, do pujante e crescente desenvolvimento local.
Já os fatores negativos são gerados por drogas, marginalidade e criminalidade. São Miguel do Gostoso, como tantas outras cidades brasileiras, também é vítima de roubos e furtos, além de pequenos assaltos. Este tipo de prática, absolutamente prejudicial para a imagem hospitaleira e ordeira da cidade, tem aumentado nas últimas semanas.
Sempre que este blog trata deste tipo de ocorrência há uma parcela da população que critica a exposição destes fatos, como se escondê-los debaixo do tapete fosse uma solução para o problema. É importante que estes lamentáveis fatos sejam revelados, até para que a população tenha como se organizar e enfrentar este terrível mal.
Na última quarta-feira (4/4), dois estabelecimentos comerciais da cidade foram assaltados. No último dia 23 de março, duas jovens – uma delas jornalistas, veja seu blog abaixo – foram assaltadas pela manhã, na Praia do Maceió, por dois adolescentes armados com pedaços de pau (vejam abaixo relato desta jornalista, que se chama Amandina Morbeck).
No dia 18 de março, um ladrão – ao que tudo indica acobertado por comparsas - entrou em uma pousada da orla, vasculhou chalés de hóspedes, e levaram dinheiro e objetos de valor. Antes, em fevereiro, duas senhoras de São Paulo haviam sido assaltadas próxima à Praia do Cardeiro. Perderam dinheiro, documentos, cartões de crédito e celulares.
Ao que tudo indica, estes criminosos são mesmo de São Miguel do Gostoso. No caso do roubo à pousada, o circuito interno de câmeras filmou o ladrão e as imagens já estão em poder da polícia para investigar o caso e prender os responsáveis. Já se sabe que o roubo foi articulado por um grupo de delinquentes que mora cidade. A polícia sabe seus nomes.
No caso do assalto à jornalista, também há imagens dos criminosos. Pouco antes do assalto, uma das jovens tirou uma foto da outra colega com um celular. Depois, percebeu-se que, por trás da jovem, aparecem os dois assaltantes – um deles com o rosto coberto por uma camisa. Esta foto já circula na Internet – e também está em poder da polícia.
Por tudo que tem acontecido em São Miguel do Gostoso, a cidade está diante de um monstro que precisa ser combatido. Se este monstro não for dominado, há o risco de ele crescer mais ainda e destruir a cidade. Aí a tranquilidade da cidade acaba e o turismo – maior fonte de renda local – sofrerá grande abalo.
Não se pode deixar que este monstro da criminalidade engula a cidade. Se isso ocorrer, haverá um profundo desgaste na ótima imagem externa que São Miguel do Gostoso goza em todo o país e no exterior, gerando fuga de turistas, fechamento de pousadas, de restaurantes e desemprego. As consequências para a cidade serão terríveis.
A população e a polícia precisam encontrar meios para combater este monstro.  As leis brasileiras garantem anonimato para quem denuncia crimes. Qualquer pessoa que saiba quem são os responsáveis por este crime – basta vê-los com objetos roubados – pode procurar a polícia, fazer a denúncia anônima e terá seu nome preservado.
Já a polícia local precisa reforçar suas investigações para descobrir os tentáculos deste monstro que vem atemorizando São Miguel do Gostoso. Se faltam equipamentos, que peça material e reforços policiais ao comando da Polícia e da Secretaria de Segurança do Estado. O que não pode é deixar este monstro da criminalidade crescer e engolir a cidade.
Veja, abaixo, link deste blog, de fevereiro, que já alertava sobre este tipo de crime na cidade, bem como endereço do blog – e relato, mais abaixo – da jornalista Amandina, sobre o assalto que sofreu na Praia do Maceió.
Amandina Morbeck deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Pequenos assaltos voltam a ocorrer em São Miguel d...":

23 comentários:

  1. Olá, Emanuel, li este post e todas as referências que você fez também ao que nos aconteceu aí. Estou muito preocupada com os riscos para todos vocês e também com as consequências desses assaltos e desses roubos para a economia da cidade e para a sobrevivência da população e de vocês, que investiram e investem nesse lugar.
    Parece que o fato de não haver repressão está fazendo com que a violência se multiplique. Está fácil demais para esses marginais, que parecem estar testando os limites para ver até onde conseguem ir. E concordo plenamente com você de que realmente não tem nada a ver as pessoas ficarem com esse discurso de que não há pessoas da cidade participando disso.
    Já passou da hora de agir. Impressionante o tanto de dinheiro público perdido em falcatruas e em corrupção e a população abandonada em áreas tão vitais como segurança e saúde.
    No que é possível vocês agirem que não dependa do poder público? Pelo andar da carruagem, vocês, pousadeiros e comerciantes, terão de fazer alguma coisa paralela para se protegerem, para protegerem suas famílias e também os turistas.
    O que posso fazer para ajudar?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Investi na cidade e comprei dois terrenos pensando um dia ir morar em Gostoso. Tenho falado por telefone com amigos que moram lá e eles estão apavorados. Alguns já pensam em deixar a cidade. Falei com um amigo na noite passada e ele me disse que um mercado da Rua das Ostras tinha sido assaltado e os marginais foram muito violentos, claro que já colocaram a casa deles à venda. Comprei meus terrenos no Maceió achando que era um lugar traquilo e hoje já constatei e ouço falar que é o lugar mais violento da cidade e que os locais já aconselham os visitantes à não andarem na rua depois de escurecer. Eu pensava fugir da violencia em São Paulo mas uma coisa que tenho certeza é que não vou mais para São Miguel do Gostoso que eu acho que vai perder o nome de Gostoso por causa de tanta violencia.
    Ana Licia Nakashima

    ResponderExcluir
  3. Ana, o maceió não é lugar mais violento da cidade não, ok. hoje no Maceió tem a casas de empresários de renome na economia brasileira e internacional, tem pousadas ok, pousadas no plural, e mais vária implantadas, residencias enormes, pequenas grandes médias, ricas, simples, (só si simplicidade´e significado de viiolencia) é um bairro que agrega muitas famílias simples, porem honestas (muitos estão investindo lá, não é)os furtos e roubos si deram na praia do cardeiro, e rua dos dourados não foi. Sim nos ajude com propostas, idéias, mas não desista da idéia de morar aqui, certo, sim eu gosto muito de são paulo cidade linda. ( tem um cara lá no maceió que toca no para lamas do sucesso ou titãs, mas tem muitos que fazem parte do TEAR, AMJUS, ASCDEG, Tambor de CRioulo, Boi de Reis e muito mais todos daqui e não são violentos não, só si vem das cidades violentas e ficam por lá?)

    ResponderExcluir
  4. Ana Licia, acho que quem a informou, o fez errado. Maceió, sitio onde vivo é só o local mais sossegado de São Miguel.Como diz uma Paulista que aqui vive à 8/9 anos com imensa graça, vivemos em Beverly Hills. Assaltos, roubos, infelizmente existem em todos os sitios. Só existe uma solução. Agir rápidámente contra quem todos sabemos quem são, e com dureza ( a que a lei permitir)agir.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada gente pelo apoio. Vocês me fazem repensar e ir morar aí porque vejo que vocês estão preocupados e são pessoas de bem. Eu não estou aí e peço à vocês que ajudem esta cidade, ela é muito pequena para ter esse tipo de criminalidade além de ter um povo maravilhoso que não merece o que está acontecendo. Desejo à todos muita sorte no empenho contra a violencia e espero que o Maceió seja aquele cantinho que sempre sonhei em viver com meus filhos.
    Ana L. Nakashima

    ResponderExcluir
  6. Gentil Ana Licia. Sao Miguel do Gostoso è um lugar delicioso e este problema logo logo vai ser resolvido.Acho que teus informadores exageraram . O Maceiò è um lugar òtimo onde tenho varios amigos queridos que vivem em paz e tranquilidade.Adoro aquela cidade, seus moradores e atè mesmo os seus varios problemas porque me mostram que a populaçao esta unida a procura de soluçoes para o bem da nossa comunidade. Sao Miguel do Gostoso vale a pena....vale super a pena.Confie.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Cacau. Eu consigo conviver com muitos problemas mas a violencia toca no fator 'vida' e isso não temos como recuperar. Acho que se São Miguel do Gostoso conseguir resolver este problema a cidade será um pequeno paraíso para se viver. O que não pode é deixar a violencia entrar. Me parece que a população urbana do municipio não passa dos 5 mil habitantes e a população pode junto com a policia dar um rumo para que os criminosos não fiquem impunes, a cidade é tão pequena e será que ninguém viu? ninguém sabe quem foi?
    Obrigada e um abraço à todos.
    Ana Licia

    ResponderExcluir
  8. Pois e Ana Licia,a violencia chegou e quem foi assaltado nem se preocupa em fazer o boletim de ocorrencia!!!!PENSANDO QUE NADA VAI SER FEITO E SENTAM E ESPERAM A VIOLENCIA ACABAR COM SEUS ESTABELECIMENTOS!!!.
    Eu ja estou vendendo as minhas coisas e muito desiludida com a cidade que pensei fosse um paraiso,so espero que um dia os nativos acordem antes que seja tarde demais.Esperem para ver o feriado,torço para que não tenha sido tão violento.
    Com pesar

    Josicleia da Silva

    ResponderExcluir
  9. Estou arrependido de ter comprado um terreno tão caro aí em Gostoso e com tanta violencia será que alguém vai querer comprar o meu terreno? Vou perder dinheiro agora mas é melhor do que perder muito mais tarde.
    É Josicleia, se não fizerem bolhetim de ocorrencia os indices de violencia não chegam as autoridades e não poderá ser aumentado o efetivo policial. Eu estou pessimista e não acredito em melhoras tão cedo. Ainda bem que não construi a minha casa ainda. Estou muti desiludido.
    Kleibson Alves
    Natal. RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Kleibson,

      ainda tenho um pouquinho de esperanças,se isso te acalma.Ainda bem que este blog existe para trocarmos experiencias.e quando os nativos acordarem espero que tenham conciencia de,pelo menos,fazer o Boletim de Ocorrencia pois a policia faz o que pode ,não daria para fazer milagres.
      Eu ainda proponho uma caminhada junto com a população para pedirmos reforço policial,chegou a hora!!!!

      Josicleia da Silva

      Excluir
  10. Uma das causas da violência é o tráfico de drogas. Quem sabe se a polícia fizesse operações e monitorasse o comportamento de alguns empresários e figuras "ilustres" da cidade isso melhorasse.

    ResponderExcluir
  11. Pra onde você for nosse país existirá violência, Gostoso que era uma cidade tranquila, hoje a cada dia que passa Gostoso cresce muito mais, e jamais vai deixar de acontecer esses fatos de violência, mesmo assim acho a cidade mais tranquila de todo o Litotal Norte Rio Grandense, só é preciso que os moradores também façam a sua parte denunciando os criminosos.

    ResponderExcluir
  12. Se quiseres tranquilidade, compra um terreno na lua, deixa de ser pessimista, Gostoso é bom demais, cheguei e gostei, daqui não saio, daqui ninguém me tira.

    ResponderExcluir
  13. É Sr. Anônimo. Agora vamos dizer à todos que quiserem comprar um terreno aqui ou mesmo passear que se quiserem tranquilidade que vão para a 'lua' Te garanto que Gostoso não cresce mais e a 'lua' vai crescer e faturar muito.

    ResponderExcluir
  14. Anonimo,
    me mostre o caminho para a lua entao Sr Acomodado.
    Isso nao e pessimismo,apenas a realidade caro Anonimo



    Jucileide Araujo

    ResponderExcluir
  15. Você é muito idiota, Gostoso está crescendo e muito em todos os aspectos, o caminho da lua só os pessimistas sabem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dispenso comentarios maleducados ,vou tomar o caminho da lua mas não deixarei de comentar aqui.
      Quero ver se este SR ANONIMO ACOMODADO aqui foi a reunião do AEGostoso para mostrar as suas teorias e assim contribuir com algo mais que palavras ofensivas.

      Ainda bem que ainda existem pessoas de boa fe'neste blog

      Jucileide Araujo

      Excluir
    2. Sr Timoteo,

      muito boa a sua observação,so assim as coisas e lugares vão se limpar deste monstro que nos assola,tirando esses pessimos habitos desta gente ilustre,aprendendo a viver honstameste talves as coisas melhorem por aqui.


      Felipe Santana

      Excluir
  16. Gostoso está de braços abertos para muita gente que está chegando, felizes e vindo descansar neste paraíso do Gostoso, os acomodados jamais irão fazer falta, precisamos de gente bem humorada e que com o passar do tempo só faça elogios a esta querida gente de São Miguel do Gostoso.
    Vai morar na Síria, pense num lugar bom, kákákákákákákákáká lá é só alegrias.

    ResponderExcluir
  17. devo confessar que é normal que uma cidade em desenvolvimento tenha muitos problemas principalmente de violencia mas eu nao vejo nemhuma movimentaçao por parte da policia na época que o sargento Artur estava aqui a policia vivia mais na rua agora fica só trancada na delegacia e enquanto isso os bandidos se aproveitam pra praticar assaltos e roubos isso precisa mudar para termos mais tranquilidade eu agradeço se a policia agir rapidamente senao vai ser muito complicado viver aqui nessa cidade.

    ResponderExcluir
  18. Estou me mudando para São Miguel do Gostoso. Sou de Campinas-SP e estou morando em João Pessoa desde fevereiro deste ano. Apesar do que li aqui neste blog sobre a violência, nada se compara ao que vivi aqui em João Pessoa nestes 3 meses: fui roubada pelo corretor de imóveis que se apropriou dos 3 meses de aluguel que paguei adiantados, tive minha casa invadida por assaltante e sofri assédio sexual na delegacia quando fui registrar a ocorrência de apropriação indébita. Para mim, apesar de ficar surpresa com a violência relatada neste blog, continuo considerando Gostoso um paraíso!!

    ResponderExcluir
  19. Tudo isso que está acontecendo se fosse outras pessoas que estivessem administrando esse Município,estaria sendo feito greves, sendo divulgado em jornais etc, a oposição de Gostoso é muito fraca aliás não existe, para pegar pesado no descaso que está assolando este Município.

    ResponderExcluir
  20. Preciso alugar uma casa para 8 meses em são miguel alguém poderia me ajudar.

    ResponderExcluir