segunda-feira, 30 de abril de 2012

Prefeitura se descuida e incidência de dengue volta a São Miguel do Gostoso; veja como evitar esta doença


Por Emanuel Neri
Diversos leitores escreveram para o noBalacobaco se queixando da ocorrência  de casos de dengue em São Miguel do Gostoso. Não faz muito tempo, a cidade era apontada como um exemplo no combate ao mosquito que provoca a dengue. A ocorrência de casos de dengue no município era praticamente zero.
O que houve para que a ocorrência da dengue voltasse a se manifestar em São Miguel do Gostoso?  Provavelmente deve ter havido descuido da vigilância sanitária da Prefeitura. A dengue ocorre principalmente em períodos de chuva. Água represada em ambiente aberto e sem proteção é propícia para a propagação do mosquito que causa a doença.
Se a Prefeitura não está fiscalizando na cidade possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, que causa a dengue, é possível que a doença se prolifere. A dengue é uma doença terrível, que causa dores por todo o corpo, vômitos e, se não for cuidada com rapidez e eficiência, pode causar hemorragia e provocar até morte a morte do paciente.
A fiscalização contra o mosquito da dengue tem que ser feita casa por casa, rua por rua. A vigilância sanitária tem que verificar se não há reservatórios de água – em latas, vasos de plantas, vasilhames e pneus velhos – que possam abrigar o mosquito que causa a doença. Se isso não for feito, a dengue é um alto risco para a população.
Entre os muitos comentários enviados ao noBalacobaco, há o da leitora Isabel Oliveira, que diz ter ido com familiares e amigos a São Miguel do Gostoso, no feriado da Semana Santa. Das oito pessoas hospedadas na casa em que estava, na rua Estrela do Mar, seis adoeceram em seguida com dengue.
“Necessitamos alertar a população e a saúde pública, pois a dengue é muito perigosa”, afirma Isabel. Outros leitores fazem relatos semelhantes aos de Isabel e citam vários casos de ocorrência de dengue na cidade. O noBalacobaco tentou falar ontem, por telefone, com a Prefeitura, mas não conseguiu. Aguarda, portanto, esclarecimento da Prefeitura.
A dengue se combate também com a mobilização comuntária (ilustração). Mas, para isso, é necessário que a Pefeitura ou outros órgãos ligados à saúde pública mobilizem a comunidade para que todos, em mutirões, declarem guerra ao mosquito da dengue. Esta mobilização, pelo que se sabe, não está acontecendo em São Miguel do Gostoso. 
Vejam, abaixo, informes de órgãos especializados sobre como se prevenir da ocorrência de dengue e tratar da doença.

22 comentários:

  1. É.. UM ABSURDO..ONDE ESTAR A VIGILANCIA SANITARIA????? PARADA...NUM FAZ NADA... KD O SECRETARIO DE SAUDE...ONDE ELE ANDA... KD ELE PRA VER COMO ANDA O POSTO DE SAUDE....HOJE ESTAVA SUPER LOTADO...NUM TINHA NEM ONDE SENTAR... SOCORRO .....SOCORRO..A SAUDE DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO PEDE SUA AJUDA.... PEDIMOS A VOLTA DE ANA RABUT...ELA SIM...FEZ ALGUMA COISA POR NOSSA CIDADE.... POIS A VIGILANCIA SANITARIA...POR ONDE ANDA O SECRETARIO DE SAUDE..QUE NEM UMA CAMPANHA CONTRA A DENGUE...FEZ... NEM AQUI APARECE....

    ResponderExcluir
  2. Emanuel Por Favor! Trate de colocar todas as opipniões das pessoas, ou este não é um blog aberto ao publico para que esse mesmo publico venha á lê-lo e por opiniões? comentei sobre os policiais e nada foi publicado, presta a tenção! Faça todas as opiniões valerem.

    Marcos. Av. dos Arrecifes.

    ResponderExcluir
  3. Ponham o perfeito Fiscalizando, onde anda ele??? não dá a cara por nada!!! FOI UM ERRO!!! Pois... deve estar na sua casa fora de São Miguel, onde tem segurança, não tem Dengue ETC...

    ResponderExcluir
  4. Ana Rabu se afastou da cidade por motivos que todos sabem. Precisamos dela de volta ou nossa cidade vai virar um caos na saúde.
    Marilia Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO EU NÃO SEI, PODES ESCLARECER QUAL O REAL MOTIVO? POIS GOSTARIA DE FICAR SABENDO. AGRADEÇO DESDE JÁ.

      Excluir
  5. O que está acontecendo com a nossa cidade? É caos na saúde, educação e segurança. SOS São Miguel!
    Durvalina

    ResponderExcluir
  6. Pois então, a saúde pública de São miguel do Gostoso não é uma maravilha, vamos previnir, nós temos mania de prevenção depois que as coisas acontece alguns da para aprender a lição, outras não, isso não é só na saúde, segurança e etec... graças a Deus nunca tive essa doença maldita, e o que posso fazer para prevenção faço... mas se dependesse só de mim seria bom.( Cada um faz sua parte... e assim SÃO MIGUEL DO GOSTOSO SERÁ DE TODOS)

    ResponderExcluir
  7. São vários os comentários de pessoas se queixando de que a dengue está se alastando em São Miguel do Gostoso, mas se você perguntar a alguns funcionários da saúde do lado da atual Administração se já foi confirmado casos de dengue em nossa cidade, eles dizem que não, minha gente caiam na real situação, são vários casos de pessoas que ficaram doentes com todos os sitomas da dengue, Cadê a Vigilância Sanitária, que não toma atitude nenhuma, isso é muito grave para a nossa população, todo o cuidado é pouco, enquanto isso não presenciamos atitude alguma por parte do poder Público Municipal através da pessoa do Sr. Prefeito Miguel Teixeira, que já deveria ter tomado as providências.
    Luiz

    ResponderExcluir
  8. EITA MINHA GENTE. a verdade tarda mais não falha, a nossa Cidade está passando um momento lamentável. o posto de saúde e uma calamidade, policiamento não tem, O lixo está tomando conta das ruas, os turistas sumiram, O prefeito não toma providencias,os Veriadores não fazem nada,E a gora só nos resta REZAR PARA SÃO MIGUEL O SANTO.kkkkkkkkkk..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VCS PODEM ME DIZER QNTOS CARROS PARA TRANSPORTAR ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR TINHA AQUI ANTES DO GOVERNO MIGUEL TEIXEIRA????? SE SOUBER ME DIGAM POR FAVOR!!! PALHAÇADA VER AS MELHORA E FICAM SE ILUDINDO FECHADO NUM CICLO DE PARTIDO SEM NOÇÃO!!!

      Excluir
  9. cada um faz sua parte, ñ precisa que a prefeitura faça td sozinha. comece limpando seu quintal...

    ResponderExcluir
  10. Sim, todo mundo sabe que temos que fazer a nossa parte também, mas principalmente quem deve tomar as providências é o poder Público Municipal, na administração passada se via o carro fumacê vir até aqui a este Município, existia campanha contra a dengue, agora com esse Secretário de saúde que nem residência fixa aqui na nossa cidade ele tem, está a saúde abandonada, ele está muito preocupado, ora reside em Natal, ainda bem que ele faz parte da administração do trabalho e Compromisso.
    KáKákákákákákákákákáká nossa, pense num cara dedicado coma saúde do nosso povo.

    ResponderExcluir
  11. NA ADMINISTRAÇÃO PASSADA TODOS OS SECRETÁRIOS ERAM DAQUI SÓ GENTE BOA EXISTIA CAMPANHA CONTRA A DENGUE E OUTRAS DOENÇAS, A SECRETÁRIA DE SAÚDE ERA DEDICADÍSSIMA PELA SAÚDE DE TODOS, HOJE ESTÁ AÍ EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES, OS SECRETÁRIOS TODOS SÃO DE FORA, NÃO ESTÃO NEM AÍ COM O POVO DO NOSSO MUNICÍPIO, DIZEM QUE O ÚNICO QUE MORA NO MUNICÍPIO É O SECRETÁRIO DE TURISMO, QUE É EDINHO, MAS COMO ELE MORA AQUI? QUE SÓ VIVE EM ZUMBI, E ASSIM MESMO NUNCA DEU UM EXPEDIENTE, SÃO ESSES FATOS QUE FAZEM ESSA ATUAL ADMINISTRAÇÃO A CADA DIA QUE PASSA DESANDAR, E NÓS PAGAMOS POR TUDO ISSO, AGORA SÓ NOS RESTA ELEGER FAFÁ E PAULO, QUE SERÁ A SOLUÇÃO PARA ESTE POVO TÃO QUERIDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução para esses prolemas não esta nas mãos de Paulo ou Fafa.Esta em nossas mãos,mas falta atitude.
      Não tenho nada contra nem um dos dois,mas um deles pode ganhar a proxima eleição, e como esse atual prefeito,eles também pode não fazer nada. E ai vamos passar mais oito anos só lamentando?
      Se nós temos o poder de colocar eles lá,também temos o de tirar.
      Se preparem daqui uns dias vamos ouvir muitas promeças para a solução de todos esses problemas.
      Como sempre promeças e promeças.
      E viva a politicagem em nosso país
      Fernanda

      Excluir
  12. Espera aí, você não conhece os dois, os mesmo ainda não estiveram no poder para você poder criticar, critica o atual Prefeito que não está fazendo nada, aí eu concordo.
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vamos dar o poder a eles,para ver quem são de verdade, até mesmo pelo o que estou vendo vai dar eles mesmo.

      Não tenho nada contra, gosto dos dois,mas gato escaldado tem medo, antes de ser prefeito todos são bons.
      Só temos que manter os olhos aberto,pois dinheiro facil, muda as pessoas.

      Mas de verdade espero que trabalhem por todos nós, e votarei neles sim,com alegria e esperança de resultados positivos,mas nào vou me fazer de cega.

      Fernanda

      Excluir
  13. Concordo com você, precisamos dar uma chance a essas pessoas, na esperança que as coisas melhorem, sabemos que o dinheiro tem mudado muita o comportamento a atitude das pessoas quando exercem função política, mas na verdade hoje são os melhores nomes no quadro da política local deste Município.

    ResponderExcluir
  14. Acho que Miguel poderia lançar para vice duas lideranças políticas um é Rodrigo de Belizo e o outro Rubens seria uma grande aceitação.

    ResponderExcluir
  15. Acredito são muitos aceitos kákákákákákákákákáká, com grande aceitação, em 2016 sairiam candidatos a Prefeitos.

    ResponderExcluir
  16. a saúde precisa melhorar na nossa comunidade tenho observado um descaso constante com a nossa comunidade tenho ouvido relatos de pessoas que vão ao posto de saúde e não encontram médico isso não é correto eu acho um falta de respeito com a comunidade com o povo que precisa de atendimento e muitas vezes volta pra casa sem ser atendido pelo médico peço ao senhor Matheus que tenha mais atençao ao povo de sao Miguel pois nós tambem somos gente e merecemos respeito.

    ResponderExcluir
  17. Ele é gente boa deverá sair candidato a Prefeito ou vice, ou então Canindé Secretário de Administração.

    ResponderExcluir
  18. TEM MUITA GENTE ENGANADA COM A COR DA XITA VÃO JÁ ENCONTRAR MOLEZA, DE AMBAS AS PARTES DIGO PARTIDO A OU B. TENHO CERTEZA.

    ResponderExcluir