segunda-feira, 9 de abril de 2012

Para combater crimes, cidadão de São Miguel do Gostoso deve acionar polícia e exigir providências


Por Emanuel Neri
O primeiro passo a ser dado por uma pessoa que sofre qualquer tipo de violência – seja sexual, moral ou patrimonial, como furtos e assaltos – é procurar imediatamente a polícia para prestar sua queixa e registrar Boletim de Ocorrência. Se a polícia não atender, deve-se procurar o Ministério Público.
A polícia tem obrigação legal de registrar e investigar todo e qualquer tipo de violência contra o cidadão. É obrigação do Estado garantir a integridade pessoal e patrimonial do cidadão – e a polícia é a responsável legal por este tipo de garantia. A Prefeitura e o outros órgãos do Governo do Estado (que é responsável pela polícia) também têm obrigação de proteger o cidadão.
O registro do Boletim de Ocorrência é importante porque, por meio dele, a polícia passa a ter o histórico da criminalidade da cidade. Tão importante quanto o histórico, está a obrigação da polícia – seja civil ou militar – de investigar os crimes para que o cidadão possa ter sua integridade preservada.
Estas questões vêm á tona devido à série de crimes que têm ocorrido em São Miguel do Gostoso nos últimos dias. São pequenos furtos em residências e pousadas, além de assaltos a turistas. Tudo isso tem que ser enfrentado para que a violência não acabe com o promissor turismo de São Miguel do Gostoso.
A população também sofre com estes atos de violência. Por isso mesmo, é importante que ela se organize para dominar a criminalidade. Este blog já afirmou que estamos diante de um monstro – se a comunidade não se organizar para dominá-lo, ele pode acaba devorando a cidade, destruindo seu futuro.
Alguns leitores deste blog têm tratado destes casos de forma bastante alarmista. É como se a violência já estivesse batendo na porta de todos, impedindo-os de sair de casa. Não é nada disso. Embora em pequena escala, a criminalidade existe e precisa ser enfrentada sem alarmismo, mas com coragem e determinação.
São Miguel do Gostoso é ainda uma cidade muita tranquila. Todos podem caminhar sem medo, mas é preciso estar sempre alerta. Cabe a pousadas orientar seus hóspedes, especialmente mulheres, a não andarem com objetos de valor nas praias, principalmente nas mais distantes do eixo urbano.
A polícia tem um papel fundamental no controle desta violência. É sua responsabilidade investigar e reprimir a criminalidade. Se a polícia for omissa, deve-se bater na porta do Ministério Público. Ás terças-feiras o Ministério Público da Comarca de Touros tem audiência pública para ouvir queixas do cidadão. Veja o email do Ministério Público, para onde podem ser enviadas queixas: mp-touros@rn.gov.br
Mas é fundamental que a população colabore com a investigação da polícia e do Ministério Público. A lei brasileira garante o anonimato a qualquer cidadão que queira colaborar com a polícia, fornecendo-lhe dados sobre maus elementos que tumultuam e trazem problemas para a vida pacata dos cidadãos.
São Miguel do Gostoso já enfrentou muitos desafios. A questão da criminalidade é apenas mais um destes desafios que a cidade vai saber enfrentar e vencer.
Participe desta luta pelo futuro – ordeiro e promissor – de São Miguel do Gostoso.
Veja, abaixo, post anterior sobre criminalidade em São Miguel do Gostoso.

18 comentários:

  1. O grande problema é que os policias de São Miguel do Gostoso só levam a vida em namora, ir para academia inclusive com a viatura policial, se liga alguém em uma ocorrência alem deles tarem na academia ainda vão com a viatura policial. Outro grande problema quando tem um simples (pobre) morador da cidade ouvindo som às vezes nem tão alto logo eles mandam parar, mais quando se trata de grandes da cidade como é o caso da nenê de lala que quase toda semana faz festa com som muito alto até duas três horas da manhã eles não fazem nada, agente liga de cansar os dedos, eles nem atende o cel e quando atende diz que vai resolver e nunca que sai nem do canto isso é uma pouca vergonha. E outros como o filho de Rusário de Touros que chega a São Miguel ligam o som do carro alto e por isso mesmo fica, vá um nativo que não tem as costas largas fazer isto. A justiça tem que ser feita mais tem que ser para todos.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Saúde
    O governo nacional garante um nível mínimo de cuidados de saúde para todos os Brasileiros. A realizacao local está nas mãos da política pública locau. A estrutura locau é uma barraca chamado “posto de saúde” com grandes semelhanças com o tempo da ditadura. Atrás da porta você está só, nas mãos de deus, médicos sempre têm razão e não deve ser contrariado e medicamentos quase nunca tem. O governo nacional garante a presença de medicamento para quem está doente cronico e um tratamento gratuito de qualquer brasileiro. Agora, é interessante notar que os fundos do governo brasileiro para a cidade, recursos medicamentos disponíveis e tratamento médico que se encaixa em nosso tempo atual. A mal educação de funcionarios publicos faz com muitas pessoas não voltem ao posto de saúde, e onde estão os medicamentos?. Onde estão os médicos?. Muitos deles não são formado como médico. Em São Miguel do Gostoso você já morre por uma picada de uma cobra eo que resta é um passeio para Natal em uma ambulância para autópsia. Turístas coloca videos do postos de saúde locau no You Tube como uma aventura turística que sobreviveram. A politica locau da a culpa ao governo nacional e assim os culpados permanecem escondido. “Política” significa estratégia. Não é um substantivo. Uma estratégia sempre tem um objectivo.

    Chico

    ResponderExcluir
  3. infra-estrutura
    Aqui se faz Gostoso significa também, estradas, comunicação, casas que se encaixa neste tempo atual. Os sites do Governo Federal dá informações claras sobre as obrigações e os fundos pertencentes ao Rio Grande do Norte em Sao Miguel do Gostoso dado para melhorar a infra-estrutura. Como você pode esperar de alguém um compartamento normal quando com uma chuva o lixo corre para dentro de casa, porque não tem estradas normal e o lixo ta espalhado na rua. Como pode ser que obras publicas como causamento de ruas esta parada por muitos anos . A Politica locau cobra a luz nas estradas, mas metade de todas as luzes da cidade não está funcionando. E onde estão os investimentos no setor do turismo. Alguém pode dizer por que a Agência de turismo pago pelos Governo Federal ta fechado e onde está o pessoal na folha de pagamento. Por que existem ainda casas de barro. Comunicação sobre a responsabilidade pública falta e o que resta são histórias. Não podemos culpar as pessoas se eles diz que os politicos locais não sao confiável. A política pública não é transparente em suas ações. Muitas pessoas comuns já perderam a fé e faz o que for preciso para sobreviver. Investimentos no setor do turismo pode criar mais empregos para que não precisam mais roubar. Investimentos na situação da vida privada dos povos podem dar a eles sentido que eles merecem existir. Quem não tem propósito ou significado na vida não tem nada a perder. Os roubos e assaltos em São Miguel do Gostoso apenas cresce. Este é um sinal de que a situação esta tornado ruim. E vai ficar pior quando a política pública local não investe nas pessoas . É muito fácil culpar o povo e os ladraoes e esquecer sua própria responsabilidade.

    Chico

    ResponderExcluir
  4. segurança.
    Nenhuma sociedade funciona normal sem segurança jurídica . Se a lei é aplicada seletivamente a prática retorna caos. A lei deve ser independente de influências políticas. A polícia funciona como um apoio de moral e parece ter medo para prender bandidos ou estão junto com eles?. O pior é que eles são pagos com fundos gerais (imposto) do povo e não tem prestação moral com as pessoas. Nas mentes das pessoas a polícia faz o que eles querem. Eles parecem está fora da lei. A motivação para isso é desconhecido e ninguém parece se importar. A propia polícia local chama isso incopetencia. Você pode ser preso por nada. e os bandidos vão livre, mesmo se a polícia ver um filme de um assalto com a cara dos bandidos também não faz nada. So resta medo da polícia. Fazer um boletim de ocorrencia em São Miguel do Gostoso é muito complicado,pois tem que fazer plantão em frente a delegacia,pois vive fechada.As pessoas que moram vizino a delegacia falam que fim de semana é fechada pelos policiais ,eles levão garotas pra e fazem a festa. Como em todas as cidades a política local, e a única responsável pelo que acontece na cidade quando se trata do funcionamento do setor público.
    A segurança faz parte do setor público. Quem nega esta responsabilidade botando a pontando os dedos para outros não pensa na seguranca dos cidadaos de Sao Miguel do Gostoso.
    Se ninguém se sente responsável é cada um por si e Deus por todos nós. O aumento do crime é o resultado da incopetencia da política .


    Chico

    ResponderExcluir
  5. São Miguel do Gostoso 'já era' !!!!!
    Josimar

    ResponderExcluir
  6. TA CERTISSIMO CHICO,VAMOS TENTAR SOBREVIVER NESTA SELVA


    JOSICLEA DA SILVA

    ResponderExcluir
  7. Acho que a unica soluçao è organizar um abaixo assinado reclamando sobre a falta da parte dos policiais e apresentar na Secretaria de Segurança em Natal.

    ResponderExcluir
  8. Chico, parabéns você falou muito mais muito bem e muita verdade parabéns mesmo.

    Roberto

    ResponderExcluir
  9. Cidade do tamanho de São Miguel do Gostoso que você atravessa de carro em 5 minutos com essa violencia toda, vocês meus amigos não acham que tem algo de errado debaixo do nosso nariz? O que será ? Perguntar não ofende não, viu?

    Sandra

    ResponderExcluir
  10. Esta certa Sandra!!!Tem algo muito errado no nosso nariz e dou apoio a Cacau em fazer uma abaixo assinado e correr para Natal pois aqui eu ja desisti.


    Marineide Benevides

    ResponderExcluir
  11. Sabemos de muita coisa aqui da cidade e que está gerando essa violencia toda. Que tal um disque denuncia para que possamos denunciar sem ocorrer vingança ou retaliações. Não são problemas assim tão simples e eu acho que o povo está com medo de falar.Certos assuntos aqui em Gostoso ainda são um tabu. Se denunciarmos quem vai nos proteger? Vamos cobrar um disque-denuncia já.
    Clea

    ResponderExcluir
  12. Vocês estão comparando Gostoso com certas cidades onde a violência é grande, minha gente, caiam na real, a onde você morava existe violência?, isso acontece em todas as cidades do nosso país, por mais que uma cidade possa ser pequena como for, também acontece, existe violência até em lugarejos como sítios e lugares que só tem 4 ou 5 casas, agora tem muita gente que, está descriminando a nossa cidade, como se esses fatos venham a acontecer só aqui, Gostoso é uma das cidades mais tranquila das que por onde tenho andado, aqui tem um povo hospitaleiro, um bom comércio, bons restaurantes, praias limpas, transporte a qualquer hora do dia, é uma cidade totalmente com terrenos planos bons para se construir e livres de enchetes ou qualquer outros danos causados pela natureza.

    ResponderExcluir
  13. falou muitoo bem (anonimo)!! gente nao vamos ver so o lado ruim da coisa!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado, ainda bem que muita gente entende.
    JL.

    ResponderExcluir
  15. Sobre os comentarias la em cima... sobre a delegacia ficar fechada... vamos analisar... se temos apenas 2 a 3 policias.... fora as folgas...né..por escola... tem agora a proibição do transito nas praias, os distritos... a cidade / centro... gente vamos abrir os olhos e pedir graças a Deus pelo trabalho desses policiais... são poucos... devemos sim..é pedir a governadora... que é a RESPÓNSAVEL PELO POLICIAMENTO DAS CIDADES....saibam que municipio não é responsavel por policiamento nãoooo.... o povo gosta de meter o pau.... mas não ajudar a encontrar uma solução.... PORQUE NINGUEM FALA NO LEITE...QUE ROSALBA TIROU DA BOCA DAS CRIANÇAS... SE FOSSE O PREFEITO.... A CIDADE TAVA COLOCANDO EM CARRO DE SOMMMM... CHAMANDO ELE DE TODO NOMEE... KD QUE NINGUEM DIZ NADA... POIS ROSALBA COM O SEU GOVERNO...CORTOU O LEITE.... DE TODOS NÓSSSS... E AIIIIIIII.... TODOS CALADOS... NÉEE... A POLICIA AQUI.... É DE RESPONSABILIDADE DE ROSALBA...VIUUU

    ResponderExcluir
  16. Eu sei que é responsabilidade da governadora que por sinal está fazendo uma péssima administraçao mas devemos contar com os policiais que temos o que eu acho é que deve haver mas hondas na cidade para intimidar esse bandidos que estao por aqui e deve-se começar pelos traficantes esses tem que serem presos.

    ResponderExcluir
  17. Quem por direito deve aumentar o quadro de policiais em nossa cidade e o poder Público Municipal, estão colocando culpa no Governo do Estado, os Prefeitos de todas as cidades São os responsáveis pela segurança de suas cidades, só aqui é diferente, ora coisas bem mais fácil de resolver ele não resolve, assim tudo fica difícil em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  18. emanoel, vejo que devemos sim chamara a policia mas, muitas vezes a mesma tem outras ocupaçoes como por exemplo ficar com as proprias viaturas nas casas de suas namoradas, isso é um absurdo e gostaria que fosse publicado esse comentario que estou fazendo pois eles ficam mais nas casas de suas namoradas do que mesmo na delegacia e isso eu posso garantir pois quando vou a tarde para a academia e as vezes de manha vejo sempre a viatura na casa de uma de suas namoradas.vamos reclamar pois isso é um absurdo, pelo o amor de deus vamos se conscientizar.
    ah! claro o dinheiro da gasolina nao é do bolso deles mesmos por isso é que eles fazem isso na maior cara de pau.

    ResponderExcluir