segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ministério Público do RN pede para Procuradoria investigar Agripino Maia por suposta irregularidade


Por Emanuel Neri
Depois do líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres, agora chegou a vez de o presidente do mesmo partido, senador José Agripino Maia (foto), entrar na roda de suspeitas de irregularidades. O nome de Agripino, que é do DEM do Rio Grande do Norte, apareceu nas investigações sobre a máfia envolvida na operação da inspeção veicular no Estado.
O assunto é tratado com destaque na edição de hoje (2/4) do jornal O Estado de S. Paulo. “MP pede que presidente do DEM seja investigado por relação com máfia”, diz título de reportagem do jornal paulista. O mesmo tema já tinha sido manchete do portal UOL, na sexta-feira passada, além de ser amplamente divulgado nas redes sociais.
Segundo noticiou o Estado de S. Paulo, o Ministério Público (MP) do Rio Grande do Norte enviou à Procuradoria Geral da República pedido para que investigue Agripino por ser apontado como beneficiário de supostos pagamentos feitos pela chamada máfia da inspeção veicular, desvendada em novembro de 2011, com prisão de várias pessoas.
Segundo o Ministério Público, o empresário José Gilmar de Carvalho Lopes, preso em novembro durante o desmantelamento da máfia da inspeção veicular, relatou o suposto repasse de R$ 1 milhão a Agripino e a Carlos Augusto Rosado, marido da governadora potiguar Rosalba Ciarlini (DEM), na campanha eleitoral de 2010.
De acordo com o Ministério Público, Lopes - dono da construtora Montana - é sócio oculto do advogado George Olímpio, que é apontado como mentor de fraudes na operação da inspeção veicular no RN, além de outras supostas irregularidades no Detran-RN. Segundo Lopes, o dinheiro foi pago em dinheiro vivo, na residência do senador, em um apartamento no Morro Branco, em Natal.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do DEM nega ter recebido o dinheiro, mas confirma que o advogado George Olímpio esteve em sua residência para tratar da inspeção veicular. Agripino afirma que Lopes deu estas declarações porque estava sob efeitos de medicamentos.  A Procuradoria deve investigar o caso.
Por ser senador, Agripino tem foro privilegiado – só pode ser denunciado pela Procuradoria da República e julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por este motivo, o Ministério Público potiguar não divulgou o nome do senador, quando deflagrou a operação “Sinal Fechado”, que prendeu várias pessoas envolvidas na inspeção veicular.
Agripino poderá ter o mesmo destino de seu colega Demóstenes Torres. A Procuradoria da República já abriu investigações para apurar as ligações entre Demóstenes e o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso por ligações com operação de máquinas de jogos de azar. O STF já determinou a quebra de sigilo bancário de Demóstenes.
Na semana passada, Agripino assumiu o cargo de líder do DEM no Senado, que era ocupado por Demóstenes. Agripino também havia pedido a desfiliação de Demóstenes do DEM, para evitar maiores estragos na imagem de seu partido. Agora, com denúncias também contra ele, é provável que a Procuradoria da República e o STF também apurem o suposto recebimento de dinheiro por Agripino.
Veja, abaixo, link do jornal O Estado de São Paulo sobre Agripino Maia, bem como reportagem do Portal UOL sobre o mesmo assunto.

13 comentários:

  1. NÃO SEI PORQUE VOCÊ TEM TANTA RAIVA DO AGRIPINO, ELE É GENTE BOA, IGUAL A MUITOS QUE SE DIZEM DIREITOS, E NA VERDADE NÃO SÃO, TUDO ISSO SÓ PORQUE A OPOSIÇÃO DAQUI DE GOSTOSO É O DEM/PSD, ESTAMOS SÓ COMEÇANDO UMA NOVA BATALHA, PEDINDO PARA QUE O POVO ESCUTE AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS, E QUE POSSAM FAZER A MELHOR ESCOLHA, TIRANDO DO PODER UMA FAMÍLIA QUE HÁ QUASE 16 ANOS ESTÁ NO PODER, E O NOSSO MUNICÍPIO FALTANDO DE TUDO, COMEÇANDO PELOS PRÉDIOS PÚBLICOS QUE ATÉ HOJE NENHUM FOI CONSTRUÍDO, E UM QUE FOI SE TORNOU O ELEFANTE BRANCO.

    ResponderExcluir
  2. Eiiiiiita!!!!! agora poooof!!!! vai se acabar mermo esse negócio de DEM. E agora quem vai apoiar Paulo, se até zéagripino vai ter que se livra da justissa, ele vai tanto gastar dinheiro e tempo com a eleiçao de gostoso. tá na ora de paulo dá a vez a outro, já ficou maduro e caiu de podre. Reanato de doquinha é o novo tem muito mais chance e condição financeira e tudo mais pra derrotar fafá e joao uilson e miguel teixeira

    ResponderExcluir
  3. Se Não for Paulo Que seja Renato ou qualquer outra pessoa, ja chega de uma só família no poder, concordo com a materia Emanuel mas acho a mesma tendenciosa, será que sem o DEM não fosse oposição o sr teria publicado essa matéria? O povo não será mais uma vez manipulado esperamos. isso causa nojo ou politicagem nojenta essa de Gostoso. cadê Que que é divulgado que o Município de São Miguel do Gostoso ficou inadiplente, o povo sabe tudo que esses politiqueiros de Gostoso fazem.Só pensam neles. oleo de peroba na cara deles
    Carlos
    CARLOS

    ResponderExcluir
  4. Paulo e Renato de Doquinha formam uma grande chapa, uma dupla jovem que com certeza ganharão as próximas eleições.
    E haja desespero, Miguel você nunca deveria lançar ninguém da família Neri, pelo menos os votos da minha família você já perdeu todos, não dar mais para fazer papel de besta, o povo está ligado nesse reinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE DUPLA EM !!!!!!!!JÁ PENSARAM QUE "BARBARIDADE", SERIAM NO PODER?

      Excluir
  5. SE O BLOGUISTA DIVULGOU ESSA MATERIA, DE UM PROVÁVEL ENVOLVIMENTO DE AGRIPINO, MAS PORQUE AINDA NÃO FOI DIVULGADO A NIVEL ESTADUAL E NACIONAL, SERÁ QUE ELE É O DONO DA VERDADE, DE UMA COISA EU SEI QUE JOSÉ AGRIPINO ATÉ HOJE É O ÚNICO POLITICO DO NOSSO ESTADO QUE NUNCA SE ENVOLVEU EM ESCÃNDALOS, E QUE COMO SENADOR SÓ TEM FEITO O MELHOR PARA ESSE PAÍS, DENUNCIANDO OS POLÍTICOS ENVOLVIDOS COM ESCÂNDALOS, INCLUSIVE DE VÁRIOS PARTIDOS.

    ResponderExcluir
  6. Emanuel Neri responde: o "Anônimo" que assina o comentário aí de cima está redondamente enganado. Pelo jeito, ele leu o post sobre José Agripino Maia e fez questão de não entender. O envolvimento do senador do DEM do Rio Grande do Norte no suposto recebimento de dinheiro ilegal, na última campanha eleitoral, é sim tema divulgado amplamente pela imprensa nacional. Tanto é assim que o post em questão é baseado em reportagem da edição de ontem (2/4) do Estado de S. Paulo, um dos maiores jornais do país. Além disso, o mesmo tema vem sendo divulgado no Portal UOL, tendo sido manchete da edição deste portal na última sexta-feira. Basta dar uma busca no UOL e o "Anônimo", se abrir bem os olhos, vai poder ler farto material sobre esta denúncia. Tudas estas referências sobre a divulgação do tema em grandes veículos de comunicação do país estão citadas com destaque no post do noBalacobaco, inclusive com a reprodução de links dos respectivos veículos, para consulta, inclusive deste "Anônimo". Tem leitor que ler textos jornalísticos, mas só ver o que lhe interessa. É uma espécie de cegueira política.

    ResponderExcluir
  7. Não importa o que os Grandes Politicos fazem, o que importa e vermos o Município de São Miguel do Gostoso governado por pessoas que jamais abandonarão essa terra, que andem nas ruas, conversem com o povo, procure saber como está a saúde, como anda a educação, não fuja do Município indo se esconder nas Capitais, dê assistecialismo aos mais pobres aos mais necessitados, facilitar para os que estão chegando querendo registrar um imóvel sem poder, sendo atrapalhado pelo poder Público, aí sim, teremos um melhor Administrador, e o povo não será decepcionado outra vez, fazendo isso durante os quatros anos de sua administração, e não só quando se aproxima as eleições.
    Dessa vez o povo vai saber escolher, povo unido jamais será vencido.

    ResponderExcluir
  8. Caro Emanuel,
    Há tempos não lia o blog. Vejo que você tem dedicado um bom tempo de trabalho e prestado um grande serviço ao município com a abertura deste espaço democrático de informação e expressão. Parabéns.
    Surpreendeu-me o número de participações e o nível do debate em torno das questões políticas. Tirando um ou outro comentário mais parcial e acalorado, tem muita coisa interessante e sugestiva para quem quiser fazer política com seriedade e fidelidade aos legítimos anseios da população e às potencialidades de São Miguel do Gostoso.
    Com relação ao tema em questão, ética na política, também gostaria de contribuir com o debate. A história da humanidade, desde os tempos bíblicos, já nos mostrou que a política, o poder e o dinheiro são corruptores por natureza. Faz parte da natureza humana. Igrejas, empresas e todas as instituições são feitas de gente. Partidos também. Entre o pensamento, o discurso e a prática do político e seu partido, seja de esquerda ou de direita, vai aí muita diferença, muita contradição!
    Para mim, no atual momento em que se encontra a democracia brasileira, só tem uma coisa capaz de nos fazer evoluir para uma prática política mais ÉTICA. É a democracia participativa direta, o controle social, a participação da sociedade civil no orçamento público e nas ações do Estado. Quanto mais gente participando, um vigia o outro e todos podem defender seus interesses de forma democrática e transparente, inibindo a corrupção.
    Um instrumento fundamental para isso é o ORÇAMENTO PARTICIPATIVO. Trabalhemos para criar as condições políticas para que esse instrumento de participação e desenvolvimento possa acontecer em nosso município nos próximos anos! Só depende de vontade política da sociedade e dos políticos locais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ TEVE SORTE QUE SUA NOTA FOSSE PUBLICADA.TALVEZ POR SER DO PT ,TAMBÉM.

      Excluir
  9. Pense num caba arretado é esse hildemar. Ele e o PT nao tem um veriador ainda mais tem proposta e faz por Sao miguel o que muitos que tem cargo nao faz. de novidade mermo só tem ele e renato, taí uma dupla jovem, pra mudar de verdade e governarv e desenvolve nosso municipio

    ResponderExcluir
  10. grande liderança até hoje nunca cresceu politicamente, o PT nunca vai crescer a nível dos outros partidos do nosso Município, ora ele e quem quer comandar com o partido nesse Município, não dando oportunidade a outras pessoas, aí não passa do que é até hoje.
    Marcos

    ResponderExcluir
  11. Zé Agripino um dos poucos políticos do nosso país que até hoje nunca foi comprovado escândalo nenhum dele, o blog citou vamos ver se é verdade, esperamos.

    ResponderExcluir