terça-feira, 17 de abril de 2012

Em São Miguel do Gostoso, terrenos são cercados de forma ilegal e áreas de preservação sofrem ameaças


Por Emanuel Neri
Ocupação de terrenos de forma desordenada e irregular está se tornando um problema sério em São Miguel do Gostoso. Faltam arruamento e alinhamento de ruas e, o mais grave, cercas delimitam terrenos que estão totalmente fora dos limites permitidos pela lei e pelos órgãos ambientais do Rio Grande do Norte.
Querem exemplos? Na praia do Cardeiro, havia uma casinha de taipa –em frente à guarderia do Kauli e ao lado da lagoa - que acabou ruindo. Ali não se poderia construir mais nada. Pois no local acaba de ser feita uma cerca em que seu pretenso proprietário – um italiano – pretende construir uma casa.
Na praia do Maceió, uma cerca foi feita em frente a um antigo frigorífico de lagosta. A cerca avança por pelo menos 30 metros em direção ao mar e está totalmente fora do alinhamento permitido pelos órgãos ambientais. Se não for tomada uma providência rápida, há o risco de se construir casas ali.
Outro problema apontado por ambientalistas de São Miguel do Gostoso é uma cercado que acabou de ser construído em torno de um terreno que fica entre a lagoa do Cardeiro e o mar. Ali é área de restinga – terreno arenoso e com vegetação típica de beira de praia ou rio – protegido pela Lei 4.771.
Tudo que é restinga é considerado pela legislação Área de Preservação Permanente (APP), não se podendo cercar ou construir qualquer tipo de edificação. A Ponta do Santo Cristo, cartão postal de São Miguel do Gostoso, é duplamente protegida pela legislação ambiental: é duna e área de restinga (foto).
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Idema, órgão responsável pela preservação do meio ambiente no Rio Grande do Norte, precisam ficar muito atentos para esta esperteza que está acontecendo em São Miguel do Gostoso. Alguém cerca estas áreas e, se não houver resistência, erguem-se casas ali.
É importante reconhecer que a SPU e o Idema têm feito um importante trabalho na defesa do meio ambiente de São Miguel do Gostoso. Ana Marcelino, do Idema, e Yeda, da Secretaria do Patrimînio da União, têm participado ativamente do Comitê Orla, importante forum de debates das questões ambientais na cidade.  
A Prefeitura também precisa cuidar mais do alinhamento de ruas. Há trechos da cidade cujas ruas parecem mais uma estrada com curvas. Proprietários avançam terrenos com a construção das suas casas e a cidade fica sem ordenamento e disciplinamento urbano, com cada um fazendo o que bem entende.
São Miguel do Gostoso tem um Plano Diretor, que precisa ser efetivamente implantado. Cuide do futuro da cidade. Se você mora próximo a terrenos cercados ilegalmente, bote a boca no mundo. Além da SPU e o Idema, o Ministério Público também pode ser acionado para punir esta esperteza.


18 comentários:

  1. Muito certo!
    E não devemos ficar de olho só nos da praia não, aqui já ta se formando muita ruas estranhas,parecendo mas becos.
    E outra coisa,quando se compra um terreno tem um responsavel da prefeitura para fazer a medição,então em uma cidade tão pequena, por que isso acontece, a prefeitura tem que fiscalizar.

    ResponderExcluir
  2. Fiscalizar não querem, mas cobrar IPTU sim. Essa cidade está uma bagunça. Terra de Marlboro. São Miguel do Gostoso agoniza perante nossos olhos. Ah, o turismo está fraco, ninguém investe mais aqui, tá dificil alugar chalé. É mesmo? Por que será? O turista hoje em dia não é trouxa e ele pesquisa muito antes de visitar um local. Terrenos de um milhão de reais? Será que algum incauto compra? São Miguel provou que não está preparado para se desenvolver. Podemos mudar isso? claro que sim, mas temos que arregassar as mangas e ir à luta para melhorar e voltarmos a ser o que já fomos. A esperança é a última que morre.
    Wallace

    ResponderExcluir
  3. Outro assunto importante é as ávores de guajiru da Ponta do Santo Cristo que estão sendo queimados. Estão destruindo toda aquela vegetação das dunas. Segundo a informação que tive, quem está fazendo isso é o pessoal da Pousada vizinha, a Mi Secreto, por causa de cobras que surgem da mata. Falaram que tem a permissão da prefeitura. Como assim?
    Pessoal, vamos fazer algo. Estão destruindo os guajirus do Santo Cristo. Quem chega a caminhar na Ponta, prestem atenção, pois há várias árvores queimadas.

    Um verdadeiro absurdo.

    Jane

    ResponderExcluir
  4. oi emanoel, que coisa horrivel so se ve no balacobaco denuncias queixas entrigas, gente falando o que nao devia etc. etc. e etc.
    vamoe mudar um pouco esta historia, vamos falar de livros de leitura de uma coisa saudavel, agradavel, praseirosa que e ler, vai ai algumas sugestões, quem leu o Portugues que nos Pario, Leite Derrama
    do Chico Buarque, O Incrivel Geneticista Chines. Vamos trocar ideias, conversar

    vamos sair desta rotina de queixas, lamurias e vamos falar de coisas boas coisas que nos bote pra cima.
    leonardo godoy

    ResponderExcluir
  5. Emanuel Neri responde: O Leonardo Godoy tem toda razão. As queixas e intrigas ainda são um traço muito forte da cultura de São Miguel do Gostoso. Quem está de um lado, quer mais é ver a desgraça de quem está do outro lado. Guardadas as devidas proporções, lembra uma guerra tribal, de disputas bem primitivas.Está na hora de melhorar o tom do debate e, como diz Leonardo Godoy, "falar de livros,de leitura de uma coisa saudável, agradável, prazerosa". E Leonardo até sugere a leitura do livro "Leite Derramado", escito pelo grande poeta e músico Chico Buarque de Holanda. Este livro é otimo - muito bem escrito, um tema intrigante e maravilhoso, um estilo literário meio machadiano. Vale muito a pena que os leitores deste blog leiam este belo livro e seguir a sugestão de Leonardo Godoy, de pararem com este mar de mágoas/maldades e escrever sobre coisas bem mais interesantes, como sobre leitura de livros. Chegou a hora de se pensar melhor, em coisas boas e positivas que contribuam para um futuro bem legal para São Miguel do Gostoso e o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. ahh se os livros solucionassem estas lamurias!!,fico feliz que ainda tem gente bem humorada,obrigada Sr.Leonardo pela sugestão.Poderiamos sugerir encontros quinzenais com a comunidade para debater as leituras dos livros e os nossos problemas e parar com este 'muro das lamentações'.

    Ana Lucia Araujo

    ResponderExcluir
  7. O brasileiro admira o Japão, Alemanha e os Estados Unidos. Quem já morou em algum desses países sabe como as pessoas reclamam, exigem seus direitos, gritam até que as coisas sejam resolvidas e o direito de cada cidadão respeitado. Tenho um sonho e gostaria de compartilhar com vocês e o leitor acima de que um dia realmente o Balacobaco seja um blog para discutirmos leitura e reflexões. Querer isso agora é não exercer cidadania, é não participar ou simplesmente ficar alienado. Porque será que o povo de Gostoso quer ver mais a desgraça de quem tá do outro lado? E porque as disputas tribais? Que povo é esse que não fala de 'flores' não lê poesia e não discute livros e literatura? Eu cada vez mais admiro o povo de Gostoso porque sinto em suas veias a sede de justiça, a vontade de melhorar, de combater o mal e dar um futuro melhor para seus filhos. A História do mundo se fez com revoluções com povo reclamando e indo para a rua protestar. Quem sabe se o povo francês não tivesse reclamado e aceito suas péssimas condições de vida a monarquia e os Reis de França estariam subjulgando o povo até hoje. Talvez um dia quem sabe nossos filhos e netos não terão outro assunto a não ser leitura de livros e falar de 'rosas' Eles saberão que nós nos preocupamos com o futuro um dia. Agora precisamos plantar o respeito ao próximo, a luta contra a corrupção e a preservação da natureza para não termos no futuro Reis de França nem caos na cidade. Parabéns Gostosenses. Lutem e verão o resultado de uma sociedade desenvolvida.
    que tal ler a Agressão Humana de Anthony Storr e entender melhor a agressão dos Gostosenses e para relaxar O budismo e o Dalai Lama.
    E os Guajirus? não poderão fazer mais parte de um cenário de um livro de poesias de algum Gostosense? Salvem-os para que eles possam fazer parte de nossa literatura.
    'Verás que um folho teu não foge à luta'
    Francisco Paiva

    ResponderExcluir
  8. Quem te viu, quem te vê, hein Godoy?

    ResponderExcluir
  9. Emanuel Neri responde: Esta polêmica aí de cima está muito boa - e positiva. Primeiro, veio o Leonardo Godoy, se queixando das intrigas e futricas de leitores que usam o espaço dos "comentários" deste blog para atacar outras pessoas. Leonardo sugeriu que, em lugar destes ataques, se comentassem livros, boas leituras. Viva a sensibilidade e a sabedoria do Leonardo Godoy. Agora foi um leitor, Francisco Paiva, que, em belo texto, fala de direito de cidadania, de luta pela liberdade (Revolução Francesa)e da necessidade da população de São Miguel do Gostoso reclamar, manifestar sua sede de justiça e de ter sempre vontade de melhorar. Me parece que as duas questões não são conflitantes. É importantíssimo que o leitor use o espaço deste blog para reclamar de coisas que considera erradas. E aí tem um exemplo recente, quando inúmeros leitores/as reclamaram de uma "arruaça" provocada por carros de conhecidos gostosenses, que usavam caixas de som potentíssimas, causando desconforto e incômodo em muita gente - uma leitora se queixava que seu filho ficou com forte dor de cabeça diante de um som absurdamente alto. Isso é lutar pelos direitos da cidadania. A população não suporta mais que donos de carro estacionem diante de suas portas com caixas de som estourando os tímpanos de todos. Da mesma forma, também não aceita mais casas de shows, como a da Clésia, em pleno centro da cidade (e ao lado do posto da saúde) que faz bailes à noite toda sem ter a menor preocupação com os danos que o som alto de sua casa causa aos vizinhos. Muitos leitores reclamam da presença de menores nesta casa de show, o que é proibido por lei. Aqui os leitores reclamam de tudo: da falta de água, da questão da segurança pública, de invasaão ilegal de terrenos, da destruição da natureza, da precariedade do sistema de saúde e da educação, dos veículos automotivos na praia, que deixam todos em pânico, com medo de serem atropelados. E isso é o exercício pleno da cidania, é o direito de denunciar o que está errado e lutar por melhorias de serviços públicos. O que Leonardo Godoy reclama - e este blog está absoltamente de acordo - é do ataque rasteiro, da guerra infindável entre grupos políticos e de famílias que se detestam, e que querem mais é ver a desgraça de quem está do outro lado. Já se disse aqui neste blog que este radicalismo maluco lembra guerras tribais de sociedades extremamente primitivas, como em algumas regiões da África e do Oriente. São Miguel do Gostoso precisa - e muita gente defende isso - de um debate rico de propostas interessantes e de forte conteúdo, de ações que apontem para um futuro melhor desta cidade. Ficar batendo com a cabeça nesta tecla da futrica, da intriga e das acusações grosseiras é sinal de atraso. E a população mais consciente de São Miguel do Gostoso não concorda mais com este tipo de debate velho e ultrapassado. Chegou a hora de virar a página deste radicalismo.

    ResponderExcluir
  10. É isso Emanuel. Vamos relaxar, ler bons livros e exercer cidadania reclamando e exigindo nossos direitos como cidadãos e pagantes de impostos. A minha opinião quanto as intrigas, ataques ao próximo e guerras tribais que muitos fazem em Gostoso não valem de nada porque esses só pensam em si próprio, levar vantagem derrubando o outro para poder subir e aquela de você não presta portanto eu que te critico sim. É o egoismo, o 'que venha tudo para mim' Agora consigo ver pessoas em Gostoso que pensam no sentido comunidade e criticam e reclamam para debatermos uma solução e eu acho que o seu blog tem ajudado muito e é de extrema importancia. Acho que você colocou bem a palavra tribal pois esses que atacam e dizem coisas horriveis só para se vingarem de alguém ou em beneficio própio se colocam como selvagens e não saíram desse estágio ainda como os que colocam som alto, aceitam menores em seus estabelecimentos, são corruptos e destroem a natureza.
    Sabe o que tenho à dizer para esses que mencionei acima? Eu peço a que a 'lei' seja cumprida e que eles respondam criminalmente pelos seus atos. O que precisamos é que a 'lei' seja cumprida e respeitada.
    Francisco Paiva

    ResponderExcluir
  11. E uma grande verdade.São Miguel Do Gostoso,e mesmo uma Tribo totalmente desorganizada.

    ResponderExcluir
  12. Criticar pessoas que não estão cumprindo com as suas devidas obrigações não é fazer parte de uma guerra tribal, nós temos direitos e deveres de fiscalizar o que é Público, Democracia é isso, não estamos aqui para ver o mal das outras pessoas, mas para fazer com que elas saibam que existe pessoas que procuram divulgar e ao mesmo tempo informar aos cidadãos fatos que não interessam ao bem do povo.
    Pergunto será que isso só acontece aqui, você assiste Jornais, ler blog como esse que nós usamos?.
    Democracia é isso quantos escândalos já foram descobertos, o direito é de todos nós.
    Quem ti viu que te ver, fazes parte de uma tribo também.
    Marcos

    ResponderExcluir
  13. ATENÇÃO:IDEMA terrenos próximos a lagoa do cardeiro.está sendo edificado e a prefeitura de São Miguel Do Gostoso.não faz nada. atenção ARQUITETO da Prefeitura,vamos fiscalizar, atenção Veriadores vamos fazer alguma coisa fiscalizar faz parte do trabalho dos Senhores...A TENÇÃO KAULLY A SUA QUADRA DE TENIS ESTÁ EM ARIA ALAGADA,está ERRADA...

    ResponderExcluir
  14. Paulo robrtto para de ser burro o grupo de Miguel Teixeira está armando para cima de vc e caiu!

    ResponderExcluir
  15. Olha se fosse de gente pobre a Prefeitura já tinha empatado, como também, as cercas que estão sendo feitas em áreas preservadas, o setor de tributação da Prefeitura parece mais uma imobiliária de imóveis, de que um setor só de arrecadação.

    ResponderExcluir
  16. nossa ... ate me assustei, pensava em me mudar para Gostoso, agora terei de reavaliar e refletir melhor a respeito ... tento fugir desses problemas que enfrentamos na Bahia e vejo que só muda de endereço ...

    ResponderExcluir
  17. Pois é: Bahia assim, SMG assim, para onde fugir? Se a ganância do homem está tomando todos os lugares...

    ResponderExcluir
  18. Caros, penso em conhecer a cidade, pois ouvi coisas boas daí. Fiz uma pesquisa e me deparei com esse belíssimo blog.
    Achei uma pesquisa interessante sobre o desenvolvimento de cidades turísticas no nordeste, que disponibilizo, pois acho que pode agregar em vossos debates: http://www.fundaj.gov.br/geral/observanordeste/HOM1.pdf
    Me alegra ver que há pessoas batalhando para que o desenvolvimento da cidade ocorra de forma sustentável e ordenada, pois é muito triste ver como acabam esse paraísos, tomados por poluição, esgoto, drogas e concentração de renda. Como diz o velho ditado: "pau que nasce torto, cresce torto". Sendo assim, me parece que agora é a melhor hora para endireitar este aí. Depois pra consertar será dose.
    Me pergunto, por que têm que fazer esses resorts? Não poderiam simplesmente fazer pequenos chalés sobre palafitas e utilizar as terras para produzir mercadorias nobres e artezanais? Geléias, mussarela artezanal de leite de cabra, búfala, lâmpadas de cristais de sal, etc. Parte dos lucros poderiam ser investidos na escola da cidade, em aulas de música, num coral, em apendizado de idiomas, etc. Porque têm sempre que especular com terrenos? a região é única e com certeza têm riquesas que são exclusivas daí. Por que não desenvolvê-las de forma sustentável, para que a população local se desenvolva junto?
    Bom, ficam meus parabéns a vocês que brigam e batalham. No final a vitória será vossa! Abs

    ResponderExcluir