terça-feira, 3 de abril de 2012

Bugueiros de São Miguel do Gostoso dão exemplo e fazem mutirão para coletar lixo das praias da cidade


Por Emanuel Neri
Ótima esta iniciativa da Associação de Bugueiros de São Miguel do Gostoso de fazer um mutirão para coletar lixo em toda a orla de São Miguel do Gostoso. A ação, realizada na última segunda-feira (2/4), incluiu todas as praias do município – da sede do município até a praia do Marcos, no limite com o município de Pedra Grande.
Foi coletada uma quantidade enorme de lixo, em sua maioria sacos plásticos, garrafas pets e latas de cerveja e refrigerantes. Todo este material foi trazido para São Miguel do Gostoso (foto) e ocupou uma caçamba inteira de um caminhão da coleta de lixo. Pelo menos 22 bugueiros – além de várias outras pessoas – participaram desta ação.
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso e a AEGostoso, a associação dos empreendedores locais, também participaram da iniciativa.  A caravana de bugues saiu de São Miguel do Gostoso depois do almoço e só voltou no início da noite. É importantíssimo que setores da comunidade local, como é o caso desta associação de bugueiros, participem de iniciativas para limpar as praias do município.
As praias de São Miguel do Gostoso são o principal patrimônio desta cidade, que já é um dos principais polos turísticos do Nordeste. Manter as praias limpas é responsabilidade de todos: da Prefeitura, da população, de frequentadores das praias, e também dos bugueiros que usam estas praias –fora do trecho urbano - para fazer passeios com turistas.
Falta agora à Prefeitura colocar latões de lixo nos quiósques de palha que estão em toda a extensão das praias urbanas de São Miguel do Gostoso. Com esta iniciativa, moradores e  turistas terão onde colocar depósitos vazios de refrigerantes e bebidas, sem jogá-los na beira da praia. É fundamental que nossas praias estejam sempre limpas.  
Espera-se agora que a iniciativa dos bugueiros de São Miguel do Gostoso sejam imitadas por outros setores sociais da cidade. O trabalho voluntário, como este dos bugueiros, é decisivo para que se tenha uma cidade sustentável e com mais equilíbrio no seu desenvolvimento. A cidade precisa da participação de todos para continuar crescendo.

16 comentários:

  1. Parabéns aos bugueiros e a todos os que participaram da ação. Essas praias lindas daí precisam ser muito preservadas. Despertar a consciência de todos é realmente necessário e os latões de lixo também serão muito bem-vindos. Valeu, São Miguel do Gostoso!

    ResponderExcluir
  2. Quando se faz com frequencia se resolver, caso contrário dura pouco.
    Ou seja tudo como antes no quartel de abrantes.

    ResponderExcluir
  3. E os bugueiros foram de carro ou a pé?

    ResponderExcluir
  4. O anonimo me faz um favor para de escrever besteira, e seja mais um para colaborar, este seu comentário não produz ok. coloque esta cabeça (si tem) no travesseiro e reflita.

    ResponderExcluir
  5. os bugueiros foram de buggy né nós saímos para a praia do marco que fica a 22 km de buggy e fizemos o caminho de volta recolhendo o lixo.

    o transito está proibido só na área urbana da cidade. nas outras áreas foram criadas trilhas alternativas para o transito de veículos, onde os bugueiros passaram.

    eu estava presente no mutirão e vi o empenho de quem estava presente.

    Esperamos agora o apoio da população e dos visitantes para que nossa cidade volte a ter os costumes de antigamente, onde raramente se via lixo nas ruas e principalmente na praia da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com esta inciativa. Admiro muito a colaboraçao de todos e dos bugueiros . Obrigada pelo o que fizeram pela nossa cidade.

      Excluir
  6. estava presente no mutirão e vi o empenho de todos que estavam presentes ali.
    gostaríamos de receber o apoio da população e dos visitantes para que nossa cidade volte a ter os costumes de antigamente, onde raramente se via lixo nas ruas e principalmente na praia.

    quero agradecer aos bugueiros que se fizeram presentes, aos empresários e populares que muito ajudaram nessa iniciativa.

    e não vamos parar temos que ir em frente.

    ResponderExcluir
  7. André, si voce ver uma pessoa doente morrendo e naquele dia não pode trabalhar ou é proibido ou qualquer coisa, voce faz o que? espera a pessoa morrer e cruza os braços: me faça o favor vou responder a sua pergunta idiota com uma resposta mais idiota ainda. FORAM VOANDO COM A VASSOURA DE SUA VÓ", cara ajude não atrapalhe.
    tchau

    ResponderExcluir
  8. André me desculpe, mas não pude me conter, e dar aquela resposta sem educação, ok, me desculpe, vamos dar as mãos, abraços.

    ResponderExcluir
  9. EXEMPLO. E tirá a carteira de motorista, para poder conduzir um carro,exemplo e ter um carro de socorro,exemplo e cobrar um preço justo,
    exemplo,e ter um serviço que preste,exemplo e saber pelo menos falar a historia de sua comunidade,exemplo e ser cadastrado e autorizado.pelas autoridades competentes para fazer o serviço, EXEMPLO não e a penas colocar placas. e muito pouco para um povo que se acha muito..OK.

    ResponderExcluir
  10. que moléstia de comentário é esse? ^
    ^
    ^

    ResponderExcluir
  11. moléstia.e pagar 100 rais para ir apraia,de tourinhos,pagar 150 para praia dos Marcos e 350para Galinhos em um carro velho.moléstia é uma cidade,passa 16anos sobrevivendo a penas de um,único atrativo. que e o vento. moléstia e você olhar para um lado e para o outro é não encontra, nada para fazer neste Gostoso.moléstia e você chegar no terminal,da praia da xêpa e encontrá uma mesa de jogo de baralho.dentro de um ambiente publico. moléstia e o turista procurá um balcão de informações e não encontra, moléstia e o preço das pousadas,moléstia e o posto de saúde que está caindo aos pedaços,moléstia está o causamento da avenida dos arrecifes,moléstia e o povo saber que o Secretario de Turismo deste paraiso e EDINHO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM DISSE QUE OS BUGRES DE ALUGUEL SÃO VELHOS,VAI PROCURAR UM JEGUE PRA FAZER ESTE PERCURSO PRA VER SE É CONFORTAVEL...

      Excluir
  12. NOSSA TA COM RAIVINHA NÉ!

    DEITA NA BR.

    ResponderExcluir
  13. Estão exagerando nos preços do aluguel de bugres, mas logo vão ter concorências, aí os preços vão ficar bem mais acessíveis.

    ResponderExcluir
  14. Estes bugueiros da nosa cidade tem até os caras legais, mas tem um chato que se acha o máximo, pense num cara antipático, todo mundo já sabe não é preciso enm citar o nome dele.

    ResponderExcluir