segunda-feira, 26 de março de 2012

Transferência de domicílio eleitoral vai até 9 de maio; quem mora em Gostoso deve alterar titulo para votar


Por Emanuel Neri
Por ser uma cidade turística, São Miguel do Gostoso é um município em que mora muito gente vinda de outros Estados brasileiros. Alguns vêm para trabalhar, outros para morar. Estas pessoas precisam regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, transferindo seus títulos para a cidade, para que possam votar na eleição para prefeito deste ano.
A eleição para prefeito/a será no início de outubro.  Ocorre que estas pessoas que tem seus domicílios eleitorais em outras cidade têm até o dia 9 de maio deste ano para  transferirem seus títulos eleitorais. É fácil. É só ir ao cartório eleitoral – que fica em Touros, sede da comarca de São Miguel do Gostoso – e pedirem a transferência.
Só brasileiros – ou estrangeiros naturalizados - poderão votar em eleições do Brasil.
Para transferir o domicílio eleitoral, basta que a pessoa resida na cidade há pelo menos três meses. Deve ir ao cartório com seu título atual e algum documento com foto, que pode ser RG ou carteira de habilitação. São Miguel do Gostoso tem mais de mil pessoas que moram na cidade, mas que têm o domicílio eleitoral em outras cidades.
O exercício da cidadania começa com o voto. Votar é praticar a democracia. Com o voto, você pode escolher aquele candidato ou candidata – tanto para prefeito como vereador – que têm as melhores propostas para administrar sua cidade. O eleitor deve não só comparar estes programas de governo, como cobrar a execução das medidas prometidas.
O ideal seria que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso tomasse a iniciativa e trouxesse o escrivão eleitoral do Cartório de Touros para que a transferência de domicílio fosse feita aqui mesmo. A iniciativa deveria contar também com ampla divulgação - via redes sociais e carros de som – para que o maior número de pessoas transfiram seus títulos.
Veja, abaixo, informes da Justiça Eleitoral sobre como fazer para transferir seu domicílio eleitoral.

5 comentários:

  1. As pessoas são livres para votarem onde quiserem, obedecidas as regras de determinação do domicílio eleitoral (que não se confundem com o domicílio civil). Assim, não há razão para que a prefeitura e o TRE gastem dinheiro buscando novos eleitores para o município, basta que quem tenha interesse em votar em Gostoso busque os meios à disposição. Além do mais, há um número infinitamente maior de pessoas do próprio município morando lá do que esses forasteiros, que um dia estão em um lugar e outro dia já vão para outro.

    ResponderExcluir
  2. Não votei nele, o Paulo Roberto nas eleições passadas mas gostei de suas propostas por isso vou votar nele nas próximas eleições pois acho a melhor opção para o Município.

    ResponderExcluir
  3. Sou eleitor de Touros onde com muita honra exerci um mandato de vereador nos idos anos da década de 80, oportunidade em que dei minha contribuição na construção da Lei Orgânica Municipal, além de ter tido a iniciativa das leis básicas da municipalidade. Hoje resido em São Miguel do Gostoso terra que me acolheu e por quem nutro muito amor. Oportunamente irei fazer sim, a transferência de meu título eleitoral a fim de participar como cidadão comum na escolha dos futuros dirigentes desta terra. Espero que apresentem propostas concretas e viáveis de um PROGRAMA DE GOVERNO PARTICIPATIVO E TRANSPARENTE que venha de encontro aos anseios da população gostosense. Os desafios são inúmeros e as necessidades prementes mas acredito que existem soluções para as demandas, desde que respaldadas pelo crivo popular através de discussões e debates nos quais seja garantida a participação de todos. E o que espero! OTONIEL BARACHO

    ResponderExcluir
  4. Mudanças em vista. o Senhor João Wilson, e sua Esposa foram visto no ultimo domingo na Praia de Maracajau.em uma reunião muito bem secreta.para definir o candidato a Vice Prefeito. vamos aguarda o resultado deste encontro.

    ResponderExcluir
  5. Juntando todos os nomes cogitados para ser o vice de Fafá, num dar um saco de batata, querem votos juntem-se a Renato de Doquinha e a Paulo Roberto é o mundo todo.

    ResponderExcluir