quarta-feira, 21 de março de 2012

Ministério Público apura a legalidade das licenças ambientais de usinas eólicas de Touros e Gostoso



Por Emanuel Neri
Esta notícia interessa a muita gente que trabalha com produção e montagem de usinas de energia eólica. Interessa também aos municípios em que as usinas eólicas serão instaladas e que terão suas receitas ampliadas com a produção deste tipo de energia.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu inquérito para saber se empresas que estão se instalando em Touros e São Miguel do Gostoso estão em dia com o licenciamento ambiental para instalar parques eólicos.
A promotora Sandra Angélica Pereira Santiago, da Promotoria do Ministério Público da Comarca de Touros, quer investigar eventuais procedimentos irregulares na liberação destas licenças ambientais.
Em seu despacho, a promotora reconhece as vantagens ambientais da energia eólica. Mesmo assim, segundo ela, nenhuma destas empresas pode se considerar “isenta de impactos negativos, os quais se manifestam, com maior ou menor intensidade”, nas fases de instalação e operaçãodestas usinas.
A promotora já pediu ao Idema (Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte que encaminhe ao Ministério Público, em um prazo de dez dias, todas as cópias de licenças já concedidas para que usinas eólicas sejam instaladas nestes dois municípios, ambos da Comarca de Touros.
Esta notícia foi divulgada por jornais do RN e reproduzida no blog de Assis Silva.
A chegada da energia eólica ao Nordeste é vista como um fator muito positivo para a economia local. Produzida pelos ventos – fonte natural renovável e inesgotável –, este tipo de energia é considerada uma alternativa limpa e ecológica na produção energética.
Somente em São Miguel do Gostoso há duas empresas em processo de instalação de seus parques eólicos.
Uma destas empresas é a Serveng, que vai produzir energia eólica em Enxu Queimado, entre os municípios de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. A outra empresa é a Voltália, de origem francesa, que instalará, a partir de 2012, três parques em São Miguel do Gostoso. A produção começa em 2014.
Estas empresas já empregam muita mão de obra da região. Os investimentos do setor também são bastante pesados. Somente em São Miguel do Gostoso há previsão de investimentos de até 1 bilhão de reais. O vento forte em todo o Nordeste favorece muito a produção de energia eólica.

2 comentários:

  1. Vou fugir do assuntos abordado pelo Bloguista, mas passei esse final de semana em Gostoso e achei as ruas com muito lixo, caminhando pelas ruas presenciei uma senhora dizendo para outra, mulher, já faz mais de oito dias que o carro não passa para pegar esse lixo, é verdade, o que está acontecendo, a cidade está crescendo e é preciso que essa coleta seja feita durante pelo menos 02 dias durante a semana em cada rua, aí pergunto, senhor Prefeito pelo menos a limpeza da cidade deve ser feita, já que obras não existe.

    ResponderExcluir
  2. Que sejam instaladas essas usinas de energia éolicas em nosso Município, vai gerar muito emprego e renda para todos nós, não podemos ficar esperando que só o comércio e o poder Municipal der empregos ao povo, o desemprego é grande em nosso Município, e será de grande importância que essas usinas se instalem aqui, em nosso Município temos muitas terras que não são aproveitas para nada, e consequentemente fora do alcence da população, e sem deixar danos ao meio Ambiênte.

    ResponderExcluir