quarta-feira, 14 de março de 2012

Governo do RN quer vender jegues a empresa chinesa para abate e aproveitamento na indústria alimentícia

Por Emanuel Neri
Os jegues do Nordeste voltam a estar no centro de uma grande discussão. É que uma empresa chinesa assinou protocolo de intenção com o governo do Rio Grande do Norte para importar até 300 mil jegues por ano. O problema é que objetivo do negócio é utilizar estes simpáticos animais para abatê-los e usar sua carne na indústria alimentícia chinesa.
O protocolo foi assinado entre a empresa chinesa Shan Dong Dong e a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte. A China abate anualmente 1,5 milhão de jegues, cuja carne é bastante apreciada pela população local. A China produz 300 mil destes animais – o restante é importado da Índia e da África.
A China quer abater mais 550 mil jegues por ano. E parte deles viria do Nordeste brasileiro. Por causa disso, já há uma grande campanha na Internet contra o fechamento do negócio. O jegue (foto), também conhecido por jumento, é um animal que por muito tempo foi usado na agricultura e para transporte de cargas no Nordeste.
Ocorre que, nos últimos anos, o jegue foi substituído pela motocicleta. O resultado é que o animal virou um animal sem interesse comercial e sem dono. Eles invadem cidades e estradas, provocando acidentes. Também costumam invadir sítios e roçados e destruir plantações, o que resulta em maus tratos contra eles.
Em 1967, havia sete milhões de jegues no Nordeste – acredita-se que hoje existam apenas 1,2 milhão. Muitos deles foram mortos em acidentes ou espancamentos. A frota de motos cresceu 486% no Nordeste entre 2000 e 2010. Com isso, os jegues perderam sua finalidade e viraram uma espécie de “bicho errante” em toda a região.
É muito comum ver jegues em pequenas cidades do Nordeste revirando lixo para poder se alimentar. Há menos de dez anos, criou-se uma ONG em São Miguel do Gostoso para cuidar de jegues feridos e combater a violência contra eles. Mas a ONG – que se chamava Projegue – acabou fechando por falta de apoio oficial.
Há quem defenda a exportação de jegues para a China. Um dos argumentos é que isso seria mais uma fonte de renda para o Nordeste e diminuiria a superpopulação destes animais. Quem discorda, chama o negócio de “verdadeira carnificina”. A proposta prevê a reprodução de jegues em fazendas, para depois ser exportado.
Veja, abaixo, mais informação sobre a proposta chinesa para importar jegues nordestinos.

11 comentários:

  1. Só assim o jegue voltará a ressurgir novamente, quando a uns vinte anos atrás existia muitos que viviam soltos e sem donos, agora é carne de primeira, valorizadíssimo, que bom, vamos criar jegues é montaria de primeira e dinheiro no bolso.

    ResponderExcluir
  2. Nao ha com o que temer.

    Eh de fato mais um negocio da china!

    CarnifiCHINA ...

    Gente, como eh mesmo que vcs acham que vai parar na nossa mesa a carne bovina ou suina e os frangos, ... a carnificina esta em todos os lugares, 24 horas por dia, ate em uma cidade como Gostoso, ...

    Ah sim, a tempo:
    Carnificina - diferente de - MALTRATO

    A carnificina ja esta na vida 24h, ... o maltrato nao, o maltrato eh obra do homem e precisa ser impedido, pois eh crime contra a natureza !

    Com esta historia ai, quero ver o povo MALTRATAR quem sempre lhe serviu.

    Vai ter muita gente querendo ter jegue por ai !!!

    ResponderExcluir
  3. Sou obrigada a concordar com os colegas, melhor criar pra comer do que maltratar, os carnívoros existem há séculos e animais criados para a alimentação também...

    ResponderExcluir
  4. Não acho carnificina, acho um comercio de carne como um outro qualquer,ainda mas que os jegues hoje em dia, assim com a reportagem fala, é um animal sem uso algum que provoca acidentes em toda RN ou BR, sem falar que para o sertão nordestino seria mas uma fonte de renda, só temos que ter cuidado com os impostos que serão cobrados para o futuro criador,para não se torare um negócio inviavel, como foi a idéia de criar scargot e depois ficou em um monte de terremos baldios os caramojos contaminando. com os jegues teremos de fazer rodovias só para eles.

    ResponderExcluir
  5. Não Fátima, com os jegues valorizados, não vão ser criados soltos nas margens das estradas não, os criadores criarão como os seus rebanhos de gado, presos em seus terrenos.

    ResponderExcluir
  6. FONTE DE RENDA NO NORDESTE??? E desde de quando a fonte de renda no Nordeste serviu para a Região do Noredeste???????? Ou para os Nordestinos?????
    O Nordeste é uma das regiões que mais exporta no Brasil (tanto frutas, sal, petróleo, etc.), e a renda com toda essa exportação NUNCA teve benefício para a Região. O nordeste é a região onde se tem o menor índice de educação, que isso influencia na desigualdade social;
    região essa em que a saúde é de envrgonhar (tudo bem, em todo o Brasil , mas no Nordeste é bem pior);
    O sanaemaneto básico, e muitos outros problemas sociais (principalmente por "falta" de políticas públicas e de bons Políticos) estão presentes nesta região. Ou seja, o Nordeste é uma das regiões mais ricas do Brasil (em termos de economia) e a mais pobre ao mesmo tempo.
    Portanto, o que a importação dos Jegues do Nordeste iria influenciar para a região?????
    ...Acho que só a perda da identidade do nordeste (porque quando se fala em jegue, logo lembra-se do Nordeste rsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo, do mesmo modo que a plantação de fruta, sal, ferro, cimento ect, trais renda para as familias, os jegues iriam trazer. vale lembrar do roubo por parte dos politicos, nossa ex governadora e umas das mulheres mais ricas do Brasil. mas nao vamos falar so de roubo, olhe para Mossoro a cidade esta evoluindo mto. ja Guamare parece que esta parada no tempo mesmo com tantos investimentos da petrobras.
      vale lembrar o mesmo para Sao Miguel do Gostoso, onde nao a cobra;a de impostos por parte da maioria dos comeciantes locais, sem impostos a prefeitura nao tem dinheiro sem dinheiro nao a educa;ao, saude etc...

      Excluir
  7. Esqueci de me indentificar, Jane!

    ResponderExcluir
  8. Concordo que o comercio da carne de jegue é como outro qualquer, não vejo diferença entre abater uma vaca ou um jumento para consumo humano!
    Não concordo com o maltrato desses animais, como ocorre hoje

    Carlo Nery

    ResponderExcluir
  9. carne de jegue è a MELHOR QUE TEM. concordo com a idéia. é melhor comer a carne do jegue do que maltratar, ou ser comido pelo jegue.

    ResponderExcluir
  10. Eu vou compra um jegue, mas é para andar montado nele, agora os bichinhos estão ficando valorizados, que legal.

    ResponderExcluir