sexta-feira, 16 de março de 2012

Catadora de lixo estuda em livros encontrados no lixão e passa em vestibular de universidade federal

Por Emanuel Neri
Parece história inventada, mas não é. Uma catadora de lixo de Vitória (ES), Ercília da Silva Moser, 41 anos, se preparou para o vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo estudando em livros que ela encontrava no lixo. Pois Ercília conseguiu ser aprovada para o curso de Artes Plásticas – e já está estudando.
Ercília é um destes casos que deve servir de exemplo para a população pobre do país. Se houver vontade e determinação, se consegue até o que parece ser impossível. O caso da catadora de lixo teve repercussão nacional, mas até isso Ercília conseguiu controlar, para evitar uma visibilidade que ela considera excessiva e desnecessária.
Uma rede de TV de grande audiência convidou Ercília para dar entrevista ao vivo em um de seus programas. Ercília (foto acima) recusou. Preferiu guardar mais discrição com seu feito por entender que o seu exemplo não poderia servir para aumentar a audiência de programas sensacionalistas de TV. Um sinal consciência política.
Ercília sempre estudou com muita dificuldade. Já mãe de um filho, iniciou seus estudos em idade avançada. Fez inicialmente o  ESA (Educação de Jovens e Adultos), depois cursou o ensino fundamental e o médio, sempre no horário noturno, e fez o vestibular do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo aprovada.
Agora ela quer fazer uma biblioteca em sua casa – com os livros que estudou e outros mais que encontrou no lixão. Ercília reclama da falta de reaproveitamento destes livros, que poderiam passar para outros alunos, sem necessidade de serem jogados no lixo. Sinal de que se preocupa com gastos do governo na compra de livros novos.
Ercília quer agora trabalhar com artes, tema que ela gosta muito. Já pensa em ter um ateliê para restauração de obras de arte. Enquanto não termina seu curso universitário, vai continuar trabalhando como catadora de lixo e tendo a mesma rotina diária, acordando às 5h e só voltando para casa às 21h.
Veja, baixo, informe do noticiário do UOL sobre o caso de Ercília.
http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/03/13/agora-sei-que-sou-uma-caloura-o-que-e-bacharelado-diz-catadora-de-sucata-que-ingressou-no-vestibular-da-ufes.jhtm

2 comentários:

  1. ESSE EXEMPLO DEMOSTRA QUE NÃO É SÓ A PESSOA SER RICA PARA CONSEGUIR SEUS OBJETIVOS E VENCER NA VIDA, DEVEMOS DAR CHANCE AOS HUMILDES.

    ResponderExcluir