sábado, 11 de fevereiro de 2012

São Miguel do Gostoso, sim; São Miguel de Touros, não. Prefeitura precisa corrigir este grave equívoco

Por Emanuel Neri
Tente enviar uma encomenda via Sedex – ou uma correspondência comum – para São Miguel do Gostoso e sempre você vai enfrentar problemas. O CEP (Código de Endereçamento Postal) da cidade, o 59585000, não corresponde ao nome oficial do município.
No lugar de São Miguel do Gostoso, aparece neste CEP o nome de São Miguel de Touros. Aí se você insistir em enviar este CEP com o destino São Miguel do Gostoso, ouve questionamento do funcionário do Correio dizendo que o CEP está errado.
Muitas vezes uma correspondência com o nome São Miguel do Gostoso fica “passeando” por cidades diferentes e é possível que volte à cidade onde ela foi postada. Se você põe São Miguel de Touros, com o CEP 59585000, a carta chega.
Ocorre que São Miguel do Gostoso - ou simplesmente Gostoso, como muitos chamam - não se chama São Miguel de Touros. Aliás, só se chamou assim durante um curto espaço de tempo, logo após a emancipação da cidade do município de Touros. Mas isso ocorreu já faz 18 anos.
Logo após a emancipação, houve um plebiscito na cidade para que a população optasse por trocar o nome do município para São Miguel do Gostoso, nome original desde que o povoado foi criado, há mais de 100 anos. E quase 100% da população votou pela volta do nome São Miguel do Gostoso.
Na sequencia do plebiscito, coordenado pela Justiça Eleitoral, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte oficializou São Miguel do Gostoso como nome oficial da cidade. O governo do Estado também reconheceu o nome escolhido.
Simples, não? Aí começa uma dificuldade terrível para que órgãos oficiais do governo federal registrem este nome em seus cadastros. Nos Correios, Receita Federal, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e muitas outras repartições – em tudo aparece São Miguel de Touros. Isso causa grande cofusão.
É um descuido lamentável que isso continue acontecendo. A Prefeitura já tentou corrigir esta falha, mas nada mudou. Alguma iniciativa precisa ser tomada. A Prefeitura tem que fazer um mutirão por órgãos federais para corrigir esta falha.
O que não pode continuar acontecendo é você morar em São Miguel do Gostoso e enfrentar transtornos e contratempos ao procurar órgãos federais para encaminhar documentos ou simplesmente para enviar uma carta pelo Correio.
Se isso não bastasse, a população de São Miguel do Gostoso não gosta de ver sua cidade sendo chamada por um nome que não é correto. Pergunte a qualquer cidadão gostosense o que ele acha disso – e você vai ouvir que há uma insatisfação generalizada. Ninguém gosta deste erro.
Chegou a hora de a prefeitura local centrar esforços para corrigir este lamentável equívoco. Não é nada difícil. Muitas outras cidades já tomaram iniciativas semelhantes e obtiveram êxito. Se houver um empenho maior da prefeitura, é claro que se consegue esta mudança.
Aqui ninguém gosta que a cidade seja chamada de São Miguel de Touros. É como se o seu nome de registro de nascimento fosse José da Silva, mas que em alguns documentos seu nome fosse grafado como Antônio Ribeiro.
Aí você enfrentará, no mínimo, uma crise de identidade, que pode afetar sua personalidade pelo resto da vida. O nome legal – e legitimado em plebiscito pela população – é, e sempre foi, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO. E é assim que tem que ser.

3 comentários:

  1. Parece que é o caso de se tomarem medidas judiciais para corrigir o equívoco, já que administrativamente não se vem conseguindo. Agora, interessante é notar que vc esqueceu de lembrar que a responsabilidade por São Miguel de Gostoso ainda constar em alguns órgão como São Miguel de "Touros" deve ser dividida entre a atual administração, que tem seu primo à frente, com a administração anterior, que teve seu irmão como prefeito, pois desde a emancipação o município teve apenas esses dois prefeitos, cada qual cumprindo oito anos de mandato.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo como uma coisa dessa ainda não foi tomada as providências, o Poder Público Municipal é quem deveria ver isso, e que ficasse de uma vez por todas como São Miguel do Gostoso, aí pergunta-se qual família realmente esteve na Administração desse Município, há quase 16 anos, e nós que somos Gostosenses ainda chamamos São Miguel do Gostoso só no apelido, e não oficialmente, como deve ser, se for esperar por essa Administração se passará muitos anos sem que nenhuma providência seja tomada.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Vamos aproveitar e pedir para não dizerem que a ponta de Santo Cristo pertence a São Miguel do Gostoso, mas sim que pertence a Touros, segundo o IBGE. Que o farol também pertence a Touros, a urca do tubarão, a pousada Enseada dos Amores. Justiça seja feita!

    ResponderExcluir