quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PT aguarda consolidação de chapas para se definir em Gostoso, mas descarta qualquer aliança com o DEM

Por Emanuel Neri
A política partidária em São Miguel do Gostoso é dividida em quatro grupos. O PMDB, que hoje é aliado do prefeito Miguel Teixeira, que é do PPS. O DEM, que já foi PMDB, que é o principal bloco de oposição ao prefeito. E o PT, que é a terceira força, mas que pode desequilibrar o jogo em favor de uma das duas outras frentes políticas.
Tem ainda uma quarto grupo que é o PSD, partido que nasceu de uma costela do DEM e que é liderado nacionalmente pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em São Miguel do Gostoso, o PSD é aliado do DEM. Seu principal líder local é José Renato Souza, que preside a Câmara Municipal. Em nível nacional, PSD e DEM se odeiam e não querem ouvir falar de alianças.
A sucessão do prefeito Miguel Teixeira em São Miguel do Gostoso (na foto, Igreja de São Miguel, um dos símbolos da cidade) começa a ser esboçada. Sua vice, Fátima Dantas, deve ser candidata pelo PMDB, com provável apoio do prefeito. Paulo Roberto, que disputou e perdeu as duas últimas eleições, pretende sair pelo DEM. O PT está esperando o quadro se definir melhor para saber o que fazer.
É certo para o PT que ele não se aliará ao DEM. O PT nacional aprovou resolução que exclui qualquer tipo de aliança com o DEM e o PSDB. O PT de São Miguel do Gostoso foca no momento suas atenções na eleição para a Câmara Municipal, com mais de dez candidatos. A meta é eleger um ou dois vereadores.
A disputa da Prefeitura com candidato próprio do PT depende muito do rumo das alianças locais. Os petistas até admitem a possibilidade de se aliar ao PMDB em torno de Fátima Dantas. Mas temem algum tipo de entendimento entre a candidata do PMDB e Paulo Roberto (DEM), que se comenta na cidade.
Se houver esta aliança, o que no momento é difícil, o PT deve optar por candidatura própria. Aí o candidato deve ser Hildemar Peixoto, que lidera o partido no município. Hildemar foi candidato a vice em 2008 na chapa de Paulo Roberto, que na época era do PMDB. Mas, como Paulo agora está no DEM, o PT quer distância dele.
O DEM, junto com o PSDB, são os principais adversários do PT em nível nacional. Por isso o PT não quer saber de aliança com estes dois partidos. Antes de entrar no DEM, Paulo Roberto tentou entrar no PT de São Miguel do Gostoso. Foi rejeitado. O PT entende que Paulo Roberto não tem perfil para entrar no partido.
Na eleição de 2010, Paulo Roberto apoiou com entusiasmo José Serra (PSDB) para presidente, que foi derrotado por Dilma Rousseff (PT), e Rosalba Ciarlini (DEM) para governadora, que foi eleita. Isso afastou Paulo Roberto dos petistas locais. Quando Paulo Roberto procurou o PT para se filiar, encontrou as portas fechadas.
O PT também contabiliza contra Paulo Roberto sua aliança com o senador José Agripino (DEM-RN), inimigo maior dos governos Lula e Dilma. O PT tem crescido em São Miguel do Gostoso. Na última eleição, José Júlio, candidato preferencial do partido em São Miguel do Gostoso, teve 521 votos; Fátima Bezerra, para federal, teve 546 votos. Outros candidatos do partido também receberam votos. Na eleição de 2006, o PT teve menos da metade desses votos.
É por isso que o PT pode pesar na hora da definição das alianças para a disputa municipal. O PT aguarda a consolidação das candidaturas para se posicionar. Por enquanto, trabalha sua chapa para vereador. O partido tem forte penetração nos assentamentos agrários do município, com líderes jovens candidatos a vereador.

20 comentários:

  1. Emanuel, quero corrigir um equívoco na sua matéria, Sou do grupo de Paulo Roberto e nós apoiamos a Presidenta Dilma e não José Serra como vc colocou. Pois fizemos até carreata no segundo turno juntamente com o PT.

    ResponderExcluir
  2. Emanuel Neri responde: esta não é a informação do PT de São Miguel do Gostoso. Segundo a direção do partido na cidade, não só Paulo Roberto como o grupo liderado por ele apoiaram José Serra (PSDB) no primeiro e no segundo turno da eleição presidencial passada. Em tempo: seria interessante que este leitor se identificasse e não mais optasse pelo anonimato nos comentários para este blog.

    ResponderExcluir
  3. emanoel o prefeito deve ter ti chamado para conversar baixinho em, quem a pouco tempo publicou que ia denuncialo no ministerio publico a gora tamtos elogios será q ele decidiu por falta de opção apoiar mesmo FAFÁ o não vai mais liberá os espaços publico como politicajem como vc afirmou kkkkk cambadas neri e teixeira são todos iguais farinha do mesmo saco!,vcs só visam mesmo é poder poder, fique sabendo q com PT sem PT,com PSD vamos mostrar a vcs q dessa vez PAULO ROBERTO vai governar são miguel do gostoso para fazer um gostoso para todos, diferente de neri e teixeira q só pensam em poder poder,quanto a ILDEMAR talvez de certo uma união ou não com PMDB se isso a contecer será o fim da carreira politica dele por que deus que o livre mais se fafá fosse eleita e podessse assumir o q seria dele pois JOÃO WILSON o ama muito,já foi prefeito 8 anos e vc sabe o que ele já fez se liga ILDEMAR tu junto de paulo roberto tu pode ter o portunidade com fafá e joão wilson pode e vai ser o teu fim, primeiro vão perder segundo jamais teriam oportunidade!,olha enrique se manifestando cuidado amanhã já não é mais,sou eleitor seu, mais com esse grupo PT e PMDB menos UM simone quanta decipção tmb menos um ou dois ou tres ou quantos eu pode na minha casa são dois mais tenho alguns colegas que ti admiram sou do paraizo vc vai saber quem sou quando chegar na minha casa...MºF.S.

    ResponderExcluir
  4. O povo sabe muito bem para quem Paulo Roberto apoiou para Presidente da República, todos viram ele na carreata do PT, e em todos os lugares pedindo votos para Dilma Rousseff, Sr. Emanoel você está acreditando de mais na direção desse partido a nível local, e divulgando fatos não verdadeiros, para se ter uma idéia, o Sr. Hildemar só não fechou com a oposição digo o DEM, por que só quer puxar sardinha para o seu lado, ele exigiu que uma das vereadoras se afastassem, para que a esposa dele assimisse uma das vagas na Câmara Municipal, e que ele fosse o Candidato a Vice Prefeito, coisa absurda que jamais a oposição fosse aceitar, agora ele pensa que vai conseguir tudo isso apoiando o candidato do Prefeito, pois está muito enganado, do lado do Prefeito, tem várias pessoas que com certeza somarão muito mais que ele, que não deixa certos políticos do nosso Município entrarem no PT, para que ele não perca o comando do partido, e ficando assim, jamais o PT algum dia terá um candidato forte que possa Administrar esse Município.
    E com certeza,como sempre terá grandes deficuldades mais uma vez para eleger um Vereador, partido esse que a mais de 15 anos nunca cresceu, porque sempre foi comandado por uma pessoa que não simpatiza o eleitorado desse Município.
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É me parece que nesse ano é a vez do PT, tem um pessoal jovem, dedicado,parecem os meninos mas pense nuns cabra arrochado, conheço todos eles, pelo trabalho que tem mostrado dentro e fora do municipio já deviam ter um@ vereador(a) a muito tempo.pena que não voto aí em Gostoso

      Excluir
  5. É, infelizmente o radicalismo volta à tona. Acredito que todos os políticos em questão tem muito a contribuir com o município. Mas, ao que percebemos, há algumas pessoas interessadas somente no conflito. Palavras carregadas de ódio. Pelo visto, parece que optam pelo estilo do jogo onde do pescoço pra baixo é tudo canela. Tratam os demais como inimigos viscerais. Um pouco de civilidade seria interessante e poderia ajudar a construir um caminho consensual, onde a população é que ganharia. O que há na realidade é uma situação que se estriba nos arreios para não soltar o comando da máquina e uma oposição lambendo os beiços e amolando os dentes para esquartejar e lotear a Administração Municipal.
    Manoel Dias.

    ResponderExcluir
  6. quanta briga pelo poder,

    ResponderExcluir
  7. Hei vc ANÔNIMO do que tens medo!!! pq vc não se endentifica !!! vamos falar mas com Classe, e sem medo!! não seja covarde!! hj vivemos no país livre e DEMOCRÁTICO!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa coisa de se identificar e criticar quem quer ficar no anonimato me lembra o tempo da Ditadura em que todos eram vigiados e sofriam retaliações. Todos esses que reclamam e criticam eu não consigo identificar quem são pelos seus nomes e para mim continuam no anonimato como qualquer um.
    João da Silva (cidadão sem compromisso, não manja disso)

    ResponderExcluir
  9. O que vale é o conteúdo das postagens. Muita gente querendo se promover.

    ResponderExcluir
  10. Caro Emanoel e tod@s que leram e/ou comentaram a matéria,

    Primeiro, é preciso agradecer pela contribuição do blog e seus leitores à livre expressão democrática. A política é coisa pública, e como tal não pode ficar quieta, parada, é preciso muita conversa e até polêmica...! Infelizmente, a política eleitoral nos pequenos municípios ainda é feita com base em relações de rancor e fofocas. Nós do PT procuramos fazer a Política com foco em um Projeto de Sociedade mais Justa, Democrática e Sustentável. Temos uma atuação de mais de uma década e um sonho coletivo para São Miguel do Gostoso: uma cidade e uma zona rural acolhedoras, limpas e bem cuidadas, com pessoas felizes e produtivas, trabalhando e ganhando seu dinheiro sem dependerem de relações de submissão, uma agricultura e uma pesca produzindo alimentos saudáveis e ecologicamente corretos, um turismo de inclusão que socialize com o artesão/ã, o agricultor/a e o pescador/a nativos os bons frutos de uma atividade econômica bem planejada e orientada para a sustentabilidade e o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental...
    Se vc pensa e sonha assim... no fundo, vc tb é um/a de nós. Venha com a gente, vamos ajudar as forças democráticas a construírem um Gostoso mais bonito, justo e feliz para Tod@s!!!!!!!!!

    Hildemar Peixoto

    ResponderExcluir
  11. Quem faz politica assim faz para o bem do povo e não politica para seu bem próprio ou sómente dos seus.

    ResponderExcluir
  12. TURMA DO PT: vida inteligente na política e na vida de são miguel do gostoso. Valeu, hildemar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. HILDEMAR se não te conhecesse talvez a creditaria nessas suas palavras, se vc pensasse no povo por que não nos seus na sua terra,não adiante querer manipolar a mente das pessoas por que falta a trança com o olho magico todo mundo ver suas atitudes pessoas que mais te deram a mão vc contribuiu assim, primeiro quiz tomar o sindicato,segundo o mandato de um vereador na epoca PMDB terceiro a direção da escola olimpia,vc só é um que só pensa em poder e vai perder de novo vc só toma decisões erradas,PMDB PRA LÁ MESMO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hildemar quer na verdade se o vice de fáfá, mas não vai dar certo porque que vai ser o vice de fáfá e o irmao do prefeito, Luiz Teixeira

      Excluir
  14. Em nome da direção do PT de São Miguel do Gostoso, gostaria de esclarecer um ponto específico da instigante matéria. É bem verdade que Paulo Roberto manifestou seu apoio à candidata Dilma em 2010, participando, inclusive, da carreata que só o PT fez aqui no município. Mas também é bem verdade que o seu grupo, do então PMDB, não o acompanhou, ele foi sozinho. O que a gente constatou, andando pelas ruas e casas e até mesmo em depoimentos de pessoas da própria direção do PMDB, à época, foi que o grupo e o eleitorado de Paulo ficou muito à vontade para votar em Serra e Marina, muitos deles com muito entusiasmo! O voto para Dilma não foi fechado, isso aconteceu principalmente devido ao apoio que deram à candidatura de Rosalba e Agripino do DEM à nível estadual. Também para estabelecer a realidade dos fatos, é preciso que a gente ressalte que o grupo do prefeito não participou dos eventos que promovemos para Dilma. Por outro lado, constatamos nas nossas andanças que o prefeito e seu grupo pediu o voto fechado para Dilma presidenta e Iberê governador. Por último, é preciso que se diga que, infelizmente, os dois grupos mais fortes da política de Gostoso deixaram de apoiar para o senado um candidato ligado a Lula e a tudo de bom que seu governo representou para o povo brasileiro, para apoiar a reeleição de Agripino, um filho da ditadura que há décadas se locupleta no poder e fez de tudo para que Lula não governasse e não atendesse às necessidades da população mais pobre! Lamentamos por esse erro comum das duas maiores forças da política local, mas acreditamos que há sempre tempo e abertura democrática para corrigir os erros políticos do passado...
    Jubenick Pereira - Vice Presidente do PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e agora jubenick o que fala sobre a ditadura que estar acontecendo em são miguel do gostoso e tu resolvesses participar junto com simone e hildemar.

      Excluir
  15. Tá ai o diferencial de Hildemar e do grupo do PT eles fazem acontecer as coisas, as políticas públicas, no município e discursam com conteúdo, propriedade e legitimidade porque falam ( e como falam bem, né) sobre idéias ações e resultados realizados. Não são palavras vazias promeças fofocas rancores pessoais.

    ResponderExcluir
  16. eu acho que o pessoal do dem estao todos despeitados e tudo com dor de cotovelo doido para comer uma fatia do bolo na verdade nao se preocupam com sao miguel e sim com o que possam ganhar se paulo for eleito a verdade é essa tudo inveja e rancor

    ResponderExcluir
  17. acho que paulo fez a maior burrada da vida dele passando para o outro lado e fafa por aceiar nunca mais ele ganha um a aleiçao em sao miguel alias nunca ganhou

    ResponderExcluir