terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prefeitura e órgãos ambientais definem calendário para que o trânsito em praias urbanas seja proibido

Por Emanuel Neri
Depois de idas e vindas, avanços e recuos, será que agora vai? Em reunião realizada ontem, na Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso, o Comitê de Orla do município estabeleceu que até o dia 20 de março o trânsito de veículos automotivos na orla urbana de São Miguel do Gostoso estará definitivamente proibido.
Participaram da reunião representantes do Patrimônio da União, do Idema, órgão responsável pelo meio ambiente no RN, o prefeito Miguel Teixeira, vereadores, representantes de associações locais e ONGs, além de membros da família Neri, que doará terreno para o acesso alternativo à praia, viabilizando a proibição.
Todos concordaram em estabelecer um calendário para que a proibição do trânsito seja iniciada. Amanhã, dia 29/2, a família Neri entregará cópia do documento de doação do terreno. No dia 8/3, o original deste documento –que já foi assinado por todos os irmãos e já está com firma reconhecida – será entregue à prefeitura.
O passo seguinte é uma sessão da Câmara Municipal, no dia 15/3, para aprovar a doação do terreno e oficializar a proibição do trânsito na orla urbana da cidade (foto). No dia 20/3, a Prefeitura bloqueará os acessos urbanos à praia colocará placas de sinalização, além de providenciar fiscalização educativa de proibição do trânsito.
A prefeitura também se comprometeu a construir cerca com estacas e arame no terreno que será doado pela família Neri, limitando o acesso para a passagem dos carros. A prefeitura também estabeleceu critérios para que haja contrapartidas tributárias à família Neri, como forma de ressarcimento pela doação do terreno.
Acredita-se que, se todo este calendário for cumprido, até a Páscoa São Miguel do Gostoso estará livre do perigosíssimo trânsito que põe em risco a vida de pessoas que frequentam a orla urbana da cidade. A partir daí, também serão procuradas soluções para evitar que o transito cause danos à flora e à fauna locais.
A maior preocupação de ambientalistas é com a desova de tartarugas que ocorre principalmente na orla entre São Miguel do Gostoso e as praia dos Morros e Marcos. Atualmente estes ninhos são sinalizados por bandeirolas, mas nem sempre os motoristas que trafegam por estes trechos respeitam esta sinalização.
Idema, Patrimônio da União e ambientalistas defendem que São Miguel do Gostoso seja o primeiro município potiguar a preservar integralmente sua orla. Com isso, bugues e carros tracionados usariam a estrada que liga a cidade à praia de Tourinhos e, a partir daí, seguiriam pela estrada litorânea até as praias dos Morros e Marcos.
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso também se comprometeu a voltar a falar com o comando da Polícia Militar, para pedir que policiais ajudem na fiscalização da proibição do trânsito nas praias. Idema e Patrimônio da União acompanharão o prefeito Miguel Teixeira nesta reunião com o comando da polícia.
A população de São Miguel do Gostoso apóia integralmente a proibição do trânsito nas praias urbanas. Se cada um fizer a sua parte, agora parece que a coisa vai.
Vamos, então, dar mais um crédito de confiança e aguardar.

2 comentários:

  1. Os carros continuam a transitar na orla marítima, e as providências não são tomadas, isso é Brasil, quando depedemos do pode público tudo fica difícil, e em nossa cidade de São Miguel do Gostoso o Prefeito deu mesmo as costas a proibição do transito na praia, e todos nós pais de famílias ficamos temerosos quando nossas crianças se deslocam até a praia, por iiso mais uma vez pedimos que as providências sejam tomadas o mais rápido possível.
    Moisés

    ResponderExcluir
  2. ESTAMOS SEM ÁGUA HÁ MAIS DE UM MÊS !!!!!!!!!!!!!
    QUE ABSURDOOOOOOO !! A PREFEITURA NÃO SE MANIFESTA , VÁRIAS PESSOAS JÁ QUESTIONARAM DIVERSOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA.....E A RESPOSTA É SEMPRE A MESMA : " AS BOMBAS ESTÃO QUEBRADAS " . CASAS SEM ÁGUA, ESTABELECIMENTOS SEM ÁGUA... AGORA NA CIDADE A MAIORIA DAS PESSOAS COLOCAM UMA CX DÁGUA EMBAIXO E UMA BOMBA, ASSIM CONSEGUEM PUXAR A ÁGUA DA RUA E FAZER COM QUE ELA SUBA AS CAIXAS...E QUEM NÃO PODE ??? FICA SEM ÁGUA. NENHUM SER HUMANO VIVE SEM ÁGUA.
    QUERO AQUI, ATRAVÉS DESTE BLOG PEDIR A SRA. PREFEITA QUE SE MANIFESTE.VIVEMOS NUMA SOCIEDADE, ELEGEMOS TODOS QUE HOJE TEM COMO FUNÇÃO, RESPONSABILIDADE ADMINISTRAR ESSE MUNICÍPIO, PORTANTO SEU TRABALHO. EXISTEM SERVIÇOS ESSENCIAIS PARA UMA POPULAÇÃO E ÁGUA ,ALÉM DE ESSENCIAL É VITAL !!!! COMO PODE DEMORAR TANTO TEMPO PARA SE CONSERTAR BOMBAS ?? E NÓS, COMO FICAMOS ???? SRA. PREFEITA COMO A SRA. FAZ NA SUA CASA ??? A SRA. FICA QUANTOS DIAS EM NATAL E QUANTOS DIAS EM GOSTOSO ??? A SRA. TEM POÇO NA SUA CASA??? NA MINHA NÃO TEM. INFELIZMENTE AS PESSOAS NÃO QUESTIONAM, FICAM APENAS FALANDO ENTRE ELAS E ACABAM NÃO EXERCENDO OS SEUS DIREITOS COMO CIDADÃOS. POR FAVOR, POR MIM E TODOS OS CIDADÃOS QUE ESTÃO PASSANDO PELO MESMO PROBLEMA VENHO ATRAVÉS DESTE BLOG PEDIR QUE RESOLVAM ESTA SITUAÇÃO E TAMBÉM UM ESCLARECIMENTO PÚBLICO.ESTAMOS TODOS AGUARDANDO.....

    ResponderExcluir