quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Prefeito de São Miguel do Gostoso tem acertos e erros; críticas da população ajudam a corrigir falhas

Por Emanuel Neri
A política de São Miguel do Gostoso é muito radicalizada. Quem está de um lado, odeia quem está do outro lado. Este blog já comparou as disputas políticas  locais a climas de Fla X Flu – ou de ABC X América, para ter um tempero futebolístico mais local.
Aqui um adversário é capaz de mudar de calçada para não cumprimentar o outro.
Por causa desta disputa radicalizada, qualquer oportunidade é aproveitada pelo adversário para bombardear seu opositor. Neste sentido, quem está no governo é sempre alvo preferencial de críticas e cobranças – muitas vezes este viés crítico extrapola para o ataque.
O prefeito Miguel Teixeira tem sido alvo destas críticas.
O noBalacobaco se propõe a ser um veículo para a discussão da cidadania – ou seja, de direitos e deveres do cidadão. Este blog tem apontado falhas da administração municipal, mas também tem apontado acertos.
Já os comentários dos leitores, em sua maioria, são críticos à atual administração. Isso é normal no mundo democrático, pois quem é governo acaba sendo também uma espécie de “vidraça”, onde muitos querem atirar pedras. É um direito do cidadão apontar falhas de seus governantes – isso acontece com prefeitos, governadores e presidente da República.
É importante que o prefeito ou seus assessores também busquem os veículos de comunicação para dar explicações e falar de seus acertos e de suas realizações.
Desde outubro passado, o noBalacobaco fez pedido para fazer uma entrevista com o prefeito. Até agora não recebeu resposta favorável. O blog quer abrir espaço para que o prefeito fale de sua administração.
O cidadão de São Miguel do Gostoso aguarda que o prefeito faça um balanço do que foi feito em sua gestão e que ele explique os motivos pelos quais não conseguiu fazer outras coisas que pretendia fazer.
Quem acompanha este blog, sabe que há falhas na atual administração. Há problemas na educação, na saúde, no abastecimento de água e em outras áreas. Mas há também acertos, como o da segurança pública, que melhorou muito  – também foi citado aqui – e na restauração da estrada que liga São Miguel do Gostoso à BR-101.
Há outras boas realizações da atual administração, como equilíbrio das finaças do município e uma estruturação mais racional do quadro administrativo. A restauração da praça que fica no pórtico de entrada da cidade também foi elogiada por este blog, bem como a recuperação dos quiosques da praia. Falta, no entanto, pôr latões de lixo nestes quiosques.
Outro acerto do prefeito Miguel Teixeira foi a estrada que liga Reduto aos Morros dos Martins e dos Paulo, encurtando a distância que separava São Miguel do Gostoso daqueles distritos. De lá, também ficou mais fácil chegar à praia do Marcos, já no limite com o município de Pedra Grande.
Esta estrada também virou atração turística, pois seu traçado corre paralelo ao mar. O visual para quem trafega por ela é muito bonito.
O noBalacobaco critica o prefeito – como é o caso de shows até altas horas, em praça pública, liberados pela Prefeitura, que incomodam moradores e turistas. Outro problema é a falta de sinalização e fiscalização da proibição do trânsito nas praias da cidade, uma reinvindicação antiga dos moradores, que temem a ocorrência de atropelamentos.
Outra iniciativa elogiada aqui foi o patrocínio para a exibição do filme “São Miguel do Gostoso”, em uma praia local, para mais de duas mil pessoas, e a provável vinda de ramais da adutora da Lagoa do Boqueirão para abastecer a cidade.
Este é o exercício da democracia. É também direito de manifestação da opinião pública. O uso da imprensa para estas críticas deve ser sério e responsável. Veículos de comunicação, como este blog, são também canais para que a população se manifeste e aponte falhas de seus governantes.
Cabe aos governos – prefeitos, governadores e presidente - identificar estas falhas e adotar medidas para corrigí-las. É isso que amplia o equilíbrio entre governados e governantes e garante a aprovação de uma administração pública. 
O noBalacobaco reafirma que está à disposição do prefeito Miguel Teixeira para que ele faça um balanço de sua administração.
Veja, abaixo, relação de posts deste blog que elogiam iniciativas positivas do prefeito, bem como post anterior sobre radicalização da política em São Miguel do Gostoso.
http://nobalacobaco.blogspot.com/2011/12/comando-da-pm-se-compromete-com.html
http://nobalacobaco.blogspot.com/2011/12/prefeto-pede-hoje-ao-comando-da-policia.html
http://nobalacobaco.blogspot.com/2011/12/policia-passa-ter-mais-controle-sobre.html
http://nobalacobaco.blogspot.com/2011/10/sao-miguel-do-gostoso-e-exemplo-de.html
http://nobalacobaco.blogspot.com/2011/10/caravana-ecologica-vai-conscientizar.html
http://nobalacobaco.blogspot.com/2011/10/valeu-pressao-contra-o-governo-estadual.html

4 comentários:

  1. sem comentários..............

    ResponderExcluir
  2. não tenho tempo pra perda de tempo nem comentario...................F.G.S. GOSTOSO

    ResponderExcluir
  3. EMANUEL JÁ Q OS VEREADORES SÃO TÃO DECISIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO MUNICIPIO POR QUE VC NÃO PERGUNTA AO POVO QUAIS VEREADORES QUE LUTAM PELO DESENVOLVIMENTO DO NOSSO MUNICIPIO QUEM TRABALHA PARA O POVO QUEM MERECE TER UMA NOVA OPORTUNIDADE E QUEM SÃO OS VEREADORES LARGATIXA COMO EU DISSE NO PALANQUE A 4 ANOS A TRAZ...EMANOEL

    ResponderExcluir
  4. EMANUEL JÁ Q OS VEREADORES SÃO TÃO DECISIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO MUNICIPIO POR QUE VC NÃO PERGUNTA AO POVO QUAIS VEREADORES QUE LUTAM PELO DESENVOLVIMENTO DO NOSSO MUNICIPIO QUEM TRABALHA PARA O POVO QUEM MERECE TER UMA NOVA OPORTUNIDADE E QUEM SÃO OS VEREADORES LARGATIXA COMO EU DISSE NO PALANQUE A 4 ANOS A TRAZ...EMANOEL

    ResponderExcluir