sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Garoto é atropelado na praia do Marco; em missa, padre pede a proibição do trânsito na orla urbana

Por Emanuel Neri
Aquilo que todo mundo temia aconteceu. No último domingo (29/1), um garoto de aproximadamente 12 anos foi atropelado por um motoqueiro que dirigia, em altíssima velocidade, na praia do Marco, em São Miguel do Gostoso.
O garoto estava na praia com familiares. Segundo pessoas que presenciaram o acidente, o garoto acabara de sair do mar quando foi atropelado pelo motoqueiro – aparentemente um jovem menor de idade e sem carteira de habilitação.
Uma das pessoas que presenciaram o atropelamento foi o Padre Augusto, da Paróquia de São Miguel do Gostoso. O padre estava, com sua mãe, na praia do Marco –a 18km da sede do município de São Miguel do Gostoso – quando presenciou o acidente. Ele ficou impressionadíssimo com a cena.
“Foi uma cena horrível. Vi quando a moto bateu, o garoto caiu e de sua boca começou a sair muito sangue”, afirmou padre Augusto. Na mesma hora, a vítima foi trazida, gravemente ferida, para o posto de saúde de São Miguel do Gostoso.
O autor do atropelamento também se feriu e foi atendido em São Miguel do Gostoso. Em seguida, os dois foram encaminhados para atendimento emergencial em Natal. A vítima, apesar de ferimentos e fraturas, não corre risco de morte.
Padre Augusto ficou tão impactado com o acidente que, à noite, durante a missa na igreja de São Miguel do Gostoso, fez um emocionado relato do que acontecera na praia do Marco. “Precisamos pôr fim a este risco que a população está vivendo”, afirmou. "Do jeito que está, não podemos mais ir à praia".
Ele pediu aos fiéis que engrossassem a campanha pela proibição do trânsito em todas as faixas de praias que são habitadas, como é o caso da orla urbana de São Miguel do Gostoso e do Marco (na foto, moto na Praia do Cardeiro). “Vivemos grande risco de acidentes nestas praias”, disse.
A proibição do trânsito nas praias urbanas começou no último dia 7 de janeiro. Ocorre que a Prefeitura não colocou sinalização nas praias nem providenciou fiscalização para evitar o trânsito nestas praias.
Sem sinalização e fiscalização, motoristas –de bugues, caminhonetes, motos e quadriciclos – têm trafegado pelas praias. A população tem utilizado o espaço de “comentários” deste blog para manifestar indignação com o descaso da Prefeitura.

14 comentários:

  1. O inevitável aconteceu!Será que a Prefeitura vai indenizar a familia desse garoto,se ele morrer??,
    Vamos em peso amanhã sábado á praia e fiscalizar tirando fotos dos infratores e dete-los se possível.Sábado passado estava lotado de carros.Levem as cameras e denunciem!!!

    Josi

    ResponderExcluir
  2. E este serà o primeiro de muitos que irao acontecer....se nao se tomar PROVIDENCIA.
    A situaçao è clara.Sò nao ve quem nao quer.
    Prefeitura, patrimonio da uniao sao cumplices deste desrespeito à vida.
    Publico parte do codigo de transito brasileiro:

    § 5º Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente

    Sinto muito pelo garoto e pelo atropelador pois ambos sao vitimas de um estado que nem os tutela e nem os disciplina.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o padre, acontece que ele também tem que si liga quando passar na rua de carro, principalmente na rua dos búzios, quando vai ou vem de sua casa, em alta velocidade. Muitas pessoas já presenciaram e comentaram este fato, por pouco já não ouve acidente envolvendo o padre por causa de velocidade da parte do padre.

    Leandro

    ResponderExcluir
  4. Que 'Vergonha' Um capítulo negro na história de São Miguel do Gostoso. A cidade que banaliza a vida. Quem quer nos visitar?
    João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Emanuel, eu vejo que há muitos responsáveis por esta situação e nem só a prefeitura. Vejo muito aqui o prefeitura isso, prefeitura aquilo. Eu nem simpatizo muito com a forma da administração, mas acho que as responsabilidades tem que ser divididas, pois como diz a Cacau, também existem outros órgãos como o Idema e a União. E também organização de bugueiros, policia... E também o Padre Augusto, acho interessante ele fazer discurso emocionado sobre esse assunto, porque já se espera um desses acidentes provocado por ele, se não na praia, mas na rua, pois só anda em alta velocidade pondo em risco vida de pessoas.

    Carlos

    ResponderExcluir
  6. eu ñ entendo pq a culpa sempre cai na prefeitura e nos bugueiros...

    me recordo da reuniao que decidiu a proibição, lembro bem de que foi citado que a familia neri doaria o terreno para o acesso a praia.


    ONDE ESTÁ O ACESSO?

    A FAMILIA DOOU O TERRENO?

    SE Ñ HÁ ACESSO COMO DESVIAR DA PRAIA?

    SERÁ QUE OS TURISTAS VÃO ADIVINHAR QUE O TRANSITO ESTÁ PROIBIDO?

    se ñ há o acesso então ñ reclamem se os turistas estiverem trafegando na praia.


    PAULA.

    ResponderExcluir
  7. Paula tem razão, cadê à terra que a família Neri doaria dia 3 de Janeiro? Porque ainda não foi aberto o acesso? O que esta impedindo?

    C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interesses meu caro C. Interesses...
      Você sabia que o nosso prefeito tem uma casa em que o acesso é feito somente pela areia da praia ?
      Que interesse ele terá de abrir este acesso pelo terreno que a família Neri doou ? Pelo que sei, a família Neri doou o terreno, mas a Prefeitura tem interesses de empurrar com a barriga o mais que pode. Será que tem a haver com o acesso da casa do Prefeito ?

      Excluir
  8. Para o Sr. Emanoel Neri
    Assunto: Eleição do Conselho Tutelar

    Anônimo

    No próximo dia 04 de Março de 2012, haverá mais uma eleição para o Conselho Tutelar na Cidade de Sâo Miguel do Gostoso.Sendo assim, o ex; Presidente do CMDCA - Conselho de Direito da Criança e do Adolesecnete, Ricardo André, póis em seu Blog a lista dos Candidatos que a população escolherá no dia citado. O mais interessante de tudo, é que o Sr. Ricardo André como dono do Blog, na verdade, escolheu os seus próprios candidatos para exercer o cargo. Vendo que os possíveis eleitos são aqueles mais próximos a eles, como: Adriano que é Primo do Ricardo, Erimárcio que é do grupinho deles, Alaíde irmã de Evânio e os outros que possívelmente será os mais votados aparecem bem distante da lista dos preferidos do público. Como se as pessoas fossem ignorântes ao ponto de não perceber que isso não passa de um arrumadinho pra ver se o conselho fica com uma possível maioria do lado deles, onde isso já existe praticamente, no Conselho atual.

    Anônimo.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, a prefeitura tem que pôr sinalização nas prais. Para as pessoas que vem de fora não há como "adivinhar" que o trânsito é proibido (se bem que, vai da consciência de cada um).
    A Câmara Municipal pode criar um projeto com uma lei que proíba o acesso a praia. Se Gostoso tivesse uma Secretaria Municipal do Meio Ambiente (acho que não tem. Não tenho certeza), a fiscalização ficaria por conta dela. Esta lei correta, visando coibir a prática "criminosa" na faixa litorânea. A ação dos motoristas e motoqueiros põe em risco o meio ambiente (as dunas e sua vegetação, os animais etc) e principalmente a vida dos moradores e banhistas de são Miguel do Gostoso.
    O relatório pode ser encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE) Secretaria "Estadual" do Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Trânsito, Detran e Policia Militar.
    Suas exceções para veículos nas praias, devem ser somente para veículos, à serviço de órgãos policiais, órgãos públicos e de conservação e proteção ao meio ambiente, utilizados em atividades cotidianas de limpeza e conservação de praias, serviço funerário, ambulâncias ou prestação de socorro que possam utilizar o espaço.

    Antes disso acontecer, cabe a toda população, com a ajuda da Policia Militar para evitar transtornos, fazer uma espécie de CORRENTE HUMANA começando da beira da praia até o final dela (principalmente nos finais de semana). Com isso, não há como carros passar, a não ser que passem por cima da população (por isso a importância da presença da Policia Militar).
    Vamos fazer isso gente, vamos acabar com o tráfego na praia!!!

    Um abraço!!!!

    Jane

    ResponderExcluir
  10. Vamos lutar ! É a nossa chance de virar referencia no estado e ficar conhecida como a primeira cidade no RN que protege seus visitantes de atropelamentos e conserva a flora e fauna de sua faixa litoranea. Vmaos ter orgulho de nossa cidade !!!

    ResponderExcluir
  11. BOCA DE FORNO
    AINDA SOBRE O TRÂNSITO NA PRAIA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

    Tenho lido algumas criticas sobre a familia neri não ter doado o terreno para o acesso a praia. gostaria de fazer algumas considerações:
    1)Nos reunimos no inicio de jan/2012 e decidimos pela cessão do acesso a praia com assinatura de todos os irmãos;
    2) O documento já foi reconhecido no cartório;
    3) o terreno não foi efetivamento doado a prefeitura de São Miguel do Gostoso devido ao fato do seu governante não ter adotado medidas cabíveis para proibir o trânsito na praia;
    4)Estamos esperando a contra partida da Prefeitura de São Miguel do Gostoso que é fazer a sua parte, ou seja: fazer a sinalização de proibição, colocar fiscais e fazer uma campanha proativa dessa campanha;
    5)Desse modo, fica sem sentido de darmos o terreno e não existir o compromisso das autoridades municipais para a proibição do veiculos na praia;
    6) compete aos senhores que verdadeiramente estão em prol dessa campanha em fazer chegar esses impasse que ora se criou, e não foi do nosso lado;
    6)Nos ratificamos que continua de pé a nossa proposta: Tão logo exista uma ação efetiva de poder publico municipal nós honramos os nossos compromissos:
    POR ISSO: BOCA DE FORNO: FORNO

    GILSON NERI

    ResponderExcluir
  12. Enquanto a família Neri e prefeitura brigam, a população e que se livre de more acidentado na praia. Outro assunto serio a ser pensado, é os assaltos a mão armada na praia de São Miguel. Hoje dia 11/02/2012 duas senhoras que estão hospedadas em uma pousada em Gostoso foram vitimas de um assalto a mão armada, a onde os ladrões levaram cartões, cheques, dinheiro, celular, câmera fotográfica, bolsa e outros objetos pessoais essa não é a primeira vez que isso acontece precisa de policiamento nas praias tanto para inibi o transito quanto esse tipo de roubos. Esse tipo de abuso afasta os turistas de São Miguel.

    C. Ribeiro

    ResponderExcluir