quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Erotização" de jovens é problema, sim, tanto em São Miguel do Gostoso ou em qualquer lugar do mundo

Por Emanuel Neri
Por mais que haja algum “cabeça dura” que ache normal a “erotização” de crianças e adolescentes, este é um problema, sim, tanto em São Miguel do Gostoso como em qualquer lugar do mundo. A exposição de jovens a músicas e danças com apelos sexuais – como ocorreu no Carnaval de São Miguel do Gostoso – prejudica a formação destes menores.
Pais que são responsáveis devem combater esta tendência que invade cada vez mais a programação da televisão e domina o conteúdo de letras de músicas das chamadas bandas de forró. Autoridades também têm  grande responsabilidade nesta tarefa. A “erotização” de jovens já é a maior responsável pela gravidez de adolescentes no Brasil.
Vejam só estes números. Pelo menos 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil. E o pior é que este número tem crescido ano a ano – hoje já é 2% maior do que na última década. Dados do Ministério da Saúde indicam que jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos já respondem por 25% dos partos no Brasil.
No último Carnaval, menores subiram ao palco dos bailes da praia da Xepa, em São Miguel do Gostoso, para dançar músicas de apelo sexual. Isto indignou alguns pais e outras pessoas, segundo relatos chegados a este blog. Mas é até possível que tenha enchido de  orgulho alguns outros pais que viam seus filhos dançando no palco. 
Ninguém - e aí incluindo Prefeitura e polícia - fez nada para evitar isso. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe que crianças e adolescentes sejam expostos a este  tipo de situação, mesmo com a concordância dos pais.
São muitas as músicas e danças com apelos eróticos. Mas um dos hits do último Carnaval chamava-se “Dança do Infinca” (Sic). E aí jovens subiam ao palco para dançar esta música, com movimentos que insinuam uma relação sexual.
Não é a primeira vez que este tipo de música domina o Carnaval, principalmente no Nordeste. Quem não se lembra da “Boquinha da Garrafa”? Os próprios nomes de bandas populares de forró apelam para a vulgaridade. “Calcinha Preta” é uma banda – outra, com nome mais apelativo ainda, chama-se “Calcinha de Menina”.
Além do Ministério Público e do Juizado da Infância, os Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente também precisam ficar atentos para este tipo de exploração de menores. São Miguel do Gostoso tem um Conselho Tutelar, mas que até agora não se manifestou sobre este problema.
Atualmente há um processo eleitoral para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar. O que estes candidatos a conselheiros têm a se manifestar sobre isso?
O noBalacobaco se coloca à disposição dos atuais conselheiros tutelares -e dos que são candidatos para sucedê-los -  para que se manifestem sobre este processo de “erotização” de menores.
Veja, abaixo, links com notícias e análises sobre os efeitos da "erotização" de jovens no Brasil:
   

5 comentários:

  1. na verdade era para as autoridades proibirem essas musicas de serem gravadas.

    essas letras de musicas é um verdadeiro lixo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todos, no sentido do descaso tanto dos poderes públicos ai entra o legislativo que não faz nada neste municipio, e não faz nada mesmo, ja são 16 anos de legislativo e qualquer cidadão pode ir até a camara municipal e ver algum projeto voltado para a comunidade, pouquíssimos. Certo vamos repensar este ano, tambem cabe ao executivo tomar suas devidas providencias e ao jurídico cade o poder judiciário, cade voces, mas mi desculpe os pais que são os protagonistas destas histórias, bando de irresponsáveis, bando de sovinas, cade o AMOR o amor um pelo outro, o respeito etc... e etc..., concordo quando o blog diz vamos pensar e muito em quem votar agora no dia 4 de março, dos doze candidatos a grande amioria estavam embriagados (digo a maioria em tese, fica dificil separar, me entendam, nã esta generalizado) os que atuam e os proponentes, vamos ter vergonha, para de colcoar aquele que é parente, amigo etc e tal, vamos refletir e para finalizar e eu anonimo me escondendo neste blog o que estou fazendo para melhorar a minha e a sua comunidade. Abraços a todos, vamos refletir muito no que tange a colocar alguem ou algo no poder.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Um problema é que em São Miguel do Gostoso é sempre assim. Quando dá na vista um problema só começa uns acusarem outros e ninguém se assume. É sempre culpa do outro. A Prefeitura poderia ter sensurado as músicas, o judidiário poderia está fazendo outra coisas... Só que não foi assim que aconteceu. Entao que se pense em fazer diferente na próxima. E sobre conselho tutelar que tavam lá se fazendo que não tava vendo nada, tinha mesmo. Mas também passaram 3 anos e não se vê ação do conselho tutelar, não é em 4 dias de carnaval que vão ver. Espero que os novatos façam alguma coisa melhor, porque os atuais não tiveram com nada. Só passamos 3 anos pagando o salario deles em vão. Dinheiro de pagar a conselho pra não fazer nada pagaria para fazer projetos pras crianças. Seria bem mais proveitoso.

    João carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo anterior, concordo com voce João Carlos, em tudo, sem comentários, um abraço. vamos arregaçar as mangas e trabalhar.
      Valeu

      Excluir
  4. Eu digo 'NÃO' a erotização infantil. Além de acabar com uma adolecencia que tipo de erotização terão quando se tornarem adultos? Isso me preocupa muito.
    Vanda

    ResponderExcluir