terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Moto atropela e mata criança em Caiçara; internautas combatem mais este tipo de abuso do que autoridades

Por Emanuel Neri
Uma das vantagens da chamada mídia social é a instantaneidade da notícia. Com as redes sociais, qualquer cidadão pode postar (com fotos ou não) notícias que acabaram de presenciar. Se uma pessoa viu ou testemunhou um acidente – ou crime – pode imediatamente disponibilizar este tipo de informação na sua rede de relacionamento.
Esta semana dois acidentes – um quase fatal e outro com morte – foram imediatamente postados neste blog por pessoas que presenciaram estes casos. Um deles foi o risco de atropelamento vivido pelo comerciante Clayton Avelino, cujas crianças quase foram atropeladas na praia por um carro em alta velocidade.
Este caso aconteceu sábado passado numa praia próxima ao Tourinhos, em São Miguel do Gostoso (RN). O pai teve uma crise nervosa e prestou queixa na polícia. O motorista é outro comerciante muito conhecido na cidade. O outro acidente ocorreu em uma outra cidade, Caiçara do Norte, próxima a Gostoso. Uma criança morreu atropelada na praia, por uma moto.
Este último acidente é mais uma alerta para as autoridades de São Miguel do Gostoso, que teimam em não regularizar a proibição do trânsito na orla urbana da cidade. A criança morta é da família de Francisco Julião, de Gostoso, e foi morta quando estava na praia com os pais e outros irmãos. Isso ocorreu no final da tarde do último domingo.
Uma moto, dirigida em alta velocidade, atropelou a criança, de apenas dois anos. Sua morte foi imediata. O motoqueiro fugiu, sem sequer se preocupar com a tragédia que acabara de provocar. Esta morte é mais um sinal de que não se pode mais permitir trânsito de veículos automotivos em praias urbanas.
O perigo de atropelamento é altíssimo. E a proibição deve ocorrer em todas as praias, seja São Miguel do Gostoso, Caiçara, Touros, Galinhos – enfim todas as praias do Rio Grande do Norte e do Brasil. Apesar dos apelos da população, infelizmente a Prefeitura de São Miguel do Gostoso ainda não acordou para este altíssimo risco.
Desde o dia 7 de janeiro deveria ter começado a proibição do trânsito na orla urbana da cidade. Ocorre que a Prefeitura não fechou os acessos urbanos para as praias nem colocou sinalização informando sobre a proibição do trânsito na orla. Tampouco providenciou fiscalização para alertar e punir os motoristas infratores.
Sem estas providências, o trânsito continua livre na beira da praia. Muita gente que mora na cidade já se conscientizou desta medida e evita andar de carro na praia. Mas outros moradores – e pessoas que vêm de fora – usam as praias para andar de motos, quadriciclos, bugues e carros pelas praias. Alguns dirigem em alta velocidade.
Cabe aos cidadãos internautas andarem cada vez mais ligadões com este tipo de abuso. Sempre que presenciarem risco de acidente – ou outro tipo de crime – devem imediatamente disponibilizar esta informação nas redes sociais. O noBalacobaco está absolutamente à disposição deste público para denunciar estes abusos.
Pelo jeito, as redes sociais são mais eficientes no combater ao perigosíssimo trânsito na praia do que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso.

8 comentários:

  1. Em janeiro estive em Caiçara do Norte e fiquei horrorizada com o trânsito de carros e motos em velocidade na orla maritíma.Demorou para acontecer uma desgraça.Ainda dizem que é um caso isolado.Achei lá uma cidade sem lei.

    ResponderExcluir
  2. Caiçara do Norte é uma cidade sem lei:é trânsito desenfreado na orla,crack e prostituição por toda parte.

    ResponderExcluir
  3. essa criança e de minha família e o pai vinha para casa pela rua justamente por calsa do transito resolveu vim pela praia foi pior sua criança foi a óbito

    agora fico pensando quem será acriança ou adulto ou idoso precisa morrer aqui em são miguel para que prefeitura tome providência

    outra coisa ja vi donos de agencia criticando essas matérias de proibição de carro e quadriciclo e buggi e tods tem filhos nem sei mais o que falar só entregar nas mãos de deus porque da prefeitura ta dificílimo

    ResponderExcluir
  4. ...a extensão da praia de caiçara é muito menor do que a de são miguel. e as pessoas de lá parece nao se importar com o transito na praia, ñ quero dizer que foi o caso da criança morta, mas as pessoas tem que abrir caminho para os carros passar, principalmente no periodo do carnaval. ja passei varias vezes pela praia de caiçara de buggy e vi quanto os banhistas ñ se importam com os carros.

    ...ja são miguel é diferente a praia é espaçosa e as pessoas sabem o limite.

    proibir o trafego ñ é a melhor solução... conscientizar os motoristas sim é o correto a fazer...

    o que aconteceu com essa criança foi uma fatalidade...ñ devemos por a culpa na falta de proibição. se ñ teríamos que proibir o trafego nas ruas, cidades, BRs, rodovias, pois é onde morre mais pessoas vitimas de atropelamentos.

    PAULA

    ResponderExcluir
  5. meu carnaval foi em caiçara gostei muito do carnaval so não gostei porq lá não tem morau mesmo proibido de andar carro e moto o pova ainda andava pela orla e isso a policia era pra estar em cima direto mai são fracos

    ResponderExcluir
  6. é lamentável o caso ,agora este motoqueiro tem que pagar pelo seu erro,pois a família esta sofrendo muito,isso não pode ficar no esquecimento e realmente caiçara esta sem lei os motoqueiros parecem vândalos no transito não respeitam e não usam capacete não usam sinalização é um absurdo o que eles fazem ,e andam pela orla normal.

    ResponderExcluir
  7. Que nada Paula, o transito nas praias tem mesmo é que ser proibido, praia é lugar de banhistas, das pessoas caminharem, jogar futebol etc,você diz isso porque tem bugre e aluga para passoas transitarem nas praias tirando o sossego dos pais de famílias.
    Lucas.

    ResponderExcluir
  8. caro lucas ñ tenho buggy e ñ sou moradora de são miguel do gostoso. mas sim quando venho a são miguel faço a locação de buggy. mas continuo com minha opinião de que o transito ñ deve ser proibido, mas sim que haja uma conscientização por parte dos motoristas que transitam nas prais ai de são miguel do gostoso.


    PAULA

    ResponderExcluir