quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Caranaval de Gostoso foi tanquilo e organizado, mas faltou maior cuidado com lixo e "erotização" de jovens

Por Emanuel Neri
Quarta-feira de cinzas, fim de festa. No Rio, ganhou a escola de samba Unidos da Tijuca. Em São Paulo, depois de muita confusão, ganhou a Mocidade Alegre. Em São Miguel do Gostoso, o Carnaval foi tranquilo e bem organizado pela Prefeitura. Mas algumas coisas deixaram a desejar.
Vejamos. A Prefeitura cuidou dos mínimos detalhes com a organização dos bailes na Praia da Xepa, mas esqueceu de colocar tambores de lixo nos quais as barracas de comida e bebida dali, bem como os foliões, pudessem deixar o lixo. O resultado era lixo por toda a parte na terça-feira à noite.
Na quarta pela manhã, a Praia da Xepa –e por extensão toda a orla urbana de São Miguel do Gostoso – tinha muito lixo, que foi levado pelo vento. Este é um problema que não dá para se descuidar. Se a Prefeitura pensa na festa, tem que pensar também no lixo que é produzido durante a festa.
Foi muita acertada a opção da Prefeitura de privilegiar bandas locais. É importante que continue assim. A contratação de bandas locais tem resultados positivos. Um é que há o estímulo para que estas bandas continuem crescendo; outro benefício é que o dinheiro pago – bem menor do que se viessem bandas de fora – fica aqui mesmo.
O palco em que as bandas se apresentaram ficou voltado para o lado da cidade. Isso impede que o vento propague ainda mais o som para o lado da praia do Maceió, enfernizando a vida de quem não está na festa e quer aproveitar a noite para dormir e descansar. O horário dos bailes terminou sempre às 2h30, outro dado positivo. Na terça, o som estava bem mais alto que nos dias anteriores.
Houve quem reclamasse das músicas com apelo sexual nos bailes da Xepa. A Prefeitura deveria olhar melhor para esta questão. Se um juiz da Vara da Infância estivesse presente, com certeza tomaria algum tipo de providência. Além das músicas, crianças dançavam no palco de forma sensual, insinuando prática sexual.
Esta “erotização” de músicas e danças não é bom para a formação e crianças e adolescentes. Como responsável pelo poder público municipal, a Prefeitura deve ter mais atenção para evitar esta super exposição destes jovens à “sensualização” do corpo. Seguramente esta não prática saudável na formação de jovens.
A Prefeitura também poderia estimular o surgimento de blocos e bandinhas para animar mais o Carnaval de rua da cidade. São Miguel do Gostoso tem tudo para ter um ótimo Carnaval alternativo, com opções carnavalescas para todos os bolsos e idades. Alternativas como essa atrairiam muita gente para o Carnaval da cidade. E seria um Carnaval diferente, muito atraente para moradores e turistas.
Bandas como as Descoladas da Madame Chita e a Cândido Folia já fazem isso, com muito sucesso. Outra boa alternativa são os papangus (foto acima), pessoas que se fantasiam com máscaras para não serem identificadas. É tradição de longa data na cidade, mas hoje há apenas uma alternativa – o Bloco dos Papangus – que sai uma semana antes do Carnaval.
Por último, é importante destacar o bom trabalho do policiamento durante todo o Carnaval. Onde havia concentração de festa, a polícia estava presente. Bloqueou o acesso de veículos à Praia da Xepa e proibiu que jovens entrassem no espaço de bailes portando garrafas com bebidas alcoólicas. Só faltou um maior controle do trânsito para a passagens de blocos.

11 comentários:

  1. Foi ótimo o carnaval de Gostoso, quero aqui deixar um agradecimento para o policiamento, sargento Sidnei ta de parabéns, observei alguns instantes a policia militar, atentos, impedindo a entrada de bebidas em litros ou garrafas de vidros com isso inibindo riscos maiores, agindo quando possível muito bom. Quanto às insinuações sexuais em cima do palco por meninos e meninas inclusive alguns deles menores de idade, isso foi um absurdo, ao meu lado tinha uma mulher com seu filho e teve que se sair para a criança não presenciar tamanha pouca vergonha. Isso é uma verdadeira falta de vergonha para as autoridades da cidade permite que cenas de sexo fossem insinuadas em um palco ao ar livre. É bom rever isto para nas próximas festas de São Miguel não aconteça mais esse tipo de abuso.

    ResponderExcluir
  2. Mais um questionamento cabe neste contexto. Cadê o CONSELHO TUTELAR dessa cidade? Nesses dias já andam por aí a pedir o voto da população para novas eleições, até faixas já são visíveis nas ruas fazendo a propaganda das campanhas dos candidatos, inclusive atuais conselheiros. Ao mesmo tempo conselheiros tutelares estavam lá meio ao carnaval assistindo aos mesmos horrores enquanto também se embebedavam na cerveja, na cachaça e tal. E, infelizmente, talvez até se divertindo com tudo isso que é denunciado nessa matéria.

    CADÊ O PAPEL DO CONSELHO TUTELAR?

    Edu

    ResponderExcluir
  3. Tranquilidade sempre foi o ponto forte de São Miguel do Gostoso, mas foi uma vergonha a qualidade das bandas que tocaram o Carnaval, uma bela praia com muito espaço e não ter o investimento necessário para o carnaval,como também a coleta do lixo faltou a desejar, muito lixo acumulado nas ruas e o mau cheiro pertubando a todos, e porque não durante esse período carnavalesco a coleta do lixo não ser feita com mais frequencia impedindo assim esse contragimento aos moradores e visitantes que estiveram em nossa cidade.
    Marcos

    ResponderExcluir
  4. O carnaval é a maior festa popular do Brasil que tem uma riqueza e diversidade musical e de dança, não sendo necessário as bandas tocarem musicas de ocasião que tem um apelo sexual. A Prefeitura poderia organizar o carnaval sem nunca perder as suas características principais: a música, a dança, a alegria e a descontração. Para isso poderia organizar o carnaval de forma multicultural com uma programação diversificada. Também, poderia organizar grupos de danças com adolescentes, com vários ritmos: frevo, samba, afoxé, etc, dessa forma evitando que os adolescentes subam no palco para expor o seu corpo.
    São Miguel do Gostoso além de chamar atenção pela sua beleza e tranquilidade seria conhecido também pelo seu carnaval.
    Júlia Leite

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à Prefeitura pelo carnaval bem organizado! Agora, se for para combater a "erotização" dos jovens, então é melhor que nenhum pai ou mãe deixe seu filho ver desfiles de escolas de samba. Não sejamos hipócritas! Ora, a erotização é um procedimento arraigado há muito em nosso carnaval, seja em Gostoso seja em qualquer outra cidade, tanto que por onde quer que se vá sempre tem um bloco das "virgens", que nada mais do que absoluta erotização. Quanto ao som e posição do palco, é claro que a respeito disso não há que se ter qualquer reclamação, afinal sua pousada e seus hóspedes não foram infernizados não é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Gostei em parte do carnaval de São Miguel do Gostoso, no critério de policiamento na limpeza a prefeitura estava de parabéns, mas falando das bandas e das decorações nas ruas e no local da festa estava de não agradar a ninguém. Uma cidade de belas prais,tantas pousadas e de muitos turistas, uma data que só se comemora uma vez no ano, foi muito ruim.

    ResponderExcluir
  7. Respeito, principios entre outros preceitos da indole humana tem seu principio em casa (FAMILIA).
    Quanto ao policiamento não é papel dos policias tirarem os menores dos palcos, pois esse tipo de orientação vem da familia e em segundo caso a ação do conselho tutelar.
    Que conselho é esse????

    ResponderExcluir
  8. Parabéns prefeito pela organizaçao. Todos se divertiram

    ResponderExcluir
  9. Ao anônimo acima que pede para deixarmos de ser hipócrita e mostra como exemplo as escolas de samba, meu querido ou minha querida quem ta sendo hipócrita nesta historia, as escolas de samba não tem adolescente dançando a dança do infinca nem fazendo cenas de sexo, tenha vergonha e respeite a vergonha dos outros já que a sua e de sua família ta um lixo.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  10. Péssimo carnaval seria melhor ter feito um forró de sanfona do que aquelas lindas bandas tocando, para uma Prefeitura que já arrecada mais de 01 (um) milhão e duzentos mil por mês, poderia pelo menos gastar uns 50 cinquenta mil e fazer bonito, porque praia é uma das melhores do Estado e competir com outras cidades que gastam de 200 a 300 mil reais.
    Júlia

    ResponderExcluir
  11. Também não concordo com pessoas em cima do Palco dançando e se mostrando por alguns minutos, mas em relação as musicas é outro detalhe, "se tivesse um juiz presente aqui em Gostoso ele tomaria as providências" deveria então ter um juiz em cada praia do RN que fez carnaval por que tocou estas musicas em todas as praias, e antes de tomar as providencias deveriam processar os autores das musicas e também a população que na sua grande maioria gosta dessas musicas.

    ResponderExcluir