quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Câmara vai cobrar do prefeito medidas para que a proibição do trânsito nas praias de Gostoso funcione

Por Emanuel Neri
Será que agora vai? A Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso se reuniu hoje (16/2) e, mais uma vez, discutiu a questão da proibição do trânsito urbano na orla urbana da cidade. Houve intenso debate sobre o tema, inclusive com a participação da comunidade. Membros da Prefeitura estavam presentes.
A Câmara se comprometeu a convocar uma reunião, com a participação do prefeito Miguel Teixeira e membros da família Neri, para tentar desatar o nó da proibição do trânsito. Todos os vereadores apóiam a medida, que também tem o apoio quase unânime da população da cidade.
Mas, apesar do apoio unânime dos vereadores, até agora a Câmara Municipal não aprovou decreto – ou projeto de lei - oficializando a proibição do trânsito. O que existe é um acordo entre Câmara, Prefeitura e comunidade determinando a proibição do trânsito, atendendo a leis federais que tratam deste tema.
Pois bem. Apesar deste acordo, a coisa não anda. Onde, então, está o nó? Pelo que se ouviu nos debates da Câmara Municipal, o nó está na Prefeitura. Embora a proibição do trânsito tenha começado oficialmente no dia 7 de janeiro, até agora a prefeitura não moveu uma única palha para que a medida seja efetivada.
Cinco questões são fundamentais para proibir o trânsito na praia. A primeira é a sinalização da praia, com placas. A segunda é a fiscalização, que deve ser feita por funcionários da prefeitura ou policiais. A terceira é o bloqueio de acessos na cidade que levam à praia. Por último, criação de vias para o escoamento do trânsito desviado da praia.
A quinta questão é a aprovação da lei pela Câmara Municipal, que apenas regulamentará decisão de leis federais que já proíbem trânsito em orlas urbanas. Mas isso a Câmara Municipal garante que fará rapidamente. Outra questão, a doação do terreno para o escoamento do trânsito, já está resolvida.
A família Neri apresentou ontem aos vereadores e membros da comunidade documento assinado por todos os irmãos – já com reconhecimento de firma -, fazendo a doação de terreno para este acesso. Mas a família alega que o terreno só poderá ser entregue quando a prefeitura fizer a parte dela.
A família entende que, sem medidas de responsabilidade da prefeitura – sinalização e fiscalização, além de bloqueio dos acessos atuais – a proibição não funciona. Se a proibição não está funcionando, fica sem sentido entregar o terreno para a Prefeitura, pois o imóvel não terá nenhuma utilidade.
Vereadores e membros da comunidade concordaram com os argumentos da família Neri. Vereadores aliados do prefeito vão se reunir com ele para convencê-lo a tomar providências para que a proibição funcione. Vão pedir para que sejam colocadas placas nas praias e se disponibilize funcionários para fiscalizar o trânsito na orla.
Todos os vereadores acham que estas medidas da prefeitura devem ser adotadas ainda para este Carnaval, quando se intensifica o trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso. Se estas medidas não forem adotadas, há riscos de atropelamentos de pessoas – em especial crianças - que frequentam as praias.
Bom, vamos ver se agora vai. Cabe à comunidade continuar sua pressão sobre a Prefeitura para que adote medidas urgentes para proibir o trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso. Escreva para este blog, solicitando o apoio do prefeito para que o perigoso trânsito das nossas praias seja definitivamente proibido.
Veja, abaixo, post de sessão anterior da Câmara Municipal, quando este mesmo problema foi tratado, em novembro passado, com o nome de todos os vereadores do município que apóiam a proibição do trânsito nas praias.

11 comentários:

  1. Quem diria, o Prefeito Miguel Teixeira da as costas para um fato tão importante para os moradores de São Miguel do Gostoso, os Vereadores sim, já demostraram que estão de acordo com essa batalha, que com certeza com o Prefeito ou sem ele iremos conseguir.
    Vergonhoso de sua parte Sr. Prefeito.
    Jurandir

    ResponderExcluir
  2. Prefeito vai
    com jeito vai
    se não um dia
    a casa cai,

    Como é carnaval, vamos cantar essa musica no bloco da madame chita, que agora vai, como no brasil tudo acaba em samba, porque não abaixo da linha do equador também não pode acabar em machinha.

    minina vai, do jeito vai........

    ResponderExcluir
  3. ACHO QUE O SENHOR PREFEITO TA PENSANDO É NA CAVALGADA, POIS SE A LEI VINGAR MESMO COMO PEDEMOS IR DE CARRO.

    ResponderExcluir
  4. Todos que se empenharem no cumprimento e regulamentação da lei terão seus nomes lembrados para sempre. São Miguel do Gostoso será destaque na imprensa mundial (é isso mesmo o que eu disse, só aguardem)
    José C. Cunha

    ResponderExcluir
  5. Ora para a cavalgada não falta nada, empenho total, beneficiando quem?, todo mundo já sabe.
    Abri os olhos Prefeito o povo está atento.
    Marcos

    ResponderExcluir
  6. emanoel, por vinte centimetro não aconteceu uma grande fatalidade na praia do varame proximo aos morros dos martins, luiz canaã em alta velocidade quase passou por cima dos dois filhos de cleito de neto conhado de gabriel e nem sequer voltou pra pedir desculpa dois policiais de natal presenciaram a sena e ficaram muito revoltados,e pediu para cleito fazer a denuncia na delegacia q eles seriam testemunhas, mais um fato será q esse prefeito só vai tomar as providencia quando morrer alguem,não sabe ele q ele é o maior culpado e q pode sobrar pra ele tambem...

    ResponderExcluir
  7. LUIZ CANAA QUASE MATOU CRIANÇAS NA BEIRA MAR... SE AMOSTRANDO NO SEU CARRO NOVO...... ISSO POR É EVANGELICO.... HOMEM DE DEUS...VAMOS TOMAR AS PROVIDENCIAS.;... KD A POLICIA...FOI FEITO UM B.O. VAMOS APLICAR MULTA.... KD A LEI... VAI SER PRECISO MORRER ALGUEM PARA QUE SE TOME UMA PROVIDENCIA.....

    ResponderExcluir
  8. ontem dia 19 de fevereiro por volta das 19:30 aconteceu uma tragedia no município de caiçara do norte quando uma moto que trafegava pela praia atropelou e matou uma criança que de três anos de idade esta criança tem familiares aqui em sao miguel do gostoso! vamos tomar as providencias para que fatos trágicos como este não aconteça aqui em nossa praia.
    diga não ao trafego de veículos na praia.

    ResponderExcluir
  9. è verdade gente é assim nee... ei quem de vcs ai querem ser prefeitos eim seriam bom née... ei pq vcs nao fazem faculdade de juiz eim pra julgar as pessoass .... ERick

    ResponderExcluir
  10. agora pronto só pq ele é evangelico ñ pode acontecer acidente com ele ñ é?

    :( affffffffffff....



    deodora.

    ResponderExcluir
  11. Kkkk eu só faço rir com isso... ''tudo no tempo acontece '' Carla

    ResponderExcluir