domingo, 5 de fevereiro de 2012

Agricultura orgânica exibe nesta terça em Gostoso filme sobre alimentos contaminados por agrotóxicos

Por Emanuel Neri
Este programa é imperdível para quem mora em São Miguel do Gostoso. Nesta terça-feira (7/2), a partir das 19h30, vai ser exibido um filme que deve ser assistido por todos aqueles que se preocupam com uma alimentação saudável.
Trata-se da exibição de “O Veneno Está na Mesa”, uma produção cinematográfica de 40 minutos que mostra o grau de contaminação de grande parte dos alimentos que consumimos, em especial frutas, legumes e hortaliças.
O vilão deste tipo de alimentação são os agrotóxicos e fertilizantes utilizados na agricultura convencional. A alternativa para evitar este tipo de contaminação é a chamada agricultura orgânica, que evita o uso de defensivos agrícolas.
São Miguel do Gostoso está desenvolvendo seus próprios meios para que se tenha uma razoável produção orgânica. Um grupo de jovens, ligados à agricultura familiar do município, criou uma cooperativa para abastecer a cidade com este tipo de produto.
Esta cooperativa, que reúne produtores de 16 municípios da região do Mato Grande, á qual pertence São Miguel do Gostoso, já está abastecendo restaurantes e pousadas da cidade com produtos orgânicos de primeira linha.
As residências também poderão se abastecer com estes produtos, que podem ser adquiridos às segundas-feiras, na feira da cidade. O Sindicato dos Agricultores Familiares também dispõe de uma banca com estes produtos orgânicos.
É na sede do Sindicato dos Agricultores Familiares que será exibido o filme “O Veneno Está na Mesa”, nesta terça. O sindicato fica na avenida dos Arrecifes, na altura da entrada do bar Spaço Mix e da Pousada Só Alegria.
As residências que quiserem receber estes produtos orgânicos também podem procurar o sindicato, pelo celular 84-91695597 (Lívia) ou pelo e-mail sintrafgostoso@gmail.com. A cooperativa também abastece escolas da cidade.
O filme “O Veneno Está na Mesa” é baseado em pesquisas que mostram o grau de contaminação de alimentos que a população ingere sem ter consciência de que eles foram tratados com produtos altamente tóxicos para a saúde das pessoas.
Ver este filme é uma grande oportunidade para se tomar conhecimento dos riscos que a população corre todos os dias, ao ingerir seus alimentos.
Veja, no link abaixo, texto sobre produção de produtos orgânicos em São Miguel do Gostoso:
http://nobalacobaco.blogspot.com/2012/01/agricultura-familiar-cria-cooperativa.html

3 comentários:

  1. Excelente iniciativa,já pude comprovar.
    Sr.Emanuel,gostaria de sugerir uma pauta referente a pesca da lagosta na epóca do defeso.
    Inclusive hoje foi exibido uma reportagem no SBT,onde inclusive Gostoso foi citada e mostrada.Fica a dica!
    Isabel Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia. Gostoso é Ecologia e respeito à vida.

      Excluir
  2. Falta mesmo é competência ao IBama investigar a pesca da lagosta no período do defeso, aqui em Gostoso nesse momento todo mundo está respeitando esse período, mas em Muriú a pesca continua livre, coisa incrível como pode acontecer um fato desse, e isso acontece todos os anos, sem que os rogãos fiscalizadores tomem as devidas providências.
    A lei tem que ser cumprida em todos os lugares.
    Roberto

    ResponderExcluir